Vale ressaltar que o PIB brasileiro cresceu 9% no primeiro semestre.

Autor Mensagem
Kensei
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Na verdade, consigo citar mais algumas boas coisas do FHC. Mas isso a Globo, a Veja, a FSP e o Estadão já fazem com bastante frequência.

hahahah boa.

ainda sobre a entrada de capital estrangeiro, o que não era especulativo, ou seja, uma pequena parcela de IED, veio por conta das privatizações, escolheram as empresas que melhores tinham expectativas de lucro e doaram, não sei se por planejamento, ou por necessidade, afinal de contas, pra segurar o rojão do cambio artificial supervalorizado, atrelado a selic de 45% (acho q chegou a 45 mesmo) era necessário se financiar.

Ou seja, IED muito meia boca, com ganhos de capital oriundos muito mais por conta de reestruturação, aumentando a eficiência do capital. Agora, formação brutal de capital, que é o que interessa mesmo, não houve revolução alguma.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Tu-dum-pá

guschard
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Entenda o q vc quiser. Eu coloco o viés que ninguém colocou. O crescimento de 9% é ótimo, mas realmente sobre uma base deprimida. Já o de 2,7% não é sobre uma base deprimida, e ainda assim é um ótimo resultado!

É exatamente disso que eu to falando. Num é questão de ser sustentável ou não. Foi o crescimento de um trimestre, e você está dando mesma importância que um ano para ele.
E como eu já falei, a economia ainda está em fase de recuperação, portanto crescimentos assim ainda são esperados.

Outro fator que eu não citei antes mas é muito importante é levar em conta a metodologia que foi usada nos cálculos.
A série do PIB possui uma sazonalidade. O primeiro trimestre tem o PIB mais baixo, e vai crescendo ao longo do ano até o último. Esses cálculos foram feitos após tirar essa sazonalidade, com base na série de tendência. O modelo utilizado nesse caso estima o PIB atual em uma combinação entre o PIB do semestre anterior e de 2 semestres atrás (um ARIMA(2 1 0)(1 1 0), para os interessados). O período de 09-I à 09-IV foi um período de rápida recuperação, e o modelo captou essa tendência, superestimando muito o PIB de 2010-I.

Portanto, o que foi dito pela imprensa é a verdade. O crescimento foi de 9% e ocorreu por causa de uma base deprimida do ano passado. O crescimento "real" que teríamos, caso não tivesse essa diferença é muito difícil de ser obtido, principalmente agora que acabamos de passar por isso. Simplesmente anualizar a taxa dada não é o caminho correto, talvez por isso que ninguém tenha feito.

Kensei
Veterano
# jun/10
· votar


E pra quem quiser entender um pouco mais a Entrega, tb conhecida como processo de privatização, ou fim da era vargas, leia o Ronaldo Gonçalves da UFRJ

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Kensei
atrelado a selic de 45% (acho q chegou a 45 mesmo) era necessário se financiar.

Chegou a 41,74% a média mensal em março de 99. Ou seja, deve ter chegado a uns 42 ou 43 em algum momento ali.

Ou seja, IED muito meia boca, com ganhos de capital oriundos muito mais por conta de reestruturação, aumentando a eficiência do capital. Agora, formação brutal de capital, que é o que interessa mesmo, não houve revolução alguma.


Mas estrangeiros comprando títulos públicos entra como IED?

Sempre achei que não. Bom saber!

guschard
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
Eu estou questionando muitas coisas que o PIB nem leva em conta, como o trabalho de uma dona de casa por exemplo. Mais importante que isso, estou questionando o próprio fato do crescimento/desenvolvimento econômico ser tratado como um positividade. E nem é a questão da distribuição de renda [muito embora também seja], mas o fato que esse desenvolvimento ainda é o espólio colonial por outras vias.

Estou, enfim, tentando invalidar todo o plano de discussão.


Por isso que eu falei que a análise do PIB sozinho não leva a nada. O PIB é uma análise puramenta econômica. Quanto dinheiro a dona de casa movimenta por estar sendo dona de casa??? Se quiser analisar outras coisas, existem outros índices. O PIB mede o nível de renda geral da economia.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


guschard
Portanto, o que foi dito pela imprensa é a verdade. O crescimento foi de 9% e ocorreu por causa de uma base deprimida do ano passado. O crescimento "real" que teríamos, caso não tivesse essa diferença é muito difícil de ser obtido, principalmente agora que acabamos de passar por isso. Simplesmente anualizar a taxa dada não é o caminho correto, talvez por isso que ninguém tenha feito.


