Privatização do ensino superior.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


ZXC
onde a qualidade se faz obrigatória, pela própria procura do mercado e está intimamente ligada a queda das mensalidades

Ah, então estamos falando de privatizar as universidades norueguesas, porque no Brasil os estudantes procuram a universidade mais barata, mais fácil de passar e com o currículo mais fácil(tenho ex-colegas que foram pra uma universidade de SC lixão, que não vou dizer o nome, porque achavam mais fácil de se formar lá).

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
Existem todos os tipos de necessidades. Não sei você, mas eu nunca iria para uma universidade lixão se tivesse outra opção.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


MajorKong
Eu também não iria, o único porém é que, se numa possível privatização, se multipliquem as universidades lixo e baratas, e elas absorvessem um número muito grande de alunos(que é o que acredito que aconteceria), talvez as universidades boas, mais caras e mais difícil de se formar, não sejam sustentáveis por falta de aluno.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
porque no Brasil os estudantes procuram a universidade mais barata, mais fácil de passar e com o currículo mais fácil

Por isso que o mercado está cheio de imbecis formados. ahaha

Quando aumenta a concorrência, existem fatores que supostamente podem trazer a clientela, e alguns deles são a queda dos preços e o aumento da qualidade. Pois o consumidor procurará o que lhe oferece qualidade e preço não? Isso é praticamente uma regra do mercado...do comércio...e as instituições de ensino particulares assim o são...ou não?

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
Não há nenhum motivo pra acreditar nesse cenário.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


ZXC
Pelo que eu observo no meu ambiente acadêmico, conversando com amigos meus que tão na faculdade, meus colegas e etc, o que eu percebi é que a grande maioria não está nem aí pra qualidade do ensino, o que importa é que seja barato e seja fácil de passar, eu estudo em uma instituição particular(teoricamente filantrópica), já estudei em outra anteriormente, e vi várias vezes gente pedindo pros professores relaxarem o currículo, fazendo ameaças de abandonarem a universidade se pegarem dependências, até já vi gente que abandonou mesmo, que foi pra instituiçõezinhas porcas que vendem diploma(como eu já tinha dito), por isso eu não acho que instituições de qualidade sejam sustentáveis enquanto houver essa multiplicação de uniesquinas, e acho que a venda de universidades públicas só geraria essa multiplicação, porque os grupos que tem dinheiro pra comprar universidades grandes são esses donos de uniesquinas que o maior investimento que fazem é contratar artistas da record pra propaganda e cursos de pós-graduação à distância em todo lugar.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
mais caras e mais difícil de se formar, não sejam sustentáveis por falta de aluno.



Bem se dependesse de alunos como esse seu amigo imbecil, é melhor falir mesmo...ahaha
E ainda me estgmatizam de loura burra...ave...ahahah

Mas é claro que não...conseguindo manter a qualidade, continuariam mantendo seus alunos...aqueles que realmente querem se formar com brilhantismo, não alunos como esse seu amigo que quer levar a faculdade nas coxas...ahahah
Agora aqueles lixões, deveriam mesmo fechar, será bom fazer uma limpeza mesmo. A educação está precisando disso.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
De novo. Existe uma diversidade de nichos.

Enquanto existir a necessidade por pessoas altamente qualificadas e alunos determinados a enfrentar uma formação pesada, vai haver alguém para atendê-los, a fim de ganhar dinheiro.

Lembre-se que a sua realidade não é o universo. Na universidade pública atual, esses tipinhos sem visão são minoria.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


ZXC
O pior é que não é "esse meu amigo" são "esses", o grande porém é que talvez os alunos que não querem apenas se formar pra ter diploma podem não ser um número suficiente pra evitar que a instituição quebre por concorrência desleal. Ao meu ver, pra tal privatização funcionar e o ensino de qualidade ser mantido, teria que haver uma reforma muito grande, o MEC deveria ser muito mais rígido na avaliação, é muito fácil abrir cursos no Brasil hoje, e a média requerida pro curso se manter em funcionamento também é completamente ridícula, sem contar que os financiamentos e bolsas deveriam dar preferência pras instituições mais bem qualificadas(não como hoje em dia que o governo tem milhares de bolsas sendo distribuídas em cursos da Unip que nem deviam funcionar mais), mas pra fazer essa reforma o interesse em jogo é muito grande, as uniesquinas pagam muito imposto e geram muito emprego, por isso duvido que o governo faça qualquer mudança grande, mesmo a longo prazo.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


MajorKong
O grande problema é que com a multiplicação das unesquinas, universidades de médio porte e mais ou menos decentes, que hoje em dia funcionam porque os alunos tem poucas opções mais fáceis(como a minha), talvez não fossem mais sustentáveis, e o ensino de decente ficasse restrito à universidades grandes e caras, como as PUCs da vida.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
Você está esquecendo do filtro do mercado.

