Centro automotivo do OT

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Vou postar um calculo básico no meu caso (Fev/2019):

Meu carro tem feito média de 8,5 km/l
Preço litro hoje: R$ 4,35 (média).

Deslocamento 1: Industrial/Contagem -> Floresta/BH
19,4 km - R$ 9,93

Deslocamento 2: Floresta/BH -> Santa Lúcia/BH
9,4 km - R$ 4,81

Deslocamento 3: Santa Lúcia/BH -> Floresta/BH
8,5 km - R$ 4,35

Deslocamento 4: Floresta/BH -> Industrial/Contagem
19,3 km - R$ 9,87

Deslocamento 5: Industrial/Contagem -> Bairro Monte Castelo/Contagem
7,7 km - R$ 3,94

Deslocamento 6: Monte Castelo/Contagem -> Bairro Industrial/Contagem
7,7 km - R$ 3,94

-----
TOTAL: R$ 36,84

Mas peraí, nessa conta posso colocar os gastos diluídos, dia-a-dia util.

Dias úteis em 2019 = 255
Impostos pro meu carro 2019 = R$ 1167
Impostos/dia = R$ 4,57 dia

Seguro pro meu carro = R$ 1548
Seguro/dia = R$ 6,07 dia

Neste ritmo, rodando essa quantidade de 72 km/dia, troca de oleo a cada 8 mil km no maixmo, devo trocar oleo a cada 5 meses.
Troca oleo = R$ 180
Mensal seria R$ 36,00 = Anual = R$ 432
Diário (dias uteis) seria = R$ 1,69 dia

Troco os 4 pneus a cada ano. Normalmente.
4 pneus = 900,00 (nao pirelli, michelin, nada disso)
Diario = R$ 3,52

Uma manutencao basica por ano, ou vários espalhadas... (sistema de suspensao, freios, direcao, eletrica, etc etc etc...

Estimativa mesmo: uns R$ 1000,00 (já teve anos que foi muito mais)
Diario = R$ 3,92

Nessa conta nao tem lavagens. Nao considero isso como parte do gasto do deslocamento. Mas há quem leve isso em conta como gasto de ter um carro.

Tambem nao entrei com estacionamentos, porque quase sempre paro na rua. So paro em estacionamento mesmo, se for muito longe, se o local é muito faroeste, ou no centrão que é impossivel para na rua.

TOTAL DOS GASTOS POR DIA = R$ 19,77 de gastos diluidos + R$ 36,84 de combustivel =

R$ 56,61.


-----

De Serviços Uberísticos:

Deslocamento 1: Industrial/Contagem -> Floresta/BH
19,4 km - R$ 32,77

Deslocamento 2: Floresta/BH -> Santa Lúcia/BH
9,4 km - R$ 15,99

Pronto, já parei de falar. Já praticamente bateu o gasto diário completo.

-----

De onibus / metro / trem.

Deslocamento 1: Industrial/Contagem -> Floresta/BH
R$ 6,30

Deslocamento 2: Floresta/BH -> Santa Lúcia/BH
R$ 4,50

Deslocamento 3: Santa Lúcia/BH -> Floresta/BH
R$ 4,50

Deslocamento 4: Floresta/BH -> Industrial/Contagem
R$ 6,30

Deslocamento 5: Industrial/Contagem -> Bairro Monte Castelo/Contagem
R$ 4,50

Deslocamento 6: Monte Castelo/Contagem -> Bairro Industrial/Contagem
R$ 4,50

TOTAL = R$ 30,60

Gastos com manutencao, seguro, impostos = R$ 0,00

----

É o jeito mais barato de ir e vir.
Porem....(como tudo tem um porem)

De carro levo um total de 2:40 horas neste deslocamento.
De uber, devo levar parecido. Entre tempos de espera, arredondo para 3 horas.
De onibus, gasto 3 horas só no deslocalmento 1 e 2.

