Cientificismo X Religiosidade

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Deji
Não gosto de não acreditar e me sinto uma diferente ao meio das pessoas.
Religiosidade para mim seria praticar o que realmente se lê, o que eu não vejo hoje em dia. As pessoas não praticam , mas rezam, rezam....se confessam...e continuam sem praticar as palavras. Horrível.

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
Gostaria de acreditar em alguma coisa, as vezes me deprimo por isso. Minha família nunca obrigou-nos a seguir o catoliscismo, ao contrário, sempre nos deixou a vontade para chegarmos as nossas próprias conclusões. Busco , busco, não é por falta de leitura, mas é difícil...


Pois eu penso assim!Sobre a existencia de Deus nao me interessa, eu ACHO que nao existe, mas nao tenho muita ctz, e nem penso sobre isso, o que eu acredito eh que SE existe nao tem poder sobre nos, logo, rezar e tudo mais se torna inutil, por isso que eu nao me apego em religioes essas coisas!

Mas eu acredito em alma, acredito em vida a pos a morte, e realmente eu gosto de acreditar nisso!Acho que seria tao triste acreditar que agente vive lah seus 70 80 anos e cabousse!

Mas eu acho legal uma crença, mas tem que ter limites, tem gente que se ferra por causa disso (qt gente nao vai ao medico para se curar pela feh) e por ai vai!Tudo com o seu limite, nao atrapalhando ninguem, nao tem pq nao ter sua crença...

O que eu acho mediocre eh gente tao religiosa que qd falha eh pq Deus quis, e qd faz algo certo eh pq Deus quis tb, para mim isso eh coisa de gente fraca que nao assume os atos!

Mas crer em uma força superior, uai, nao tenho nada contra quem acredita!

Como eu falei, eu ACHO que nao existe, mas sinceramente nao tenho mta ctz se estou certo ou nao, por isso sobre esse assunto eu nem penso mto...x)

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Por exemplo, a religiao catolica jah foi ultra machista (e ainda eh bem machista), jah foi racista e talz

Nao sei como tem negro, mulheres, que esquecem todo o passado e passam a participar de algo que tanto fez mal para sua raça ou seu sexo etc!

Eu acho que todo mundo deveria encontrar sua espiritualidade, ou nao ter alguma, mas fazer isso por conta propria!Sem contar que existem tantas religioes, deuses, etc, a chance de vc entrar em uma e que ela seja a correta é mto pequena, entao, crie a sua uai xD

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

HEhehhe, quanto a julgamentos: dependendo da existência ou não de um deus para te julgar, e dependendo do que você tiver feito, não se arrepender pode sim te levar para o inferno. Digamos que você fez sexo por prazer, resolveu uma discussão de maneira violenta, não se arrependeu, e o deus que você encontrar condena isso... Pouco importaria a tua convicção no que fez, afinal, o Deus é ele. Por outro lado, pode ser que o tal deus apareça e diga: "é, o pessoal fica mesmo se fechando na forma e deixam a essência passar". Ou talvez não haja deus algum para te julgar.

Quanto a escolher passagens da Bíblia para acreditar, isso vale para todos os dogmas. Eu chamo de "religião de supermercado" - o cara vai passando com o carrinho e pegando o que acha gostoso "opa, salvação eterna dos católicos, ressurreição dos espíritas... e vou também pegar um punhado de karmas e magia branca naturalista"... mas essa coisa de juízo final eu não gosto muito, então não compro. ehehehe

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
Mas eu acredito em alma, acredito em vida a pos a morte, e realmente eu gosto de acreditar nisso!Acho que seria tao triste acreditar que agente vive lah seus 70 80 anos e cabousse!
Também acredito nisso...mas só isso não me torna religiosa. Quero acreditar como e porque isso acontece. Quero crer numa teoria para essa afirmação...

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


HEhehhe, quanto a julgamentos: dependendo da existência ou não de um deus para te julgar, e dependendo do que você tiver feito, não se arrepender pode sim te levar para o inferno. Digamos que você fez sexo por prazer, resolveu uma discussão de maneira violenta, não se arrependeu, e o deus que você encontrar condena isso... Pouco importaria a tua convicção no que fez, afinal, o Deus é ele. Por outro lado, pode ser que o tal deus apareça e diga: "é, o pessoal fica mesmo se fechando na forma e deixam a essência passar". Ou talvez não haja deus algum para te julgar.

