A Bíblia é uma tragi-comédia repugnante.

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar

Caraca, eu 'si' divirto nisso aqui....

Um aceno de longe!!!

Mensonstratosx
Veterano
# ago/12
· votar

Vou nem falar, porque esse movimento de vocês já era previsto biblicamente
abraços

Scrutinizer
Veterano
# ago/12
· votar

Mensonstratosx
Na verdade meu problema não é com trechos exatamente, mas com histórias contidas na bíblia...
O sacrifício de Jeftá, a morte da mulher de Ló, a história da circuncisão do filho de Moisés, sem contar toda a besteira que é a criação da terra...

Gianyny
Veterano
# ago/12
· votar

diegoloko12
Bizet
A bíblia é apenas um livro de mitologia cristã. Acredito que em uma nova era pessoas comprarão bíblias apenas pela curiosidade de conhecer a mitologia cristã, assim como hoje em dia pessoas compram livros pra conhecer a mitologia nórdica ou a grega.

Engraçado como o Pentateuco foi escrito em 1.400 A.C mais ou menos e isso que vocês disseram nunca aconteceu.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."
Mateus 24:35

Scrutinizer
Veterano
# ago/12
· votar

Engraçado como o Pentateuco foi escrito em 1.400 A.C mais ou menos e isso que vocês disseram nunca aconteceu.
Porque a igreja nos atrasou intelectualmente por tanto tempo e só fomos descobrir um método eficiente para estudar a realidade há pouquíssimo tempo... Mas a humanidade (a civilizada) já saiu da fase de perseguir ateus, agora podemos nos expressar e "sair do armário"... Daqui a pouco o ateísmo será maioria. Está acontecendo, não negue.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar

Gianyny

Nunca aconteceu no seu mundo fechado de crente. Pra mim e pra muitas pessoas (cada dia mais), é mitologia cristã.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar

Pq todo crente é chatão?

brunohardrocker
Veterano
# ago/12
· votar

Eric Clapton
Pq todo crente é chatão?

Alguns ateus merecem toda essa chatice. Até o fim de suas vidas.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar

brunohardrocker

também, mas crente é muito mais chato.

Gianyny
Veterano
# ago/12
· votar

Scrutinizer
Daqui a pouco o ateísmo será maioria. Está acontecendo, não negue.

Concordo plenamente!

-Dan
Nunca aconteceu no seu mundo fechado de crente. Pra mim e pra muitas pessoas (cada dia mais), é mitologia cristã.

Ok, prove que é mitologia.

Eric Clapton

Eu gosto de você :(

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar

Gianyny
Eu gosto de você :(

Mas eu não estava falando de você, eu quis me referir aqueles crentes que vem de domingo 7 horas da manha na porta da minha casa falar de bíblia.

Pow, isso é chato não é?

(desculpe por generalizar hihihihi)

-Dan
Veterano
# ago/12 · Editado por: -Dan
· votar

Gianyny

Comédia. Um crente pedindo provas.

Prove que a lua não é um balão segurado por correntes com caramelo por dentro.

Se tu não conseguir provar isso, assume-se que ela é um balão segurado por correntes com caramelo por dentro, já que pelo seu raciocinio, não é quem inventa a historinha que tem que provar sua realidade.

Scrutinizer
Veterano
# ago/12
· votar

Se você acredita em Adão e Eva e na cobra falante você simplesmente optou por ignorar todas as evidências científicas e históricas. Se você acredita que é uma metáfora, já está provado. Isso se aplica à maioria das histórias do antigo testamento.
Quanto ao que não se aplica e sobre o novo testamento, leia isso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Argument_from_ignorance
É possível, eu não sei, mas se você admite que é verdade você que deve provar. Imagine só se eu te pedisse pra provar que qualquer religião pagã é mitologia.