Qual seria a necessidade de uma leva de bacharéis de direito que não conseguem passar na OAB ou em concursos bem pagos.

As universidades de boa qualidade são uma necessidade atual. Pessoas em cargos qualificados são mais que alguns gatos pingados.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
o ensino de decente ficasse restrito à universidades grandes e caras, como as PUCs da vida.

Algo natural e não necessariamente danoso.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


E a multiplicação de uniesquinas já é um fato consumado.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


MajorKong
O mercado filtra quando tem pra filtrar, se a qualidade do ensino decair as empresas vão contratar gente menos qualificada. Sem contar outros inconvenientes, como por exemplo, como e porque uma universidade privada bancaria pesquisas necessárias para o país, mas caras e que não geram lucro?

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire

Estou falando de gente normal...de pessoas que realmente desejam aprender, não de vagabundos. Essas coerções me surpreendem...sou professora acadêmica e nunca ouvi falr num troço desses...devem ser lixões mesmo, da pior espécie. ahaha

Agora quando a pós feita a distãncia...eu mesmo estou fazendo um mestrado semi-presencial de Ética e Filosofia Política e estou adorando. Já fiz algumas pós também achei bem satisfatória. Evidente que existem áreas que não permitem... mas no meu caso.

Quem deseja estudar o faz em qualquer lugar, em qualquer hora, do modo que lhe é permitido e possível, agora vagabundos são outras histórias...ahahah

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


ZXC
Tô falando de pós a distância que o principal atrativo é a Regina Casé num panfleto, que tem se multiplicado por aí. Pior que a maioria das pessoas da minha universidade atual são lixões iguais a esses aí. Eu tenho que discordar em parte que é possível aprender em qualquer lugar e qualquer hora, isso pode valer pras ciências humanas, mas existem cursos que sem laboratórios caros não há como aprender.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire
e a qualidade do ensino decair as empresas vão contratar gente menos qualificada.

Isso é absurdo. Uma multinacional que precisa de um egenheiro pra um função importante não vai se contentar com qualuer um. Eu não iria querer um neurocirurgião formado numa Unifastfood operando meu cérebro.

porque uma universidade privada bancaria pesquisas necessárias para o país, mas caras e que não geram lucro?

Da mesma forma que ocorre nos EUA, o maior gerador de ciência da atualidade: pelo financiamento de empresas, interessadas ou como forma de conseguir prestígio e melhor formação de alunos e professores.

A radiação cósmica de fundo (existe pesquisa mais pura que essa?). Foi descoberta com contribuição de Princeton e do Bell Labs.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


Vou dormir, flw

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


MajorKong

Isso é absurdo. Uma multinacional que precisa de um egenheiro pra um função importante não vai se contentar com qualuer um. Eu não iria querer um neurocirurgião formado numa Unifastfood operando meu cérebro.


Sim, mas essa necessidade é pequena proporcionalmente ao mercado, esse engenheiro vai sair duma PUC da vida.


Da mesma forma que ocorre nos EUA, o maior gerador de ciência da atualidade: pelo financiamento de empresas, interessadas ou como forma de conseguir prestígio e melhor formação de alunos e professores.


É um tanto ridículo tentar comparar a realidade americana com a realidade atual e hipotética brasileira.

Agora vou-me.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire

Você está criando espantalhos: colocando como empecilho problemas não necessariamentes intrísicos do modelo, como o fato de existir gente vagabunda. Assim como está colocando como improvável situações que já são realidade.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire

Foi uma fala simbólica....com referência ao vagabundo, e não a locação de uma instituição.
De qualquer modo eu disse....Evidente que existem áreas que não permitem...

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Black Fire

Sim, mas essa necessidade é pequena proporcionalmente ao mercado, esse engenheiro vai sair duma PUC da vida.

Não sei qual seria o motivo de ter uma leva de profissionais qualificados sem que houvesse demanda pra isso. Correção de distorções: mais um ponto pro modelo livre.

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


Esse tópico me lembra os comentários que postaram na página do globo quando fizeram a matéria sobre bolsas de doutorado no exterior que o governo deu. Muita gente dizendo mimimi, que poderiam sustentar não sei quantas famílias com o dinheiro com o qual se mantinham os doutorandos no exterior...

Será que todo mundo é tão imediatista assim? Não conseguem ver a importância que é para o país capacitar trabalhadores intelectuais?