Mas a sazonalidade removida só considerou o ano de 2009? Acho que não. Por isso que a alta da estimativa não é tão grande assim.

E mesmo com essas questões consideradas, ainda assim o Brasil foi, disparado, o que mais cresceu fora da Ásia. E isso com um câmbio supervalorizado^e uma taxa de juros altíssima, o q afeta em muito as exportações. Ou seja, se esses fatores já tivessem sido mudados pelo governo, o crescimento seria ainda maior!

Kensei
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Mas estrangeiros comprando títulos públicos entra como IED?

Não entra não man...

guschard
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Mas a sazonalidade removida só considerou o ano de 2009? Acho que não. Por isso que a alta da estimativa não é tão grande assim.

Sim, só considerou o ano de 2009. A construção do modelo levou em conta toda a série. Já a aplicação dele levou em conta apenas o ano de 2009.

E mesmo com essas questões consideradas, ainda assim o Brasil foi, disparado, o que mais cresceu fora da Ásia. E isso com um câmbio supervalorizado^e uma taxa de juros altíssima, o q afeta em muito as exportações. Ou seja, se esses fatores já tivessem sido mudados pelo governo, o crescimento seria ainda maior!


Daí já não é da minha conta, já falei que não to aqui pra discutir política. Só falei pra tomar cuidado com os dados que você cita porque esses dados "mastigados" tem algumas características que as pessoas não levam em conta, como praticamente em qualquer análise estatística.

r2s2
Veterano
# jun/10 · Editado por: r2s2
· votar


Kensei
E pra quem quiser entender um pouco mais a Entrega, tb conhecida como processo de privatização, ou fim da era vargas, leia o Ronaldo Gonçalves da UFRJ


O BRASIL ENDIVIDADO

Isso aqui?

guschard
Sim, só considerou o ano de 2009. A construção do modelo levou em conta toda a série. Já a aplicação dele levou em conta apenas o ano de 2009.


Q merda. Para mim, toda sazonalidade considerava sempre mais que um período, justamente por causa de fatos que fujam à regra no período que serve de base.

Daí já não é da minha conta, já falei que não to aqui pra discutir política. Só falei pra tomar cuidado com os dados que você cita porque esses dados "mastigados" tem algumas características que as pessoas não levam em conta, como praticamente em qualquer análise estatística.

Anotado o recado. Valeu!

guschard
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Q merda. Para mim, toda sazonalidade considerava sempre mais que um período, justamente por causa de fatos que fujam à regra no período que serve de base.

Sim, foi o que eu falei. Na construção do modelo, isso é levado em conta, mas na aplicação não. É mais ou menos assim:

PIB(2010-I) = x.PIB(2009-IV)+y.PIB(2009-III)

Não nessa forma, o modelo usado é bem diferente. Mas a forma como ele calcula o PIB de 2010-I foi baseada apenas em dados de 2009 mesmo. A série inteira é utilizada para encontrar os coeficientes x e y.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


guschard

Valeu!

Excelion
Veterano
# jun/10
· votar


Não sei porque começou essa discussão de governo FHC x gover Lula.

Tudo que falei é que FHC não foi tão ruim quanto dizem, só ressaltam os pontos ruins.

Mas aí começou isso aí de competição entre governos...

EternoRocker
Veterano
# jun/10
· votar


Sempre o Lula... sempre os lulistas... Sempre o FHC... bla bla bla... Sempre os mesmos argumentos... sempre as mesmas discussões que terminam assim que se desliga o pc...

Lula é o ignorante... FHC é o administrador de SimCity que não sabe por a mão na massa...

"O cego na fronteira... filósofo da zona... (...) acredito em tanta coisa que não vale nada."

stevevai74
Veterano
# jun/10 · Editado por: stevevai74
· votar


Quanto mais o PIB cresce mais aumenta a desigualdade social nesse país hehehe historicamente é um fato... o Brasil não vai ficar mais rico ... sim uma pequena parcela que domina, explora e controla todo o resto do Brasil

Kensei
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Que boiada hein man, só passar para o e reader

Zandor
Veterano
# jun/10
· votar


Quanto mais o PIB cresce mais aumenta a desigualdade social nesse país hehehe historicamente é um fato... o Brasil não vai ficar mais rico ... sim uma pequena parcela que domina, explora e controla todo o resto do Brasil



"É preciso fazer o bolo crescer para depois dividir!"

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10 · Editado por: Black Fire
· votar




Quanto mais o PIB cresce mais aumenta a desigualdade social nesse país hehehe historicamente é um fato


Na verdade o índice Gini brasileiro vem caindo rapidamente.

