Um Post Racista By Danilo Gentili

Autor Mensagem
Jio-kun
Veterano
# jul/09
· votar


SuperGeo

recontrahein?

SuperGeo
Veterano
# jul/09
· votar


Manubio
Vc que não entendeu. Não tem explicação logica mesmo, por isso o exemplo q eu dei ali acima. Filho da mãe é ofensivo, Filho do pai não.

Chamar alguem de Preto trás muito mais coisas por trás, pela forma com que ja foi usada esse tempo todo.

Mila Turunen
Veterano
# jul/09
· votar


O problema dessa discussão é a forma com que se lida com os signos.
Palavras, expressões, e todo tipo de linguagem não possui um sentido inocente, do dicionário, simplesmente do léxico. Há conceitos e preconceitos históricos, diferenças sutis de significado. Há estudos que chegam a ser tragi-cômicos sobre esses assuntos, como sempre que uma mulher é comparada a um animal, a conotação é negativa (vaca, piranha, galinha, cadela).
Agora não me venha dizer que ser comparada a uma vaca é bom, só porque eu gosto de vaqueenhas... :)

Dizer que tem orgulho de ser branco é consideravelmente diferente de dizer o mesmo sobre negro, embora eu ache a colocação estúpida. Mas como tenho conceito questionável até sobre nacionalidade, eu vou calar meus dedos agora. Beijo.

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


SuperGeo
continuo achando besteira, oras, pq o negro deveria se ofender? ele se sente inferior ao branco? Ele é? sabemos que não, oras se tanto faz ser preto ou branco, afinal, isto não define nada, falar Seu preto! ou Seu Branco é exatamente a mesma coisa, se ele se ofende é pq se sente inferior, ou pq acha que os brancos vêem eles assim, o que é um aburdo.

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


Mila Turunen
Se bem que tem mulheres que gostam de ser chamadas de cachorras.... ^^

SuperGeo
Veterano
# jul/09 · Editado por: SuperGeo
· votar


Manubio
Eu concordo contigo que na verdade não deveria fazer diferença chamar Preto ou Branco. São somente cores, etc etc.

Mas o problema é que quando alguém chega e fala SEU PRETO, as pessoas sabem que existe uma conotação negativa por trás. Simplesmente isso.

ou pq acha que os brancos vêem eles assim, o que é um aburdo.

Não é absurdo não, tem mtas pessoas com essa visão (Não a maioria claro, mas tem).

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


ZXC

Sim concordo que o racismo, na verdade qualquer tipo de preconceito é sim um absurdo... a questão é que hoje tudo vira motivo para polêmica, você é mulher, provavelmente o maior alvo de preconceito que existe na sociedade hoje, entende bem a questão.

O problema é quando o ser que antes era alvo de preconceito passa a ter autocomiseração, ninguém nega que os negros sofreram abusos no decorrer da história, assim como outras raças, mas isso não lhes dá o direito de se fazerem de vitimas, de intocáveis...

Ao meu ver, a grande questão não é se preconceito é ou não aceitável, pq é simplesmente de uma idiotice impar esse questionamento, mas sim os parametros que o indentifica, e, principalmente, até que ponto as pessoas que sofrem com o preconceito não são ao mesmo tempo responsáveis por ele.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


Mila Turunen
Agora não me venha dizer que ser comparada a uma vaca é bom, só porque eu gosto de vaqueenhas... :)


Penso pelo lado positivo... na India vc seria sagrada.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


SuperGeo

Apesar de vc nao conseguir se explicar eu entendi o que vc quis dizer... agora imagina esse caso:

Vc chega numa mesa de bar onde há 4 amigos, um polaco, um índigena, um asiático e um negro... ai vc começa a cumprimentá-los:

"E ai branquelo, fala vermelhinho, fmz oh amarelo..." ai vc vira pro negro e fala "tudo bem João"... tbm não foi um puta preconceito NÃO chamá-lo de preto?

Carpano-Jr.
Veterano
# jul/09
· votar


Puta que pariu, minha vida toda fui chamado de alemão, branquelo, etc e não posso chamar alguém de preto.

SuperGeo
Veterano
# jul/09 · Editado por: SuperGeo
· votar


Fenrisulfr
Seria. Aliás nesse caso se chamasse "E ai pretinho!" não ia ser preconceito. Da mesma forma que uma avó fala pro neto "Meu neguinho!".