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


GProtti
Apenas acredito que não há necessidade de que o governo controle isso. Se há demanda, o mercado irá suprir.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, nem por isso vamos criar redes de padarias estatais.

guschard
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong
como eu falei antes, se a grana q o governo gastasse com educação fosse dada na mão do setor privado, e fosse estabelecido um padrão de qualidade pro ensino e pesquisa, com certeza seria possível obter melhores resultados (aumento de vagas, mantendo a qualidade, etc), isso pq a administração de universidades publicas eh mto ruim
e, d qq jeito, apesar de ser o centro das pesquisas no brasil, a USP eh fraca em relação as universidades gringas...

uma das causas disso eh q o incentivo pra uma empresa patrocinar pesquisas no brasil eh mto baixo... primeiro pq as grandes empresas sao, em grande parte, filias de multinacionais que patrocinam pesquisas la fora... segundo pq pesquisa eh um investimento incerto de longo prazo e, no brasil, as empresas buscam mais lucro imediato do q nos EUA... apesar disso, a pesquisa ainda eh essencial para o crescimento de longo prazo de um pais... o brasil pode ate crescer com a pesquisa dos outros, mas nunca vai chegar a ser uma potencia enquanto agente ficar dependendo disso...

ainda nao consegui me decidir realmente sobre privatização do ensino superior, mas acho o modelo atual um lixo...

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


guschard

Talvez a economia brasileira não esteja preparada mesmo pra ser um grande pólo de pesquisa. Não adianta colocar o carro na frente dos bois. Não é a educação de qualidade e a pesquisa que levam a uma economia próspera, como o Cristovam Buarque quer fazer acreditar e muita gente compra. É algo simbiótico.

Não adianta ter uma grande produção científica se não existe mercado para absorvê-la. Foi o que aconteceu na União Soviética. tudo era destinado à pesquisa bélica. Aqui o governo direciona para energias alternativas, amazônia, fitoterápicos, coisas que tão na moda da política e que intressam às estatais. Será que é realmente necessário?

A melhor forma de pôr à prova é pulverizar a iniciativa na mão dos indivíduos interessados. Se houver demanda, haverá pesquisa, senão qual seria mesmo necessidade de haver?

guschard
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong
Talvez a economia brasileira não esteja preparada mesmo pra ser um grande pólo de pesquisa. Não adianta colocar o carro na frente dos bois. Não é a educação de qualidade e a pesquisa que levam a uma economia próspera, como o Cristovam Buarque quer fazer acreditar e muita gente compra. É algo simbiótico.

não discordei disso em nenhum momento... eu acho q oq vc falou ta certo... o brasil nao ta num estagio em q somente a educação vai trazer progresso... isso eh besteira msm...

oq eu to falando eh q, vai chegar uma hra (ou eu espero q chegue, pelo menos) em q a evolução industrial nao vai mais ser suficiente, e vai ser necessaria evolução intelectual...

privatizando as universidades agora, vc vai sacrificar oq pode ser, no futuro, a fonte do nosso crescimento... por isso tenho um pé atras em relação a privatizacao d universidades...

a proposito, vc estuda/estudou economia ou alguma coisa relacionada??

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


Apenas acredito que não há necessidade de que o governo controle isso
Manter "cérebros" é uma necessidade estratégica do país, assim como manter o poder bélico.

Kensei
Veterano
# ago/09
· votar


Sou a favor.

A garotada aqui do Fórum que conseguiu entrar em uma Universidade Pública, e que veio de ensino médio público, é exceção. Ponto fora da curva.

Universidade Pública, via de regra é lugar cativo das elites. O pessoal oriundo das escolas públicas acaba caindo nessa teia de faculdade privadas vagabundas. Vagabundas e vagabundas.

Todo ano divulgam as disparidades dos gastos por aluno do ensino fundamental e da USP, é uma vergonha. Na minha opinião tal recurso deveria ser investido no ensino fundamental.

Em teoria, teríamos um ensino de qualidade para todos. Aos seus 17, 18 anos a mulecada competiria em condições de igualdade para concorrer a uma boa universidade privada, que com certeza ofertaria bolsas aos mais esforçados, aos "cotistas" e ao escambau a 4.

GProtti
Veterano
# ago/09
· votar


Certa vez, conversando com um professor de uma universidade americana, ao explicar o sistema de ensino superior no Brasil recebi a seguinte resposta:
"Então quer dizer que no Brasil, mesmo que você seja pobre, se for muito esforçado conseguirá ter oportunidades? Isso é muito bom!"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Privatização do ensino superior.