Legalização do aborto e criminalidade

Autor Mensagem
Lucmac
Veterano
# 23/set/23 22:30
· votar


Pedro_Borges

Se não tem argumentos para me contestar ou pelo menos justifica sua posição, cale-se

Mas eu só queria saber o que fez com que você pensasse isso da Ministra Rosa Weber. Não é contestação. Quantas páginas você leu nem precisa dizer.

Lucmac
Veterano
# 23/set/23 22:38
· votar


A esquerda defende algo muito simples, embora eu concorde que o assunto não é prioridade máxima, mas os dizendo que atualmente é proibido, o acesso ao aborto legal é restritíssimo, são em duas ou três ocasiões, e posso estar exagerando.

O Lelo já disse um problema, que é o de saúde pública.

A partir daí dá para ser bem racional e não ficar nesse melodramatismo estúpido, sem fim.

É difícil demais imaginar que a proibição não impede o aborto? A turma toma Cytotec, frequenta clínica açougue, morre e é carbonizada, como toda pessoa bem informada deveria saber. Particularmente não me eduquei para ignorar essas coisas. Enfim... Hipocrisia e drama não é na esquerda que aparece quando esse assunto é levantado.

Lelo Mig
Membro
# 24/set/23 02:28 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

Eu concordo com você, me entenda, mas eu acho que você as vezes desconsidera que muitas pessoas pensam de maneira diferente e este tema, em especial, entra muito na questão religiosa.

Eu acho que o legislador (diferente de eu, você e demais usuários, que falam o que acreditam e foda-se) têm que pesar, sempre, o que pensa diferente. Não vamos mudar a cabeça de algumas pessoas na marra, então é preciso considerar que há quem não concorde e isso gera problemas.

Como é uma pauta progressista e um dos grandes inimigos do conservadorismo, neste momento delicado, o STF discutir essa merda, acaba sobrando pro Lula. Os reaças vão aproveitar para dizer que o "Lula é aborteiro anti família e etc." mesmo ele não tendo nada com o assunto nesse momento.

Percebe onde quero chegar? Repito, posso estar errado, mas acho que o STF tem dado uma de "morde e assopra".

Pedro_Borges
Veterano
# 24/set/23 07:23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo

Ontem eu vi um vídeo de um debate com o Ciro Gomes e o Aldo Rebelo, em que os dois dizem que o Lula fez uma agenda econômica conservadora para agradar ao congresso conservador, no que a esquerda não percebeu e ficou calada, e entregou a agenda progressista pro STF.



brunohardrocker
Veterano
# 24/set/23 12:07
· votar


Pedro_Borges

A esquerda tá preocupada em lamber o discurso de "consciencia de classe" na ONU, foda-se se a prática aponta para uma politica de austeridade de dar orgulho ao Temer.

JJJ
Veterano
# 24/set/23 12:51
· votar


Lelo Mig
em especial, entra muito na questão religiosa.

Só pra deixar minha posição clara: nem é tanto pelo lado religioso, não... é meio que humanismo mesmo.

Tudo depende de quando a gente acha que uma vida "real" começa. Uns vão dizer que seria na fecundação, outros só quando o bebê sai do útero. Como eu não tenho essa resposta (cientificamente falando), eu optei por traçar uma linha bem concreta: quando há dor envolvida. Eu me comovo com a dor de um pinguim que não consegue fugir de um predador ou de um pássaro morrendo enlameado por um derramamento de petróleo. Como não me comoveria com um bebê HUMANO tendo a dor de ser morto? Aliás, eu tenho estado meio emotivo demais (sabe "King of Pain" do Police? por aí...).

Lucmac
Veterano
# 24/set/23 13:24
· votar


brunohardrocker

Você deveria vibrar com essa ideia! Afinal historicamente você vota em candidatos proativos dessas austeridades.

Mas não é verdade que o governo Lula é austero, isso é fake news para validar a sua consciência.

Pedro_Borges
Veterano
# 24/set/23 14:04
· votar


Lucmac

Pô cara, tu fica só rebatendo picuinhas, implicâncias banais. Está rolando um tema muito importante aqui e está tendo manifestações importantes, pensamentos diversos e igualmente válidos. Vai dá sua opinião sincera e contribui ao invés de ficar contestando.

Pode ter certeza que tem muitos não usuários que estão navegando neste tópico. Querem ver nossa posição e também buscando enriquecer. Dá sua opinião, escreva a peça, não fique apenas como crítico teatral.

Lucmac
Veterano
# 24/set/23 14:21
· votar


Pode ter certeza que tem muitos não usuários que estão navegando neste tópico. Querem ver nossa posição e também buscando enriquecer. Dá sua opinião, escreva a peça, não fique apenas como crítico teatral.

Alucinado.

