Um Post Racista By Danilo Gentili

Autor Mensagem
LucasGuitarMaster
Veterano
# jul/09
· votar


e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

ri alto.

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


O pior cego é aquele que não quer ver.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09
· votar


O Brasil ainda está discutindo os conceitos do que é racismo, ao meu ver. Por esta razão existem tantas divergências de interpretação sobre o assunto e algumas pessoas saem por aí a fora acusando pessoas de racismo por suas declarações.
- Vc é racista por que falou isto, ou deu a entender aquilo, e etc...
Enquanto isto adotamos leis que garantem cotas de ingresso em universidade, e que ao invés de promover a igualdade garantem por lei a desigualdade. Sem sequer considerar a capacidade das pessoas independente de cor. Na continuação disto continua difícil distinguir o racismo do classismo, que na minha interpretação soam iguais. Os gordos reclamarão dos bancos de ônibus por que são estreitos, os altos por que os tetos são baixos e a distância entre as cadeiras são pequenas, as mulheres por que possuem menor espaço que os homens e as pessoas de cor diferente que não podemos citar qualquer tipo de comentário para não ser acusado de racismo também.
Sempre haverão os moralistas de plantão para acusarem as pessoas de racismo mesmo sem saber o significado completo do racismo e suas ações, que em muito diferem de alguns comentários que ocorrem por mero acaso.

Minow
Veterano
# jul/09 · Editado por: Minow
· votar


A interpretação que deram pra a frase do cara foi ridícula.

Agora, eu entendo o cuidado especial com essas etnias porque convenhamos, o apartheid "acabou" ontem. Entre aspas porque na África do Sul o "meio termo" só está começando a aparecer, até então só tinha negão from the core e loirinho de olho azul. E em lugares mais reacionários como os estados sulistas americanos essa distinção ainda ocorre de maneira clara e há menos de 20 anos ainda existiam lugares onde pretos não poderiam entrar.

Então, ok. Entendo a delicadeza do assunto. Agora, pra mim racista é quem se reúne pra inventar leis imbecis dizendo que na novela tem que ter pelo menos um preto com "uma profissão de status". Ou que diz que é politicamente incorreto chamar alguém de preto ou de negro, porque a pessoa é afro-descendente ou afro-brasileira.
Porra, se há necessidade desse tipo de lei, assim como a lei das cotas, é sinal de que existe o preconceito por parte dessas pessoas.
O errado é pensar "ele é afro-descendente", mas também é um membro valioso da nossa sociedade."
O certo é concluir "ele é preto", não há mais o que acrescentar. O preconceito existe quando alguém inventa a necessidade de diferenciar, até mesmo pra acrescentar que ele é um membro valioso da nossa sociedade, seja lá o que for.
Infelizmente eu sou ignorante nesse aspecto e não sei diferenciar alguém de etnia bantu ou sudanesa, por exemplo, mas quando alguém fala "fulano é latino", ou "fulano é asiático", dispensa esses não-me-toques.

Então é isso: o escravismo existiu, apartheid, holocausto, bomba de Hiroshima, AI-5 e etc.
Foi e sempre será uma merda, mas nada poderá mudar isso. Agora, ficar mexendo na ferida não vai melhorar, ninguém é especial pelo que aconteceu e nem merece tratamento especial, tirando talvez os que conheceram auschwitz por dentro ou que sobreviveram soweto. Esses merecem no mínimo um pedido formal de desculpas, apesar de que nada irá mudar o passado. De resto, acho que já tá na hora de superar isso né?

maggie
Veterana
# jul/09
· votar


Minow
jimmy vandrake

Vocês estão com tempo, hein.
:)

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


Christhian
Além da piada ter sido bem ruim, faltou bom senso. Daqui a pouco ele começa a fazer piada de judeus decepados e empilhados em valas comuns, alegando que o sofrimento deles não foi maior do que dos gays e gordos.


Forçou hein cara, que mal ha em chamar um preto de macaco, eh uma relação óbvia devido a cor, não devido a inteligência, eh a mesma coisa do que chamar um pescoçudo de girafa como ele mesmo diz, pessoalzinho que eh muito nheinheinhein... agora se dissesse que preto devia ser escravizado, que lugar de preto era na senzala ai sim ele estaria errado...

O problema eh que boa parte dos pretos acha que soh pq tiveram um passado em que foram escravizados devemos sentir pena deles... ah pelo amor de deus neh, gente assim tem mais eh que ser esculachada mesmo...

Falso moralismo eh foda.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/09
· votar


Nojenta essa explicação do Danilo no blog, seria melhor ter ficado calado. Existem piadas e piadas, eu já ouvi muitas piadas de preto que não são ofensivas, assim como piadas de gay e gordo, mas uma coisa é uma piada com trejeitos e esteriótipos(gay escandaloso, judeu pão-duro) e etc, outra coisa é tentar chamar pessoas de uma cor de macaco, que é, e sempre foi, um eufemismo(um tanto quanto claro), pra considerar uma "raça" inferior as demais.

Vick Vaporub
Veterano
# jul/09
· votar


Eu achei a piada inteligente. Ligou um filme clássico ao estereótipo do jogador, e sim, eu ri.

