Cientificismo X Religiosidade

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
...não tem nenhum fundamento?
científico?

=)

Bog
é pelas mesmas razões que você não acredita em fadinhas,
mas eu acredito =)

Devil Boy
Veterano
# jul/07
· votar


Rato
científico?

Não necessariamente. Apenas "lógico".

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Rato

Ah tá, então não tem muito o que dizer. É questão de Fé. Se você acredita em fadinhas, unicórnios azuis, dragões invisíveis e deuses metafísicos, tudo bem. Só lembre-se que o ônus da prova recai sobre quem propõe a existência do fenômeno. Normalmente, o motivo que os ateus têm para não acreditar em Deus é simplesmente a falta de evidências materiais e testáveis. Questão de fé.

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
blz, vc nao acredita, ja discuti sobre ate que ponto confio na biblia e nao to afim de continuar nesse addunto

Devil Boy
Veterano
# jul/07
· votar


Deji
Pois é, cara. Tudo, afinal de contas, se resume a uma questão de .

Só que fé é crença pessoal, não argumento.

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
Isso, e eu discuto Cristianismo para quem acredita nele, eu acredito, não da maneira como a maior parte da religoes, eu acredito no sentido real da coisa, agora se vc nao acredita no Cristianismo, nao tem Fé nessas coisas, que sou eu para te provar o contrario, não é isso minha intenção aqui.

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

E o que eu questiono não é a existencia ou não do Cristo, pq ele existe, eu discuto é a visão que se tem do Cristianismo, dentro das religioes e na sociedade.

Rato
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
Não necessariamente. Apenas "lógico".
p q lógico?


Bog

vc acredita em algum tipo de supertição, milagre, Santo... e etecetras?
enfim ... vc não acredita em nada que não foi ´provado cientificamente?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Rato
vc acredita em algum tipo de supertição, milagre, Santo... e etecetras?

Na imensa maioria dos casos, não, eu não acredito. Quanto a uma entidade divina metafísica, não acredito ou desacredito. Sou agnóstico, não ateu. É possível que exista um Deus. É possível que não exista. Por ser metafísico, vai permanecer como uma incógnita.

vc não acredita em nada que não foi ´provado cientificamente?

Acredito em várias coisas que não foram provadas científicamente, mas para as quais existem evidências testáveis ou físicas. Também acredito em certas coisas dependendo do quão provável ou improvável aquilo é de acontecer. Por exemplo: se você me diz "hoje fui assaltado", mesmo que eu não tenha evidências disso, é mais fácil de acreditar do que se você dissesse "hoje fui abduzido por ETs" ou "hoje um carneiro entrou flutuando na minha sala e me disse: Rato, você é o escolhido". Mas para o bem ou para o mal, eu sou cientista, é minha profissão, e eu TENTO sempre pensar racionalmente.

pedrunk
Veterano
# jul/07
· votar


resumindo todas as religões são uam grande farsa usada para a demagogia, e deu certo e vocês são um bando de trouxas que seguem, se existe um deus ou não num é pra você saber.

Devil Boy
Veterano
# jul/07
· votar


Rato
p q lógico?
Ora, se é algo que não pode ser, sob hipótese alguma, provado por e para o raciocínio humano, a idéia de "Deus", para mim, é algo cuja existência carece de qualquer fundamento lógico.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
\o/

pedrunk
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

haha odeio essas coisas de q transcendem a razão humana, apelar pra fé das pessoas, fé é escroto... eu imagino como seria o mundo hoje em dia sem as religiões atrasando nossa evolução...

leandro rodrigues
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC
Para que serve os bolsos do pijama

Dependendo do tamanho do bolso, cabe uma Bíblia

hehehehehehehe...

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


leandro rodrigues
auihauhua Bíblia de Bolso

El_Cabong
Veterano
# jul/07
· votar


A religião só tem uma finalidade para a ciência: ser refutada, desmascarada e idiotizada. Não vejo como possa ser útil de qualquer outra forma para o seu desenvolvimento.

O contrário também acontece.
"Deus disse a abraão que sua descendencia seria como as estrelas do céu que não se pode contar". Antes da descoberta dos telescópios teve um cientista que contou em torno de 10mil estrelas no céu e registrou isso para colocar a bíblia em descrédito. Com o advento do telescópio este cientista foi idiotizado.
A Bíblia fala de criação de matéria a partir do nada. Um cientista disse que no universo nada se cria na se perde, tudo se transforma. Com o advento da física quântica e as teorias de Einstein vê-se que é possível criar matéria a partir do nada, aliás isso é o que ocorre no núcleo da estrelas.
A ciência do século XIX para nós do século XXI é idiota. A ciência do Século XXIII verá a nossa atual também como idiota.