O ponto é que chamar a pessoa de preto PODE ter um sentido pejorativo.

O problema é que quando vc chega e chama alguém de preto sem deixar claro que não é de forma pejorativa, é compreensível se o cara ficar ofendido. A mesmíssima coisa vc chamar o cara de Balofo.

Mahasiah
Veterano
# jul/09
· votar


Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco

mas que burrico...

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


SuperGeo
O problema é que quando vc chega e chama alguém de preto sem deixar claro que não é de forma pejorativa, é compreensível se o cara ficar ofendido. A mesmíssima coisa vc chamar o cara de Balofo.

Ou chamar de branquelo.

ZXC
Veterano
# jul/09
· votar


Mila Turunen
Agora não me venha dizer que ser comparada a uma vaca é bom

É questão como eu disse é cultural mesmo....na India por exemplo a vaca é uma animal sagrado, mais valioso que a mulher. Lá por ser chamada de vaca, tem significância de valorosa, de importância suprema.
Para mim, o que importa mesmo não é a significância do léxico, mas sim da conotação que é dada no momento do chamamento.

Fenrisulfr
O negro absorveu essa inferioridade e sente-se realmente inferior, como comanda nossa cultura. A raça branca trás mesmo que velada, a condição cultural de superior, como o negro que veio já para cá escravizado, ainda carrega em si esse absurdo estigma.

De verdade o homem nunca soube com conviver com as diferenças...sempre rejeitou aquilo que não reconhece em si mesmo né? A história está lotada de intolerâncias desse tipo....

Muitas pessoas já sofreram no mundo pelo racismo e preconceito. Temos exemplos como a própria escravidão forçada dos africanos e mesmo depois de libertos ainda se viram vítimas do apartheid; o nazismo com sua perseguição aos judeus e a luta racial pelo poder em Ruanda, e blá, blá...Se a história nos ajuda a aprender com os erros do passado, alguém está deixando de ler...ahahah

Mesmo o mundo vivendo em sociedades mistas, algumas pessoas ainda insistem em esteriotipar grupos como inferiores. Não falo somente daquele preconceito da pele...mas das discriminações de sexo, religião, cultura, idade, classe social, deficiência física, etc.

Li uma pesquisa feita no Datafolha que dizia que 89% dos brasileiros afirmam que existe racismo no Brasil....entretanto apenas 10% admitiam esse racismo. O preconceito racial no Brasil é mesmo um fenômeno difícil de se compreender, perceber e enfrentar, pois existem as cordialidades mascaradas que dão a impressão que o racismo inexiste nesse país.

Já fomos condenados no passado em muitas bibliografias pela nossa mestiçagem e por conseguinte, pelo racismo acoplado nas entrelinhas dessas falas.

Negros sempre foram tratados como intelectualmente incapazes e como serviçais...diante da enganosa superioridade branca e isso vem interferindo historicamente, na práticas das desigualdades, do preconceito e do racismo. Rubens Fonseca e Nietzsche tinham razão quando diziam que o problema do preconceituoso é a convicção...convicção que existe de verdade uma raça superior a outra. Uma verdadeira estupidez que vive entre nós, sem trégua.

Infelizmente, falas como de Thomas Huxley, seguidor de Darwin, ainda vivem entre nós como paradigmas sociais...."Nenhum homem racional, conhecedor dos factos, acredita que o negro comum é igual, e muito menos, superior que o homem branco" . Triste né?
Embora todos neguemos, nosso país está realmente imerso numa realidade sócio-cultural historicamente racista....e esse preconceito medíocre, se estende a todos os setores, impedindo a ascensão social dessas classes ou grupos, levando-os a viverem a margem da sociedade como resultado dessa mazela, ou mesmo a um processo de marginalização pelas condições sociais a que são submetidos.

Li num livro de More, que atualmente no Brasil, os afro-descendentes apresentam os piores índices de desenvolvimento humano do planeta....é o fim né?

SuperGeo
Veterano
# jul/09
· votar


Fenrisulfr
Faz assim, dá um belo esporro gritando "Tinha que ser branquelo!" prum cara branco e o mesmo berro "Tinha que ser preto!" prum cara preto.