Tiruk
Veterano
# jul/09
· votar



Falso moralismo eh foda.

2

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/09
· votar


culpa dos colorados..

Tiruk
Veterano
# jul/09
· votar


Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?
Err... O homem não veio do macaco, e Darwin nunca afirmou isso ahuehuaehae

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/09
· votar


Forçou hein cara, que mal ha em chamar um preto de macaco, eh uma relação óbvia devido a cor

Aé, nunca usaram macaco como termo pejorativo pra ofender negros.

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Christhian
Além da piada ter sido bem ruim, faltou bom senso. Daqui a pouco ele começa a fazer piada de judeus decepados e empilhados em valas comuns, alegando que o sofrimento deles não foi maior do que dos gays e gordos.

Ué, em algum momento ele fez alguma alusão aos pretos?
Porque eu não vi.
O cara comparou o King Kong com os jogadores de futebol que pegam as loraburras, só.
Preconceituoso é quem já interpreta dessa maneira.

"Fulano é burro."

Aí o cara vai e interpreta como "ele disse que fulano é burro porque é preto."

É a mesma coisa. Exatamente.

Vick Vaporub
Veterano
# jul/09
· votar


Minow

Concordo.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


Black Fire
Aé, nunca usaram macaco como termo pejorativo pra ofender negros.


O que he mais pejorativo:

a) chamar algm de macaco devido a cor.

b) considerar as pessoas da própria cor incapazes de passar em qualquer universidade.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


Black Fire
que é, e sempre foi, um eufemismo(um tanto quanto claro), pra considerar uma "raça" inferior as demais.

eu nunca pensei assim, smp achei q chamavam preto de macaco pq a cor da pele de ambos é parecida

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Fenrisulfr
Forçou hein cara, que mal ha em chamar um preto de macaco, eh uma relação óbvia devido a cor, não devido a inteligência

Junto com a piada então, deveria vir um selo:

'Atenção: Quando eu chamo um negro de macaco só estou me referindo a cor. Quaisquer entendimentos além disso estão veementemente negados desde já'.

E depois da sua defesa, fiquei com dó dele. Que inocência não? Quem poderia imaginar que as pessoas iriam entender a metáfora de uma maneira totalmente equivocada?

Como disseram, pior cego é aquele que não quer enxergar.

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


pior do q a piada, só mesmo a resposta q ele deu.

Nada com nada.

Ele vai arrumar pra cabeça, isso sim.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


Christhian
Junto com a piada então, deveria vir um selo:

'Atenção: Quando eu chamo um negro de macaco só estou me referindo a cor. Quaisquer entendimentos além disso estão veementemente negados desde já'.



Só se a pessoa que ouvir/ ler a piada PENSAR que nem um macaco =]

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Minow
Ué, em algum momento ele fez alguma alusão aos pretos?
O texto dele é auto-explicativo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Rato
pior do q a piada, só mesmo a resposta q ele deu.

Nada com nada.


Pois é.

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Christhian
O texto só existe porque algum imbecil interpretou dessa maneira, começou a alfinetar o cara e precisava de um calaboca.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


3 coisas que se todos adotassem resolveria todos os problemas do mundo:

- Respeito com os outros
- Cuidar da própria vida
- Saber que o que passou, passou

Vick Vaporub
Veterano
# jul/09
· votar


Existem piadas e piadas, de gordos, loiras, judeus, etc...
Essa coisa de tudo o que se fala direcionada aos negros ser preconceito ou racismo acaba por revelar que não existe mais preconceito e racismo do que os próprios negros têm por eles mesmos.

É aquela velha história, se eu ando com uma camisa 100% branco, eu sou um racista filho da puta, mas se um negro anda com uma 100% negro, ele tá no direito dele pelo estigma causado contra sua raça nos anos de escravidão etc etc... Algo que aconteceu tanto tempo atrás e que com essas atitudes super protetoras revivem no tempo atual.

E não acho que o Gentili tenha sido racista, o racismo tá na cabeça das pessoas que enxergaram isso na piada dele.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


tá certo q nao resolveria a gripe suína nem o preço da gasolina

maggie
Veterana
# jul/09
· votar


Fato é que deu repercussão pra ele.
Eu achei a piada muito fraca, só isso.

E pra mim ele é um bom comediante, só foi infeliz dessa vez.
Mas fácil seria pedir desculpas e seguir em frente.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/09
· votar


Ch4p0L1N
- Respeito com os outros
tá certo q nao resolveria a gripe suína nem o preço da gasolina

o preço da gasolina é uma falta de respeito!

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


Ele devia ter ficado quieto, concordo em parte com ele mas agora essa disucssão não vai ter fim

Minow
Veterano
# jul/09
· votar


Até agora eu não entendi porque interpretaram dessa maneira.
Ele não fala de preto em lugar nenhum, ele fala de jogadores de futebol, por causa de um estereótipo.

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/09
· votar


The_Fourth_Horseman
o preço da gasolina é uma falta de respeito!

é msm, então resolveria td

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um Post Racista By Danilo Gentili