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


A religião só tem uma finalidade para a ciência: ser refutada, desmascarada e idiotizada. Não vejo como possa ser útil de qualquer outra forma para o seu desenvolvimento.

"(...) os estudiosos sabem que há algo em comum entre essas crenças (religiões). Sem exceção, elas acreditam que há uma ordem, uma espécie de propósito (ou, se você preferir, sentido) no Universo. Nenhuma religião trabalha com o pressuposto de que o acaso e a indiferença regem as nossas vidas. Curiosamente, foi a busca por essa ordem que acabou impulsionando o avanço da própria ciência" -
Superinteressante, 7 de Dezembro de 2005


Sim, é uma revista besta, mas é interessante esse trecho

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


leandro rodrigues
Boa resposta...

Rato
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
Ora, se é algo que não pode ser, sob hipótese alguma, provado por e para o raciocínio humano, a idéia de "Deus", para mim, é algo cuja existência carece de qualquer fundamento lógico.

ótimo!
apesar da vaidade, legal.
até agora só vi no que não acredita, sendo assim, acredita no que?


Bog
, não acredito ou desacredito.

boa guras. Isso quer dizer q não acredita mas tb não enche o saco de quem acredita haha. Algo q acontece muito por aí e por aqui tb.
Os caras que dizem ser ateus se "acham" os sabichões mas nunca vi sequer um argumento decente.
O q vejo muito nos tópcios de religião por aqui é um massacre pra cima dos crentes e sempre com os mesmos argumentos =/

nunca fiz um tópico de religião mas farei um =) como exige um mega post, fica para o final de semana ;)


see ya

HELENna
Veterano
# jul/07
· votar


passo meses sem vir aqui e qd resolvo dar uma passadinha vejo + 1 tópico sobre religiao...
ainda estao tentando explicar/entender sobre religiao???
acho q tem coisas q nao da pra explicar ou entender ou comparar...
o q da pra fazer eh não misturar ciencia e religiao... vive um de cada vez...

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


nãããããão, de novo nãããããããoooo!


hahuahuahuahsa

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


The Blue Special Guitar
Reza que passa!!!!ehehehehe

leandro rodrigues
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Ou relacha e goza

Hahahahahahahaha...

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


leandro rodrigues
Tu é parente da Marta Suplici?????ahahahahaha

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Rato
ótimo!
apesar da vaidade, legal.


É mezzzzmo, guras? huahauahuaha.

até agora só vi no que não acredita

Não disse que não acredito(apesar de isso ser um fato), mas apenas que não há razões lógicas para isso.

sendo assim, acredita no que?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/165449/p7#11

Até que me provem convincentemente o contrário, a única certeza que tenho é que vou morrer e servir de refeição para vermes esfomeados. Sem mais.

Sashsiam_2
Veterano
# jul/07
· votar


Esse tópico está rendendo, não?

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Sashsiam_2
Rendendo discussão sim, mas conclusão nada (o que era de se esperar)

LeandroP
Moderador
# jul/07 · Editado por: LeandroP
· votar


CIÊNCIA, ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO

Uma das razões para a ciência ocidental ter mergulhado profundamente no materialismo foi para fugir da superstição e temor religiosos. Foi na idade média que as este problema atingiu o auge, a ponto de cientistas, como Galileu Galilei, serem perseguidos por religiosos fanáticos. Como é natural a ciência a partir de Descartes e Isaac Newton buscou se afastar cada vez mais da religião. O grande problema gerado foi que, para se afastar da religião, a ciência criou um fosso profundo na questão da espiritualidade humana.

Essa divisão entre matéria e espírito é tão intensa, que no seio da sociedade ocidental há uma associação direta entre o materialismo e a ciência, e tudo que concerne ao espírito como sendo uma esfera de abordagem da religião. Quando algum ramo da ciência, ou algum cientista busca estudar o espírito, até o público leigo questiona se isso é científico. Este paradigma ainda está profundamente arraigado em nossa cultura, especialmente no meio acadêmico, nas associações de classe profissional, na educação, na medicina, enfim em todas as áreas do conhecimento humano.

No entanto lentamente tem havido uma abertura na direção do espiritual, por ser isso uma necessidade humana conforme veremos a seguir.

Façamos a seguir uma diferenciação baseada no paradigma holístico-transpessoal, entre espiritualidade, religiosidade e religião e o papel da ciência frente a estes conceitos. Esta diferenciação não está presente nos dicionários, ou está presente apenas parcialmente, pois os verbetes estão descritos segundo o paradigma mecanicista então vigente em nossa cultura.

