Cientificismo X Religiosidade

Autor Mensagem
Devil Boy
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC
*desculpe, sei que tu vai responder que nunca teve mesmo*

Não são tou previsível assim.

Não explica o sentido desse termo?
Ah, se for a tal da "iluminação" a que me referi no meu post anti-comuna, essa dispensa qualquer comentário ou argumento, já que não se funda em absolutamente nada passível de prova.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

O agnóstico não duvida do ateísmo - mas também não duvida da existência de Deus. Nesse sentido, é sim um cético, não por duvidar de tudo, e sim por não abraçar qualquer "verdade" que não pode ser testada racionalmente. Aliás, é um ceticismo no sentido clássico da palavra, pelo menos no que diz respeito ao metafísico. O que os céticos "originais" afirmavam é que nenhum conhecimento real é possível com certeza. Os agnósticos afirmam que nenhum conhecimento real SOBRE O METAFÍSICO é possível com certeza.

Existe na lógica uma coisa chamada "hipótese do mundo fechado". É muito usada pelas pessoas, especialmente no modo de pensar ocidental. Funciona assim: como tudo é verdadeiro OU falso, caso eu não tenha algo como sendo verdadeiro no meu conhecimento, assume-se que é falso. Os ateus adotam essa hipótese do mundo fechado com relação a Deus: não havendo evidências materiais de que ele existe, assume-se que é falso. O agnóstico trabalha com uma lógica ternária, e não binária - há o verdadeiro, o falso e o possível.

Hehehhe, lembrando aqui das minhas aulas de lógica...

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
As bibliografias sempre deixam a desejar em algum ponto, que para eles também são obscuros. Usam termos sem significado, sem explicação...para mim vai tudo por água abaixo quando isso acontece. Me irrita, .chego a tremer de raiva, em certos momentos....obscuro.
Pode ser que o Bog ou Deji saibam responder.

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
Por que devo acreditar(dê-me uma razão) que um indivíduo que diz ouvir vozes divinas, não é, na verdade, um demente esquizofrênico?


pq muitas profecias foram cumpridas ao pé da letra.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Por que devo acreditar(dê-me uma razão) que um indivíduo que diz ouvir vozes divinas, não é, na verdade, um demente esquizofrênico?
I see dead people.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Gostei, bem explicado. Suas aulas de lógica funcionaram para alguma coisa.eheheheh
Mas o ateu trabalha numa lógica única, não cre em Deus, quem trabalha na binária?

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Deji
pq muitas profecias foram cumpridas ao pé da letra.

Quais? As que, na melhor das hipóteses, "se cumpriram" e foram descritas na mesma Bíblia - também escrita por "profetas" e pelos que neles acreditaram - que é o próprio alvo de contestação?

Ou as, que tais como o episódio do Dilúvio(inspirado no mito babilônico de Gilgamesh, comprovado cientificamente e que foi "anexado" pelos hebreus no período do "cativeiro babilônico"), de fato aconteceram, mas só depois foram inseridos no texto bíblico, como profecias anunciadas por Deus a fulano de tal?

leandro rodrigues
Veterano
# jul/07
· votar


Na minha opinião, é o seguinte: Deus existe ou não?

Eu acho que...

Abrazüz á todüz

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Não, não, o ateu trabalha com uma lógica binária. A proposição "Deus existe" é verdadeira ou falsa. Como não há evidências concretas, materias e testáveis de que exista, a afirmação "Deus existe" não consta na base de conhecimentos do ateu. Não estando lá a afirmação, assume-se a negação (hipótese do mundo fechado).

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy
To falando de biblia mesmo, Tipo Isais, David, centenas de anos antes de Jesus narraram o que de fato aconteceu.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


leandro rodrigues
Essa resposta cabe perfeitamente para a pergunta: Para que serve os bolsos do pijama. ehehehehe

Bog
Entendi sua colocação. E o cético?

Devil Boy
Veterano
# jul/07
· votar


Deji
narraram o que de fato aconteceu.

Aconteceu de fato, segundo quem? Mateus, Marcos, Lucas e João?

