Igreja Católica X Camisinha

Autor Mensagem
Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


"Quem me dera ao menos uma vez
se entender com um só Deus
que ao mesmo tempo é três
e esse mesmo deus foi morto por vocês..."

(Índios - Renato Russo)

E os índios no Brasil, que não aceitaram a conversão... pobre deles.


E o véio cara de pau ainda fala que não impuseram a crença deles nos índios... =(

Grow
Veterano
# mai/07
· votar


eu já vou postar outro texto amanhã e ceis ainda tão discutindo esse

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


Grow
Religião rende aki

Dje
Veterano
# mai/07
· votar


Olaeria a OOOOOOOOO uuu eiaaaaaaaaaaaaa umaoeeeeeeeeiiiiiiiiiiooooooooo...

beba TanG ^^

castanho
Veterano
# mai/07
· votar


Olaeria a OOOOOOOOO uuu eiaaaaaaaaaaaaa umaoeeeeeeeeiiiiiiiiiiooooooooo...

beba TanG ^^


o0

Quando vi que você tinha postado aqui... achei que já tivesse "armada" :D


Eu ia ter que brigar com vc de novo... rsrsrs brincadeira

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

Em primeiro lugar, desculpe a demora para voltar, mas é que na semana que passou tive três provas e os estudos me tomaram praticamente todo o tempo possível. Mas estamos aí. Vamos lá:

Realmente, eu não boto fé nisso mesmo.

Vou lhe contar um fato: e primeiro lugar, não sou muito bom para guardar nomes e informações mais específicas, mas o fundamento eu lembro bem (ainda bem... rsrsr). É o seguinte: existe uma pessoa que era membro do Vaticano e talz... aquela coisa: pesssoa de fé. Mas eis que esta pessoa resolveu abandonar tudo o que se referia à Igreja e se tornar um profissional em outra área, como o fez. Então, um dia em uma entrevista, esta pessoa foi questionada sobre o que havia acontecido para que ela abandonasse a tudo, e a resposta foi: "A FÉ É UM DOM E EU PERDI O MEU...".

O significado das palavras pra mim diz tudo. Um espírito pode subir, descer, atravessar paredes, etc, porque sua matéria é diferente... menos o corpo físico. Isso é impossível. E ressureição significa ressurgir, e aí deu na mesma.

Não entendi o seu raciocínio.

Eu conheço muita gente que era cega e foi curada por outro homem que peida, baba, ronca, peca, etc.

Como assim "curada por outro homem que peida... peca"? Não entendi.

Você atiraria uma pedra, mesmo que não tivesse pecado (só pra constar hipoteticamente) ???? Eu aposto minhas fichas que não ;)

Apostou suas fichas e não as perdeu, porque não cabe a nós julgar se uma pessoa. Se atirasse a pedra, eu estaria julgando, entretanto, o julgamento cabe somente a Deus.

fika desenterando inquisiçao..coisas q sim a igreja errou + num erra

Agora ela é perfeita... humm


Acho que o Dje se refiriu aos erros específicos da Idade Média. Agora, se ela é perfeita ou não, não sei, mas é nela que eu acredito e vou acreditar sempre.

Dje

Moh chatiaçao ver vcs falando q a nossa igreja eh um monte d mentiras e blablablablabla...

Eu não estou falando isso. Muito pelo contrário. Sei que você não deve ter se refirido a mim com a palavra "vocês", mas só para deixar bem claro o que estou fazendo aqui.

vcs parecem q gostam d discutir,e de certa forma nos obriga a entrar nesse jogo chato tentando explicar a vcs oq eh oq deixa d ser.oq eh certo e oq num eh

Eu só estou defendendo a minha fé e mostrando alguns argumentos que a fortalecem a cada dia.

falar d Deus eh otimo...principalmente falr oq ele fez e faz d Bom nas nossas vidas...fika desenterando inquisiçao..coisas q sim a igreja errou + num erra +,pediu perdao por isso...

Concordo com você nesta parte... e se você ler meus posts, vai ver que não estou tentando desenterrar a inquisição, muito pelo contrário, porque, para mim, passado é passado, e não tem como voltar lá atrás para tentar refazer o que foi errado (infelizmente, diga-se de passagem).

castanho

Agora os caras ficam se ajoelhando na frente do papa e beijando seu anel, totalmente anti-bíblico.

Essa questão de ajoelhar na frente do Papa, as pessoas não fazem isto na intenção de adorá-lo, mas é, ao meu ver, somente uma manifestação de emoção, diferentemente dos motivos que levam as pessoas a se ajoelharem diante de Deus. Quando o fazemos perante a Deus, aí sim é para adorá-lo.

Dje
Veterano
# jun/07
· votar


fábio_soul
hsuahushashas num foi p/ vc naum...sei q oq vc esta fazendo eh soh por defesa da nossa igreja ...+ eles qurem realmente ficar contestando a palavra d Deus e isso acaba me deixando chateada...num eh nada com vc naum fio...

Child of Fury
Veterano
# jun/07
· votar


Perguntar não ofende

Aproveitando o advento da visita do papa: A Igreja católica em nosso país, assim como em qualquer outro de maioria católica, é uma entidade milionária e uma grande potência imobiliária. Não há povo sem missa e nem cidade ou vilarejo sem igreja.

Numa estimativa modesta, muito modesta, poderíamos calcular o patrimônio eclesiástico da igreja nacional em pelo menos uns 50.000 imóveis. Dito de outra forma, 80% do patrimônio histórico-artístico nacional pertence à Igreja. Mais? Grande percentagem do solo habitável de várias cidadezinhas históricas do país estão em mãos da Igreja. Ainda mais? Há quase meio século a igreja pede donativos para a contrução da Basílica Nacional de Aparecida do Norte, que tão logo não ficará pronta, com certeza. Agora inventaram a restauração da velha basílica.

Ninguém, na verdade, sabe o valor total do patrimônio eclesiástico. A Igreja não diz, dissimulando e ocultando-se no funcionamento diocesano da mesma. Enquanto os indígenas da América (quase quem em totalidade, Latina) eram massacrados e mortos, o Vaticano acumulava um dos maiores tesouros em ouro do mundo.

Diz-se, comprovadamente, que a igreja é acionista ou dona de várias grandes empresas e instituições financeiras aqui ou ali. Somente com a isenção de impostos a igreja leva (deixa de pagar) milhões de reais do estado.

Da mesma forma existem poucos dados concretos sobre o dinheiro que percebe a Igreja das diferentes administrações públicas com destino a conservar e manter seu património (igrejas, catedrais ou outros edifícios de sua propriedade).

