Banalização do Diploma Superior 2: Pós Graduação, sem ser graduado

    Autor Mensagem
    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Irmao_Caminhoneiro_Shell


    Acabei de falar com uma amiga que esta fazendo, putz a guria nem sabe se vai passar no ultimo semestre e já ta cursando Pós.
    Daqui a pouco vai ter Universidade Hipermercado, vai pra aula na volta, passa no barbeiro, toma uma ceva, compra pãozinho... tem universidades que formam em 2 anos alguem pra um curso de 4 anos.
    Ensino a distancia então nem se fala, tem universidade que da até o "assista uma aula grátis", puta merda o cara vai na aula, se não gosta da turma, do professor, do conteudo troca de curso, jogou-se no ralo a vocação, o desejo de aprender, o "tino", vende-se o diploma, não o conhecimento...

    Logo logo, eles fazem uma prova, se tu já sabe eles te dão o diploma...


    Por isso que o Brasil não vai pra frente....

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    ... tem universidades que formam em 2 anos alguem pra um curso de 4 anos.
    Não é uma graduação, são os chamados "Tecnólogos".


    E na minha opinião isso piorou bastante nesses últimos anos, o MEC "liberou geral" pra muitos cursos e faculdades de fundo de quintal. Agora cabe aos Conselhos seguirem o caminho da OAB e filtrar essa gente toda que mal sabe escrever e é "doutor".

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie
    Ish tem Graduação em sistemas de informação em 2 anos, Serviço Social em 3 anos.


    Problema é que nem sempre se tem um conselho forte como a OAB, CRM, CRECI etc.. inclusive tem concurso publico que não exiger registro no orgão e os conselhos nem entram com recurso, muitos profissionais sequer se registram nos conselhos...

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie
    Irmao_Caminhoneiro_Shell

    É fogo... e aí aparece lá nos índices que o número de brasileiros com nível superior está subindo às alturas. Mas a que custo?

    Não acho que tecnólogos sejam incompetentes, na verdade. Acho que para várias profissões, é uma opção válida. Mas me incomoda muito o problema dos "escolões" que andam pipocando por aí.

    No Paraná, teve um problema com os professores do primário no ensino público. O governo passou um edital dizendo que ia dar aumento para os que fizessem curso superior. Houve uma avalanche de professores numa faculdadezinha sem-vergonha que fazia o tal do ensino à distância. Nada contra a idéia em si, mas neste caso específico, era uma puta safadeza sim. Conheço uma pessoa que fez o curso, tudo nas coxas, muitos compravam os trabalhos, uma belezura. Aí no fim, descobriram que não era reconhecido pelo MEC.

    Qual a postura dos deputados? Se você acha que foi "ressarcir o prejuízo", não. Começaram a fazer pressão política para convencer o MEC a reconhecer a faculdade lixo!!! Um absurdo. O que menos importa é se os professores aprenderam algo. Tudo o que vale é que eles compraram um diploma de ensino superior, logo "merecem" um aumento. Tá certo que o salário normal deles é nojento, mas comprar diploma não é exatamente uma solução para o problema.

    Me assusta um pouco o rumo que anda tomando a educação no Brasil. Eu aqui, seguindo a carreira para me tornar um professor universitário... Tenho vários medos, mas o de descobrir que a universidade se transformou num escolão é um dos maiores. É meio frustrante imaginar que eu queria ajudar as pessoas a aprenderem, a conquistarem metas intelectuais, a me superarem... aí chegar lá e descobrir um monte de vagais que só querem nota e diploma. Aprender é o que menos importa. Medo, muito medo.

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    muitos profissionais sequer se registram nos conselhos...
    Claro, dependendo do Conselho os caras só sugam a anuidade e ponto.

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Graduação em sistemas de informação
    não exiger registro no orgão

    Por sinal, informática não é regulamentado. Bom, não era quando eu estava aí, e acredito que não seja ainda.

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    Tem muita má vontade política, e outas jogadinhas que acabam fazendo com que o MEC reconheça esses cursinhos que não valem nada... Rola muita grana.

    Quem se ferra é o aluno, que paga por uma formação porca..
    E o empregador, que contrata um profissional sem qualificação..
    E a sociedade, que acha que está melhorando o nível educacional assim.

