Cientificismo X Religiosidade

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jul/07


As teorias contemporâneas sobre o tempo geológico surgiram no meio do séc. XX, pouco tempo depois da descoberta da radiatividade. O conhecimento do processo de desintegração radiativo dos elementos permitiu a datação da idade das rochas.
O modelo teórico atual da comunidade científica para explicar o surgimento da terra, baseia-se na idéia de origem por agregação de poeira cósmica, aquecidas por meio das violentas reações quimicas. Essa mesma teoria explica a genese de Mercúrio, Vênus e Marte.
Agregação( planetesimais ) está, provocada por colisões incessantes, motivadas pela atração gravitacional e ocorrida a cerca de 4,6bilhões de anos.
Esta teoria científica para o surgimento da terra, se opõe e nega a existência de Deus como criador do céu e da terra.
Na sua opinião quem acredita no cientificismo desse fato, nega os dogmas religiosos? Ateu?

imorrivel
Veterano
# jul/07 · Editado por: imorrivel
· votar


Aceitando a teoria da singularidade dá mto bem para crer tanto em Deus quanto na ciencia quando se fala na origem do universo!

Eu nao acredito, mas dá...o dificil eh acreditar na biblia e aquele bla bla bla todo!

Mas partindo que tudo teve um inicio, dá para acreditar num criador, ou nao...

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
imorrivel

Bibliograficamente no Renascimento quando a teoria heliocêntrica (idéia de que o Sol é que se encontra no centro do Universo) ganha aceitação no lugar das geocêntricas defendidas pela Igreja , e retira o monopólio de explicação do mundo e da natureza das suas mãos. Copérnico, Giordano Bruno e Galileu divulgam as novas concepções, sendo Bruno queimado vivo, e Galileu condenado como suspeito por heresia pela Inquisição. Só em 1999 a Igreja se retrata por esse fato.
Diz ser no século XVII que a fé se rende a ciência, mas não tem explicações religiosas para esse fato, nem como a Igreja contonou e contorna hoje esse antagonismo. Tu sabe me explicar?

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Se eu fosse catolico eu até tentaria dar uma explicada!

Soh nao entendi o que isso tem a ver com o texto sobre o inicio do universo x crença em Deus o.O

Ou mudamos de assunto e agora eh hora de meter o pau na igreja catolica?Se for nao tem problema nenhum, armamento para falar dos podres da igreja eh o que nao falta..xP

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Pois é, o choque ocorre porque tanto a religião quanto a ciência trabalham com explicações para o mundo natural. Mesmo que algumas pessoas digam que não, que a religião só vale para o metafísico, o fato é que a maior parte das religiões acaba sim oferecendo respostas divinas para coisas que eram metafísicas mas deixaram de ser - existe uma diferença entre aquilo que é intrincecamente metafísico (ex: um deus criador) e aquilo que é ou foi apenas tecnologicamente metafísico (ex: relâmpagos, estrelas e... geologia).

Algumas religiões procuram contornar esse choque de evidências científicas x "tá escrito aqui ó" afirmando que esses eventos que deram origem ao universo não são mero acaso, foram a "ferramenta" que o tal deus criador usou para realizar a sua obra. Obviamente, a ciência jamais será capaz de encostar nesse ponto, já que razões exteriores ao universo não estão sujeitas a observação, não podem ser testadas e são, por definição, metafísicas. Nesse sentido, religião e ciência podem conviver, já que a ciência não passaria de uma forma de entender 'o plano divino'.

Já outras religiões, por exemplo, que acreditam na literalidade da bíblia, precisam se confrontar com evidências cada vez mais fortes e concretas. Aí, entram com outras explicações metafísicas e sem possibilidade de teste, como "foi o diabo que pôs ali para confundir". Aí o buraco é bem mais embaixo... Muita gente - e gente esclarecida - deixa de acreditar em descobertas científicas por não entender. Por exemplo, tem gente que pensa que a teoria da evolução prega que "houve um macaco, e dele nasceu um homem" ou pior "houve um macaco, e ele se transformou em gente". Obviamente, são hipóteses esdrúxulas - mas nenhuma delas faz parte da teoria da evolução. Ou seja, muita gente prefere acreditar numa realidade mais redondinha, fechadinha e bonitinha do que tentar entender fórmulas complicadas e sistemas complexos de interações.

Agora, respondendo à tua pergunta, depende de qual religião seria e de quais dogmas. Algumas religiões são mais adaptáveis que outras a novas explicações para o mundo físico.

Hehehhe, por essas e outras é que eu sou agnóstico - e praticante.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
Desculpe acho que não me expressei bem. Eu quiz dizer que tem explicações quando a Igreja se rendeu a ciência mas não como justificou esse fato perante ao mundo.

Bog
Tu quer dizer que a Igreja se rende a explicação da ciência para os fatos metafísicos, mas não para a criação do homem?

izzystradlin
Veterano
# jul/07
· votar


putz vai começar a ladainha de novo..preparem-se para mais 100 págs.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


Na sua opinião quem acredita no cientificismo desse fato, nega os dogmas religiosos? Ateu?
Acho que trabalham em searas diferentes.
Até porque existem diferentes interpretações pro Gêneses bíblico.

