Momento revolta com a impunidade

Autor Mensagem
RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Eu te digo uma coisa que pode te chocar, mas isso foi fichinha! Moleza! O Brasil foi prejudicado pq era fraco, graças a séculos de exploração.

Se o Brasil está forte agora por causa do FHC, pq num estava à época?

Pô, vc respondeu a sua própria pergunta!
É óbvio que hoje está mais forte do que a 7 anos atrás! Assim como hoje está mais fraco que daqui a outros 7 anos (assim espero).

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
realmente tem coisas no governo do Lula que não podemos meter o pau, mas tem outra que chegam a ser vergonhosas, como o lance dos cartões de credito

Cara, o Maluf foi condenado a devolver 700 milhões!

Claro que foi só uma nota de rodapé, e duvido que seja capa da Veja.

Agora uma ministra do Lula gasta 400 reais num free shop e é "escândalo"!

O motorista do FHC reabasteceu o carro 6x no mesmo posto no mesmo dia, e um cara da equipe do serra pagou casas noturnas com o cartão corporativo, e aí? Cadê a capa dos jornais falando isso?

Outra coisa, hoje em dia a corrupção está sendo exposta, e isso faz parecer que tem mais.

Mas vc quer um exemplo claro?

O mensalão. Vários foram cassados por comprar e vender votos, além de estarem sendo processados.

O FHC pagou 300 mil reais para cada parlamentar que votasse a favor da reeleição dele. Vc se lembra da CPI disso? E de quantos foram cassados? Eu lembro pra vc, foram 0! Zero!

No FHC, de todas as CPI's, a única presidida pela oposição foi a da NIKE! Hehehe, pífio isso. Já no Lula quase metade das CPI's foram presididas pela oposição.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Como eu disse anetriormente, isso não se aplica apenas ao governo Lula, e sim ao governo FHC também.
Mas claro, os dois estão errados nessa questão.


Mas vem cá, vc se lembra da CPI da compra de votos para a reeleição?

Vc se lembra da CPI para apurar as contas do FHC nas ilhas Cayman?

Agora do Lula, vc se lembra da CPI dos sanguessugas? Se lembra que quando vazou o vídeo do Serra distribuindo ambulância a CPI perdeu toda a projeção?

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Lá vem vc com Lula x FHC. Não é isso que está sendo discutido. O que está sendo discutido é sobre um governo justo.
Assim como o FHC teve seus erros, o Lula tb tem. Só que não podemos falar de algum erro do governo Lula que você já vem querendo comparar com governo anterior.

Crime é crime e ponto. Quem faz ou compactua com o crime deveria ser julgado em ambos os governos.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Pô, vc respondeu a sua própria pergunta!
É óbvio que hoje está mais forte do que a 7 anos atrás! Assim como hoje está mais fraco que daqui a outros 7 anos (assim espero).


O legal é que o próximo presidente vai pegar um país saneado, com a dívida pública estabilizada, quase certo de o Brasil já ser investment grade e outras coisas mais, aí o cara vai ter que agradecer ao Lula por ter melhorado o que era bom do FHC e acabado com muita coisa ruim.

Tomara que esse próximo respeite isso e siga adiante.

Ele terá que se lembrar que o Lula acabou com a dívida externa sem ter que vender a Petrobras (o FHC privatizou tudo o que conseguiu alegando isso, que era para pagar a dívida externa)

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
Assim como o FHC teve seus erros, o Lula tb tem. Só que não podemos falar de algum erro do governo Lula que você já vem querendo comparar com governo anterior.

Crime é crime e ponto. Quem faz ou compactua com o crime deveria ser julgado em ambos os governos.


Eu só quero que vc concorde que está melhorando. Compare os dois, se estiver melhorando isso já é um bom sinal. É isso que eu vejo, não está perfeito, mas está melhor, isso sem dúvida.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Eu só quero que vc concorde que está melhorando. Compare os dois, se estiver melhorando isso já é um bom sinal. É isso que eu vejo, não está perfeito, mas está melhor, isso sem dúvida.