    Grow
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Grow
    · votar


    semeador da discórdia

    RafaelValeira
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Grow
    Ô loco! Valeu!
    =(

    Devil Boy
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ensino a distancia então nem se fala, tem universidade que da até o "assista uma aula grátis"

    Estava pensando em começar um curso de graduação à distância... é tão ruim assim?

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maggie
    Claro, dependendo do Conselho os caras só sugam a anuidade e ponto.
    Bom depende, mas a função do conselho é ajudar o cara que ralou pra se formar..

    Bog
    Por sinal, informática não é regulamentado.
    E continua...


    Grow
    eu acho q quem se forma em universidade particular é burro, simples assim
    Tem particulares muito boas, a diferenca é que uma publica é só pra quem tem grana, ao contrario do que deveria ser...

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Devil Boy
    Cara não digo não possa existir bom EAD, mas em sua grande maioria são só fabricas de diploma.

    Alessandra
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Grow

    eu acho q quem se forma em universidade particular é burro, simples assim

    pô leo, comoaçim meo//

    Devil Boy
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Devil Boy
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    mas em sua grande maioria são só fabricas de diploma.

    Mas é só o diploma que eu quero mesmo... ehehehe. Até porque já sou graduado.

    O que eu queria saber é do conceito que dão a esses programas de ensino, se tem um valor mínimo de utilidade... Por exemplo, aqui tem entrevistadores que jogam literalmente no lixo o currículo de quem se formou em uma das faculdades particulares que constam da chamada "lista negra", mesmo sendo reconhecidas pelo MEC.

    No meu caso, é pública mesmo. Mas eu não tenho informação nenhuma de como esses cursos são vistos no mercado...

    Fenrisulfr
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Grow

    eu acho q quem se forma em universidade particular é burro, simples assim


    Falou besteira hein...

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Ensino a distancia então nem se fala

    A UFSCar abriu uns cursos a distancia, fui la e passei =)

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Grow
    eu acho q quem se forma em universidade particular é burro, simples assim

    Generalização tosca.

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    publica é só pra quem tem grana

    Outra generalização tosca.

    Conheci muita gente inteligente que saiu de universidade particular. E estudei em federal, e a grande maioria não era o tipo de gente que "tem grana". Aliás, eram bem poucos os que tinham grana. Tinha poucos pobres pobres mesmo, mas a grande maioria era classe média baixa.

    Grow
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Bog
    Fenrisulfr
    Alessandra
    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    RafaelValeira
    achei q tinha editado... falei sem pensar, desculpe amigos

    RafaelValeira
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Grow
    Nem levei a sério. Pensei que vc tava só tirando sarro!

    Grow
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    RafaelValeira
    Pensei que vc tava só tirando sarro!
    E tava...

    Ronin
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    tem universidades que formam em 2 anos alguem pra um curso de 4 anos.

    Quantos aos cursos que vc citou, realmente não os conhecia.

    Mas quanto a proposta dos cursos de Tecnólogo não é de formar em 2 anos alguém como um curso de 4 anos. A idéia do curso de Tecnólogo é ser um curso mais específico e mais voltado ao mercado de trabalho (enquanto o curso universitário, seja bacharelado ou licenciatura, visa muito mais formar "academicistas").

    O curso de Tecnólogo é o que o sistema de créditos das universidades queria e nunca conseguiu. Uma forma do aluno estudar apenas aquilo que lhe interessa, de forma mais aprofundada, ao invés de ter uma "visão geral superficial de tudo" como normalmente é feito nos cursos universitários.

    Conheço gente que faz curso de tecnólogo, e lhe digo que quando comparo o curso deles com o meu (Universidade Federal de Santa Catarina), o meu parece colégio... eles pegam firme, vão a fundo no tema que estudam, e trabalham muito a prática aliada a teoria (diferente da maioria dos cursos que tendem a ficar só na teoria, e deixar a prática para o estágio).

    Como exemplo, cito o fato de que no curso de "Processos Gerenciais" do Senai, na segunda fase você já é obrigado a abrir uma empresa, vender "produtos/serviços" e fazer ela dar lucro. E isto vale o seu semestre.

    Aluno bom e aluno ruim... formandos bons e ruins, você terá qualquer faculdade. O sistema de ensino vigente, o sistema de avaliação vigente, permite isto, e infelizmente ainda não inventaram nada melhor. E isto não mudou nem surgiu com o surgimento de zilhões de faculdades, nem com o surgimento dos cursos de tecnólogos... isto sempre existiu.


    maggie
    Agora cabe aos Conselhos seguirem o caminho da OAB e filtrar essa gente toda que mal sabe escrever e é "doutor".

