MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)

Autor Mensagem
Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Valeu!!!

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Estou enviando naquele e-mail e está voltando direto, me manda um e-mail resposta com um outro e-mail que eu te possa enviar.

E ai, você já conseguiu desenvolver todos os calculos para os trafos Push-pull ??? Deixa eu te perguntar outra coisa, vou fazer um trafo para o Jcm, você acha que muda muito em nível de ruído se eu mandar corrente contínua para os heaters ?

Abraços !!!

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


MagoMerlin
cara, heaters em DC é fria. Fique com a boa e velha AC mesmo, basta fazer uma referência positiva duns 20-50 volts pro center tap que não tem erro.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


b0fh
cara, heaters em DC é fria

Fala !!! É pior mandar DC pros filamentos ? Eu tenho usava AC mesmo, depois passei a colocar o tap num nível DC, como vc citou.

Mas qual é o malefício de usar DC nos filamentos ?

Abraços.

b0fh
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
problema em usar DC não tem nenhum. O problema é GERAR essa DC. As correntes envolvidas são altas pra burro (uma EL34, por exemplo, puxa 1,5A, uma 6L6 puxa 900ma, etc), logo é preciso usar uns diodos gigantes (tipo de 6A) pra fazer a retificação, e eles trabalham sempre em regime de alta corrente, o que gera um ruido de chaveamento danado. E, para estabilizar esse 'rail' tem que usar um valor absurdo de capacitor, caso contrário fica um 'ripple' danado (imagina um 4xEL34, vão uns 7 amperes fácil ali...), e ripple meio que já mataria a vantagem de usar DC.

Ja vi 'reports' na net de nego que fez essas fontes DC pra filamento e acabou com mais ruido do que tinha em AC :)

Pra quem faz questão absoluta de usar DC, melhor seria usar apenas na primeira válvula do pre (que é onde teria algum benefício) e deixar as outras em AC referenciado positivo mesmo.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Fala b0fh

Pois é, tem toda a razão. Na teoria, o uso de DC nos filamentos é melhor, mas fica inviável em termos de custo na prática.

Ao que parece, o melhor custo x benefício é o uso de AC com referencial positivo, com a opção de usar DC na primeira válvula de pré.

Abração.

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
No projeto do Dual, tem um esquema que diz que as tensões DC, são de A=460V, B=454V, C=422V, D=406V e E=402V, já um outro esquema do mesmo Dual, tem tensões de A=415V, B=413V, C=385V, D=366V e E=365V, pq a diferença??? Essa diferença faz muita diferença no som???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron

A segunda opção de valores daria uma potência de saída um pouco menor, provavelmente.

Creio que também existiriam diferenças sutis ou não no pré, já que teria tensões até 50 Volts mais baixas.

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Mas essa diferença de tensões deve ser por causa do secundário do trafo principal???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
Mas essa diferença de tensões deve ser por causa do secundário do trafo principal???

Provavelmente sim. Ou se o amp é para 110 ou 115 volts e está ligado em 127 volts, pode dar essas diferenças. Só medindo o AC dos filamentos para saber.

Também não sei se vc está me passando valores de esquemas ou medidos.

Abraços.

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
São dos dois esquemas que encontrei na net sobre o Dual!!!
Mas tem um limite de tensão que as válvulas suportam, por exemplo as 12AX7??? Quanto mais tensão (até o limite claro) seria melhor o resultado nas 12AX7???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
Mas tem um limite de tensão que as válvulas suportam, por exemplo as 12AX7???

Sim, claro. Parece que alto em torno de 400 volts para as 12ax7 - acho eu...

Quanto mais tensão (até o limite claro) seria melhor o resultado nas 12AX7???

Não é uma regra, mas existem diferenças de timbre mudando a tensão de alimentação (e os resistores de polarização também). Alguém já deve ter escrito algo a respeito disso em algum lugar na net, mas se me recordo bem tensões maiores fornecem mais agudos - mas acho que nada perceptível (ou não) na faixa de frequências da guitarra.

Mas no caso deste esquema, acho que seriam poucas as diferenças no caso das 12ax7. Mas só vendo (ouvindo) mesmo....