Lelo Mig
Membro
# 24/set/23 14:21
· votar


JJJ

"Só pra deixar minha posição clara: nem é tanto pelo lado religioso, não... é meio que humanismo mesmo."

Entendo. Eu também tenho esse lado "humanista" e certa dificuldade com a violência. Eu também me comovo com uma presa sendo capturada e devorada por mais que isso seja natural. A natureza possui violência, não há como poetizar, existem habitats onde tudo se resume a matar para não ser morto.

Mas eu enfatizei a moral religiosa, apenas para frisar, que o fato de eu ser ateu não me faz dono da verdade em relação a alguém com determinada crença. Alguns assuntos, tocam em questões que se faz muito necessário tentar entender a posição do outro e só com uma equalização, cada lado com uma porcentagem de descontentamento que se chega a um ponto comum.

Não dá prá alguém botar o pau na mesa dizer "isso é o certo!" e pronto.

E aborto é um dos, indiscutivelmente, assuntos que abrangem dezenas de fatores. Do científico ao religioso.

Pedro_Borges
Veterano
# 24/set/23 14:48
· votar


Lelo Mig

O fator sentimento humano é o que mais deve ser levado em consideração e até mesmo suplantando a ciência e a religião. O Jota, por exemplo, não estabelece um ponto, mas se baseia a princípio na dor que o ser experimenta. É um ponto.

A minha posição contra o aborto é estritamente humanista e quando a ciência puder comprovar que a vida, de fato, começa a partir do estágio x, esse será o ponto que adotarei. Até lá, para mim vai ficar como marco a concepção.

Black Fire
Gato OT 2011
# 24/set/23 17:54
· votar


Mano, na moral, agora partindo de um ponto de vista totalmente preconceituoso e exercendo meu direito de homem branco, cis, hetero e de classe média de ser estúpido, como ocorrem os casos de gravidez indesejada (tirando obviamente os decorrentes de abuso ou no caso de se descobrir uma deficiência no feto) nos dias de hoje? Porque assim, qualquer posto de bairro fornece contraceptivos e pílulas do dia seguinte gratuitamente, então, mesmo que vc transe no pelo é só pegar uma pílula do dia seguinte e tá susse, o negócio tem quase 90% de eficácia.

Então, fora estupro (que já é legalizado o aborto), qual a causa dessas gravidezes indesejadas? Desinformação? Vergonha? Qual a prevalência? Qual a custo de sanar esses problemas?

Lelo Mig
Membro
# 24/set/23 18:47 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire

"qual a causa dessas gravidezes indesejadas? Desinformação? Vergonha? Qual a prevalência? Qual a custo de sanar esses problemas?"

Claro que não resolveria 100%, mas creio que educação, tantos nas escolas como campanhas mais abrangentes diminuiria pelo menos uns 30%.

Se invés de pai ameaçar filha "se aparecer grávida vou encher de porrada e botar na rua", explicasse com amor e segurança, que é fácil engravidar, que no calor dos milhões de hormônios à flor da pele dos jovens acaba rolando fácil, que existem métodos contraceptivos bastante seguros e eficazes, que é importante ir ao ginecologista e ser orientada, prá filha não cair na conversa de vagabundo que "vai por só a cabecinha", que "na hora H tiro fora" e etc., acho que ajudava bastante. E aos garotos para respeitarem as gurias, não forçarem à barra, usarem camisinha pela segurança dos dois e etc., etc., etc.

Se as famílias falassem de forma mais natural e educativa sobre o assunto, não tratassem sexo como coisa que só o filho do vizinho faz, não enchesse a cabeça de temores à deus, pecado, vergonha e oscarái, diminuiríamos o tabú e teríamos jovens melhores preparados.

Não fui atrás de dados, mas alguém sabe dizer se os Países Nórdicos e Escandinavos possuem menor taxa de gravidez indesejada? Estes Países possuem muito menor tabús com relação ao sexo.

Wanton
Veterano
# 24/set/23 20:47
· votar


brunohardrocker
Sob pena de estarmos autorizando um homicídio em nome de caprichos humanos.

Caprichos? Você está falando sobre a gestação?

ejames
Membro Novato
# 24/set/23 22:54
· votar


Pedro_Borges
O fator sentimento humano é o que mais deve ser levado em consideração e até mesmo suplantando a ciência e a religião. O Jota, por exemplo, não estabelece um ponto, mas se baseia a princípio na dor que o ser experimenta. É um ponto.

A minha posição contra o aborto é estritamente humanista e quando a ciência puder comprovar que a vida, de fato, começa a partir do estágio x, esse será o ponto que adotarei. Até lá, para mim vai ficar como marco a concepção.


