Privatização do ensino superior.

Autor Mensagem
MajorKong
Veterano
# ago/09


Considerando que a economia não suporta dar ensino superior a todos; é um dos setores mais elitizados da sociedade; as melhores universidades do mundo são privadas; ninguém é obrigado a devolver o investimento; entre outras.

Tu é contra ou a favor?

lula_molusco
Veterano
# ago/09
· votar


Contra. Se privatizar elitiza mais ainda a parada, não pelo vestibular mas sim pela mensalidade.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


lula_molusco
Não poderiam existir bolsas, como o PROUNI, que já existe, ou financiadas por instituições particulares, ou então empréstimos estudantis?

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

Tem os dois lados da moeda:

Se privatizar, não só os pobres, mas mt gente n vai ter condição de pagar. Eu, que faço faculdade pública, n teria condições de pagar, além da moradia, mais uma parcelinha de 300/500 reais (qual seria o preço da mensalidade?)

Agora, com as mensalidades, as faculdades provavelmente cresceriam em termos de infra-estrutura, e muitas precisam disso, e qualidade de ensino. Isso se n houvesse muita robalheira.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


_FrEd_
Mas pense que nos EUA, as pessoas se planejam e economizam a vida inteira, e uma grande parcela utiliza o crédito estudantil. Além dos mecanismos que eu citei.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar




Agora, com as mensalidades, as faculdades provavelmente cresceriam em termos de infra-estrutura, e muitas precisam disso, e qualidade de ensino. Isso se n houvesse muita robalheira.


Bobagem, se fosse transformar as universidades públicas em universidades comunitárias(que são obrigadas a reinvestir o lucro na instituição) isso poderia ser verdade, mas transformar em universidades privadas o dinheiro vai pro bolso dos donos, é só ver o que tekm acontecido com as universidades compradas pelo grupo Anhanguera, a maioria eram boazinhas(tipo Uniderp), e estão decaindo, porque a primeira medida desses grupos grandes é reduzir salários e gastos pra maximizar lucros.

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

Eu sei que comparar eh ateh bacana, mas comparar Brasil com EUA em termos de ensino n tem nem como kr... Tanto que se eu pudesse faria questão em economizar para estudar nas faculdades de la.

MajorKong
Veterano
# ago/09 · Editado por: MajorKong
· votar


Black Fire
Você estudaria numa universidade dessas? Eu não.
Aqui as particulares são praticamente limitadas às fábricas de diplomas porque existe concorrência desleal no nicho de excêlência por parte das universidades públicas.

E nada impede que surjam faculdades a partir de instituições sem fins lucrativos.

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire


Bem, eu n estava considerando a venda das faculdades, mas realmente se isso ocorresse seria terrivel pois com certeza não haveria investimento algum... E a tendência seria o ensino piorar..

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Considerando que a economia não suporta dar ensino superior a todos

Pode não ser pra todos. Mas a economia suporta um ensino superior decente sim.


Sou contra.

GuitarUser
Veterano
# ago/09
· votar


Vamos lá.. o Brasil não vai pra frente pq o povo é burro, pronto falei.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker

Pode não ser pra todos. Mas a economia suporta um ensino superior decente sim.


Sim, para uma elite que poderia pagar por ele, mas, ao invés disso, obriga toda a população a carregá-los nas costas.

Aced
Veterano
# ago/09
· votar


Sou contra, apesar de ser um forte candidato para entrar no sitema particular de ensino superior, hahaha.

Acho que nas particulares você encontra exatamente os extremos das classes sociais. Os que tem bolsa no prouni e tudo mais, e os que conseguem pagar quatro mensalidades num só mês.

Só que a maioria das vagas em universidades publicas são ocupadas por alunos de rede particular... então, o que faz com que as universidades públicas sejam o ponto de referência? Eu acho que é porque, apesar de todas as greves e da estrutura ( algumas universidades estão completamente sucateadas), as universidades públicas selecionam melhor os melhores alunos, só os melhores( os que tiveram condições de estudar, pelo menos) conseguem entrar numa universidade pública, tornando o ritmo e a qualidade da aprendizagem maior.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

O que teria de ser feito é uma melhora da água pro vinho no ensino público fundamental e médio.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker

O que teria de ser feito é uma melhora da água pro vinho no ensino público fundamental e médio.


Exatamente. Seria uma oportunidade de gastar os rios de dinheiro ineficaz gasto no ensino superior e ainda sobrava pra aliviar nos impostos.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Aced
Mas os alunos mais preparados não iriam evaporar junto com a universidade pública. Nos EUA, existe tanto a uniesquina quanto Harvard.

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


_FrEd_
qual seria o preço da mensalidade?

Eu faço Engenharia na USP e lá (na USP ou na faculdade de Engenharia, não sei ao certo) dizem que cada aluno custa R$1500 ao governo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

Até que não seria má idéia se o ensino superior fosse privatizado, o público fundamental otimizado e o ensino publico médio fosse profissionalizante... num país que gera empregos.

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


Já eu acho que não só os alunos de universidades públicas não devem pagar nada como também deveriam receber uma ajuda de custo, além das bolsas de monitoria ou IC, por exemplo.

Estudar é um emprego como qualquer outro, você não deixa de estar produzindo para o país.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


E ainda existe a questão moral.