ESPIRITUALIDADE: segundo o paradigma holístico-transpessoal nós somos seres espirituais e temos transitoriamente um corpo físico. Somos portanto muito mais que os nossos corpos físicos. A ciência materialista diz exatamente o contrário, tudo o que somos, o que sentimos, a nossa consciência está diretamente ligada aos nossos órgãos. A consciência, por exemplo, é resultado de interações físico-químicas no cérebro. Conforme veremos adiante as pesquisas com as ciências naturais como a física e a biologia têm demonstrado o contrário disso. Os dados demonstram que o corpo físico é apenas um reflexo do espírito. A espiritualidade, portanto é algo inerente ao ser humano. Todos nós buscamos a nossa própria espiritualidade, encontrar a nossa essência interior, quer estejamos conscientes ou não disso. Todo ser humano busca um sentido para a sua vida, ato na qual reside a sua espiritualidade. O vazio existencial na qual a civilização ocidental se encontra imersa hoje, vem exatamente do distanciamento da própria espiritualidade a que ela foi lançada pelo paradigma materialista. Espiritualidade, portanto, significa a busca da própria essência interior, fato que se constitui uma necessidade de todo ser humano. Por isso que toda ciência tenderá, de agora em diante, sob pena de se tornar estéril e inútil, a proporcionar este auto-encontro ao ser humano. Este é o grande papel da ciência da psicologia transpessoal..

RELIGIOSIDADE: A palavra religiosidade se origina do latim religare, ato de ligar alguma coisa a algo que já foi ligado. A religiosidade é o ato que leva a criatura a se religar ao seu Criador. É uma conseqüência da espiritualidade, pois na medida em que ocorre o encontro consigo mesmo em essência, com a sua essência divina, o ser humano sente a necessidade de se religar a Deus, Fonte da vida. É também um sentimento inato de todo ser humano pois existe em todas as culturas, em todos os povos. Por mais que o paradigma materialista tente sufocar este sentimento no ser humano, ele está sempre buscando se religar a Deus. A religiosidade pode ou não fazer com que a pessoa busque uma religião. Existem pessoas que são avessas a uma religião formal, apesar de cultivarem a espiritualidade e a religiosidade. A verdadeira ciência tem o papel de oferecer subsídios aos seres humanos para que ampliem a sua visão de espiritualidade e de religiosidade, para que se libertem do fanatismo, da superstição e do pensamento mágico que ainda subsistem em muitas religiões. Na medida em que a ciência torna claros e lógicos todas as questões referentes ao Espírito no seu processo de ser um Ser em evolução e a Deus como sendo uma Grande Energia Criadora que organiza e comanda o universo, ela cumpre o seu papel de proporcionar um sentido para a vida ao Ser Humano. Proporcionar ao ser humano a religiosidade, fazendo com que ele se religue ao seu Criador, resgatando-o do materialismo que o desligou Deste, é também um grande compromisso da ciência da psicologia transpessoal.

RELIGIÃO: a religião é o ato de formalizar através de um conjunto de práticas a busca de uma ligação com algo transcendente. As religiões deveriam cumprir um papel de desenvolver no ser humano a espiritualidade e religiosidade, porém nem todas cumprem esse propósito. A grande maioria das religiões ainda está presa a dogmas, ao fanatismo, a superstição, ao pensamento mágico que faz com que o ser humano se afaste da própria essência e do Deus cósmico, Energia Criadora do Universo. Muitas religiões inclusive são regidas pelo próprio paradigma materialista, em nome das quais, criam-se guerras "santas", morte e destruição de pessoas e ideais. Por isso muitas pessoas, dentre os quais muitos cientistas, se afastam dela. Por verem nela um cerceamento da liberdade de discernir do ser humano. No entanto, as verdadeiras religiões têm em sua essência a idéia real da espiritualidade e religiosidade, que se constitui o ponto de união entre as mesmas. O grande papel da ciência é oferecer à religião subsídios para que se estreite mais esse ideal de espiritualidade e religiosidade, de modo a que se dissipe essa grande fragmentação a que se lançaram as centenas de religiões existentes no mundo. Apesar de não ter nenhum vínculo com qualquer religião, ao fortalecer os sentimentos de espiritualidade e religiosidade, a psicologia transpessoal pode se tornar um grande auxiliar das religiões sérias que buscam este ideal.