Pedro, você tem uma característica bem repetitiva para debater certos assuntos complexos. Você isola uma parte que te convém e usa disso quase como um hiperfoco para pautar o resto da discussão, teoriza e divaga em cima mas nunca faz o mais importante: procurar se informar sobre.

A "vida" é algo subjetivo e existem diversas correntes que abordam a questão por diferentes lados. Uma bactéria unicelular é uma forma de vida, assim como uma formiga, uma girafa ou um ser humano. Um espermatozoide é uma forma de vida.

Você quer falar sobre a ciência, pois então: a ciência sabe quando o primeiro conjunto de células se forma, sabe quando o sistema nervoso e o cérebro se formam, sabe quando o coração começa a bater, etc. Sobre a dor, a corrente majoritária hoje é de que não existe antes de 24 semanas. Não é um campo escuro como você parece acreditar.

ejames
Membro Novato
# 24/set/23 22:57
· votar


Pedro_Borges
em que os dois dizem que o Lula fez uma agenda econômica conservadora para agradar ao congresso conservador

Assim como fez nos seus outros dois governos? Que novidade!

no que a esquerda não percebeu e ficou calada

Delírio. A base ideológica sempre criticou o Lula por isso e continua criticando.

e entregou a agenda progressista pro STF

Você pode explicar exatamente como isso funciona?

Pedro_Borges
Veterano
# 25/set/23 06:49 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ejames
Pedro, você tem uma característica bem repetitiva...

Ah, não, ejames, dá sua opinião, mas me deixa em paz.

Você pode explicar exatamente como isso funciona?

A troco de quê? Me obriga!

Lucmac
Veterano
# 25/set/23 07:14
· votar


Pedro_Borges, foi retórica. É claro que você não pode, mas seria necessário saber isso para poder escrever essas coisas que você escreve.

Pedro_Borges
Veterano
# 25/set/23 07:37
· votar


Lucmac

Quem disse foi o Ciro, no vídeo, eu apenas citei o que ele disse. Liga pra ele e pede pra esclarecer. Posta aqui depois a resposta dele, eu também gostaria de saber esses detalhes.

brunohardrocker
Veterano
# 25/set/23 09:35
· votar


Wanton
Caprichos? Você está falando sobre a gestação?

Capricho é essa pretensa liberdade de decidir sobre uma vida.

Wanton
Veterano
# 25/set/23 10:01
· votar


brunohardrocker
Capricho é essa pretensa liberdade de decidir sobre uma vida.

Não entendi se você é contra a pena de morte ou contra o uso de camisinha.

brunohardrocker
Veterano
# 25/set/23 10:30
· votar


Wanton
Não entendi se você é contra a pena de morte ou contra o uso de camisinha.

Você não viu boa vontade, exposição de um ponto de vista honesto e abertura para um bom diálogo neste comentário?

pena de morte

Sempre fui contra.

uso de camisinha.

A favor.

Wanton
Veterano
# 25/set/23 11:00 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker
Você não viu boa vontade, exposição de um ponto de vista honesto e abertura para um bom diálogo neste comentário?

Olha, o que eu vi é que ele não responde à pergunta que eu fiz: qual a ameaça? Vocês já nasceram, não podem ser abortados, certo? A menos que acreditem em reencarnação, a ameaça é a terceiros.

Então, vocês estão tendo empatia por quem? Por um feto menos desenvolvido do que uma galinha? Mas vocês não são veganos! Vocês comem dezenas de galinhas em um período de nove meses, mas não aceitam a morte de um bichinho parecido? De quem é o capricho, afinal?

Pedro_Borges
Veterano
# 25/set/23 11:06 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

Vocês comem dezenas de galinhas em um período de nove meses, mas não aceitam a morte de um bichinho parecido? De quem é o capricho, afinal?

Mano do céu, fiquei com náuseas. Juro!

A gente mata a galinha pra comer não por inutilidade, lazer ou por não ter o desejo de cuidá-la.

"No Brasil o ovo da tartaruga tem mais direito e proteção do que o embrião humano." - Autor desconhecido

brunohardrocker
Veterano
# 25/set/23 11:11
· votar


Wanton
Olha, o que eu vi é que ele não responde à pergunta que eu fiz: qual a ameaça?

Pra mim, eu respondi qual seria a ameaça. Mas olhei novamente para o texto, e acho que quis abreviar demais e andei pulando etapas importantes para conectar melhor uma ideia na outra. Posso reesecrever, com um texto mais extenso, mas só o farei num desktop, com um teclado qwerty físico, com mais concentração.

Mas acho que se você quiser dialogar abertamente sobre este tema (aborto), eu e você e qualquer um, tem que no mínimo tentar compreender os pontos de vista se colocando no lugar do outro. Para daí então, partir para uma tentativa de questionamento e convencimento. Não vejo como você poderia me desarmar me colocando sempre sob a ótica de quem está muito tranquilo e resolvido com o aborto liberado, que só o que interessa é a decisão da mulher, e que não há problema algum nisso.