Por essas e outras que eu torço para os Ateus estarem certos, ai todo mundo se dah bem xD


Quanto a escolher passagens da Bíblia para acreditar, isso vale para todos os dogmas. Eu chamo de "religião de supermercado" - o cara vai passando com o carrinho e pegando o que acha gostoso "opa, salvação eterna dos católicos, ressurreição dos espíritas... e vou também pegar um punhado de karmas e magia branca naturalista"... mas essa coisa de juízo final eu não gosto muito, então não compro. ehehehe

Cara, nota 10 para essa frase, mto mto mto boa!

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Mas eu acredito em alma, acredito em vida a pos a morte, e realmente eu gosto de acreditar nisso!Acho que seria tao triste acreditar que agente vive lah seus 70 80 anos e cabousse!
Também acredito nisso...mas só isso não me torna religiosa. Quero acreditar como e porque isso acontece. Quero crer numa teoria para essa afirmação...


Mas vai ser complicado, pq religioes sao pacotoes, e como vc falou, ou vc segue aquilo ou nao, sinceramente acho dificil vc encontrar uma que te satisfaça a ponto de vc seguir e falar " pronto, hj virei tal coisa"

Ou pode ser hindu, tem tantos deuses lah, deve ter algum que vc goste, ai passe a seguir ele x)

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

"religião de supermercado"
Bem estou mais feliz de não me ver sozinha nesse mundo. As vezes tenho até medo de falar sobre esse assunto e me cuspirem...
Mas eu pratico o bem...coisa que não vejo muita gente fazendo.

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

A sua busca por conhecer Deus, para saber se de fato ele existe, e se sim quem ele é, já é um grande passo \o\

Não tenho dúvidas que você vá encotra-lo...

O complicado hoje, é que como disse o Bog, religiao virou super-mercado, nego prega conforme suas vontades, e ta dificil de achar quem vive e prega o real Cristianismo, mas não é impossível, eu conheço alguns ;)

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Deji
Será que fica mais dificil por eu não acreditar no capitalismo?

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC
Não, fica mais fácil, o amor ao dinheiro afasta o homem de Deus.

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Não, fica mais fácil, o amor ao dinheiro afasta o homem de Deus

Entao como um bon religioso vc vai me dar todo seu $ e viver pertinho de Deus xDD

Hauhau brincadera pco, mas o dia que quiser se aproximar mais de Deus nao se esqueça da minha ideia xPP

Mas sinceramente nao acho mto ruim em nao acreditar em Deus, até fiz catequese para minha voh ficar feliz, ela adorava qd eu dava os trecos que eu ganhava pra ela e talz, nao me incomodo com Deus como mtos se incomodam, por isso que eu acho que eu nao fico triste nem me sinto diferente...

Se eu me incomodasse ai complicaria, pq mae manda todo dia um fica com Deus e talz, ai a coisa ia complicar...xPP

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

nao me incomodo com Deus como mtos se incomodam, por isso que eu acho que eu nao fico triste nem me sinto diferente...
Sorte sua..eu ainda não consigo não pensar nisso. Mas me irrito com a hipocrisia de quem se comunga, vai a Igreja e pratica o contrário...

Deji
Veterano
# jul/07 · Editado por: Deji
· votar


imorrivel
Bog

Vamos lá!

Eu tenho pra mim que o Cristianismo não é dificil de se praticar quando se o entende! Quando se largar o pé da letra de algumas coisas, e buscam a resposta na Espiritualidade e Busca do Senhor, não que isso vai anular alguma coisa que esteja escrito la na Biblia...querem exemplos?

Cristo fala que aquele que desejar a mulher de alguem ja pecou.

O que isso quer dizer? que todos os homens vão pro inferno? Visto que todos desejam?

Não! Cristo está dizendo, que você na lei de Moisés foi ensinado que era pecado vc comer a mulher do outro, agora Cristo fala que é pecado ja desejar, ele esta falando que voce deve trabalhar isso dentro de voce, buscar uma mulher para vc, respeitar o casamento dos outros, nao ser um talarico, você vai conseguir sempre? nao! mas pra isso existe o perdão!

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


nao me incomodo com Deus como mtos se incomodam, por isso que eu acho que eu nao fico triste nem me sinto diferente...
Sorte sua..eu ainda não consigo não pensar nisso. Mas me irrito com a hipocrisia de quem se comunga, vai a Igreja e pratica o contrário...


Hauhau eu tb me irrito, mas tenho tantas preocupações que acabo nao pensando mto xDD Felizmente meu tempo para filosofar é curto, e mesmo sendo curto eu jah penso bastante, se eu pensasse mto e ficasse caindo nessas questoes meu deus do ceu ia ser complicado xPP

Bom, Deus existindo ou nao, ele nao vai fazer minha prova de programação certo?Entao deixa eu ir na facul que tem aula as 10:10

Flwww ae pra galera que fica!