Scrutinizer
Veterano
# ago/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar

Prove que a lua não é um balão segurado por correntes com caramelo por dentro.
Outro problema desse tipo de raciocínio é que você pode criar outras desculpas para sustentar a hipótese, como as correntes são invisíveis, o caramelo está abaixo de 100 km da superfície e é inacessível, e se um dia alguém chegar lá no centro você pode dizer que os cientistas simplesmente não acharam o lugar certo... Claro que quando a discussão se trata de algo bem mais complexo como a religião isso é feito por passos bem sutis. O jeito é cortar esse mal bem na raíz.

Gianyny
Veterano
# ago/12
· votar

-Dan
Scrutinizer

A Bíblia não tenta provar a existência de Deus mediante provas formais; reconhece-se como fato auto-evidente e como crença natural do homem. As Escrituras tampouco propõem uma série de provas da existência de Deus como preliminar à fé; "O que se achega a Deus, creia que há Deus", é o ponto inicial na relação entre o homem e Deus.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar

Scrutinizer
Outro problema desse tipo de raciocínio é que você pode criar outras desculpas para sustentar a hipótese, como as correntes são invisíveis, o caramelo está abaixo de 100 km da superfície e é inacessível, e se um dia alguém chegar lá no centro você pode dizer que os cientistas simplesmente não acharam o lugar certo... Claro que quando a discussão se trata de algo bem mais complexo como a religião isso é feito por passos bem sutis. O jeito é cortar esse mal bem na raíz.

Pois é. Ele nao vai conseguir me provar que a lua não é um Ferrero Rocher e eu não vou conseguir provar pra ele que a cobra não falava, Adão e sua costela geradora, dilúvio...

Logo, a lua é um Ferrero Rocher.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar

Gianyny
A Bíblia não tenta provar a existência de Deus mediante provas formais; reconhece-se como fato auto-evidente e como crença natural do homem. As Escrituras tampouco propõem uma série de provas da existência de Deus como preliminar à fé; "O que se achega a Deus, creia que há Deus", é o ponto inicial na relação entre o homem e Deus.

Eu não falei de existencia de Deus. Isso pra mim é outra coisa, uma vez que a palavra Deus tem inumeros significados. O foco aqui é provas das historinhas mitológicas da Bíblia, não da existencia de Deus. Não fuja.

Gianyny
Veterano
# ago/12
· votar

-Dan
Adão e sua costela geradora

Você que é uma pessoa tão inteligente certamente já deve ter ouvido falar da Eva Mitocondrial não é? ¬¬

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar

Gianyny
Você que é uma pessoa tão inteligente certamente já deve ter ouvido falar da Eva Mitocondrial não é? ¬¬

Podemos falar sobre isso qdo o assunto da mitologia e da Lua de caramelo acabar.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar

Gianyny

Prove que não.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar

Uma didática saudável pra galera aí :)

Bizet
Veterano
# ago/12
· votar

diegoloko12
Zeitgeist, cara? Isso aí já foi refutado há milhões de anos.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar

E tanto religiosos em demasia quanto ateus intolerantes são extremamente chatos, cada um tentando impor ao outro a sua crença ou falta da mesma.

Eu sou agnóstico pelo simples fato de eu não poder provar a existência de um ser divino e muito menos a falta da existência dele.

Portanto não adianta tentar toda convencer religiosos ou pessoas crentes em suas crenças que a mesma não existe e muito menos adianta usar trechos de um livro mitológico pra provar/impor a existência de um ser divino. É a mesma coisa que eu extrair um texto sobre a magnitude de zeus de um livro de mitologia grega qualquer pra provar que ele existe. É uma argumento válido pra provar que zeus existe? Não, não é. A mesma coisa a bíblia.

Gianyny
Veterano
# ago/12
· votar

-Dan

-Dan
O foco aqui é provas das historinhas mitológicas da Bíblia

Tais como a passagem pelo mar vermelho? Jonas na barriga de um grande peixe? A arca de Noé? A luta de Sansão com um leão?