No final das contas, é uma discussão que vai do nada até o lugar nenhum. =)

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
Será? Tu é catolica? Sabe como a Igreja explica na prática esse antagonismo? Eu não...
é uma discussão
Não vou discutir até porque tenho dúvida e ignorância religiosa prática, por isso perguntei.

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


ZXC
Será?
Sim, existem várias correntes no meio...
Algumas acreditam na literalidade do que está escrito, outras fazem interpretações.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


maggie
Tu recomenda alguma bibliografia?

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


Pouca ciência afasta o homem de Deus, muita, aproxima...

Pouco conhecimento bíblico afasta o homem de Deus, muito, aproxima...

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Nao acho um grande antagonismo!

Nao vamos esquecer que na epoca, mtos dos cientistas acreditavam que a Terra era o centro do universo!

A Igreja fez o basico, resolveu nao abrir discussoes, nada muito estranho para quem nao quer arriscar perder o poder que possui!

Em muitos outros casos a Igreja tb aceitou que estava errada e a ciencia certa, mas temos que lembrar que naquela epoca, muito cientista pensava conforme os dogmas da Igreja!

O Igreja é muito antiga, e ela tentava explicar o mundo com o que tinha a sua disposição na epoca ué, a ciencia evoluiu e mostrou que muita coisa estava errada mas nada de mais, pelo menos no meu ponto de vista nao é grande coisa!

Como hawking falou (ele que é ateu) a ideia da singularida é um ponto positivo para as religioes, pois abre caminho para um criador!Quem fez aquele momento, por tabela eh o criador de tudo, ai interpretando o "E criou o ceu e a terra" estaria correto...

Uma forma da ciencia interferir mesmo na religiao, seria criando vida a partir de algo inanimado, mas isso falta mto para acontecer!

Mas eu vou com a maggie, eu acho que esse tipo de discussão nao leva a nada...x/

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Tu quer dizer que a Igreja se rende a explicação da ciência para os fatos metafísicos, mas não para a criação do homem?

Nononono, estou dizendo que existem coisas metafísicas que a ciência não explica e nem vai explicar. Outras, são apenas tecnologicamente metafísicas, mas quando a ciência explica elas, a resposta varia de religião para religião. Não coloque todas no mesmo balaio. As que acreditam na literalidade da bíblia não aceitam, por exemplo, a teoria da evolução. A igreja católica reconhece a evolução, mas afirma que seria apenas a "ferramenta" usada pelo deus criador para fazer o homem. Não coloque no mesmo balaio os católicos, os luteranos, os adventistas e os batistas, porque os dogmas são diferentes, e a resposta de cada um à ciência é diferente.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
Vou repetir para você também , isso não é uma discussão é uma dúvida.
Que vai levar ao meu esclarecimento.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Entendi , foi o que a maggie disse em outras palavras. Explicadíssimo.

Deji
Veterano
# jul/07 · Editado por: Deji
· votar


Vocês ja pararam para pensar que 7 dias não são 7 dias? e sim 7 etapas?

Que Adão e Eva podem não ter existido da forma literal, e sim uma representação do começo da civilização?

A maioria acha que a Bíblia é ridícula ou contraditória pq quer interpretá-la ao pé da letra, sendo que ela é para ser entendida espiritualmente!

Vocês sabiam que no idioma que a Biblia foi escrita existaim mais de 3000 verbetes, e que na linguagem atual 500?

e que tem palavras, por exemplo, amor, que tem mais de um sentido?

E que existe a Biblia na linguagem de Cristo no Aramaico, que é a mais fidedigna onde se podem tirar algumas dúvidas do emprego de algumas palavras em alguns textos?

E voces querem saber do que mais?

Deus não está preocupado se a Biblia foi modificada ou não, se a Biblia vai vir a casar com exatidão com a ciencia, ele esta preocupado com o que acontece dentro de você, seus comflitos emocionais, seus traumas, quer tratar com você espiritualmente, te ajduar e te socorrer...

Discusões teologicas e cientificas são legais, mas seu resultado não invalida a Biblia ou a vontade de Deus, até pq a Bilia não está aqui pra isso!

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


O que eu acho legal nessas discussao eh que eu sempre acabo pensando no que ira acontecer se alguma religiao estiver correta!

E sinceramente, nunca penso no melhor..x/

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
ahahahaha

Deji
Visão bem católica. Gostaria de ter essa certeza.

imorrivel
Veterano
# jul/07 · Editado por: imorrivel
· votar


Imaginem se os mulçumanos radicais sao os corretos..o.O

Alem de meio mundo sofrer pelo resto da eternidade, quem se explodiu vai viver bem pra sempre...

Alias, tomara que todos estejam errados, pq senao a chance deu ir para o inferno eh mto grande o.O

Por isso que eu gosto dos ateus, se eles estiverem corretos ninguem se ferra =D

Deji
Veterano
# jul/07 · Editado por: Deji
· votar


imorrivel

Amigo, a Bíblia diz em Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”

Essa é a religião que esta certa

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

Amigo, a Bíblia diz em Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”

Essa é a religião que esta certa


Cah entre nos que se eu perguntar para um mulçumano ele ira ter uma resposta bem parecida!