São pros e contras.

entamoeba
Membro Novato
# fev/19
· votar


Buja

Nem colocou a depreciação e o custo de oportunidade...

sallqantay
Veterano
# fev/19 · Editado por: sallqantay
· votar


eu considero o custo do carro como 16L de gasolina/100 km. Esse custo varia conforme a distância, mas aí eu tenho preguiça de calcular

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/19
· votar


Nem colocou a depreciação e o custo de oportunidade...


Pode crer, já pode por mais uns 5 ou 6 reais por dia só do custo de ter esse capital imobilizado.


Nessa conta nao tem lavagens. Nao considero isso como parte do gasto do deslocamento.


A menos que você nunca lave o carro, tem que contar também.

brunohardrocker
Veterano
# fev/19
· votar


Buja

Você é patrão, autônomo ou empregado?

Buja
Veterano
# fev/19 · Editado por: Buja
· votar


brunohardrocker
pal mandado, piao, zeferino.

entamoeba
Ah tem isso tambem ....
Mas se for por na conta, a maioria dos carros deprecia 40% nos primeiros 2 anos, depois a taxa de decaimento é mais lenta. Eu so tive carros com mais de 5 anos de fabricação. entao, minha depreciação não é tanta.

No carro atual ele depreciou 4 mil em 2 anos.
7,84 por dia util. A conta do gasto sobe um pouco, mas ainda bem longe do uber.


sallqantay
eu considero o custo do carro como 16L de gasolina/100 km.

Como se chega nisso? R$ 6,25 por km rodado?
Calculando assim, meu carro deveria me custar 2.281/ano. E custa bem mais que isso...

Black Fire
A menos que você nunca lave o carro, tem que contar também.

Ah deu preguiça....kkk. E tambem, essa afirmação tem um pitada muito grande de verdade ...

brunohardrocker
Veterano
# fev/19 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Buja

Deveria ser reembolsado por isso.

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Na verdade, pego 210,00 de gasosa por mes do meu emprego, e por levar a mulher no servico dela, pego mais 290,00 dela.

Meu gasto de gasosa por mes é de 36/dia = 792/mes

Entao sai do meu bolso, quase 300 contos. So de gasosa.
O resto dos gastos todos, considero como parte do pseudo-conforto de ter carro.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/19
· votar


A empresa onde trabalho ficava há 4km de casa, eu ia e voltava a pé todo dia.
Comprei uma bicicleta, porém não curti muito, preferi continuar indo a pé.

Agora a empresa mudou, está a uns 6km de casa; a distância em si não aumentou muito, mas o local é mais perigoso (não tenho tanta confiança de vir a pé como era no outro local).

Então tenho alternando entre Uber, a pé, carona, às vezes fico com carro da empresa, às vezes venho com o meu... como disse em outro post pretendo comprar o Siena pra mulher e vender o Uno e comprar uma Biz ou Titan, aí sim vai ser economia total!

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Eu to doido pra comprar uma motinha aqui, e trocar a idea beberona por um onixzinho, kwidzinho, ou qualquer outro carrinho que faça mais de 10km/l.
Economia master tambem sem sair do conforto.

lamas92
Membro Novato
# fev/19
· votar


Se fizer contas só vou de bike ou de metrô pra casa...

Mas.. KissyDani, trabalho pra ter conforto.
Pra pagar o ar ligado num dia de sol pra cada um e pra nunca mais invejar o cabelo balançando no ar condicionado no Uno ao lado (enquanto eu suava feito um porco num pretinho básico sem ar.

Carro nunca é o meio mais econômico, mas nem tudo na vida tem preço... E algumas, tem!

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Nessas horas compensa, naquela horas que voce nao quer sair do carro quando chega em casa, so porque o carro ta geladooo...
naquelas horas que voce nao quer pegar o uber pra andar 1 km, mas tambem nao quer ir a pé...
naqueles domingo a tarde, que nao passa onibus nem a pohethe, o uber ta dando 20 conto, e o seu carro ta na sua porta....
naquelas horas, pra la de meia noite, que sua mulher grita colica e voce tem que ir na drogaria 24horas, e nao tem uber...
tudo é conforto, voce paga mesmo, infelizmente.