Fiquem com Deus, Ala, Sem Deus, com os Espiritos, com os Deuses em forma de animais, etc etc etc (dificil agradar a todos xP )

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Deji
Você tem uma visão interpretativa..e eu uma visão bibliográfica. Tem que ter alguém interpretando...dai acho que cada um tem sua interpretação , posso ser instruida por alguém que não vê essa passagem bem assim né? Ou é universal essa interpretação?

Deji
Veterano
# jul/07 · Editado por: Deji
· votar


ZXC

Olha, vou parecer meio dono da verdade, mas as religioes estão tão distante do idel por causa disso.

Cada um interpreta a seu modo, outros ao pé da letra, mas eu acredito que a verdade é uma, eu ja li bastante coisa, ja fui de igreja pentecostal, e hoje creio que estou no caminho certo!

A Biblia não é tão dificil de entender, o antigo testamento narra muitas historias, umas ao pé da letra era reais outras nao, mas enfim todas apontavam a incapacidade do homem de ser conforme a vontade de Deus (e essa vontade dele é pra nós o melhor), e apontava sempre para que viria o Cristo, o novo testamento narra a passagem de Cristo por aqui e o começo da igreja na terra.

Em fim, Cristo é o centro da Biblia, e o maior mandamento segundo ele é o amor (Amar a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a ti mesmo), tendo isso você consegue entender melhor a realidade da Biblia, Deus nos ama e quer nosso melhor, entao nao pede nada simplesmente "pq sim"...

Um assunto delicado, sexo! o que realmente a Biblia fala sobre isso e porque?

Fala que sexo apenas com compromisso e amor, é isso que a Biblia fala, casamento nos padroes de hoje é uma intituição humana e religosa, o que ele quer é que escolhamos alguem e que quando tivemos o tal compromisso com ela e amor, aí sim possamos ter uma vida sexual, pq isso?

Pq quando banalizamos o sexo, isso nos faz mal, engravidamos indesejadamente, pegamos doenças fisicas, e psicologicas (acaba que vc pode de fato nunca esta satisfeito no seu relacionamento sexualmente, pq o eis era melhor de cama, ou fulana fazia isso e a ataul nao faz...e etc...)
A vontade dele é que sejamos sim felizes sexualmente tambem! E ter muitos parceiros não nos traz felicidade, traz insegurança (isso a psicologia explica, quando vc trai, acha sempre que vai ser traido, tem ciume fora do normal)

Entende? não ha muitas visoes, o Cristianimos é isso: amor.


Se você tiver isso como ponto de vista começa a entender melhor a Biblia.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Deji
Sua visão é romântica...eu gosto embora não acredite em tudo. Mas que o Cristianismo é amor isso eu creio, mas pena que não é só isso..

Deji
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC
Mas que o Cristianismo é amor isso eu creio, mas pena que não é só isso..

é sim... mas amor implica em renuncia, busca por intimidade... isso que temos que ter por Deus e com Deus, renunciar muitas vontades, buscar sempre conhece-lo melhor, pq se não isso não é amor, é admiração.

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu acho que na minha opinião pessoal e individual própria e única de minha pessoa, talvez e muito provavelmente eu não queira opinar.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Deji

Eu na verdade já fui uma pessoa profundamente preocupada com questões religiosas. Sabe aquela idade na qual algumas pessoas finalmente começam a perceber que há algo de errado no que dizem por aí? Com certeza você sabe, porque você obviamente também já passou por isso. Quase todos passaram.

Muitas pessoas simplesmente preferem "abafar" esse sentimento, e evitam qualquer questionamento a respeito dessas coisas. Simplesmente seguem com um punhado de rituais e crenças que não fazem o menor sentido, às vezes até mesmo são contraditórias. Vão no embalo daquilo que parece mais fácil, e preferem não pensar muito no problema. Pensar é chato.

Outras pessoas preferem se fechar em uma verdade pronta, compram o pacote de alguma religião, e aceitam aquilo. Afinal, o padre/pastor transmite segurança, convicção, autoridade... Não é a toa que o padre se chama padre - as pessoas procuram na autoridade religiosa o mesmo tipo de coisa que procuram no próprio pai. Se o pai dava segurança e as respostas para as coisas do mundo, o padre vai mostrar o caminho para as coisas do espírito. Essas são as pessoas que aceitam os dogmas de alguma religião, passam a fazer parte de um grupo que estimula cada vez mais essa fé, e se sentem fortalecidas.