Leia o que o jkdias disse no outro tópico. É aquilo que eu penso.
Eu sempre disse (não explicitamente) que o país tá melhorando.
A única coisa que não concordo contigo é essa tua idéia de colocar o Lula num pedestal e falar que tudo que é bom vem do governo dele, e o que é ruim vem do governo anterior. Grande parte dos acertos do governo Lula vem do FHC, assim como os erros também vem de lá.

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
No FHC, de todas as CPI's, a única presidida pela oposição foi a da NIKE! Hehehe, pífio isso. Já no Lula quase metade das CPI's foram presididas pela oposição.

Isso aí pode ser somado àquele argumento do Ronin sobre a Míriam Leitão, que disse que o governo Lula erra muito.

Vejam bem, a análise neste caso é política, não administrativa. Todo bom governante tem que necessariamente ser um bom político. Quando a Míriam afirma que o governo erra muito, ela diz isso do ponto de vista puramente político.

Ela disse essa frase após a queda da CPMF. Do ponto de vista político foi um erro lastimável a forma como o governo tentou garantir a prorrogação do tributo. Nós que acompanhamos o caso vimos que a oposição se propôs a debater o assunto para a prorrogação, mas lógico que queria algo em troca. Isso é política. Serra e Aécio entraram na batalha (a favor do governo), mas os líderes do governo no Senado não souberam fazer o dever de casa: articulação política. Veja bem, a base aliada do governo foi tão infeliz neste caso que o Arthur Virgílio conseguiu, sozinho, convencer a oposição a não ouvir o Serra e o Aécio e mais, convenceu senadores da base aliada do governo a votar contra o governo. Não adiantou mandar a carta no dia da votação, Arthur tinha feito o dever de casa muito bem. Erro imperdoável do governo.

FHC tinha uma base aliada proporcional à do Lula hoje. Mas teve o congresso na palma da mão por 8 anos. Porquê? Foi um político melhor. Eu disse político, não gestor que é outra história. Mas um bom gestor jamais consegue colocar a gestão em prática se não for um bom político.

Foi esse o ponto de vista da Míriam Leitão, considero bem justo.

Quanto à gestão, numa análise pessoal, considero o salto que o país deu na década de 90 (ou 95-02) mais significante que o avanço que tem obtido atualmente (03-08). Mas ainda considero o governo Lula bom, porém, no meu ponto de vista, o governo FHC teve mais relevância para o país. São épocas diferentes, momentos diferentes, mas na verdade gostei de ambos os presidentes.

Os dois querem ser lembrados como o "principal governante do Brasil moderno", querem garantir seu lugar na história como Vargas e JK. Só saberemos quem será mais lembrado daqui a alguns anos, depois que os dois morrerem. Vcs já sabem quem eu escolheria para este título.

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
O legal é que o próximo presidente vai pegar um país saneado, com a dívida pública estabilizada

Ele terá que se lembrar que o Lula acabou com a dívida externa sem ter que vender a Petrobras

Dá uma lida na página anterior, coloquei dois links do Bacen com os anuários de 2002 e 2006. Compare as dívidas, não só externa mas interna também.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


E eu nem quero entrar na discussão de privatizações......

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
A única coisa que não concordo contigo é essa tua idéia de colocar o Lula num pedestal e falar que tudo que é bom vem do governo dele, e o que é ruim vem do governo anterior.
r2s2
vai ter que agradecer ao Lula por ter melhorado o que era bom do FHC e acabado com muita coisa ruim.

Mas acho errado fazermos essas alegações genéricas, vamos aos pontos bons que o FHC fez:

1 - LRF - Fundamental para tudo. O PT foi contra na época, eu nem sabia o que era na verdade, por isso nem me posicionei. Hj em dia eu percebo que quase tudo de bom que está acontecendo na economia do Brasil deve-se a essa lei. Claro que o Lula teve papel importante pois se submeteu aos ditames da lei e foi rígido no cumprimento de suas metas (ao contrário do FHC).