Se vc me disser que sentiu o mesmo peso nos dois casos, eu paro e dou toda a razão pra vc.

Mahasiah
Veterano
# jul/09
· votar


A culpa é da igreja.

Bob do recife
Veterano
# jul/09
· votar


Reparem: na piada do KingKong nao disse a cor do jogador. Disse q loira saiu c/ cara pq e famoso. A cabeca de vcs q tem preconceito hein12:53 AM Jul 26th from UberTwitter

by: Danilo Gentilli..




eu acho um besteirol esse negocio de denuncia por racismo..
pode se brincar com tudo.. menos com negro.
aff ¬¬

Fahrenheit
Veterano
# jul/09
· votar


"FUCK YOU, FUCK TU, FUCK TODO MUNDO"

Leblues
Veterano
# jul/09
· votar


Fato é: já encheu o saco essa porra de negro ficar se fazendo de vítima em tudo, quando vejo um negro dizendo: amo minha raça, faço tudo pela minha cor, meu povo, na verdade estou vendo um imbecil que SE AUTO SEGREGA da sociedade que vive, se auto coloca num patamar abaixo, já deu o que tinha que dar essa porra toda, quando conto uma piada de negro e alguém vem me xaropar eu já mando:" beleza então não faça piadas de loira, nem de judeu, nem de advogado, nem de caipira, nem de bêbado e nem de Joãozinho porque são todos seres humanos como os negros e vocês estão sendo preconceituosos e agressivos para com eles".

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


Leblues

Ahhhhh nao... vc voltou???? <o>

PQP, estragou meu dia.

Leblues
Veterano
# jul/09
· votar


Fenrisulfr
pois não, te conheço??? não me lembro da vossa persona!!

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Fenrisulfr
Leblues

Opa, podem brigar os dois aí , os dois são banidos e quem sai ganhando é o fórum.

[/Begins...]

GProtti
Veterano
# jul/09 · Editado por: GProtti
· votar


Mila Turunen
A justiça ao menos era pra ser cega. Não se pode usar como prova de crime de racismo a intenção que a pessoa tinha ao dizer alguma coisa, já que isso é subjetivo, não tem como ser inferido por outros.

Imagina só:
- Ah, você está inserido em tal cultura, então tal palavra só pode ter sido dita por você com cunho racista.
- Não, eu nasci ali, mas meu pai veio de outro lugar. Então minha cultura é outra. Mal ae, errou. ;)

Sem condições...

Diego Marques
Veterano
# jul/09
· votar


Ninguém entendeu a Piada do Danilo...

Ele comparou o fato do King Kong ficar famoso, ir pra cidade e pegar uma loira com a constante de jogadores de futebol que saem do interior, ficam famosos e viram "pegadores" de loiras, morenas e até travestis, olha só!

Tem gente caçando coisa onde não tem... Sério... Acho uma bobagem processarem o cara.

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


Procuradoria arquiva "piada do King Kong" de Danilo Gentili


Acabou a frescura...

Marco_Uber_Alles
Veterano
# jul/09
· votar


Dá pra usar "preto" e "branco" de forma pejorativa. O problema é que só quem chama de "preto" é punido.

Chespirito
Veterano
# jul/09 · Editado por: Chespirito
· votar


MPF diz que não houve racismo em piada de humorista do 'CQC'.

izzystradlin
Veterano
# jul/09
· votar


Chespirito

é o mínimo, diante o código penal mais racista do mundo...

e só pra colocar minha posição...

Se o assunto é cor eu defendo a idéia que o mundo é uma caixa de lápis coloridos. Somos os lápis dessa caixa. Um lápis é menos lápis que o outro só porque a cor é diferente? Eu desenho desde criança, então acredite em mim: Não mesmo. Todas essas cores são de igual importância. Ok. Ok. Foi uma comparação idiota. Confesso. Os lápis são todos do mesmo tamanho na caixa. E no mundo real o lápis preto é bem maior que o amarelo.(2)

TWT ICE
Veterano
# jul/09
· votar


eu acho ingenuidade falar que chamar alguem de ''branquelo'' ou de ''preto'' sejam a mesma coisa...

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


TWT ICE
justamente, branquelo é mais ofensivo que preto, que é uma cor rááá

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um Post Racista By Danilo Gentili