Wanton
Veterano
# 25/set/23 11:14 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Mano, do céu, sem comentários adicionais. Fiquei com náuseas. Juro!

Ótimo! Quando a náusea passar, você poderia tentar explicar o seu sentimento. Por que seres humanos são mais dignos da vida do que bichos? Veja: você ainda nem conhece a minha posição, só estou construindo o argumento.

lazer

Então você é contra a caça recreativa? Tá virando comunista, hein? Abre o olho!

Wanton
Veterano
# 25/set/23 11:16
· votar


brunohardrocker
Posso reesecrever, com um texto mais extenso, mas só o farei num desktop, com um teclado qwerty físico

Sem pressa! Só vou ter acesso a um desses na terça-feira.

Wanton
Veterano
# 25/set/23 14:17
· votar


Vou adiantar uma provocação para quem quiser ficar pensando no assunto. Por que matar o pet da vizinha é um crime importante e matar um rato do mato é de boa? Será que o valor da vida não é um valor relativo à nossa capacidade de sentir afeto pelo ser?

O valor da vida de um humano adulto pode ser enunciado pelo próprio. Ele pode dizer: "eu quero viver". Negar a vida a alguém é pôr em risco a própria vida, pois pressupõe a violação de um pacto que garante a nossa proteção mútua como espécie.

As demais vidas protegidas por esse pacto não têm voz própria. O pet não têm voz própria no pacto, há algum humano advogando por ele. O valor do pet é concedido por quem ama os pets.

brunohardrocker
Veterano
# 25/set/23 14:41
· votar


Wanton
Por que matar o pet da vizinha é um crime importante e matar um rato do mato é de boa? Será que o valor da vida não é um valor relativo à nossa capacidade de sentir afeto pelo ser?

Pode ser um bom ponto. Mas a mim a provocação não supera o argumento de que o bebê humano está acima numa escala de prioridades por pertencer a nossa espécie.
Afasta-se qualquer teor religioso neste argumento e vamos para a arena científica. O comportamento de proteção e privilégio à própria espécie se encontra repetido inúmeras vezes na natureza.
Leões protegem leões, hienas protegem hienas, elefantes protegem elefantes, bufalos protegem bufalos, formigas protegem formigas e assim vai. Com humanos não seria diferente. Por afeto ou não, a proteção à própria espécie em detrimento das outras, é natural. Nem o argumento do afeto aqui, se torna um problema, porque ele tem explicação racional.

Podemos abrir uma nova discussão sobre o rato: eu acho anti-ético e imoral matar o rato la no mato, sem mais nem menos. Mas o rato que adentrou sua casa e é um vetor de doenças, mata-lo pode ser justificado por um motivo de autopreservação. Não há qualquer justificativa para matar o pet da vizinha senão por legítima defesa, caso ele tenha oferecido risco real de te matar. Entende? Abre muito onleque da discussão, e eu não seguiria por outros termos senão a especificidade e explicação real de cada caso, nos seus detalhes.

Lelo Mig
Membro
# 25/set/23 15:02 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
brunohardrocker

"valor da vida não é um valor relativo à nossa capacidade de sentir afeto pelo ser?"

Com respeito à opinião/provocações, eu vejo essa questão de "valor da vida" de uma forma mais naturalista.

Moro no interior onde o convívio, por exemplo, com insetos, é muito maior. Eu costumo me livrar deles de forma pacífica, ou seja, pego um potinho especial, encapsulo e solto na mata aqui do lado. Porém, mato baratas (que são raras aqui) moscas e pernilongos (que são muitos) de boa. Estes porras, diferente do besourão medonho ou da aranha sinistra, vêm me predar, então é pena de morte.

Não mato animais, diretamente, mas mato indiretamente para me alimentar. E se precisar matar para comer faço sem dó. Outro dia li algo sobre pesca esportiva aqui; eu adoro pescar, nasci do lado de uma represa, pesco desde criança... mas não têm recreação não. Pesco 2, 3 peixes e vou embora e os como. Lugar poluído com peixe mutante eu nem pesco.

Então, resumindo, o valor da vida prá mim é escalado em forma naturalista, de predação. Mato para me proteger, mato para sobreviver. Se um ser humano vier me agredir e colocar minha vida em risco, também mato de boa. (até hoje nunca precisou).

Então, na minha opinião egoísta, minha vida vale mais que a de outro ser humano? Se ele não for um besouro ou borboleta, se for/vier a ser uma barata ou um rato, a resposta é sim!

Nasci na periferia de Sampa. A lei predatória você já aprende desde criança, quando vai na rua de baixo e os moleques te enchem de soco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Legalização do aborto e criminalidade