Mesmo que o modelo público fosse mais eficaz(o que, com certeza, não é), porque o plantador de feijão do interior tem que arcar com a formação do aluno de comércio exterior que vai arrumar um emprego na gringa assim que se formar?

erico.ascencao
dizem que cada aluno custa R$1500 ao governo.

Mas isso é numa realidade diferente do livre mercado. Existiria os fatores concorrência, eficiência, lucro, etc.

Aced
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong
Mas os alunos mais preparados não iriam evaporar junto com a universidade pública. Nos EUA, existe tanto a uniesquina quanto Harvard.

Sim, e curiosamente, nos EUA, as piores universidaes são as públicas. Mas lá o processo de formação do ensino foi diferente.

Aqui o negócio é ao contrário, aluno de escola pública faz faculdade particular e o de escola particular faz faculdade pública. Mas vejamos o que vai acontecer com esse novo Enem aí, dizem que para o ano também terão cota de alunos de ensino público para universidades públicas, o que eu acho que seja puro jeitinho, o negócio mesmo seria como o brunohardrocker disse ali.

Uma pergunta só, você estudou em ensino público ou particular?

Aced
Veterano
# ago/09 · Editado por: Aced
· votar


MajorKong
Mesmo que o modelo público fosse mais eficaz(o que, com certeza, não é)

discordo em parte. Você está falando em que sentido? Estrutura? Corpo Docente?

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


porque o plantador de feijão do interior tem que arcar com a formação do aluno de comércio exterior
Porque o plantador de feijão também se beneficia com o trabalho de um aluno de comércio exterior formado, bem como toda a sociedade.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Aced
Uma pergunta só, você estudou em ensino público ou particular?


Estudei em escola particular* e estudo numa universidade pública.

* Alguns anos com bolsa toltal. Viram? Essas coisas não existem só no campo das idéias.

guschard
Veterano
# ago/09
· votar


Eu faço Engenharia na USP e lá (na USP ou na faculdade de Engenharia, não sei ao certo) dizem que cada aluno custa R$1500 ao governo.
1500 reais por mes para uma instituição sem fins lucrativos e bem administrada da pra manter um nivel de ensino mto bom e pesquisa de boa qualidade tbm...

o problema das faculdades publicas eh a administração, q eh MTO ruim... c der esse dinheiro no setor privado, com certeza seria possivel atingir um padrao de qualidade maior...

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Aced

discordo em parte. Você está falando em que sentido? Estrutura? Corpo Docente?


No sentido de princípios mesmo. Quem visa o lucro vai sempre administrar melhor o dinheiro que o estado.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


GProtti

Porque o plantador de feijão também se beneficia com o trabalho de um aluno de comércio exterior formado, bem como toda a sociedade.


Se ele visse vantagem nisso, ele poderia doar algum dinheiro pra alguma instituição de bolsas. E, como eu disse, não exitem garantias pra que o aluno retorne o investimento.

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


Se ele visse vantagem nisso, ele poderia doar algum dinheiro pra alguma instituição de bolsas.
Mas então chegaria uma época em que a saúde pública estaria enfrentando uma grande crise. Ele teria que pensar nisso e passar a enviar esse dinheiro para uma outro orgão. E assim em diante...

Isso não é muito parecido com o sistema de impostos pra você?

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
Cara muito legal isso que você falou....... la em Londres as escolas não ensinam você a desenvolver formulas e formulas de fisica, desmembrar cadeias de hidrogenio, e desenvolver calculos cabulosos de matematica, la voce aprende a ser adulto, a se portar em sociedade, a saber lidar com obstaculos da vida, ensinam historia, geografia, filosofia, sociologia, linguas e matematica basica, dai quando o aluno termina o ensino medio, ele não ingressa na faculdade direto, ele vai fazer estagios e trabalhar naquilo que quer ser pra ter certeza se eh isso quer quer trabalhar, por exemplo alguem que quer ser medico, dai vai aprender num hospital e estagiar la uns 2 anos, depois quando a pessoa tem certeza e ja conhece a area ela entra na universidade pra se profissionalizar mesmo e aprender toda a parte teorica. Aqui no Brasil nego enfia na tua goela tanta coisa estupida e inutil no ensino medio, dai quando você termina o ensino medio, muitos mal sabem o que querem ser, dai tem que ralar pra entrar numa universidade publica, dai você perde mais 1 ano de cursinho se matando nas mesmas materias inuteis pra entrar num curso que não tem nada a ver com essas materias e as vezes descobre que não eh isso que você quer.... dai quando você sai da faculdade, não tem experiência nenhuma e tem que dar o rabo pra arranjar um trampo decente, porque soh sabe teoria. Eh foda mas essa eh nossa realidade.

Aced
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

Curiosamente, eu vi seu perfil antes e creio que você seja da mesma cidade que eu. Então provavelmente está ciente que as universidades públicas daqui ainda são referencia. Existem uma série de motivos, dentre os quais, no setor particular você tem que escolher entre os professores bons e os ruins. Acontece que a busca pelos bons professores é muito grande, e as vezes você não consegue sua vaga para assistir a uma aula. Já no setor publico isso não ocorre.

Eu também tenho bolsa, estudo em escola particular e vejo que existe muito vagabundo, riquinho que não está nem aí pra vida e gente interessada mesmo, que procura dar o máximo pra entrar em uma universidade pública. Acredito que tenha bons e maus alunos nos dois setores, e isso vai da consciencia de cada um.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Privatização do ensino superior.