O Vaticano, como todos sabem, é um Estado milionário, com riqueza incalculável. O caso é que suas riquezas são invendáveis. Nem a catedral de São Pedro, nem as peças artísticas de seus museus podem ser vendidas e estas propriedades aparecem nos balanços com valores simbólicos.

O fato é que como o Vaticano não publica cifras sobre seu capital, obriga os especialistas a trabalhar com estimativas que oscilam próximo aos 40 bilhões de reais. Os ganhos percebidos pelo Vaticano ou provenientes das sua transações comerciais são rodeadas por toda sorte de mistérios. Os imóveis, ações, ouro, e ganhos relativos a especulação monetária da Santa Sede são administradas pelo "Istituto per le Opere di Religione" considerado o banco do Vaticano que nunca publica balanços.

O respeito ao Papa parece devido, mas é muito fácil ser guia e líder espiritual com as burras cheias de ouro. Nos dias atuais que não é mais necessário queimar bruxas como na inquisição ou matar e escravizar aborígenes da época das colonizações/missões e que a cada dia mais contesta-se e dicute-se os dogmas, a pergunta que não quer calar é:

-"Porque a igreja, uma entidade em princípio (obrigatoriamente) filantrópica, não pratica pelo menos parte dos ideais proferidos por São Francisco de Assis?"

Já imaginaram quantas coisas poderiam ser solucionadas no mundo só com o ouro que há lá dentro?"

P.S.: A educação católica levou me a procrastinar, pensar e repensar para postar esta matéria. Assim como para a maioria, foi me ensinado a não questionar os valores cristão sendo eles aceitos ou não.
Mas "pérai", Deus me livre se estou errado, cansei-me de ouvir: "obras da igreja"... Que igreja??? Eventos, festas, campanhas... enfim, tudo é obra do voluntariado e de doações. É o povo, geralmente humilde, que doa e doa-se diuturnamente para realizar estas obras enquanto líderes religiosos são fragrados roubando gravatas, presos com malas forradas de dólares ou afastados de suas funções para abafar possíveis escândalos de pedofilia.


Só postei por que achei interessante. Algum comentario?

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


fábio_soul

"A FÉ É UM DOM E EU PERDI O MEU...".

Certo, mas essa é a história desse cara, não a minha. Eu tenho fé, mas não boto fé na igreja católica, e em igreja nenhuma. Não é na igreja que eu deposito a minha fé. Isso é bem claro pra mim.


Como assim "curada por outro homem que peida... peca"? Não entendi.

Curada por outro homem com as mesmas virtudes e defeitos que todos nós temos. Não há santo sobre a terra. Só houve um, e você deveria saber disso.

Apostou suas fichas e não as perdeu, porque não cabe a nós julgar se uma pessoa. Se atirasse a pedra, eu estaria julgando, entretanto, o julgamento cabe somente a Deus.

Sim, é verdade. Mas me refiro àquela época. Ninguém diria o mesmo que Jesus disse. A mulher certamente seria apedrejada. Nem você diria isso. Apostei que não atiraria depois de ouvir ele dizer esta frase, mas deixaria cair as pedras da sua mão.

Não lhe custa nada ler a bíblia sob o ponto de vista histórico. Você não perderá a sua fé em Deus e em Jesus, mas eu tenho certeza que vai colocar sobre a mesa e rever, muitos conceitos da igreja. A não ser que você tenha algum "medo" de fazer isso, de achar que é pecado. Um padre uma vez me advertiu, e me disse que eu não deveria ler assim, mas exercitar a minha fé... até hoje eu não entendo o que ele quis dizer com "exercitar a fé".

Acho que o Dje se refiriu aos erros específicos da Idade Média. Agora, se ela é perfeita ou não, não sei, mas é nela que eu acredito e vou acreditar sempre.

Ok... você é livre pra acreditar no que quiser.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


Child of Fury

Mas é sempre o povo que ajuda o povo.

Eu fico pensando quando alguém diz que deve dar dinheiro pra igreja porque tem a conta de luz, a conta de água, lipeza, etc. O chato disso é que você não sabe o quanto entrou de dinheiro, e se sobrou, quanto sobrou?! Deve ser legal pagar as contas e ficar com o troco.

Daí o cara diz que pro missionário viajar, ele precisa pagar a passagem e os custos da viagem (whisky, porções, docinhos), porque o missionário precisa pregar naquele lugar. Mas sai de lá pedindo ajuda em dinheiro pros fiéis de cá, que financiaram a viagem.

Enquanto que os discípulos de Jesus tinham que balançar as sandálhas pra cair todo o pó que tivessem nelas. Pra não levar nada em troca da cura ou da evangelização.

Tá tudo banalizado.

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


Dje

hsuahushashas num foi p/ vc naum...sei q oq vc esta fazendo eh soh por defesa da nossa igreja ...+ eles qurem realmente ficar contestando a palavra d Deus e isso acaba me deixando chateada...num eh nada com vc naum fio...

Eu sabia que não era comigo, mas só para ninguém passar o olho por cima do tópico e pensar o que não está acontecendo de verdade.

Child of Fury

É o seguinte, vou te mostrar a minha forma de pensar. Em primeiro lugar, concordo com algumas coisas que você disse, e discordo de outras. Não vou mencionar exatamente os pontos, até porque eu acho que esse assunto não nos vai levar a alguma conclusão, digamos, construtiva. Mas a minha forma de pensar, e que é baseada em princípios cristãos, é a seguinte: da possível "riqueza" do Vaticano que você mencionou, grande parte deveria ter saído do bolso dos católicos por meio do dízimo, certo? Para nós, católicos, a nossa obrigação é dar o dízimo, agora, como o Vaticano vai usar este dinheiro, aí já é um problema deles. Vou repetir algo que já disse anteriormente aqui neste tópico para ilustrar o meu pensamento:

Jesus nos mandou dar esmola aos pobres. Entretanto, muitas vezes não damos esmolas por pensar (e na maioria das vezes acertamos) que o mendigo irá usar para se embebedar e nao para comprar comida. O que acontece é que nós seremos cobrados, quando estivermos frente a frente com Jesus, por ter ou não dado a esmola. Já o mendigo será cobrado de Deus pelo modo como ele usou o dinheiro, ou seja, não cabe a nós, que damos a esmola, saber o que o mendigo vai fazer com ela.

É mais ou menos esse o meu pesamento, e eu, sinceramente, não fico me preocupando sobre como o padre da minha paróquia usa o dízimo dos cristãos. Os cristão serão cobrados por ter ou não dado o dízimo, e o administrador financeiro será combrado pelo modo como ele usou.