2 - Reforma administrativa - Apesar de num ter mudado de verdade, foi o pontapé inicial. Na verdade nem tem como mudar de uma vez, mas só a iniciativa do FHC e do Bresser já sinalizou uma mudança que deveria ter tido mais ações posteriores.

Infelizmente isso não ocorreu, e nisso o Lula é pior que o FHC, pois não teve coragem ainda de encampar grandes reformas previdenciárias (que são fundamentais para o futuro) e administrativas.

3 - Câmbio flutuante - Apesar de ter sido na porrada e contra a vontade, foi uma boa medida do FHC. Os economitas me matariamao ler isso, mas pro Brasil foi melhor, pois é menos prejudicial do que manter o câmbio fixo e artificial, o que quase quebrou o Brasil (ah, a crise do México só foi péssimo pro Brasil por causa disso, senão seria apenas ruim)

4 - Autonomia do Banco Central - Isso nem sei direito pq, mas é unânime que foi bom pro Brasil. Na verdade isso entra na LRF.

5 - Reforma da previdência - Infelizmente o Lula avançou bem nesse aspecto, mas depois parou. O FHC meteu a cara e mostrou que era peciso. No governo Lula teve uma importante reforma dessas (41 de 2003), mas parou por aí. Ainda precisa de mais coisa, mas o PT tem medo disso desgastar mais ainda a imagem do partido.

É por isso que essas crises fabricadas são tão ruins, elas colocam o governo na ponta da faca. Mas há uma certa culpa do Lula nisso, em ter sido pouco rígido (na verdade num foi nada rígido) com seus "aloprados". Ele tinha que mandar pra rua quando aparecesso o 1º indício verdadeiro, e isso é fácil de ver.

Mas é isso, nem me peçam para colocar os problemas do FHC que aí são mais dezenas de linhas!

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


RafaelValeira
E eu nem quero entrar na discussão de privatizações......

é verdade, esse assunto é complicado.... criou-se um estgma bastante complicado em torno disso.

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias
FHC tinha uma base aliada proporcional à do Lula hoje. Mas teve o congresso na palma da mão por 8 anos. Porquê? Foi um político melhor. Eu disse político, não gestor que é outra história. Mas um bom gestor jamais consegue colocar a gestão em prática se não for um bom político.

Isso eu concordo. Resultado de séculos de fisiologismo e clientelismo.

Quanto à gestão, numa análise pessoal, considero o salto que o país deu na década de 90 (ou 95-02) mais significante que o avanço que tem obtido atualmente (03-08). Mas ainda considero o governo Lula bom, porém, no meu ponto de vista, o governo FHC teve mais relevância para o país. São épocas diferentes, momentos diferentes, mas na verdade gostei de ambos os presidentes.

Isso eu num concordo nem um pouco. Os índices de pobreza nunca caíam consistentemente, eram sempre 26% de miseráveis.

Só no Lula caiu para 18%.

Ou seja, se fosse hoje, o FHC teria 49 milhões de miseráveis. O Lula tem 34 mi.

15 milhões saindo da pobreza é o único indicador supremo pra mim.