Outros entram num ciclo infinito de misticismo e credulidade. Passam a acreditar em coisas estranhas, como líderes iluminados por extra-terrestres ou pessoas com poderes místicos (rá!). Outros falam cheios de pompa dos mistérios misteriosos dos cavaleiros templários ou da verdadeira natureza dos druidas celtas. Vivem em um mundo mágico e no qual não existe contradição entre fazer pedidos para os deuses shintoístas e falar em karma e magia negra. Afinal, todas as religiões têm um fundo de verdade, é o que diz o meu mapa astral. BTW, tua aura tá meio roxa hoje.

Tem outros também que resolvem se revoltar contra "isso tudo o que tá aí". Caem num pensamento falacioso de que "se houvesse Deus, não haveria mal" ou que "o catolicismo é ruim, logo religião é ruim, e Deus não existe". São os ateuzinhos revoltados, um pessoal com um pensamento que não resiste a 2 dedinhos de pensamento crítico.

Claro, existem muitos outros grupos. Vou falar de mais 2:

Um deles são aqueles que resolvem questionar tudo, mas encontram uma certa convicção em sua própria fé. Eles enxergam os erros do sistema vigente, e se colocam contra esses erros. Em geral, possuem a fé inabalável, e quando não fundam uma outra religião (ex: Lutero), acabam tendo uma crença pessoal bem mais forte do que muita gente que se diz católica por aí. Alguns continuam seguindo uma religião, mas sempre questionando. Outros preferem seguir sua própria religião pessoal, na crença de que aquilo que fazem está dentro do que Deus espera. Parece que você faz parte desse grupo.

O outro grupo... bem... são pessoas céticas, racionais, e que percebem logo que religião é uma questão de fé. Se a pessoa precisa de evidências e crítica científica para crer em algo, não pode crer em coisas metafísicas que não podem ser provadas ou testadas. Alguns resolvem ser ateus "por falta de evidência palpável", enquanto outros se tornam agnósticos - admitem a própria ignorância e o fato de que o metafísico é intangível para o pensamento racional. Curiosamente, ao contrário do que pregam algumas religiões, a maior parte dessas pessoas tem um comportamento ético - não são monstros assassinos que cometem maldades por não temerem um julgamento divino. Substituem a moral religiosa pela ética. E deste último grupo é que EU faço parte.

Hehhehe, ou seja, é tudo questão de fé. Você tem. Eu não. Mas isso não quer dizer que não podemos conversar, desde que um não fique tentando converter o outro.

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Bog
E ainda tem o grupo de pagode Sobrinhos do Suingue. Não questionamos nada, apenas aceitamos que o pagode é algo maior do que qualquer força, até mesmo o rock, e o cavaquinho é capaz de transmitir toda boa energia do mundo. Desse grupo EU faço parte.

Muito alto astral pra você! hauahauaha

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Dogs2

Hehhehehe, onde que eu me inscrevo?

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Bog
Falando sério agora, não achei nada legal essa sua abordagem... fugiu um pouco do rumo da discussão e foi muito "pesado" hahaha

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Dogs2

É que a pergunta original do tópico eu já respondi lá na 1a. página.

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


HÔOO aleluiaaaaaaaaaaaaaaa

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Hmmm, é mesmo

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Outro dia vi um cientista dizendo..

que as humanidade é forma pela poeira cosmica....

ai tipo ele explicou que nosso corpo nada mais é que milhoes de particulas dessas poeira.....

e que essa poeira surgem atraves da explosao de estrelas....

bom juro que fiquei no espelho m imaginando uma estrela. =)

acho que ainda prefiro acreditar na explicaçao que a religiao da.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
O outro grupo... bem... são pessoas céticas, racionais, e que percebem logo que religião é uma questão de fé. Se a pessoa precisa de evidências e crítica científica para crer em algo, não pode crer em coisas metafísicas que não podem ser provadas ou testadas. Alguns resolvem ser ateus "por falta de evidência palpável", enquanto outros se tornam agnósticos - admitem a própria ignorância e o fato de que o metafísico é intangível para o pensamento racional. Curiosamente, ao contrário do que pregam algumas religiões, a maior parte dessas pessoas tem um comportamento ético - não são monstros assassinos que cometem maldades por não temerem um julgamento divino. Substituem a moral religiosa pela ética. E deste último grupo é que EU faço parte. (2)

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Patys
O modelo teórico atual da comunidade científica para explicar o surgimento da terra, baseia-se na idéia de origem por agregação de poeira cósmica, aquecidas por meio das violentas reações quimicas. Essa mesma teoria explica a genese de Mercúrio, Vênus e Marte.
É disso que fala o tópico lá na 1ª página....:[

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original