LeandroPanucci

Certo, mas essa é a história desse cara, não a minha. Eu tenho fé, mas não boto fé na igreja católica, e em igreja nenhuma. Não é na igreja que eu deposito a minha fé. Isso é bem claro pra mim.

Sei, sei... não me referi especificamente ao seu caso, só quis fazer uma observação interessante a respeito da fé.

Curada por outro homem com as mesmas virtudes e defeitos que todos nós temos. Não há santo sobre a terra. Só houve um, e você deveria saber disso.

Ué, eu nunca vi isso aí não... uma pessoa curar outra?!... Me dê um exemplo.

Não lhe custa nada ler a bíblia sob o ponto de vista histórico. Você não perderá a sua fé em Deus e em Jesus, mas eu tenho certeza que vai colocar sobre a mesa e rever, muitos conceitos da igreja. A não ser que você tenha algum "medo" de fazer isso, de achar que é pecado.

Não pretendo fazer isso e nem é por medo de não acreditar na igreja, mas sim porque eu estou mais que satisfeito com a fé que tenho, do modo como tenho experimentado a Deus e não me vejo na necessidade de ter outra fé, até porque para mim, a fé que tenho hoje é a verdadeira, e como já disse, e esta, ninguém vai tirar de mim nunca.

Um padre uma vez me advertiu, e me disse que eu não deveria ler assim, mas exercitar a minha fé... até hoje eu não entendo o que ele quis dizer com "exercitar a fé".

Posso te fazer uma pergunta? Se sim, aí vai: você tem uma vida de oração com freqüência? Se sim, poderia me dizer (se você quiser, é claro) como é mais ou menos?

O chato disso é que você não sabe o quanto entrou de dinheiro, e se sobrou, quanto sobrou?! Deve ser legal pagar as contas e ficar com o troco.

Bem, aqui na minha paróquia, todo mês sai um informativo com todos os valores disponíveis para quem quiser ver: o que entrou, o que saiu, como saiu, etc...

Daí o cara diz que pro missionário viajar, ele precisa pagar a passagem e os custos da viagem (whisky, porções, docinhos), porque o missionário precisa pregar naquele lugar.

Olha, eu posso dizer que sou um missionário, viajo freqüentemente para tocar teclado em encontros, juntamente com a banda e os pregadores, que geralemte são da banda, no caso desta banda em específico, pois tem banda que não tem pregadores. O que acontece é o seguinte: quem nos chama para dar um encontro (tocar, pregar, animar, etc.) paga a viagem, que na mioria das vezes é de micro-ônibus (na maioria das vezes vamos em umas 15 pessoas, ou mais), e, às vezes, as refeições durante a viagem, sendo que outras vezes (e não são poucas) nós temos que tirar dinheiro do bolso para comer na estrada. Já as refeições no decorrer do encontro, são as mesmas de todos os encontristas, sem absolutamente nada além do que eles também comem (a não ser que nós mesmos da banda saiamos para comprar um chocolate... sei lá... com o nosso dinheiro). Quanto a whisky, durante as missões é proibido ingerir bebida alcoólica (detalhe: eu não tomo bebidas alcoólicas em ocasião alguma). Bom, essa é a nossa realidade de banda, e a de muitas outras bandas também, que, não condiz em absolutamente nada com o que você disse. Me desculpe, mas você se equivocou.

Enquanto que os discípulos de Jesus tinham que balançar as sandálhas pra cair todo o pó que tivessem nelas. Pra não levar nada em troca da cura ou da evangelização.

Nunca cobramos cachê, somente o dinheiro do transporte, mesmo.

Tá tudo banalizado.

Como você já deve imaginar, eu discordo. Reconheço, sim, que existem pessoas que cobram cachê para dar encontros, etc. mas, como eu já disse, cada um será cobrado pelo que faz, e neste sentido, eu (e a banda com quem toco) acredito estar no caminho certo.

LeandroP
Moderador
# jun/07 · Editado por: LeandroP
· votar


fábio_soul

Estudei numa escola que é administrada pela igreja. Um excelente escola, mas só para meninos (não sei porque). Nessa escola tem um padre. Na época que eu estudava lá, o padre conversava bastante com a gente. Ele fumava cigarro e tomava whisky. Era moderado, nunca o vi alcoolizado, mas bebia.

Ué, eu nunca vi isso aí não... uma pessoa curar outra?!... Me dê um exemplo.

Quantos médicos não curam pessoas ???? Usam o seu conhecimento em medicina, mas não importa, o importante é que cura a pessoa.

Leia Corintios 12:1 a 12:11

Não pretendo fazer isso e nem é por medo de não acreditar na igreja, mas sim porque eu estou mais que satisfeito com a fé que tenho

Isso é legal e você tem este direito. O que não tem direito e de colocar a sua fé sobre as outras. Não quero dizer que você faça isso, mas muita gente diz isso.

Você é evangelizador ????

Você discorda que está tudo banalizado??? Então por que existem tantas igrejas evangélicas com nomes diferentes ??? Um monte de programas invadindo a televisão aberta e as rádios piratas ??? E ainda usando Jesus como testa de ferro, dizendo que quem é batizado será salvo e todas essas promessas descabidas.

Você sabe disso, como você mesmo diz: cada um será cobrado pelo que faz

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

Quantos médicos não curam pessoas ???? Usam o seu conhecimento em medicina, mas não importa, o importante é que cura a pessoa.

Não misture as coisas. O modo como Jesus curava é infinitamente diferente do modo como os médicos curam. Aliás, não são os médicos que curam, mas é o uso correto dos medicamentos que cura as pessoas.

O que não tem direito e de colocar a sua fé sobre as outras. Não quero dizer que você faça isso, mas muita gente diz isso.

Fico feliz por ver que você "avaliou" corretamente o que estou fazendo aqui. Só resumido um pouco do que foi minha passagem por este tópico até agora:

Tudo começou quando estava no fórum de teclado e fui ver os membros que estavam online. Entre eles, vi você, e, não sei por quê, mas eu tive quase certeza de que você já havia estado no fórum de teclados há algum tempo atrás e já estava "sumido" daquelas bandas. Então, fui ver os seus detalhes de usuário para ver se havia postado nos tópicos de teclados e acabei vendo que você havia postado neste tópico. Então, eu, como cristão que sou, sabendo que tenho que ajudar a propagar o evangélho, resolvi ver do que se tratava o tópico (embora eu já tivesse certeza do rumo do assunto). Então, postei tudo o que postei até agora, com o intuito de mostrar um pouco da verdade na qual eu creio (e, portanto, para mim, é a única verdade) e tentar, ao menos, mostrar para as pessoas que o modo de vida delas (da maioria dos que eu li posts) não estava correto. Confesso que, até agora, não cheguei a ver ninguém que tenha mudado de atitude em virtude do que eu disse (infelizmente), mas, pelo menos, a minha parte, como cristão, eu estou fazendo. Esta é a minha visão, e, embora eu, em algum post possa parecer mais rígido, não esto tentando impor nada, apenas estou anunciando um pouco do Deus que eu conheço.