Mas carro no bate/volta do segundão a sexta, andando 70 km/dia, com media de 30 km/h, haja bolso pra sustentar o conforto...

Snakepit
Veterano
# fev/19 · Editado por: Snakepit
· votar


Ford aplicando a politica global aqui no Brasil.

Fim dos hatchs e sedans. Só vai sobrar SUVs.

Que desgraça.

lamas92
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: lamas92
· votar


Buja
Mas carro no bate/volta do segundão a sexta, andando 70 km/dia, com media de 30 km/h, haja bolso pra sustentar o conforto...

Com certeza!! Não vou sempre de carro não, mas tem dias em que me permito ser um filho mais gelado de Deus.

Sinceramente eu prefiro o metrô. Boto um fone de ouvido, entro ali sem nenhuma preocupação e vida que segue. O custo é menor. Já fui mais de um ano de bike e à pé, pois estava na vibe de emagrecer (e agora preciso retomar essa vibe)...

Tem dias que vou de carro apenas porque estou a fim, mas cada um sabe o tamanho da sua dor e do seu orçamento... Se eu trabalhasse longe e gastasse muito, iria fazer conta com certeza! Tá certíssimo!


Snakepit
Ford aplicando a politica global aqui no Brasil.
Fim dos hatchs e sedans. Só vai sobrar SUVs.
Que desgraça.


Não é apenas isso... Todos concordam, um carro pequeno é mais prático para um trânsito do dia a dia, mas pode não atender às necessidades de uma família maior ou em uma viagem...
Já um SUV é eclético. Deita aquele banco e vai bicicleta, vai fogão, vai bagagem, coisas maiores que não cabem numa mala de sedan...
Eu mesmo troquei um SUV por um sedan e agora troquei de novo pra outro SUV exatamente por causa disso.

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


um carro pequeno é mais prático para um trânsito do dia a dia

Isso é até indiscutível. Antes de ter carro, sempre quis ter até sedanzão estilo sonata, audio a7, crysler 300. Lindo. Mas pra ter uma barca, seu bolso precisa ser uma barca tambem e seu estacionamento tem que ser um porto.

Carrinhos tipo kwid, up, mobi cairam no graça geral ... nem precisa citar motivos. Hoje acho esses carrinhos o futuro mesmo. Até do transito caotico!

Acho que o smarty so nao pegou porque custa o preco dum jetta, e deveria custar 10 mil. Fora isso, pra mim é o carrinho mais "smarty" que tem mesmo.

Snakepit
Veterano
# fev/19 · Editado por: Snakepit
· votar


lamas92
Não é apenas isso... Todos concordam, um carro pequeno é mais prático para um trânsito do dia a dia, mas pode não atender às necessidades de uma família maior ou em uma viagem...
Já um SUV é eclético. Deita aquele banco e vai bicicleta, vai fogão, vai bagagem, coisas maiores que não cabem numa mala de sedan...
Eu mesmo troquei um SUV por um sedan e agora troquei de novo pra outro SUV exatamente por causa disso.


Pois é, e na prática as SUVs estão "matando" os hatchs e sedans. Nos EUA a Ford anunciou o fim de todos carros, vai sobrar apenas o Mustang. Aqui o Focus já não vem mais, agora o Fiesta também caiu fora. Sobrou apenas o KA.

É o plano de reestruturação da empresa que, apesar dos pesares, apenas reflete o gosto do mercado.

Eu particularmente não gosto de SUVs, já tive uma. Hoje tenho um carro pequeno (faço baliza praticamente todo dia) e com cambio manual.

É justamente esse Fiesta 1.6 que a Ford matou. Uma pena, é um excelente carro, não da problema, econômico, manutenção baixa, seguro barato, motor (relativamente) potente de 135cv e de boa qualidade (1.6 Sigma é excelente) e com um ótimo cambio manual, bem curtinho. Acelerar ele é muito bom.

Se eu fosse trocar hoje seria pelo mesmo carro. Estava esperando vim a nova geração da Europa...

sallqantay
Veterano
# fev/19 · Editado por: sallqantay
· votar


Buja

esse valor é se eu fizer algum serviço que use o carro (reembolso)

Snakepit
Fim dos hatchs e sedans.