Tu achas que se a Bíblia fosse fonte histórica confiável e provável(tanto no AT como no NT), eu a estaria sequer contestando?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

O cético pode trabalhar com qualquer tipo de lógica que desejar. Mas a gente precisa diferenciar entre cético num sentido clássico (que acredita que nenhum conhecimento 100% correto é possível) e o cético num sentido mais "popular" (que só coloca um novo conhecimento na sua base de conhecimentos depois de vários testes - que ele julga suficientes e necessários para confirmar uma hipótese). Ambos podem ser muito chatos se levados ao extremo, heeheh.

ZXC
Veterano
# jul/07 · Editado por: ZXC
· votar


Deji
Falou bem , narraram. A história da Bíblia antecede a escrita, então foi realmente narrada, não escrita. Sabe aquela frase , quem conta um conto aumenta um ponto. Acho que é bem por aí.
Ela foi passada de geração por geração em forma de narrativa, a veracidade ficou perdida em algum momento....não?

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Acho que me enquadrei....ehehehhe

ophius
Veterano
# jul/07
· votar


Só basta sabermos uma coisa...

A ciencia só consegue explicar a origem da vida na terra e do homem, com o auxilio da religiao.











Pff....por ae vcs já tem uma noção.
:P

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ophius
A ciencia só consegue explicar a origem da vida na terra e do homem, com o auxilio da religiao.

Não tenho a menor idéia de onde você tirou tal afirmação, mas te garanto que é falsa. As teorias atuais excluem totalmente a necessidade de uma consciência divina por trás da vida. Não que todo mundo aceite essas teorias, mas elas existem.

Devil Boy
Veterano
# jul/07
· votar


ophius
A ciencia só consegue explicar a origem da vida na terra e do homem, com o auxilio da religiao.

A religião só tem uma finalidade para a ciência: ser refutada, desmascarada e idiotizada. Não vejo como possa ser útil de qualquer outra forma para o seu desenvolvimento.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

Não conheço também ciência que refute, desmascare ou idiotize religiões.

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Bog
Total ou parcialmente?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

Desconheço por completo. Nunca vi uma conferência científica e nunca li um journal apontando nessa direção. Qual é o ramo da ciência que trabalha nesse sentido?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

Aliás, talvez você devesse ler a nossa discussão sobre ciência algumas páginas atrás...

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Bog
Você entendeu o meu sarcasmo ao pé da letra? Gezuis!

É óbvio que cientista nenhum trabalhe com tais convicções e propósitos. Mas, sim, em geral, os dogmas religiosos tornam-se totalmente ridículos à medida que a ciência avança em descobertas. E vice-versa, como por exemplo, o fato de a Igreja negar, sem embasamento algum, a funcionalidade do preservativo, comprovada pela ciência.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

Ah, você estava sendo irônico. Tem certeza? Ironia = dizer algo num tom jocoso de forma que o que você quer implicar é exatamente o oposto do que foi dito. Você não foi irônico, foi sarcástico. ;-)

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Bog
huahauahhuaaha.Você agora tem o meu respeito, cara! Foi o primeiro a me flagrar num uso impróprio de vocabulário. heheeheh.

Foi um lapso.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Devil Boy

Hahhaahh, isso agora foi ironia. :P Sacou?

Mas na boa, acho que a gente já discutiu há algumas páginas o papel da ciência de um jeito bem masi completo e bem menos sarcástico.

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Bog
isso agora foi ironia. :P Sacou?
Eu estou sabendo. Só que eu uso em demasia tanto um como outro, que às vezes esqueço até a diferença.

acho que a gente já discutiu há algumas páginas o papel da ciência de um jeito bem masi completo e bem menos sarcástico.

Isso, feliz ou infelizmente, faz parte da minha persona.

Rato
Veterano
# jul/07
· votar


só queria que algum bright, ateu, agnóstico ou coisa parecida me disesse o porquê não acreditar em Deus

simples =)

Devil Boy
Veterano
# jul/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Rato
Porque, de repente...
...não tem nenhum fundamento?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Rato

Hmmm... normalmente, é pelas mesmas razões que você não acredita em fadinhas, unicórnios azuis e dragões invisíveis.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original