Você é evangelizador ????

Não entendi, exatamente o sentido da sua pergunta.

Você discorda que está tudo banalizado??? Então por que existem tantas igrejas evangélicas com nomes diferentes ??? Um monte de programas invadindo a televisão aberta e as rádios piratas ??? E ainda usando Jesus como testa de ferro, dizendo que quem é batizado será salvo e todas essas promessas descabidas.

Sim, eu discordo de que tudo esteja banalizado. Existem, sim, muitas e muitas pessoas banalizando o cristianismo em si criando igrejas com doutrinas que saem de suas cabeças e dizendo que é tudo de Deus, mas, existe, também, muita gente séria (muita mesmo), que trabalha para Deus de forma digna e correta. Por isso é que posso afirmar que nem tudo está banalizado (se é que eu peguei o sentido correto da sua afirmação. Talvez você esteja "falando português" e eu aramaico... haha... mas se isso que eu falei não condiz com a questão proposta por você, por favor, me corrija).

Leia Corintios 12:1 a 12:11

A primeira ou a segunda carta aos Coríntios?

Você sabe disso, como você mesmo diz: cada um será cobrado pelo que faz

Exatamente.

Agora, deixa eu só voltar a uma questão de um post anterior meu:

Posso te fazer uma pergunta? Se sim, aí vai: você tem uma vida de oração com freqüência? Se sim, poderia me dizer (se você quiser, é claro) como é mais ou menos?

Não estou retomando esta questão para que você responda à minha pergunta, até porque não me cabe saber da sua vida, e, além do mais, percebi que dá para eu colocar o meu ponto de vista sem que tenha a sua resposta.

até hoje eu não entendo o que ele quis dizer com "exercitar a fé".

Bom, todos nós sabemos que quem vai na igreja é para rezar (ou deveria ser, por que sei que para muito ainda não é, lamentavelmente), e, queira ou não queira, um cristão tem, necessariamente, que ter uma vida de oração. Acontece que muitas vezes, é mais fácil rezar se se está na igreja, junto com a comunidade, do que sozinho, ou mais, muitas vezes (não sempre) é mais eficaz a oração quando se está em comunidade e ali estã juntas pessoas que, realmente querem buscar a Deus, digo isto por experiência própria. Talvez, o padre, com a expressão "exercitar a fé", quis dizer que para você, naquele determinado momento, seria mais importante rezar, buscar a Deus, buscar uma experiência verdadeira com Ele, do que ficar questionando a sua própria fé (e, me desculpe, mas eu concordo com o padre, se foi isto, realmente, o que ele quis dizer)

Abraço.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


fábio_soul

É nesse sentido que você mesmo citou que eu digo que está banalizado. Generalizar seria uma tolice da minha parte e, negar as pessoas de bem. Pessoas de bem que eu digo não são necessariamente os religiosos. Eles estão incluídos também, mas não são apenas os religiosos. Gente de bem tem em todo lugar do mundo, de todas as feições. Mas existe sim muita gente tirando proveito do povo, prometendo o paraíso e recompensas materiais.

A primeira ou a segunda carta aos Coríntios?

Leia as duas, mas eu me referia primeira.

Posso te fazer uma pergunta? Se sim, aí vai: você tem uma vida de oração com freqüência? Se sim, poderia me dizer (se você quiser, é claro) como é mais ou menos?

Cara, te respondo isso depois. Agora eu tô de saída.
Se quiser bater um papo, mande um e-mail.

Abraço!

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

Cara, te respondo isso depois. Agora eu tô de saída.
Se quiser bater um papo, mande um e-mail.


Estou sem acesso a e-mail aqui em casa, devido a problemas no meu computador. Agora, não consigo entrar em nada que precise de senha (com raras excessões).

Valeu.

LeandroP
Moderador
# jun/07 · Editado por: LeandroP
· votar


fábio_soul

Minhas orações são bem simples. Não vou a nenhum lugar especificamente. Procuro sempre me conectar pelo pensamento, e como estou quase sempre relendo a bíblia, procuro "exercitar" a minha fé de modo mais racional. Sou até batizado na igreja católica. Não pela minha vontade, mas pela vontade dos meus pais, que como a maioria, batizam seus filhos ainda bebês. Isso não faz a menor diferença pra mim e nem me faz católico não praticante, assim como eu sou circuncisado, mas não sou judeu.

Entendeu o que eu quis lhe dizer com a 1a epístola aos coríntios?

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

Minhas orações são bem simples.

Aí é que está, muitas vezes, a diferença entre a oração que se faz em casa, sozinho, e a oração que se faz em comunidade, numa igreja. Bem, não vou repetir o que já disse em post anterior a respeito, pois o que teria a dizer, agora, sobre isto é a mesma coisa que já disse. Vou lhe dizer uma coisa por mim: se eu ficasse somente nas orações que faço em casa, te digo que haveria uma grande possibilidade de eu não estar mais dentro da Igreja e servindo a Deus lá. Não que minhas orações, ou orações que se faz sozinho, de um modo geral, sejam ruins, muito pelo contrário, é extremamente necessário que se tenha um encontro pessoal com Deus, na sua intimidade, mas também é necessário que se viva orações mais fortes, se é que você me entende (e nesse ponto, a RCC exerce um papel importantíssimo). Acho que eu estou esquecendo de falar alguma coisa a respeito disso, mas se me lembrar, depois eu posto.

Entendeu o que eu quis lhe dizer com a 1a epístola aos coríntios?

Entendi o que você quis dizer, sim, mas discordo de você. Você há de concordar comigo que o dom de cura a que se refere a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios é infinitamente diferente da "cura" que você atribui aos médicos. Também já expliquei isto em post anterior.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


fábio_soul

O que eu quis dizer com a epístola aos corintios não está relacionado ao papo de cura que falamos antes. O que quero dizer é que Paulo mostra que existem várias maneiras de servir a Deus, e que cada ser humano possui diferentes atributos. Um professa muito bem, o outro sabe discernir entre os espíritos (fazer diferença entre eles). Enfim, eu respeito a idéiade ir a igreja e rezar "em equipe", mas não sou obrigado a fazer isso. Orai e vigiai, esta a palavra de ordem. Não há referência a lugares. Minha igreja é o meu banheiro ou meu quarto.

