Banalização do Diploma superior

Autor Mensagem
128556
Veterano
# mar/08
· votar


CheshireCat
nao

to dizendo unibambi, uninove, unidez :D

usp = unicamp = unesp = ufscar, de resto aqui em Sao Paulo, tirando as grandes privadas da capital ................

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Zuzza

Você está generalizando e isso NUNCA é bom. É claro que vc ter um diploma da USP é melhor (pro seu currículo) do que ter um diploma de uma Unip da vida. Mas isso vai servir apenas para o teu currículo! Pelo menos no meu curso, onde (ainda bem) a prática vale muito mais do que o nome da faculdade, essas coisinhas passam desapercebidas... Sabe o que vale mesmo? Bolsa de Fapesp, trabalhos publicados, trabalhos sociais... Sem contar que, infelizmente, a grande maioria das universidades públicas estão uma porcaria e formando cada vez mais imbecis que vão competir com outros imbecis de faculdades privadas. O que eu quero dizer é que não é pq é pública é que é boa, e vice versa. DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE VC!

Quem está generalizando é você, dizendo que a faculdade NUNCA importa.

E você respondeu a própria pergunta. A prática também conta.
A faculdade pública tem mais projetos de pesquisa e extensão, laboratórios e etc. Onde você acha que é mais fácil participar de alguma publicação?

Um exemplo simples: como ter uma boa prática clínica numa uniesquina sem HU?

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


128556
nao

to dizendo unibambi, uninove, unidez :D

encontre outra denominação para essas faculdades de esquina, porque as pessoas zoam a unicamp chamando de unibambi... unibambi = unicamp =P
a gente pensou que você tava tirando a unicamp, sabe? a rivalidade entre as estaduais e as federais =P

Marcosrcf
Veterano
# mar/08
· votar


CheshireCat
Técnicamente, se 'qualquer um' pode ter diploma, o cara vai acabar chamando os 2. O que eu quis dizer é que o diploma num tem tanto valor hoje mesmo. Eu trabalho na área de redes de computadores, o diploma não vale absolutamente nada. pra me destacar numa seleção eu preciso de certificações, que só ajudam a filtrar, porque se vc for olhar no mercado tem um monte de pelego que tem certificação mais num tem nem idéia do que tá fazendo...

Zuzza
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zuzza
· votar


Private Pyle
Quem está generalizando é você, dizendo que a faculdade NUNCA importa.
Eu deixei BEM claro que isso vem do meu curso, e não do teu. E, se vc quiser saber minha opinião pessoal mesmo, a faculdade realmente não importa NUNCA ou, pelo menos, não deveria importar. Se vc deixar que ela faça tanta diferença assim, aí quem está ferrado vai ser vc... Faça vc a tua graduação e pare de deixar que certas coisas te influenciem, como essas notinhas de ENADE e coisinhas que passam na TV.

E você respondeu a própria pergunta. A prática também conta.
A faculdade pública tem mais projetos de pesquisa e extensão, laboratórios e etc. Onde você acha que é mais fácil participar de alguma publicação?

Projetos de pesquisa e extensão eu concordo absolutamente. As privadas não dão assim tantos incentivos... Justamente pelo fato de serem aprovados projetos de faculdades do governo, por motivos óbvios que nem preciso comentar. Agora... Laboratórios? Não sei. No meu curso, eu te garanto 100% que não perdemos em ponto nenhum para a USP em termos de hospital e laboratório, bem como as próprias peças para estudos, livros... Eu passei na UEL e não fiz faculdade lá justamente pq não existia um laboratório razoável e muito menos peças anatômicas. As salas de aula estavam um lixo e a faculdade estava em greve há 4 meses. O prédio, inclusive, estava com perigo de desabamento. Eu conheço bem, tbm, a UFRRJ e está nas mesmas condições. A Unesp de Jaboticabal, em alguns aspectos importantíssimos para a minha profissão, está um verdadeiro lixo.
Agora... Eu estou no quarto ano de uma universidade particular e tenho duas publicações e desenvolvendo meu terceiro trabalho científico, inclusive com convites de mestrado na Unesp e algumas outras propostas. Quando eu me formar, com um convite da Unesp e um da Unip... Sabe pra onde eu vou? Eu vou praquele que me der mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento dos meus projetos e que se dane o nome da faculdade. Vou acabar ficando com uma particular, novamente, pq está difícil ir trabalhar em um hospital veterinário de uma universidade pública que não reutilize luvas, seringas, agulhas, que inventam diagnósticos e que não tratam mais o paciente como ele merece, porque o governo não manda grana e pq aqueles professores concursados que estão lá há 40 anos já estão podres de ricos e não querem mais saber de nada. É simples assim. Se vc (ou qualquer um) ainda achar que eu, que faço minha graduação numa universidade particular, sou uma incompetente, honestamente que se dane... Porque eu me garanto. E me garanto muito bem, obrigada.