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,desigualdade-social-e-a-me nor-desde-2002-aponta-ipea,413529,0.htm

Dogs2
Veterano
# jun/10
· votar


Quanto mais o PIB cresce mais aumenta a desigualdade social nesse país

tá louco? a desigualdade mudou e num foi pouco não

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Kensei
Que boiada hein man, só passar para o e reader


Hahaha, passei ontem mesmo e já li! Muito legal, conta toda a história da dívida. Eu não sabia nem um décimo disso. Sempre acreditei naquela que o JK explodiu nossa dívida, mas vi que isso é mó mentira.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Economistas são ótmios em previsões! Vejam o q ele fala a partir dos 43 segundos:



Ok, quem estiver com preguiça, eu transcrevo:

"Como disse o Aécio, é pouco provável que na eleição do ano que vem nós tenhamos uma situação de bonança. Nós vamos estar numa situação complicada, provavelmente".

Realmente, a situação é complicada... mas pq estamos crescendo muito!

21st Century Schizoid Man
Veterano
# jun/10
· votar


Sempre fico exultante quando vejo o Serra na tv, aumento o volume do aparelho, me levanto do sofá, arregalo bem os olhos, esboço um leve sorriso no canto do rosto e começo a bater palmas. Em contrapartida, quando vejo Lula/Dilma/demais aloprados me sobe um asco danado até a garganta que me faz instintivamente cuspir na tv e virar o rosto na direção oposta. Hoje só viro o rosto na direção oposta; minha mãe me proibiu de cuspir na tv.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


21st Century Schizoid Man
Em contrapartida, quando vejo Lula/Dilma/demais aloprados me sobe um asco danado até a garganta que me faz instintivamente cuspir na tv e virar o rosto na direção oposta. Hoje só viro o rosto na direção oposta; minha mãe me proibiu de cuspir na tv.

Meu Deus, isso sim é que é um revolucionário!

Che, morra de inveja!

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


21st Century Schizoid Man

Mas eu já descobri quem é você. Em outro tópico cantaram a pedra e eu não percebi, mas agora já sei.

Você é o professor Hariovaldo, que escreve o blog mais comédia sobre política.

Parabéns, ótimo trabalho!

21st Century Schizoid Man
Veterano
# jun/10
· votar


r2s2
Você é o professor Hariovaldo, que escreve o blog mais comédia sobre política.

Parabéns, ótimo trabalho!



Ahahahaha! Depois do MajorKong, agora eu sou o professor Hariovaldo? Pqp, essa foi a teoria mais escrota que alguém poderia criar em relação a quem eu sou. Cara, com todo respeito que eu (não) tenho por sua pessoa, mas tu é muito retardado, viu?

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


21st Century Schizoid Man
Ahahahaha! Depois do MajorKong, agora eu sou o professor Hariovaldo? Pqp, essa foi a teoria mais escrota que alguém poderia criar em relação a quem eu sou. Cara, com todo respeito que eu (não) tenho por sua pessoa, mas tu é muito retardado, viu?


Obrigado. Isso vindo de você é um puta elogio!

Agora volte lá para o twitter para xingar muito o Lula.



r2s2
Veterano
# jun/10 · Editado por: r2s2
· votar


21st Century Schizoid Man

Vá lá, não perdoa não!

21st Century Schizoid Man
Veterano
# jun/10
· votar


Uhm, gostei do blog do professor Hariovaldo. MUITO OBRIGADO, PELEGO!

Enquete:
O que falta para o TSE cassar a candidata de Lula?

[ ] Coragem;
[ ] Ler a Veja;
[ ] Compromisso com os homens bons;
[ ] Ler o Noblat;
[ ] Abandonar o comunismo.

Marquei todas, menos abandonar o comunismo. Picaretas não têm ideologia.

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


21st Century Schizoid Man
Marquei todas, menos abandonar o comunismo. Picaretas não têm ideologia.

Que puta falta de sacanagem isso! Magoei! hahahaha

Mas picareta tem ideologia sim. Ideologia de direita reacionária. Olha só, tem até ranking:

Ranking dos pilantras cassados desde 2000:

1 - DEM - 69
2 - PMDB - 66
3 - PSDB - 58

4 - PP - 26
5 - PTB - 24
6 - PDT - 23
7 - PR - 17
8 - PPS - 14
9 - PT - 10
10 - PV, PHS, Prona, PRP - 1


Uai, PT em nono?

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


21st Century Schizoid Man



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale ressaltar que o PIB brasileiro cresceu 9% no primeiro semestre.