O corpo é o templo do espirito. A igreja é o templo dos homens. Os que administram o altar comem do altar, e os que servem o altar estão nele, segundo as palavras do próprio Paulo.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


fábio_soul

Depois de ler o capitulo 12, que fala sobre a diversidade dos dons espirituais, leia o capitulo seguinte, que fecha com chave de ouro, com a base do cristianismo, sobre a excelência do amor. De quê adianta freqüentar a igreja e orar de modo coletivo, se a principal lei do cristianismo não é seguida de modo coletivo?! Fica como um gesto de aparência. Mais uma vez Fábio não estou generalizando. Espero que você compreenda bem o que quero dizer com isso, e reconhecer que nem todos que vão a igreja estão realmente servindo na obra de Deus, que é amar ao próximo sem distinção, e o resto é conseqüência. Respeitando essa lei simples, não importa se o cara é budista, umbandista, católico, protestante, espiritualista, preto, branco ou amarelo. O importante é o que está sendo cumprido. Pra finalizar, lembre-se que "tudo" é de um espírito só, como está no capitulo 12 da primeira epístola aos corintios.

Abraço.

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

O que eu quis dizer com a epístola aos corintios não está relacionado ao papo de cura que falamos antes. O que quero dizer é que Paulo mostra que existem várias maneiras de servir a Deus, e que cada ser humano possui diferentes atributos.

Ah... achei que estava se referindo àquele outro assunto que mencionei...

Enfim, eu respeito a idéiade ir a igreja e rezar "em equipe", mas não sou obrigado a fazer isso.

Obviamente! Mas eu só quis te mostrar alguns motivos pelos quais EU acho importante pertencer à uma religião e freqüentar uma igreja. Entretanto, assim como vocÇe respeita a minha idéia, eu respeito à sua. Cada um com sua idéia diferente, mas sem discussões de baixo nível. E é isso que estamos fazendo. Acho que deste fórum OFF TOPIC você é um dos únicos, se não o único com quem foi possível conversar civilizadamente. E que continue assim...

O corpo é o templo do espirito. A igreja é o templo dos homens. Os que administram o altar comem do altar, e os que servem o altar estão nele, segundo as palavras do próprio Paulo.

O que você quis dizer com isso?

Espero que você compreenda bem o que quero dizer com isso, e reconhecer que nem todos que vão a igreja estão realmente servindo na obra de Deus, que é amar ao próximo sem distinção, e o resto é conseqüência.

Sim, eu entendi e, até aí, estou de acordo.

Respeitando essa lei simples, não importa se o cara é budista, umbandista, católico, protestante, espiritualista,

Aí é que está o erro. Se você segue a Bíblia, é cristão, entretanto, as igrejas cristãs são, somente a católica e a evangélica. Esse negócio de budismo, umbanda, espiritismo, são coisas completamente opostas ( o esprirtismo nem tanto). Confesso que não conheço a fundo o fundamento de cada uma destas ceitas citadas, mas cristãs, mesmo,são a católica e a evangélica.

Pra finalizar, lembre-se que "tudo" é de um espírito só, como está no capitulo 12 da primeira epístola aos corintios.

Exatamente, tudo é movido pelo Espirito Santo, mas, se não se "exercita" o Espirito Santo no modo de vida, daí já é outra história. O que sempre dá vida aos seres humanos é, sim o Espírito Santo, e a todos eles, mas não se pode dizer que tudo o que todos fazem são ações movidas pelo Espírito, vide Bush, ceitas satânicas, quimbanda, umbanda, etc.

Não sei se você conseguiu entender o que eu quis dizer, mas é isso aí.

Dje
Veterano
# jun/07
· votar


O que Falta é Sabão



O missionário havia falado (e muito bem) sobre a Igreja, quando alguém observou:
- Tudo muito bonito. Mas eu conheço tanta sujeira nessa Igreja que o senhor pintou com cores tão risonhas.
E foi enumerando os abusos do passado, do presente e do futuro. Riqueza e imoralidade de clero, traições nas famílias, igrejas vazias etc.
O missionário concordou que nem tudo estava conforme o plano divino. Enquanto respondia, foi observado o colarinho da camisa do interlocutor e disse:
- Desculpe a minha sem-cerimônia. Isso é falta de sabão ou sabão que não prestou?
- É falta de sabão mesmo. Caso contrário, teria tirado a sujeira.
- Assim é também na Igreja meu amigo. Se existem tantas misérias morais, a culpa não é da Igreja, mas dos seus membros. Sabão existe, mas não é usado. Ela também tem bons tipos de sabão: a oração, os sacramentos, as boas obras. Especialmente o sacramento da Confissão. Se utilizássemos mais e melhor esses recursos, seríamos bem melhores. A Igreja já teria filhos mais limpos, mais decentes. A Igreja será mais limpa se usássemos mais sabão.
Por isso, o problema não está na Igreja e no Evangelho que ensina: e sim, nos seus membros. Por isso mais sabão!

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


fábio_soul

O corpo é o templo do espirito. A igreja é o templo dos homens. Os que administram o altar comem do altar, e os que servem o altar estão nele, segundo as palavras do próprio Paulo.

O que você quis dizer com isso?


O que eu quero dizer é o mesmo o que diz Paulo. As frase acima fazem parte do evangelho:

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós".

"Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar"?

Confesso que não conheço a fundo o fundamento de cada uma destas ceitas citadas, mas cristãs, mesmo,são a católica e a evangélica

Pois é, e é por esta falta de conhecimento que se julga; e julga errado. O espiritismo tem o evangelho como uma base fundamental. Não existe um espírita que negue a Jesus como sendo o Cristo. Os outros cultos de origem africana também tem a sua trindade, assim como na igreja, e também os seus rituais, assim como na igreja. Você sabe o que significa Oxalá ???

Todos são de Deus, independente de religião. Inclusive os incrédulos, os assassinos, os salteadores. E são estes que ele mais quer, como nos mostra Jesus numa de suas parábolas. Acreditamos que todos temos oportunidades e na vida eterna. Acreditamos que este mundo é um enorme palco, onde os atores vem e vão, cada um por sua vez representando um papel importante. Essas idas e vindas fazem parte do processo de evolução do espírito. Como Jesus diz:

"Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?"

Ou Deus seria tão cruel ao ponto de castigar eternamente o seu filho no fogo do inferno. Se nós, cheios de defeitos, perdoamos o nosso filho quando este comete uma falta, imagine o Pai.

"Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?"

Não é isto que está escrito em Mateus ????

Quando você diz que não ir a igreja é onde está o erro, eu lhe escrevo do mesmo jeito que o mestre disse:

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha".