Um exemplo simples: como ter uma boa prática clínica numa uniesquina sem HU?
Qual universidade particular não tem HU? A minha tem. E, se vc quiser saber, é um dos hospitais mais completos do Brasil. Agora quem pergunta sou eu... Adianta ter um puta hospital de nome, como a da Unesp que eu faço estágio (que dizem ser o melhor da América Latina) se eles fazem cagadas diariamente, ensinando coisas absurdas aos alunos? Se eu começar a te falar algumas coisas que eles fazem lá DIARIAMENTE, vc desacreditaria. Imagina vc levar a tua cachorrinha para fazer cesárea e ela sair de lá com os filhotes mortos e castrada. Pq? Pq o veterinário plantonista da USP aplicou um anestésico que causa depressão respiratória e os filhotes morreram, causando uma infecção na paciente que, por sorte, não morreu. Sabe quantas vezes eu vi isso na UNESP? Umas 4. Sabe quantas vezes vi isso onde estudo? Nenhuma. Pq lá o plantonista não precisa roubar o dinheiro que o proprietário deu pra fazer um ultrassom... Justamente pq ele ganha bem, pq os alunos pagam a universidade e não esperam a grana do governo. Um residente da Unesp está ganhando uns 700 reais. Um veterinário na minha universidade está ganhando 3.500,00. E agora, quem está banalizando o ensino superior? O governo que paga 700 reais para um veterinário ou a minha universidade que não faz vestibular, mas que recebe mil reais de mensalidade de 30 alunos por sala e paga 3 paus pro veterinário?

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Alessandra
Cada uma...
Nem me fale... Como eu disse anteriormente, eu ganho uma graninha boa ensinando anatomia e fisiologia básica pra aluno do 4 ano da Unesp, coisa que eu sei de cabo a rabo desde o 2 ano. É complicado...

Atum Bluesman
Fiz um TCC e abordei este tema, percebemos(fruto de bastante pesquisa) que o diploma tem "poder" por algo em torno de 2 anos depois que o aluno se forma, dai para frente conta muito mais a experiência.
Com certeza. E também estamos falando em alguns cursos que ''contam'' mais... Para o pessoal da área da saúde, eu não sei se isso faz tanta diferença assim. O que eu tenho visto com frequencia é exatamente o contrário: quem estuda em particular consegue um emprego melhor em um menor período de tempo pós formado.

jimmt vandrake
AS faculdades deixaram de ser instituições de ensino a muito temo, tornaram-se negócio. Ensinar não dá lucro, ter um monte de alunos afim de curso superior fácil dá.
Agora se estas instituições levassem a ferro e fogo a aioria não passaria nem a pau. Tem gente com pós graduação e que não sabe escrever uma redação.

Exato.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Zuzza
laboratório

Não existem apenas laboratórios de histologia, anatomia e outras matérias do ciclo básico. Também existe Famacologia, Virologia, etc. etc.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Zuzza
Se vc (ou qualquer um) ainda achar que eu, que faço minha graduação numa universidade particular, sou uma incompetente, honestamente que se dane... Porque eu me garanto. E me garanto muito bem, obrigada.

Que complexo de inferioridade! Não falei nada a ver com isso. Nem mencionei alunbo.

Apenas disse que a faculdade importa sim na formação. Isso pra mim é claro como água.

Se você acha que estudar em Harvard e fazer alguma dessas graduações por correspondência são a mesma coisa, desisto.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Zuzza
Qual universidade particular não tem HU?

Várias. Aqui na minha cidade tem duas.