    Vai por mim... mas tem gente dentro da OAB que mal sabe escrever e é dotô... e muitos formados em universidades conceituadas.

    Infelizmente, ou felizmente, nem toda profissão pode abrir um conselho... constitucionalmente apenas profissões cuja prática represente um perigo à sociedade pode ser limitada aos formados e membros de determinado conselho (medicina, odontologia, engenharia, direito e etc...)... de resto, podem até criar sindicatos, dar vantagens aos membros, criarem um selo de qualidade e etc... mas não podem impedir ninguém de exercer a profissão.


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Ensino a distancia então nem se fala, tem universidade que da até o "assista uma aula grátis", puta merda o cara vai na aula, se não gosta da turma, do professor, do conteudo troca de curso, jogou-se no ralo a vocação, o desejo de aprender, o "tino", vende-se o diploma, não o conhecimento...

    Eu não conheço ninguém que faça Ensino à Distância, então não sei opinar. Mas sempre que me descrevem o processo, acho bastante esquisito, rsssss. Não sei como podem avaliar e ensinar alguém atraves do processo.

    Sobre a vocação... quantas pessoas fazem faculdade por vocação? A zilhões de anos atrás meu pai fez medicina simplesmente porque a mãe dele insistiu. E como ele existem milhões e milhões por aí. A maioria só quer um diploma superior para tentar concurso público.



    Bog
    Nada contra a idéia em si, mas neste caso específico, era uma puta safadeza sim. Conheço uma pessoa que fez o curso, tudo nas coxas, muitos compravam os trabalhos, uma belezura. Aí no fim, descobriram que não era reconhecido pelo MEC.

    A safadeza é um problema nacional que invade todas as áreas. A própria OAB, supracitada, foi pega em MG por manipulação nos resultados dos exames de ordem.


    Bog
    Tenho vários medos, mas o de descobrir que a universidade se transformou num escolão é um dos maiores.

    Cada vez que olho para a UFSC vejo o quanto ela se tornou uma versão miniatura do Governo Federal. A anos tenho a sensação de que nós, população, não temos mais nada a ver com o Governo... que aquilo é uma máquina política que vive de nossos impostos e só se preocupa com seus próprios esquemas, negociações e funcionamento... somos a ração deste povo.

    As faculdades, principalmente as públicas, estão ficando iguais. Qualidade de ensino deixou de ser prioridade tem muito tempo... o que rola agora é a politicagem interna... a faculdade não existe para educar, e sim para sustentar todo um esquema que envolve professores, reitores, coordenadores e etc.


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Bom depende, mas a função do conselho é ajudar o cara que ralou pra se formar..

    Eu não tenho nada contra os conselhos e ordens... tem muitas que funcionam... mas por outro lado tem aquelas que funcionam como cartéis... controlam preços, fazem reservas de mercado, e possuem remificações políticas extremamente profundas e gananciosas.




    Em resumo. Eu acredito que formem-se profissionais bons ou ruins em qualquer lugar... faculdade pública, privada, tecnólogo e etc... até mesmo grandes profissionais que existem em determinadas áreas que nunca sequer fizeram uma faculdade.

    Aconteceu uma banalização do diplome superior... sim, mas não sei até aonde ela é ruim. Em opção ao estilo do início do século 20, no qual pessoas com diplomas eram vistas quase como "deuses entre os homens", e superiores ao resto, a banalização do diploma forçou algo que já deveria acontecer tem muito tempo. Hoje em dia diploma superior não é mais diferencial... diferencial é mestrado, doutorado, especialização e etc (e mesmo nestes casos, tem uma pá de amebas com mestrados e doutorados)... diferencial é seu portifólio e currículo profissional... diferencial é aquilo que você pode oferecer para o mercado.

    E, por enquanto, este é o melhor regulador que temos até agora... o mercado separa o joio do trigo, e independente de aonde tenha feito faculdade ou quantos títulos possua, o mercado vai lhe aceitar se você for um bom profissional, e baní-lo se você não o for.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Banalização do Diploma Superior 2: Pós Graduação, sem ser graduado