Vale ressaltar que o PIB brasileiro cresceu 9% no primeiro semestre.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10


" Em relação ao primeiro trimestre de 2009, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, foi de 9%. O resultado dessa comparação, segundo o IBGE, é o maior da série histórica da pesquisa, iniciada nestes moldes em 1995.

De acordo com a gerente de contas do IBGE, Rebeca Pallis, o resultado tão forte na relação um ano atrás reflete a base fraca de comparação, já que 2009 foi um ano em que a economia sofreu os efeitos da crise financeira mundial iniciada em 2008. "Este é o trimestre dos recordes positivos porque comparamos com uma base deprimida, que foi o primeiro trimestre de 2009, quando o PIB tinha caído 2,1% e era um recorde de queda", disse a gerente."
http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/06/economia-brasi leira-cresceu-9-no-1-trimestre-diz-ibge.html

E só ficou atrás da China em crescimento, e o Brasil vai ficar rico, nós vamos faturar 1 milhão.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10
· votar


"Este resultado supera al de India, que creció en el mismo periodo un 8,6%, y se queda cerca del crecimiento de China, que fue del 11,9%. Brasil supera también a Rusia (4,5%), y se coloca en el segundo lugar del BRIC, el grupo económico emergente formado por Brasil, Rusia, India y China."
http://www.elpais.com/articulo/economia/PIB/Brasil/crece/primer/trimes tre/respecto/mismo/periodo/2009/elpepueco/20100609elpepueco_1/Tes

kohler1000
Veterano
# jun/10
· votar


Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão.

Zandor
Veterano
# jun/10
· votar


Economista só serve pra criar problema

BokuWa
Veterano
# jun/10
· votar


kohler1000
Quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão.

Ai vira maravilha.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


o desenvolvimento econômico é somente a velha dominação colonial por outras vias.

Gui
Veterano
# jun/10
· votar


e ainda pensam em colocar o Mr. Burns no poder....

EternoRocker
Veterano
# jun/10
· votar


Cadê.... ele ainda não veio avacalhar com ofensas ao Brasil e aos brasileiros ???

21st Century Schizoid Man cadê vc !?!?!?!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jun/10
· votar


Nunca na história desse país...

r2s2
Veterano
# jun/10 · Editado por: r2s2
· votar


Black Fire
"Este é o trimestre dos recordes positivos porque comparamos com uma base deprimida, que foi o primeiro trimestre de 2009, quando o PIB tinha caído 2,1% e era um recorde de queda"

Caraio, ainda repetem isso como um mantra até que vire verdade.

Tudo bem, o valor de 9% é sobre uma base deprimida, mas esse é o viés negativo da parada. Se analisarmos a fundo, veremos que a taxa de crescimento anualizada em relação ao último trimestre de 2009 é de 11,22%!

Ou seja, quem quer derrubar essa conquista do Brasil diz que esse 9% é sobre uma base deprimida, mas a verdade é que, considerando uma base não deprimida (último trimestre de 2009), o crescimento é, na verdade, de 11,22%.

E ninguém explica isso! Ninguém!

Eles noticiam, mas não explicam isso. Todo mundo falou em base depreciada, e muita gente falou sobre essa taxa anualizada que mostrei, mas ninguém fez esse cotejo entre as duas afirmações e mostrou que a situação foi, na verdade, muito mais mió di bão do que se anuncia. Claro que não é um crescimento de 9% por trimestre, mas ainda assim é muito bom!

Claro que esse ritmo é insustentável, mas vem coisa muito boa por aí. As projeções de PIB mais pessimistas giram em torno de 6,5% ao ano, e as mais otimistas (acho que a do Bradesco) são de 8%!

Que saudade do FHC!

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Black Fire

Mas eu acho q isso é mais incompetência do q má-fé.

Não fazem essa comparação pq quem escreve sobre economia é despreparado, e quem é preparado só reproduz o que os oreia-seca escrevem.

Tenho uma colega que escrevia no Correio Braziliense sobre economia. Ela não sabe até hoje quem era Zélia Cardoso, nem Pedro Malan! E ela escreveu matérias de capa lá! Puta merda!

_Dio
Veterano
# jun/10
· votar


tópico perfeito pra trollar.

Mas enfim, eleição tá aí...

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2

Também não explicam que o PIB não mede muita coisa, e ao meu ver é só um critério tão arbitrário e ideológico quanto qualquer blablabla de economista burguês.

Paul Young
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane

Mah tu eh chato com esse papo.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
Também não explicam que o PIB não mede muita coisa, e ao meu ver é só um critério tão arbitrário e ideológico quanto qualquer blablabla de economista burguês.


Realmente. O mundo é que se engana ao não erigir a FCCC como a única fonte de dados confiáveis.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


Paul Young

sou mesmo, adimito.

r2s2

Os critérios de produção de riqueza que o PIB mede são muito fracos e excluem questões ambientais e trabalhistas diversas. Mas servem para os burocratas do Banco Mundial ou FMI enfiarem a política do desenvolvimento no terceiro mundo.

Ou você pode achar que o Brasil um dia vai ser "desenvolvido", tal como sonhavam na década de 50.

Gui
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
tinha que ser geografo mesmo...putamerda..