Abraços.

kun
Veterano
# mar/05
· votar


ae galera... eu tenho montado pedais. no ramo de ampli nunca tive curiosidade até agora hehe

só queria que alguem me dissesse por onde começar ;)

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Vcs viram que no esquema do power supply do dual as tensões que vão nos pinos 4, 5 e 9 na válvula de pré 1 são de +3V e -3V, se usar a tensão normal de 6,3V pode ocorrer algum problema???

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


kun
Dá uma olhada no site www.ax84.com, lá tem amps valvulados bem simples de serem construidos!!!

mercurio cromo
Veterano
# mar/05
· votar


Olá amigos, eu montei um pequeno valvulado gastando apenas uns R$20,00. isso mesmo vinte reais.
olha no meu fotolog.
é ótimo para blues etc.
http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:2

mercurio cromo
Veterano
# mar/05
· votar


Olá amigos, eu montei um pequeno valvulado gastando apenas uns R$20,00. isso mesmo vinte reais.
olha no meu fotolog.
é ótimo para blues etc.
http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:2

mercurio cromo
Veterano
# mar/05
· votar


Olá amigos, eu montei um pequeno valvulado gastando apenas uns R$20,00. isso mesmo vinte reais.
olha no meu fotolog.
é ótimo para blues etc.
http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:2

mercurio cromo
Veterano
# mar/05
· votar


Olá amigos, eu montei um pequeno valvulado gastando apenas uns R$20,00. isso mesmo vinte reais.
olha no meu fotolog.
é ótimo para blues etc.
http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:2


quem quizer o esquema entre em contato comigo.
é muito simples mesmo construir este ampli.

Angelo Friedman
Veterano
# abr/05
· votar


Cara meu msn angelobracht@hotmail.com
eu tenho que faça o amp, eu so preciso do projeto!!
:)))
valleww me manda

raff
Veterano
# mai/05
· votar


e ai? como ficou esses projetos??? tem alguem monstando os mesa dual rectificer parqa vender?? se tiver me deem um toque: raffa@dr.com

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


Ninguem terminou um projeto desses?
Se terminou, quanto saiu mais ou menos??? $$$$
Poxa, esse tópico tava extremamente util, vamos dar continuidade gente... até porque to querendo começar o meu... hueuhe ^^

thundestruck
Veterano
# nov/05
· votar


eu também tava querendo montar um!

beto crazy
Veterano
# nov/05
· votar


danielcastelli
thundestruck

Prá quem nunca montou ,o ideal é começar pelos menores, menos complicados, até mesmo porque se algo der errado imagine o prejuízo ???

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy
O que você chama de "menor"?!?! É relativo... ^^
Pode ser um Hi-Octane ou um JCM800

beto crazy
Veterano
# nov/05 · Editado por: beto crazy
· votar


danielcastelli

Eu diria menor prum ampli mais fácil de montar de tensões mais baixas (menos de 400V), se bem que analisando melhor vc vai ver que a etapa mais complicada de um ampli à válvulas é a etapa de pré amplificação e não a de saída.

O hi-octane não é o meu predileto, até mesmo porque o som legal de valvulado vem de um push-pull, eu tõ comprando componentes prá montar um com 2 x EL84 na saída com B+ de 300V.

abçs

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


beto crazy

Qual você sugere então?
É porque eu toco basicamente Dream Theater/ Nevermore / Offspring.

Então eu precisava de algo com uma distorção "gorda", mas eu ainda tenho um GE-7 pra ajudar a controlar o timbre.

Por isso eu tinha pensado diretamente no Recto...

Alguns falaram pra eu fazer um SLO100, outros um JC800 e usar um pedal na frente...

Cada um fala uma coisa e eu só me confundo mais... ^^

kelson
Veterano
# nov/05
· votar


danielcastelli
HO tem mais ganho ki o jcm800 convencional..

carlos adolphs
Veterano
# nov/05
· votar


raff
Raff, o Horizon da Lifesound, pelo que sei, na conversa que tive com o Luciano(dono da Lifesound), seria um clone melhorado do Dual Rectifier, e ele tem modelos semelhantes aos Soldano, também.Dá uma conferida porque essa conversa já tem algum tempo e eu posso ter trocado as bolas.Abcs.

danielcastelli
Veterano
# nov/05 · Editado por: danielcastelli
· votar


kelson

HO num tem 7 W de saída??? =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)