Aquela coisa de crescer o bolo e depois dividir estava demorando demais, aí o Lula repartiu. Vc vai ver como o Brasil como um todo vai melhorar com isso. A economia vai circular.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


Ronin
ta certo cara, tb não estou levando pro lado pessoal

quanto ao hospital, isso tem que ser feito em todos os hospitais publicos do pais, se possivel, mas se não, na maioria, não em apenas 1 ou 2.
cara, nos sabemos que com a grana que é desviada nos esquemas de corrupção é facil de se implantar um esquema de reformas dos hospitais publicos
nos todos sabemos que o brasil tem capacidade suficiente de se implantar uma reformulação do sistema de ensino, que tb tem condições de manter as estradas e ruas em condições transitaveis.
e quando digo de estradas não falo apenas das federais, mas das estaduais tb (isso sendo responsabilidade do governo estadual, com verba repassada pelo federal)

o que eu to tentando dizer, e acho qeu num to conseguindo me expressar bem, é que falta no Brasil uma ação conjunta pra reformular os sistemas de saude, transporte, educação, em niveis municipais, estaduais e federais
o pais tem verba o suficiente pra isso, falta é vontade politica pra tal

Ronin
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
o que eu to tentando dizer, e acho qeu num to conseguindo me expressar bem, é que falta no Brasil uma ação conjunta pra reformular os sistemas de saude, transporte, educação, em niveis municipais, estaduais e federais

Eu lhe digo que o que falta para o Brasil é algo que o Brasil nunca vai ter. Planejamento de ações futuras. Partindo do pressuposto que cada presidente fica 4 anos no poder, e depende dos votos para fazer mais 4 anos, nenhum presidente vai investir em planejamento à longo prazo... pois isto não conquista votos.

Infelizmente funciona assim... as "paleativas", se fazem necessárias para garantir mais tempo no poder.

É um equilíbrio bastante complicado na minha opinião.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/08 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


r2s2
Ele terá que se lembrar que o Lula acabou com a dívida externa sem ter que vender a Petrobras (o FHC privatizou tudo o que conseguiu alegando isso, que era para pagar a dívida externa)

Verdade seja dita, FHC, também achacou este país como José Dirceu e seu bando, mas pelo menos as ex governamentais não são mais cabides de emprego, e principalmente de gente que sequer saber se portar com um cartão corporativo.

Escândalos de um e de outro, não vejo competência nos dois nenhum preparou ou está preparando este país para uma condição de crescimento e desenvolvimento. Continuamos vivendo o caos da aviação e ninguém fala em construir novos aeroportos, ninguém fala em ampliar portos para dar estrutura a importação e exportação, ninguém dá conta da violência e segurança.
O Lula tbm vai privatizar as rodovias e em no máximo 3 posts afirmarão que é melhor pagar do que andar em buracos, ou seja, continuaremos pagando muito caro por impostos mal utilizados tanto por FHC quanto por Lula, e assim continuaremos com nossos governos de reação e raramente de ação.
Ao envés de darem um basta nestes paspalhos que sem o mínimo senso ético, torram o dinheiro público com cartões do governo, preferem fazer uma CPI, que além de atrapalhar em muito o congresso e o senado, vai custar mais caro do que os gastos com cartões, não vai prender ninguém nem vai devolver dinheiro algum.
Embora o Lula continue mantendo o compromisso com o esclarecimento através das CPIs, vai continuar se incomodando com pessoas de caráter duvidoso, que são nomeadas através de seu governo, e dando margem para escândalos que sustentam a mídia tanto de televisão como revistas.
O que eu não consigo ver é ética e competência em nenhum dos dois governos. Estamos há 22 anos vivendo uma democracia farta de escândalos. Não podemos negar as vergonhosas privatizações do FHC, como os assaltos do José Dirceu e Marcos Valério não esclarecidos e desconhecidos por Lula.
O Brasil é um país forte por natureza, afinal não é qualquer país que suporta tanta roubalheira e incompetência.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


jimmt vandrake
assino embaixo

Ronin
assino embaixo tb (eita, demorou mas concordamos em alguma coisa)

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


jimmt vandrake
Verdade seja dita, FHC, também achacou este país como José Dirceu e seu bando, mas pelo menos as ex governamentais não são mais cabides de emprego, e principalmente de gente que sequer saber se portar com um cartão corporativo.