Se "exercita" a fé praticando os ensinamentos de Jesus. Perdoando, praticando a caridade e amando. Ir a igreja é um detalhe menos importante, e ele nunca disse: vá a igreja se quiser ser salvo. O Reino de Deus que Jesus se refere está dentro do homem. Não virá com aparência exterior, como ele mesmo diz. É a renovação da consciência.

O homem pensa em mudar o mundo, e que se ele tivesse tal poder, mudaria muitas coisas. Mas não se dá conta de que ele é também o mundo. E que não adianta corrigir o próximo se ele também tem seus defeitos. A reforma do mundo está na reforma íntima, individual. Primeiro é importante aceitar as diferenças e compreender as outras culturas. Não adianta impor a sua cultura ou sua fé sobre as outras pessoas, sem antes conhecê-la.

Fábio, se quiser, a gente pode bater esse papo por e-mail. Como você mesmo diz, aqui não há respeito e também somos julgados como caretões, crentões, etc. Não sou assim. Também tenho meus prazeres materias e uma cervejinha (inventada na Sumeria, antes de Adão) é uma das minhas favoritas.

Você também acredita na alegoria de Adão, na Torre de Babel??? Se sim, você nega as outras raças primitivas, como o Neandertal, o Cro-Magon, etc ????

Dje

Não falta sabão. Falta amor e compreensão por parte de todos.

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

O que eu quero dizer é o mesmo o que diz Paulo. As frase acima fazem parte do evangelho:

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós".

"Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar"?


Continuo sem entender exatamente o que quer dizer.

Pois é, e é por esta falta de conhecimento que se julga; e julga errado. O espiritismo tem o evangelho como uma base fundamental. Não existe um espírita que negue a Jesus como sendo o Cristo.

Sim, sim... embora a Igreja Católica seja completamente contra alguns aspectos do espiritismo, eu imaginei que eles seguissem o evangélho (tenho um primo espírita). Inclusive, eu, de certa forma, no post anterior, excluí um pouco o espiritismo das outras religiões que citei.

Os outros cultos de origem africana também tem a sua trindade, assim como na igreja, e também os seus rituais, assim como na igreja. Você sabe o que significa Oxalá ???

Mas o deus deles não é o mesmo Deus pregado pelo cristianismo. É claro que existem várias religiões com seus vários deuses, mas nós, como cristãos, sabemos que não são deuses verdadeiros. E não sei o que significa Oxalá.

Todos são de Deus, independente de religião. Inclusive os incrédulos, os assassinos, os salteadores. E são estes que ele mais quer, como nos mostra Jesus numa de suas parábolas.

Concordo.

Acreditamos que todos temos oportunidades e na vida eterna.

Hãn?

Acreditamos que este mundo é um enorme palco, onde os atores vem e vão, cada um por sua vez representando um papel importante. Essas idas e vindas fazem parte do processo de evolução do espírito. Como Jesus diz:

"Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?"


Processo de evolução do espírito?! O que isso tem a ver com o que Jesus disse?

Ou Deus seria tão cruel ao ponto de castigar eternamente o seu filho no fogo do inferno. Se nós, cheios de defeitos, perdoamos o nosso filho quando este comete uma falta, imagine o Pai.

"Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?"

Não é isto que está escrito em Mateus ????


Sim, é isto que está escrito em Mateus, mas tem uma coisa fundamental que você está esquecendo: Deus é misericordioso, sim, infinitamente, diga-se de passagem, mas Deus também é JUSTO. Não é Deus quem condena, mas são as próprias pessoas que se auto-condenam ao não aceitar o plano de Deus na sua vida. Uma pessoa, por exemplo, que conheceu a Deus e aos seus mandamentos, mas que não se esforçou para segui-los em quanto vivia, não aceitou o plano de Deus em sua vida. Como uma pessoa dessa pode alcançar a salvação para viver eternamente na presença de Deus?

Quando você diz que não ir a igreja é onde está o erro, eu lhe escrevo do mesmo jeito que o mestre disse:

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha".


Eu disse que o erro estava em não ir à Igreja? Sinceramente não lembro de ter dito isto, mas, se disse, quero ratificar uma coisa que foi mal entendida: é claro que, se uma pessoa segue a Jesus e faz tudo o que Ele mandou alcançará a salvação, sendo ela pertencente à Igreja Católica ou não. A questão é que indo à igreja você encontra pessoas que podem te ajudar na caminhada, o que a torna mais fácil do que fazê-la sozinho. Na minha vida, a Igreja Católica é fundamental, pois é lá que mais me encontro com Deus e renovo as minhas forças para caminhar.

Se "exercita" a fé praticando os ensinamentos de Jesus. Perdoando, praticando a caridade e amando. Ir a igreja é um detalhe menos importante, e ele nunca disse: vá a igreja se quiser ser salvo. O Reino de Deus que Jesus se refere está dentro do homem. Não virá com aparência exterior, como ele mesmo diz. É a renovação da consciência.

Concordo que o exercício da fé consiste em praticar os ensinamentos de Jesus, mas não que ir à Igreja é um detalhe menos importante, afinal, em Mteus 16, 18 Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela." E a Igreja que Pedro fundou foi a Igreja Católica!

Fábio, se quiser, a gente pode bater esse papo por e-mail. Como você mesmo diz, aqui não há respeito e também somos julgados como caretões, crentões, etc.

Eu prefiro que continuemos este papo por aqui mesmo, primeiro porque eu não tenho medo de ser chamado de careta ou qualquer outra coisa, pois Jesus disse para nos alegrarmos quando formos difamados em meio aos homens por Sua causa, e depois porque estou sem acesso a e-mail aqui em casa.

Você também acredita na alegoria de Adão, na Torre de Babel??? Se sim, você nega as outras raças primitivas, como o Neandertal, o Cro-Magon, etc ????

Na verdade, confesso que não conheço esta passagem, mas nego, sim, as outras raças primitivas.

LeandroP
Moderador
# jun/07 · Editado por: LeandroP
· votar


fábio_soul

Deus é misericordioso, sim, infinitamente, diga-se de passagem, mas Deus também é JUSTO. Não é Deus quem condena, mas são as próprias pessoas que se auto-condenam ao não aceitar o plano de Deus na sua vida. Uma pessoa, por exemplo, que conheceu a Deus e aos seus mandamentos, mas que não se esforçou para segui-los em quanto vivia, não aceitou o plano de Deus em sua vida. Como uma pessoa dessa pode alcançar a salvação para viver eternamente na presença de Deus?