Autor: Alírio de Cerqueira Filho - do site Plenitude

Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


LeandroPanucci

Acho que o autor aí tem uma pequena confusão. Vou tentar colocar mais uma vez de forma simples a razão para existir uma diferenciação entre ciência e religiosidade. Fatos:

1. A ciência procura formular explicações e modelos a partir da observação empírica, avaliação experimental e cálculos matemáticos.

2. Obervação empírica e avaliação experimental só se aplicam àquilo que pode ser submetido a ovservação e experimentação (óbvio). Cálculos matemáticos só se aplicam a modelos abstratos.

3. Se o espírito for feito de matéria ou energia, está sujeito às leis da física como qualquer outra matéria ou energia. Logo, existe um instrumento (mesmo que hipotético) capaz de "ver espíritos". Não existe qualquer evidência física comprovada de que existam espíritos com consciência feitos de matéria/energia não-identificadas. Existe essa possibilidade, embora os adeptos dessa crença não pareçam muito empenhados em comprová-la.

4. Se o espírito não for feito de matéria ou energia, é metafísico. Deus é metafísico, por definição. O que é metafísico não está sujeito à física. Portanto, não pode ser experimentado, observado e nem modelado matematicamente. Logo, não é tangível ao método científico.

Comentários sobre o texto em si:

segundo o paradigma holístico-transpessoal nós somos seres espirituais e temos transitoriamente um corpo físico

Onde estão as evidências disso?

A ciência materialista diz exatamente o contrário, tudo o que somos, o que sentimos, a nossa consciência está diretamente ligada aos nossos órgãos.

Isso não é preciso. Por exemplo, a neurologia por si só apenas estuda o comportamento do cérebro em diferentes condições. Ela não chega a afirmar se os processos químicos cerebrais são a única causa da consciência ou se têm alguma outra força por trás dela. O ponto é que, se existir uma força imaterial por trás dela, não pode ser estudada.

Os dados demonstram que o corpo físico é apenas um reflexo do espírito.

Evidências?

Todos nós buscamos a nossa própria espiritualidade, encontrar a nossa essência interior, quer estejamos conscientes ou não disso.

Essa é uma "evidência auto-evidente", infalsificável, até mesmo dogmática. Ele faz uma afirmação ("TODOS nós buscamos a nossa própria espiritualidade"), e se alguém afirmar que não faz parte dessa regra - lembrando que uma única exceção é o suficiente para destruir qualquer regra universal - pode-se dizer simplesmente "você busca sim, só não está consciente disso".

A verdadeira ciência tem o papel de oferecer subsídios aos seres humanos para que ampliem a sua visão de espiritualidade e de religiosidade

De onde ele faz essa afirmação?! A "verdadeira" ciência tem o papel de oferecer explicações REPETÍVEIS, REDUTÍVEIS E REFUTÁVEIS para fenômenos que podem ser observados, experimentados e/ou modelados.

Qualquer outro objetivo não é da ciência, e sim de cientistas individuais. Pode ser qualquer coisa desde "desenvolver a tecnologia e o conhecimento da nação" até "obter reconhecimento e adulação do meu ego", ou mesmo "oferecer subsídios aos seres humanos para que ampliem sua visão de espiritualidade". Mas esses objetivos pertencem a pessoas, não à ciência.

Eu mesmo procuro ser adepto de uma abordagem sistêmica (holística) quando possível, por uma tendência natural minha a pensar dessa forma. Mas por isso mesmo, fico meio P da vida quando usam palavras "quentes" como "visão sistêmica", "paradigma holóstico" ou "abortagem transdisciplinar" para tentar justificar algo que é, claramente, PSEUDOCIÊNCIA. Seja lá quem for "Alírio de Cerqueira Filho", considero que a visão dele simplesmente ignora o que é ciência.

LeandroP
Moderador
# jul/07
· votar


Bog

Tudo bem.

Entre no site de onde eu tirei o texto:
http://www.plenitude.com.br/noticias/news/index_noticias.php?id=99

Pergunte a ele, que poderá lhe responder melhor. Só postei aqui (e fiz questão de citar o autor) porque é coerente com o tópico.

Aproveite a sua tendência holística de abordagem pra observar por si próprio as evidências que a nossa ciência ainda não explica. Eu sou um ignorante, mas os artigos que leio relacionados a física quântica, me motiva e confirma as minhas impressões.

Eu sei o que você não aceita, "certas afirmações", e até concordo. Mas não posso mudar o texto só pra você concordar.

"Do materialismo ao espiritualismo é uma simples questão de esperar esgotarem-se os limites do primeiro." (Raul Seixas).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original