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Não sou católico ^^, e não acho que minha visão seja bem católica, até pq o catolicismo é uma das religioes que eu mais abomino =[

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Deji

Cara, sinceramente!

Eu nao acredito em Deus, creio que Jesus tenha existido e tenha sido um bom homem, mas acho que seus ensinamentos sao de uma pessoa fraca, nao acredito que ele tenha voltado a vida apos a morte, nao vou pedir perdao no meu ultimo momento, e tudo mais!

Eu (na sua visao de Deus e talz) vou para o Inferno ou tenho salvação?

Mas nao se esqueça nao jamais irei admitir que vivi minha vida de forma errada e nem me arrepender do que fiz...

Deji
Veterano
# jul/07 · Editado por: Deji
· votar


imorrivel

Bem parecida pode ser muito diferente em sua essência, a essência do Cristianismo é amar Deus e o próximo.

Isso muitas religiões pregam, porem o cristianismo traz como no sermão da montanha, que você nao deve apenas nao matar alguem, pq se vc pensar em matar ja pecou, o Cristianismo ensina vc a trabalha tudo isso dentro de você, ensina a você a ser uma pessoa boa e que isso de fato fara bem a você...

E isso é o que de fato pode te fazer feliz em qualquer situação que voce esteja, esta bem com Deus e com você mesmo.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
Gostaria de acreditar em alguma coisa, as vezes me deprimo por isso. Minha família nunca obrigou-nos a seguir o catoliscismo, ao contrário, sempre nos deixou a vontade para chegarmos as nossas próprias conclusões. Busco , busco, não é por falta de leitura, mas é difícil...

Bog
Achei uma frase de Sartre que se enquadra bem na sua afirmação:
" O ateu não se difere do cristão simplesmente numa questão metafísica, mas tem uma visão profundamente diferente da existência do homem."

Deji
Não entendi...a parte dos orfãos e viúvas.

Deji
Veterano
# jul/07 · Editado por: Deji
· votar


imorrivel

Eu acho que se você tivesse conhecido o Cristo que eu conheço, vc pensaria diferente, então creio que você tenha conhecido o cristo capitalista da igreja universal, ou o cristo inquisitor da igreja catolica, ou o cristo insano de algumas igrejas pentecostais....
Pq o Cristo que eu conheço é um amigo, é a Luz para minha alma, é conforto para minha aflições, e é acima de tudo aquele que me salvou da escravidão do pecado!

Creio que você não o tenha conhecido, culpa das religioes e suas mazelas, então você seria condenado por não aceitar quem nunca tenha conhecido? Jamais...

Eu não sei, havera um julgamento, e nao serei eu o Juiz xD

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

Bem parecida pode ser muito diferente em sua essência, a essência do Cristianismo é amar Deus e o próximo.

Isso muitas religiões pregam, porem o cristianismo traz como no sermão da montanha, que você nao deve apenas nao matar alguem, pq se vc pensar em matar ja pecou, o Cristianismo ensina vc a trabalha tudo isso dentro de você, ensina a você a ser uma pessoa boa e que isso de fato fara bem a você...

E isso é o que de fato pode te fazer feliz em qualquer situação que voce esteja, esta bem com Deus e com você mesmo.


Saquei xD Legal isso..

Mas cah entre nos a maioria eh hipocrita (nao estou falando que eh o seu caso logico)

A maioria dos catolicos aceita metade da biblia, a metade que interessa, agora, qd vem a parte de nao transar, nao ostentar isso, nao fazer aquilo, ai pode, ai nao sei o que, cah entre nos que ah coisa geralmente eh assim?xP Ai nao poode, se for seguir tem que seguir direito! xP

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Eu acho que se você tivesse conhecido o Cristo que eu conheço, vc pensaria diferente, então creio que você tenha conhecido o cristo capitalista da igreja universal, ou o cristo inquisitor da igreja catolica, ou o cristo insano de algumas igrejas pentecostais....
Pq o Cristo que eu conheço é um amigo, é a Luz para minha alma, é conforto para minha aflições, e é acima de tudo aquele que me salvou da escravidão do pecado!

Creio que você não o tenha conhecido, culpa das religioes e suas mazelas, então você seria condenado por não aceitar quem nunca tenha conhecido? Jamais...

Eu não sei, havera um julgamento, e nao serei eu o Juiz xD


Eeeeeee, o imorrivel tem salvação xDDD Ganhei meu dia..=)

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Estou falando que a verdadeira religiao é:

Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições = amar o próximo, ajudar as pessoas carentes.


guardar-se isento da corrupção do mundo.” = Amar a Deus sobre todas as coisas, e saber que é impossivel essa insenção pq sim, somos todos pecadores e gostamos de viver assim, e que só nos manteremos limpos disso mediante os olhos de Deus, pelo perdão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original