Nascendo outra vez. Expiando as faltas do passado. Do contrário, não vejo justiça naqueles que nem sequer tiveram a oportunidade de conhecer a Boa Nova. Eu penso nos que nasceram antes de Cristo e já morreram... esses aí, já era??? Os que nem sabem o que é cristianismo, e a sua preocupação está na comida que pode cair do avião que carrega alimentos (falo da África).

Quando eu falei de e-mail, é porque fiz um resumo, separando a bíblia pelos períodos históricos.

A história tem demonstrado que, como produto da evolução do pensamento humano, as escrituras religiosas sobrevivem e são gradativamente melhorada por outras, pois o ser humano está muito distante de conhecer a verdade absoluta das coisas pra não alterá-las mais. As escrituras religiosas aparecidas no transcurso do tempo e que resistiram ao progresso por período considerável estão sempre revestidas por algo novo; uma lúcida camada protetora as envolve, protegendo-as. Sobressaem-se nelas os pontos fortes e de visão ampliada, ao mesmo tempo em que os fracos e secretos desaparecem num trabalho contínuo de selecionar sempre o pensamento religioso em conformidade com o crivo racional da época. O melhor sempre sobrevive e prossegue seu caminho ascensional. Assim tem sido.

De fato, examinando a religião hebraica e confrontando-a com outras que lhe antecederam, observa-se que numerosos elementos de origem egípcia ou mesopotâmica estão nela impregnados de forma evidente, assim também podemos observar o cristianismo fundamentado no judaísmo e influenciado por outros cultos e religiões do passado.

Não obstante os rigores empreendidos pelos patriarcas do judaísmo, há que se considerar que os judeus estavam em meio a duas grandes potências culturais da antiguidade, o Egito e a Babilônia, além de o povo judeu estar circundado por assírios, hititas, fenícios, cananeus e filisteus.

A influência religiosa desses povos do passado fora marcante. Muitas de suas idéias foram incorporadas pelo povo judeu, outras criticadas e refutadas por completo, e muitas outras, que ainda permanecem, certamente terão de ser modificadas pra melhor.

Estudar a bíblia sem se precocupar com a história da antiguidade, não é estudar.

Desde o patriarca Abraão, a saída do Egito, as conquistas de Josué, depois vieram Saul, Davi, Salomão, até quando a Babilônia domina o povo e novos costumes são absorvidos pelos filhos de Israel. O Zoroastro, que era ensinado na Pérsia, influenciou de maneira muito forte, mas se você não conhecer pelo menos um pouco do Zoroastro, não terá a menor idéia do que estou escrevendo, por exemplo. Quem eram os filisteus, de onde vieram? Este povos possui diferenças com Israel que ainda perduram na atualidade.

Eu postei aí um resumo do resumo, que não diz muita coisa. Tá certo que é um resumo, mas pra um post eu achei que ficaria meio chato... lhe enviar por e-mail não é por vergonha, mas por conveniência.Concorde ou não, também sou cristão e não tenho vergonha disso... mas tudo bem.

De um modo geral, pra efeito de estudo relativo à evolução da religião, até o ponto em que o Antigo Testamento fora totalmente concluído e consolidado, cinco ondas distintas de evolução podem ser claramente vislumbradas pelos estudiosos do assunto, as quais denotam alterações importantes no pensamento religiosos da antigüidade. (pré-mosaica, monoteísmo nacional, profética, do cativeiro na Babilônia e o pós-cativeiro). Experimente estudas essas diferenças. Pra quem gosta de ler a bíblia, certamente isso será feito com muito prazer, sobretudo se tiver como pesquisar à parte as outras religiões contemporâneas a cada onda religiosa.

Na verdade, confesso que não conheço esta passagem, mas nego, sim, as outras raças primitivas.

Poxa Fábio, isso está no primeiro livro da bíblia. Está na Gênese.

Quer dizer que todos os vestígios arqueológicos não passam de uma farsa???

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


Sim, é isto que está escrito em Mateus, mas tem uma coisa fundamental que você está esquecendo: Deus é misericordioso, sim, infinitamente, diga-se de passagem, mas Deus também é JUSTO. Não é Deus quem condena, mas são as próprias pessoas que se auto-condenam ao não aceitar o plano de Deus na sua vida.

*********

(Mat 18:21) Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?

(Mat 18:22) Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.

james_the_bronson
Veterano
# jun/07
· votar


Nem li suas mensagens, masss...

fábio_soul

Fodius???

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

Nascendo outra vez. Expiando as faltas do passado. Do contrário, não vejo justiça naqueles que nem sequer tiveram a oportunidade de conhecer a Boa Nova. Eu penso nos que nasceram antes de Cristo e já morreram... esses aí, já era??? Os que nem sabem o que é cristianismo, e a sua preocupação está na comida que pode cair do avião que carrega alimentos (falo da África).

Cara, ou você é cristão ou acredita em reencarnação! Se você é cristão, acredita em ressurreição e não em reencarnação, e eu já expliquei isso.

A história tem demonstrado que, como produto da evolução do pensamento humano, as escrituras religiosas sobrevivem e são gradativamente melhorada por outras, pois o ser humano está muito distante de conhecer a verdade absoluta das coisas pra não alterá-las mais. As escrituras religiosas aparecidas no transcurso do tempo e que resistiram ao progresso por período considerável estão sempre revestidas por algo novo; uma lúcida camada protetora as envolve, protegendo-as. Sobressaem-se nelas os pontos fortes e de visão ampliada, ao mesmo tempo em que os fracos e secretos desaparecem num trabalho contínuo de selecionar sempre o pensamento religioso em conformidade com o crivo racional da época. O melhor sempre sobrevive e prossegue seu caminho ascensional. Assim tem sido.

Só se for para você, porque para mim a palavra de Deus sempre foi, é e será a mesma.

Estudar a bíblia sem se precocupar com a história da antiguidade, não é estudar.

Então você está estudando a história, e não a palavra de Deus. A Bíblia pode ser encarada de duas formas: história e palavra de Deus (ou as duas juntas). Você, às vezes, me dá a entender que está analisando a Bíblia somente como um livro de história e não como a palavra de Deus.

Poxa Fábio, isso está no primeiro livro da bíblia. Está na Gênese.

Ué! Eu não conheço ainda (infelizmente) a Bíblia inteira.

Quer dizer que todos os vestígios arqueológicos não passam de uma farsa???

A fé não tem prova. Quando ela for provada não será mais fé, mas sim um fato. Eu tenho fé (graças a Deus!).

(Mat 18:21) Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?

(Mat 18:22) Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.


