REUNI - Plano de reestruturação da Universidade Pública. (R.I.P. Ensino Público Superior)

    Autor Mensagem
    Adrianodevil
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Adrianodevil


    PQP!
    Hj eu fiquei sabendo que a universidade em que eu estudo (UFMS - Federal do Mato Grosso do Sul) irá aderir ao REUNI...
    Esses malditos querem sucatear ainda mais o ensino superior?
    Para quem não conhece o plano, eu vou resumi-lo de forma breve...
    Ao aderir ao REUNI, a Universidade que eu estudo deve cumprir algumas metas para que haja um aumento de 20% na receita que a Universidade recebe...
    Beleza! Alguns podem pensar... Ao aderir ao plano a receita irá aumentar, o que irá resultar em melhorias para a estrutura da Universidade... Agora vejam algumas das incríveis propostas do nosso governo para que a Universidade possa aderir ao plano e ter aumento na receita:

    aumentar a razão de 18 estudantes de graduação por professor que segundo a estatística do MEC/INEP é equivalente à que se verifica em média nas superlotadas classes do Ensino Médio nacional.

    Para tal, a Universidade deve aumentar o número de vagas para ingressos e aumentar o número de concluintes. A taxa para concluintes deverá chegar aos 90% para adesão ao plano. Isso permitirá uma expansão de 89% nos ingressos e de 182% nos concluintes.

    Agora cá entre nós...

    O serviço dos docentes, que em muitos casos já é de péssima qualidade, iria piorar plausivamente pois estes ficariam muito mais sobrecarregados de trabalho...

    Aumentar o número de ingressos com a péssima infra-estrutura que grande parte das Universidades públicas padecem irá apenas sucatear mais ainda o sistema de ensino público superior...

    O aumento drástico no número de concluintes irá formar cada vez mais profissionais desqualificados e saturar os campos de trabalho...

    E agora o mais legal de tudo isso:
    As instituições que não aderirem serão condenadas ao congelamento orçamentário.

    Querem foder de vez com a Universidade?
    =/

    Pra quem quiser saber mais sobre o assunto:

    http://www.andes.org.br/pacote_abril.htm
    http://www.andes.org.br/Informandes24_REUNI.htm
    http://www.andes.org.br/dossie_reuni.htm

    Bog
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Adrianodevil

    Pois é, esse plano é abominável, terrível... e extremamente preocupante para alguém como eu, que segue pela carreira acadêmica. Como é que eu vou dar aulas se for obrigado a passar porcentagens de alunos?

    Caramba, o que vale então não é mais o mérito do aluno, e sim uma estatística? Quando estava na faculdade, tive muitos ótimos professores, que davam aulas desafiadoras. Muitos aluninhos preferiam jogar truco e desistiam das aulas mais difíceis. Puro medo, pura mentalidade infantil, de ver o professor como um inimigo, um carrasco malvado que só quer ferrar aluninhos. Agora vou ser obrigado a passar esses aí só para completar uma estatística?

    Eta manipulação dos números...

    TIO_TEDDY
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Aqui no Rio tá a maior briga por causa disso, teve até invasão de reitoria.
    Eu li muito superficialmente do que se trata, e a maioria de panfletagem estudantil, aí nem conta muito.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/07
    · votar


    Negócio é privatizar essas universidades mal administradas e substituir por crédito estudantil, assim a pessoa pagaria para estudar e quem não quer, ou não pode entrar na universidade não teria que pagar impostos pra algo que não usufrui.

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    sendo no Brasil não me espanta isso, o jeito é ser auto-didata em tudo agora e comprar um diploma, lógico nem todos devem seguior minha idéia

    TaylorBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É , meu rapaz..
    Infelizmente aqui no Rio a UFRJ já aceitou o REUNI!
    Eu estudo na UFF e tá mó ´´quebra-quebra´´ (eu tava até lá)! haha
    Muitos cursos a favor , outros contra! Mas a maioria do pessoal na Reitoria tá a favor tb , o q dificulta ainda mais o nosso lado..
    Podem fazer greve e o q quiser , mas acho q essa porra vai passar logo logo , há não ser q tenha um projeto autônomo viabilizado pela própria faculdade , mas com a reitoria contra vai ficar difícil !