Dois lixos, pena que as SW vão junto.

O ecosport é menor que o fiesta (ou quase), por exemplo

sandroguiraldo
Veterano
# fev/19
· votar


Buja
Acho que o smarty so nao pegou porque custa o preco dum jetta, e deveria custar 10 mil. Fora isso, pra mim é o carrinho mais "smarty" que tem mesmo.

É porque o Smart é da Mercedes.... A única vez que a Mercedes tentou fazer algo mais "em conta" foi aquela porcaria do Classe A, que acabou que nem o Stilo da Fiat... carro de nego quebrado.

brunohardrocker
Veterano
# fev/19
· votar


Classe A

Nunca mais vi por aí.

lamas92
Membro Novato
# fev/19
· votar


Snakepit, ótimo carro e um botor bem legal!
Às vezes sinto falta da praticidade do Uninho da minha mulher, um Way 1.4. Econômico, para-choques pretos, altinho e bem equipado. Vc estaciona em qualquer gaveta no Centro da cidade. Um carro prático e barato de se ter e manter. Já olharam pro carro no sinal e foram assaltar o de trás...

Aliás, hoje estava vendo os 10 carros mais econômicos...
https://www.youtube.com/watch?v=b-CdzaPGSIY
Não à toa praticamente todos são pequenos e voltados para o uso urbano.O campeão? Kwid.
Um carro que faz 14/l ou mais na cidade é o que há pra fechar a conta no fim do mês. Mas tudo vai da necessidade e do tamanho do cofrinho.

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Classe A

Nunca mais vi por aí.


Tentaram me oferecer uma dessas pal a pal na minha idea.
O cara disse que era segmento parecido, e era um "mercedes"!!!!
A esmola era demais ne...


O campeão? Kwid.

Quando vi esse carrinho pensei na hora...a renault regaçou agora.
Desfez os tiros no pé que deu com o duster, clio e wolverine.
Sandero e Kwid sim, são carros.

Fidel Castro
Veterano
# fev/19 · Editado por: Fidel Castro
· votar


To virando tiozão, quando vejo um A4 Avant a mão de fazer merda chega a coçar

E Classe A (o atual, não aquela bomba) vende bastante po, acho que é o melhorzinho da Mercedes em termos de pragmatismo (na medida do possível).

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Eu tambem queria um a4 avant

Pleonasmo
Membro Novato
# fev/19
· votar


Buja
Eu tambem queria um a4 avant

Quem fez isso com esse a4, vai para o inferno.

lamas92
Membro Novato
# fev/19
· votar


Quem fez isso com esse a4, vai para o inferno.
kkkkk
Parece que o King Kong pisou em cima...
Prefiro o Avant RS8, mais rápido que dor de barriga.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/19
· votar


brunohardrocker
Classe A

Nunca mais vi por aí.


A única vez que a Mercedes tentou fazer algo mais "em conta" foi aquela porcaria do Classe A, que acabou que nem o Stilo da Fiat... carro de nego quebrado.

É por isso...

Buja
Quebraria a cara do sujeito por fazer proposta tao indecente! Tá achando que tá na zona de meretrício???

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Ja me ofereceram tambem Meriva, porem com volta minha. Essa eu fiquei balançado. So nao fiz negocio pq a volta era relativamente grande e eu nao tava podendo.
Mas entre meriva, fox e idea, pego na meriva.

sallqantay
Veterano
# fev/19
· votar


Meriva
meriva
fox
idea

só lixo

sallqantay
Veterano
# fev/19 · Editado por: sallqantay
· votar


Fidel Castro
To virando tiozão, quando vejo um A4 Avant a mão de fazer merda chega a coçar


SW meio grande demais, gosto das menores. O motor também é exagero. Mas é digno (melhor que os lixos da mercedes ou bmw)

eu gosto mesmo é de SW que a porta abre para o lado (TR4 style), é melhor para carregar

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


minha idea naum e lixuh naum



| |
∩∩| |∩∩


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Centro automotivo do OT