O quê?????? E pq a oposição está com medo da CPI pegar os gastos dos cartões do FHC? Pq o motorista dele esses dias reabasteceu 6x o carro no mesmo dia e no mesmo posto! Pq o Serra e o PSDB estão vetando a CPI dos cartões na Assembléia de São Paulo?

preferem fazer uma CPI, que além de atrapalhar em muito o congresso e o senado, vai custar mais caro do que os gastos com cartões, não vai prender ninguém nem vai devolver dinheiro algum.

Isso é verdade, acho um "biçurdo" isso.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
opa
num foram 8x no mesmo dia, segundo um post anterior seu?
te peguei coelho hehehehe zueira man

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
opa
num foram 8x no mesmo dia, segundo um post anterior seu?
te peguei coelho hehehehe zueira man


Não, eu disse 6x pq foi o que li, o Ronin que disse 8x, deve ter lido em outro lugar ou algum de nós se confundiu.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
calma mano, dessa vez o post foi so pra sacanear mesmo
relax mano relax

r2s2
Veterano
# fev/08
· votar


eomer
calma mano, dessa vez o post foi so pra sacanear mesmo
relax mano relax


Eu sei, nem grilei, postei e num reclamei pq gostei e lembrei.

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
dibouaz (como diz o omegaritz)
afinal, sexta feira, finalzin do expediente ne

Ronin
Veterano
# fev/08
· votar


r2s2
Eu sei, nem grilei, postei e num reclamei pq gostei e lembrei.


Peguei, larguei, segurei, soltei, tornei a pegar, segurar, largar
tornei a botar no mesmo lugar. Ooooohhh yeahhhhhh!!!


eomer
r2s2
jkdias
RafaelValeira
A conversa foi muito bacana... é legal participar de uma discussão em um fórum que você saia com a sensação de que saiu sabendo mais do que sabia quando entrou. Muito show mesmo.

A tarde foi corrida aqui na agência, então quase não participei... mas estou acompanhando e lendo.

Final de semana chegando, grande abraço para vcs.

RafaelValeira
Veterano
# fev/08
· votar


Ronin
Opa, digo o mesmo! Abraço, e bom fim de semana pra todos! hehe

eomer
Veterano
# fev/08
· votar


bom final de semana pra vcs ai
segunda feira a gente continua hehehehe

r2s2
Veterano
# fev/08 · Editado por: r2s2
· votar


Ronin
A conversa foi muito bacana... é legal participar de uma discussão em um fórum que você saia com a sensação de que saiu sabendo mais do que sabia quando entrou. Muito show mesmo.

Aprendi muito tb, muito legal mesmo.

E só aproveitando, num lembro quem disse alguma coisa sobre a dívida interna. Vamos ver quem aumentou de verdade a dívida interna e a externa (e isso vendendo estatais para pagá-la):

Dívida externa em 1995 – ano em que FHC tomou posse => US$ 159,2 bilhões

Relação dívida externa X PIB em 1995 – ano em que FHC tomou posse => 19,9%



Dívida externa em 2002 – ano em que FHC deixou o Governo => US$ 210,7 bilhões

Relação dívida externa X PIB em 2002 – ano em que FHC deixou o Governo => 41,8%



Dívida interna em janeiro de 1995 – quando FHC tomou posse => R$ 108,6 milhões

Relação dívida interna X PIB em janeiro de 1995 – quando FHC tomou posse => 20,7%



Dívida interna em dezembro de 2002 – quando FHC deixou o Governo => R$ 654,3 milhões

Relação dívida interna X PIB em dezembro de 2002 – quando FHC deixou o Governo => 37,4%

r2s2
Veterano
# fev/08 · Editado por: r2s2
· votar


Sem dúvida que pouco importa o valor da dívida, o que mais importa são seus prazos e taxas de juros praticados, no entanto é bom ver que um ícone de milhões de discussões foi pro brejo, e a imprensa marrom até isso tenta desconsiderar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Momento revolta com a impunidade