    Adrianodevil
    Veterano
    # out/07
    · votar


    up...

    TIO_TEDDY
    Veterano
    # out/07
    · votar


    TaylorBass
    Infelizmente aqui no Rio a UFRJ já aceitou o REUNI

    Eu estudo na UFRJ e parece que não foi aceita ainda não, o conselho votou e talz, mas ainda falta uma etapa

    Dogs2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Uma merda esse ReUni. Ontem eu fui na manisfestação que rolou em Brasília, na esplanada... foi muito boa, teve muita participação, inclusive foi gente do PSOL e PSTU (embora esses tenham manifestado contra a reforma da previdência, eles se misturaram com a gente).

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Caramba que babaquice...
    Vai virar igual ensino fundamental publico em que não pode reprovar o aluno :X palhaçada

    TASIVA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    hoje na faculdade invadiram a reitoria contra o reuni
    foi true =D

    o reitor foi um grande fdp e grosso, o máximo que conseguiram foi um debate com alguns conselheiros

    Dogs2
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Reuni é uma merda, já fui pra umas manifestações que rolaram contra ele aqui em Brasília, mas pouco adiantou

    TASIVA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dogs2
    é foda, num adianta por que eles enxergam a galera como apenas um incômodo
    sei la mas hoje a reitoria la na ufrj sentiu o drama, o movimento foi muito maior que o do ano passado

    Dogs2
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    TASIVA
    falando em reitoria, eu invadi a reitoria da UnB com a galera huaihauha
    fui o único cara de Música a participar do movimento contra o reitor, eu acho
    Na boa, eu achei que invadir a reitoria teve um lado ruim, porque um bando de gente tá precisando trabalhar. Mas as nossas metas (saída do reitor, leiloar os bens da reitoria e o dinheiro ser investido numa nova Casa do Estudante, etc.) só vai ser cumprido se a gente fizer esse tipo de "radicalismo" entre aspas

    TASIVA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dogs2
    cara o caso do reitor na unb foi foda hein pqp
    esse cara tinha era que levar uma sova
    aqui na ufrj também teve um escandalo do reitor que comprou uma LIXEIRA caríssima MESMO pra ele na reitoria , coisa assim...
    é foda, a galera rala pra entrar numa faculdade dessas e rala pra se manter nela e é tratado feito lixo quando essas coisas acontecem, teve um cara la que deu uma porrada num estudante , nem sei como ele( o estudante) num fez nada né.

    Dogs2
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    TASIVA
    aqui na ufrj também teve um escandalo do reitor que comprou uma LIXEIRA caríssima MESMO pra ele na reitoria , coisa assim...

    porra, então foi igualzinho a aqui na UnB
    o reitor comprou uma lixeira por praticamente mil reais

    Mas o pior de tudo é que quando os calouros universidade, são recebidos por esse sujeito (Timothy Mullholand) na maior cara de pau falando de honestidade e dignidade
    As últimas notícias da UnB é que o reitor pediu afastamento depois de várias assembléias e depois do Cristóvam Buarque aconselhar o reitor a pedir o afastamento. Pra mim é claramente uma estratégia pra ver se os alunos "esfriam os ânimos".

    Gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    ainda bem que a usp num é federal!

    TASIVA
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Dogs2
    é sempre o que eles buscam , que os alunos "esfriem os ânimos"
    aqui o reuni e o plano diretor ( que só colobora com o reuni) são medidas drásticas pra essa universidade, o fim da ufrj na praia vermelha por exemplo, pra serem implantados museus e hospitais particulares...´por exemplo poutz...a transferência de tudo pra ilha do fundão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a REUNI - Plano de reestruturação da Universidade Pública. (R.I.P. Ensino Público Superior)