Eu acho que isto é pura questão de fé, apesar de que alguns desses feitos citados acima possuem provas históricas de que realmente aconteceram (como a Arca de Noé e a luta de Sansão), outras coisas são aceitas somente pela fé.
O Apóstolo Paulo deixou escrito em Hebreus 11:3 que "pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente."
Então é isso e eu creio assim.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar

Bizet

O zeitgeist é bem plausível (pelo menos a parte de religião), já a parte conspiracionista dele, do terrorismo e etc, eu refuto.

Bizet
Veterano
# ago/12
· votar

diegoloko12
O zeitgeist é bem plausível (pelo menos a parte de religião)

Plausibilidade não importa, uma cacetada de coisas que eles falam são erros históricos.

http://conspiracies.skepticproject.com/articles/zeitgeist/part-one/

diegoloko12
Veterano
# ago/12 · Editado por: diegoloko12
· votar

Ok o amigo Bizet me instigou a procurar algo refutando a parte religiosa do zeitgeist:

Vou deixar o vídeo que eu postei anteriormente pra quem quiser ver mas mudo minha opinião sobre os fatos que ele usa.

Mas levantando outra questão: embora eu acredite na existência de jesus a bíblia continua sendo um livro mitológico em que eu acredito que a maioria dos fatos são fictícios.

-Dan
Veterano
# ago/12 · Editado por: -Dan
· votar

Gianyny
Eu acho que isto é pura questão de fé,

Eu tb.

apesar de que alguns desses feitos citados acima possuem provas históricas de que realmente aconteceram (como a Arca de Noé e a luta de Sansão), outras coisas são aceitas somente pela fé.

Serio? Dá pra mostrar ou linkar essas provas históricas?

O Apóstolo Paulo deixou escrito em Hebreus 11:3 que "pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente."
Então é isso e eu creio assim.

Nao da pra usar a Biblia em discussões sobre a veracidade da msm. E essa frase diz que aquilo que se vê não foi feito do que aparente é, ou seja, as coisas hojes são diferentes do modo do que foram feitas. Enfim, frase mais genérica, impossível.

El_Cabong
Veterano
# ago/12 · Editado por: El_Cabong
· votar

Um cara cristão (o nome dele é Neil Barreto) contou uma vez sobre o diálogo que ele teve com o seu professor no curso de graduação em Psicologia.
Depois que acabou a aula e a maioria dos alunos já tinham ido embora, o professor se aproximou dele e perguntou:

- Tu realmente crê em todas estas coisas de Céu, Inferno, Juizo final, Jesus como Deus encarnado e Salvador?

- Creio sim! E você? Em que você crê professor?

- Eu sou Ateu. Já tentei ter uma religião, mas nenhuma me convenceu de nada. Não constatei nenhuma verdade em tudo o que eu ouvi.

- Pois é professor. No final só um de nós estará certo! Ou eu estarei errado e você certo, ou eu estarei certo e você errado.
Se a minha crença estiver errada e o ateísmo estiver certo eu não vou me dar mal, pois o cristianismo verdadeiro me ensina a ser bom, caridoso, e a amar as pessoas como eu amo à mim próprio, e eu me sinto muito bem e feliz fazendo isso. Eu gosto das histórias de Jesus, alí tem muita lição de vida !!
Mas se a situação for inversa? Se a minha crença estiver certa e o ateísmo errado? Se realmente existir Deus, Céu, Inferno e um Julgamento Final? Se somente os seguidores de Jesus Cristo, os que o conhecem, o amam e confessam o seu nome irão para o Céu, e os outros serão julgados e condenados, indo assim para uma prisão de tormento eterno, você não irá se sair bem !!

- Vamos mudar de assunto! (rs)
...

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar

El_Cabong

Quer dizer que as pessoas devem seguir o cristianismo com medo de ir pro inferno já que se estiverem erradas não vai acontecer nada à elas? Mas caso estejam certas vão pro céu?

Temos que encarar o cristianismo como uma aposta então, entendi. Adoro essas histórias aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A Bíblia é uma tragi-comédia repugnante.