Adrianodevil
Veterano
# jun/10
· votar


Essa notícia é um tanto distorcida... Compara com o crescimento do ano passado, que foi recorde de queda... Obviamente que daria um número "bonito" desse jeito...

Se querem transparência no crescimento do PIB, devem acompanhar o crescimento com relação ao trimestre anterior...

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Adrianodevil
Essa notícia é um tanto distorcida... Compara com o crescimento do ano passado, que foi recorde de queda... Obviamente que daria um número "bonito" desse jeito...

Se querem transparência no crescimento do PIB, devem acompanhar o crescimento com relação ao trimestre anterior...


Leia meu primeiro post neste tópico.

toty
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
mano, eu tiro o chapéu pra vc...ainda queria saber como vc tem tanta paciencia para explicar as coisas sobre politica, por que pelo visto, alguns user precisam é de um belo desenho e não uma explicação.

21st Century Schizoid Man
Veterano
# jun/10
· votar


mano, eu tiro o chapéu pra vc...ainda queria saber como vc tem tanta paciencia para explicar as coisas sobre politica

Pffffffff! Auahahuhahaa!

izzystradlin
Veterano
# jun/10
· votar


até meu sobrinho de 5 anos de idade tem "discernimento porra" e sabe que o Brasil vem crescendo muito nos ultimos anos..

não enxerga quem não quer....

guschard
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Ou seja, quem quer derrubar essa conquista do Brasil diz que esse 9% é sobre uma base deprimida, mas a verdade é que, considerando uma base não deprimida (último trimestre de 2009), o crescimento é, na verdade, de 11,22%.

Você reclamou que a imprensa "manipulou" os resultados, mas você está fazendo o mesmo. Essa taxa de 11,22% você encontrou anualizando a taxa trimestral de crescimento, certo?? Uma coisa é crescer 2,7% em um trimestre. Crescer 11,22% no ano são outros 500. É o mesmo que dizer que, depois de crescer 10% a.a. em algum ano, logo alcançaremos os EUA. E outra, a economia ainda está em fase de recuperação, portanto crescimentos acima da média são esperados.

Claro que não é um crescimento de 9% por trimestre, mas ainda assim é muito bom!

O crescimento não foi de 9% em um trimestre. Foi 9% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, ou seja, um ano.

Não quero defender nenhum político. Não gosto de discussões políticas mas, se você quiser discutir, não cometa o mesmo erro que acusou a imprensa de cometer.

J. S. Coltrane
Os critérios de produção de riqueza que o PIB mede são muito fracos e excluem questões ambientais e trabalhistas diversas. Mas servem para os burocratas do Banco Mundial ou FMI enfiarem a política do desenvolvimento no terceiro mundo.

Acho que o problema não é a análise do PIB, mas sim a forma como é analisado pelas pessoas. Tem gente que, quando algo é favorável, se utiliza disso para defender uma opinião. Quando o mesmo fator é desfavorável, simplesmente esquece isso.
O PIB é uma medida de renda. Ponto final. Não se pode analisar tudo com base no PIB, assim como não se pode descartar o PIB.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


guschard

Eu estou questionando muitas coisas que o PIB nem leva em conta, como o trabalho de uma dona de casa por exemplo. Mais importante que isso, estou questionando o próprio fato do crescimento/desenvolvimento econômico ser tratado como um positividade. E nem é a questão da distribuição de renda [muito embora também seja], mas o fato que esse desenvolvimento ainda é o espólio colonial por outras vias.

Estou, enfim, tentando invalidar todo o plano de discussão.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10 · Editado por: Black Fire
· votar


Editado pra não levar ban.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
Cara, nesse fórum nós somos pessoas ruins, não estamos minimamente interessado em ladainha comunistas e esse monte de bobagens, somos nerds, somos mais preparados que as outras pessoas, queremos ganhar dinheiro e não estamos minimamente interessados na vida dos outros, meu único interesse no crescimento do país é o aumento de gente pra consumir as casas que eu vou projetar no futuro, me deixando rico. Abraços.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


Black Fire

O velho pragmatismo dos cegos que conduzem outros cegos para os abismos. Esse negócio de bom/ruim é coisa para padres, não me interessa nem um pouco.

Boa sorte no seu futuro sacerdócio.

[JS Coltrane sai da sala]

Excelion
Veterano
# jun/10 · Editado por: Excelion
· votar


Falam do governo do Príncipe dos Sociologos (FHC) como muito inferior ao governo do Herói do "Povão" (Lula).

Mas deve se ter em mente que essa "mágica" do governo Lula em que o Brasil cresceu muito economicamente, só foi possível com a base e o início da estabilização no governo FHC.

Gui
Veterano
# jun/10
· votar


Excelion
base do FHC? a desestatização??

Excelion
Veterano
# jun/10 · Editado por: Excelion
· votar


base do FHC? a desestatização??

Plano Real, e dar uma leve polida na merda que ele recebeu dos maravilhosos governos Sarney, Collor...

Quanto à desestatização, quantos países não comunistas tem estatais em tudo que é área?

Bom, dá uma pesquisada sobre as reformas econômicas do governo FHC é coisa bagarai, não to afim de digitar aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale ressaltar que o PIB brasileiro cresceu 9% no primeiro semestre.