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Não existem apenas laboratórios de histologia, anatomia e outras matérias do ciclo básico. Também existe Famacologia, Virologia, etc. etc.
Se você não sabe, esses laboratórios não são, geralmente, abertos aos alunos de graduação, nem em Harvard. São para pesquisas, não para aulas. E sim, na minha faculdade tem laboratório de farmacologia.

Que complexo de inferioridade! Não falei nada a ver com isso. Nem mencionei alunbo.

Apenas disse que a faculdade importa sim na formação. Isso pra mim é claro como água.

Se você acha que estudar em Harvard e fazer alguma dessas graduações por correspondência são a mesma coisa, desisto.

Ok. Mas achei esse exemplo ridículo... Estamos falando de faculdades brasileiros e, sinto em lhe informar, estão no mesmo patamar de aprendizado. Não adianta comparar USP com Harvard e nem UNIP com Harvard.

Várias. Aqui na minha cidade tem duas.
E eles não fazem estágios em hospitais? Pelo que eu saiba, isso é obrigatório.
PS: Qual a sua área?

Private Pyle
Veterano
# mar/08 · Editado por: Private Pyle
· votar


Zuzza

Se você não sabe, esses laboratórios não são, geralmente, abertos aos alunos de graduação, nem em Harvard. São para pesquisas, não para aulas. E sim, na minha faculdade tem laboratório de farmacologia.


Sim, mas os alunos podem e participam dos laboratórios.
É só pedir. Isso já é comum. Todos os laboratórios têm alunos da graduação, inclusive com bolsa.


E eles não fazem estágios em hospitais?


Sim, hospitais conveniados. Não integrados à faculdade.

Qual a sua área?

Medicina.

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# mar/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


nao entendo prq tanta discussao assim... tem cursos bons e ruins tanto em faculs publicas qnt particulares!! eh mt generalizaçao, que pra mim eh umas das coisas ignorantes que existem!!! num pais tao grande como o Brasil, vao existir instituiçoes de ensino (tanto publicas qnt particulares) serias e preocupadas com o ensino e outras que o deixam em 2º plano...

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Sim, mas os alunos podem e participam dos laboratórios.
É só pedir. Isso já é comum. Todos os laboratórios tem alunos da graduação, inclusive com bolsa.

Não é só pedir. Mas, tudo bem... Sendo assim, qualquer aluno de uma privada pode participar dos laboratórios. É só pedir.

Sim, hospitais conveniados. Não integrados à faculdade.
E, mesmo sendo conveniado, o cara não pode ter um bom aprendizado?

Medicina.
Vc é formado? Estudante? Que ano? Qual faculdade?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Essa discussão é absurda! Se a faculdade não importasse, todos seriam auto didatas.

Zuzza

Ok. Mas achei esse exemplo ridículo... Estamos falando de faculdades brasileiros e, sinto em lhe informar, estão no mesmo patamar de aprendizado. Não adianta comparar USP com Harvard e nem UNIP com Harvard.

a faculdade importa ou não importa? Só no Brasil não importa?
Como disse, não tem sentido.

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Essa discussão é absurda! Se a faculdade não importasse, todos seriam auto didatas.
Cara, isso é realmente absurdo... Você só está querendo criar controvérsias, só pode. Olha cada exemplo ridículo que vc dá... Estamos comparando UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Não inclui auto-didatismo e nem faculdades dos EUA.
Meu, coloca uma coisa na tua cabeça... Dane-se se, teoricamente, faculdade importa. O que vai importar, realmente, é a tua vontade de estudar. E fim de assunto, porque se tem uma coisa que me deixa desmotivada numa discussão são esses argumentos infundados e apeladores, tipo: Se a faculdade não importasse, todos seriam auto didatas., ou Se você acha que estudar em Harvard e fazer alguma dessas graduações por correspondência são a mesma coisa, desisto.
Então, pra mim já basta. Isso não vai me levar a nada...

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Quem começou com uma premissa absurda foi você.

Zuzza
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Quem começou com uma premissa absurda foi você.
Ok, respeito tua opinião e peço desculpas se fui grosseira em algum ponto... Fim de discussão.

LeandroP
Moderador
# mar/08
· votar


Se o cara não tem o ensino médio, mas tem idade suficiente e passa no vestibular. Por que não pode ingressar na faculdade? Por que o papel vale mais que o conhecimento?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Banalização do Diploma superior