Então você está dizendo que Deus não é justo, mas sim apenas misericordioso, o que não é verdade. Deus é misericordioso, sim, mas também é justo (acho que não preciso citar passagem na Bíblia que fale isto, não é mesmo?).

james_the_bronson

Nem li suas mensagens, masss...

fábio_soul

Fodius???


O quê?!

LeandroP
Moderador
# jun/07 · Editado por: LeandroP
· votar


fábio_soul

Só se for para você, porque para mim a palavra de Deus sempre foi, é e será a mesma.

Claro, será sempre a mesma, você tem razão. O que muda é o nosso entendimento.

Então você está estudando a história, e não a palavra de Deus.

A Bíblia pode ser encarada de duas formas: história e palavra de Deus (ou as duas juntas).

É isso que estou tentando lhe dizer. Estudar de forma religiosa e histórica, não só a religiosa. Estou estudando as duas coisas. Uma não significa nada sem a outra, senão é alienação.


Ué! Eu não conheço ainda (infelizmente) a Bíblia inteira.

Eu não começo a ler um livro pelo final, e a bíblia não é diferente. Tá no começo.

Então você está dizendo que Deus não é justo, mas sim apenas misericordioso, o que não é verdade. Deus é misericordioso

Não disse que ele não era justo. Se através de Jesus ele diz que devemos perdoar setenta vezes sete, quer dizer que devemos perdoar sempre. Jesus usou uma figura de linguagem pra representar isso, senão eu tenho que começar a contar quantas vezes eu perdôo... não é o caso, certo?! Se ele ensina isso, é porque o Pai também perdoa seu filhos. Não disse que ele não é justo, nem faço dele um carrasco cruel.

Veja o que João narra:

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?

Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?


O "nascer da água" certamente não se referia ao batismo. Veja como ele usa "o vento" como figura de linguagem. Ele separa muito bem o que é corpo (carne) e o que é espírito (o que anima a carne).

Só um adendo: o corpo humano é formado por 70% de água.

Ele também diz que o "Reino de Deus" não virá com aparência exterior (Lucas 17:20). Mais uma vez ele utiliza figuras de linguagem pra que o homem entenda de que não se trata de um lugar no céu, mas no coração e na mente do homem.


james_the_bronson

Não é não cara. O Fodius é protestante e o Fábio é católico.



fábio_soul

Sou um cristão que acredita na reencarnação. Eu penso assim e sou livre pra pensar assim.

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci

Claro, será sempre a mesma, você tem razão. O que muda é o nosso entendimento.

Não o meu.

(ou as duas juntas)

Eu escrevi isto com a plena convicção que você iria usar este trecho para defender a sua opinião...

É isso que estou tentando lhe dizer. Estudar de forma religiosa e histórica, não só a religiosa. Estou estudando as duas coisas. Uma não significa nada sem a outra, senão é alienação.

É que, às vezes, me parece que você não está dando o valor devido ao lado religioso da sagrada escritura.

Eu não começo a ler um livro pelo final, e a bíblia não é diferente. Tá no começo.

Aí que você se engana. Existem métodos que orientam para que a leitura da Bíblia comece pelo Novo Testamento (para facilitar o entendimento).

Não disse que ele não era justo. Se através de Jesus ele diz que devemos perdoar setenta vezes sete, quer dizer que devemos perdoar sempre. Jesus usou uma figura de linguagem pra representar isso, senão eu tenho que começar a contar quantas vezes eu perdôo... não é o caso, certo?! Se ele ensina isso, é porque o Pai também perdoa seu filhos. Não disse que ele não é justo, nem faço dele um carrasco cruel.

Então, aonde é que se aplica a justiça de Deus?!

Está escrito em Mateus 13, 41-43, onde Jesus explica a parábola do joio:

"41 O Filho do homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal 42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça."

Esta é a justiça de Deus. Existem, ainda, outras passagens que tratam deste assunto.

Ele também diz que o "Reino de Deus" não virá com aparência exterior (Lucas 17:20). Mais uma vez ele utiliza figuras de linguagem pra que o homem entenda de que não se trata de um lugar no céu, mas no coração e na mente do homem.

E o que você quis dizer com isto?

Sou um cristão que acredita na reencarnação. Eu penso assim e sou livre pra pensar assim.

Está ok. Já estamos cansados de discutir sobre ressurreição X reencarnação. Eu já lhe apresentei meus argumentos e você me apresentou os seus. Assim como os meus parecem não ter te convencido, os seus também não me convenceram. A solução vai ser esperar, até que, um dia, descubramos a verdade (lembrando que eu não acredito em reencarnação e já lhe mostrei vários argumentos que sustentassem a minha opinião).

LeandroP
Moderador
# jun/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Assim como os meus parecem não ter te convencido, os seus também não me convenceram. A solução vai ser esperar, até que, um dia, descubramos a verdade

Claro fábio_soul, é assim mesmo. Não vamos fazer disto uma disputa de forças, a solução é esperar mesmo, e no dia que descobrirmos a verdade estaremos livres, como dizia o mestre.

As vezes parece que eu não dou valor a sagrada escritura, mas não devemos nos levar pelas aparências, certo?! Eu valorizo tanto a sagrada escritura que procuro investigar, com os recursos que possuo, todos os períodos históricos que a bíblia narra.

Você já parou pra pensar o que faziam os escribas que trabalhavam no templo?

Está escrito em Mateus 13, 41-43, onde Jesus explica a parábola do joio:

Sim, e acredito nisso. E os mansos herdarão aTerra, não é?!

Se você pensar na "Queda dos Anjos", que "se revoltaram contra Deus" não lhe parece um recomeço?

Pra complementar a minha pergunta, esses "todos os que fazem o mau (mencionados em Mateus) não seriam os próximos "Anjos Decaídos" que viriam a habitar uma nova morada (outro orbe), pois "há muitas moradas na casa do Pai" (e o Universo é a resposta disso) ?! Porque "Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? (Lucas 15:4).

Eis aí a misericórdia atrás da justiça, a oportunidade de os que fazem o mau evoluir entre os seus, num mundo primitivo; onde o choro é o da saudade "sem explicação" ao contemplar as estrelas do céu (que por acaso foi proibido pela igreja, mas é passado...) e o ranger de dentes é pelo sofrimento de ter que "se virar" num mundo "inferior".

Reflita sobre isso.

São os anjos decaídos. A história se repete. A evolução é continua e vida continua.

Está ok. Já estamos cansados de discutir sobre ressurreição X reencarnação

Eu não estou cansado não. Se você está cansado, tudo bem. Esse assunto me fascina, pelas minhas experiências pessoais e por poder enxergar as coisas com os meus próprios olhos, livre de dogmas e receios. Não tenho medo de Deus.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Igreja Católica X Camisinha