MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)

Autor Mensagem
Tainha
Veterano
# mar/05
· votar


estou querendo montar um fender 5E3 com uma retificadora 5Y3, 2x6v6gt, uma 12ax7 e uma 12ay7, alguém poderia me ajudar nos trafos desse amp, quais as especificações que eles devem ter. Quando se fala em 6.3 v, e 5v isso significa que é em cada perna ou divide-se ao meio, como nos 350 o 350 por exemplo?

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


MagoMerlin
acabei de entrar no site... o amp tem mil botões! tem até uma versao signature do guitarrista do Rush né...
show de bola o som dele heim! o esquema q vc achou na net é do MkI ou do MKII?
aquela iluminação dele deve ser coisa de louco! muito lindo!

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


Tainha
os 6.3 e os 5v são de perna-a-perna.. os 350 são até o zero. entre as duas dá 700v.

MagoMerlin
Veterano
# mar/05 · Editado por: MagoMerlin
· votar


Renato gomes
Vou ver se consigo o MKII com os alemães e te envio no e-mail.

Posso te fazer uma pergunta, que até hoje não me explicaram:
Ai vai:
Nos amps Hiwatt, Mesa, Hughes... os trafos de força e saída são montados bem distantes entre si (para não alastrar o eletromagnetismo). Já os Marshall, são montados lado-a-lado, com a laminação contrária entre si.

Existe algum problema em deixá-los lado-a-lado, desde que respeitado o ângulo de 90º entre eles? Ou é preferivel fazê-lo como nos amps citados?

Ah, e no Trimp, se fossemos fazer com aquele esquema de LDR, cada relê seria substituído por um conjunto de 2 LDRs ??? E quanto à voltagem, me parece que os relês funcionam à 24v. Qual a voltagem para os LEDs de Alto brilho ???

Abraços !!!

Tainha
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
me desculpe a ignorância, os 350 v eu entendi, mas os 6,3 e o 5 v fiquei na mesma dúvida, me esclareça melhor veja se entendi, dos dois fios que saem cada um tem 6,3v, e o mesmo nos dois de 5v, cada um com 5v ou é metadade para cada fio? Acabou sendo a mesma pergunta.
Há esquemas que mostram entrando na retificadora 300v, 315v e 350v, se usar qualquer voltagem dessas vou ter o mesmo resultado?
Abraços

InfeX
Veterano
# mar/05
· votar


mto loka essa ideia......mas tipo sobre as valvulas.....eu ainda não dei uma olhada no esquema.....então queria perguntar pra vcs q ja analisaram ele, se existe aquela tecnologia de não precisar regular o bias....aquela em q o amp se auto ajusta.........??????????

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


MagoMerlin
cara, boa pergunta essa...
isso é uma questão que cada um fala uma coisa.. já vi gente dizer que o melhor é colocar um perto do outro mesmo, já vi gente dizendo tb que o melhor é colocar um em cada lado do amp...
nem as grandes marcas entram num concenso hehehe cada uma monta de um jeito.

qto aos leds/ldrs, eu andei dando uma pesquisada aqui, o melhor mesmo é fazer um conjunto LED/LDR do que comprar pronto (aqueles VTL5C4 da vida).
eles VTL tem uma resistencia em off de 400k. a resistencia em off do que eu fiz ficou em mais de 5M Ohms. nao lembro exatamente mas foi por ai.... isola muito mais um circuito do outro. já vi na net neguinho dizendo que usou os VTL e no canal limpo ficava uma sobra de distorção no fundo pois vazava som de um canal pro outro por causa dessa resistencia relativamente baixa de 400k.
como os LED e LDR sao baratos, seria bom dar um jeito de colocar dois LDR em série pra cada LED, a resistencia em off pode chegar até uns 10M, aí quero ver vazar hehehehe.
12v com um resistor de 4.7k pra limitar corrente funciona numa boa. mas tem que ver as especificacoes de cada led, pq isso varia inclusive de marca pra marca.

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


Tainha
é o seguinte... para os 350V vc tem 3 fios, certo? fio 1,2 e 3... a tensao entre os fios 1 e 2 é de 350V. a tensao entre os fios 2 e 3 é de 350V. e a tensao entre os fios 1 e 3 é de 700V...
na verdade isso nada mais é do que uma tensao de 700V com uma derivação que divide a tensao no meio... aí vc considera o fio do meio (fio 2) como sendo o TERRA e vc tem 350V para cada lado, entendeu?

já para os 6.3v e para os 5v. vc só tem 2 fios. e essa tensão de 6.3 e 5 é a tensão entre os 2 fios.

Tainha
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Valeu, obrigado.

InfeX
Veterano
# mar/05
· votar


......mas tipo sobre as valvulas.....eu ainda não dei uma olhada no esquema.....então queria perguntar pra vcs q ja analisaram ele, se existe aquela tecnologia de não precisar regular o bias....aquela em q o amp se auto ajusta.........??????????


Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


InfeX
desculpa... nao vi sua pergunta..
o dual rectifier eu sei que tem uma chave pra ajustar o bias para EL34 ou pra 6L6...
o problema é que eu tenho 3 esquemas dele e nos 3 essa parte do bias ta diferente uma da outra.

InfeX
Veterano
# mar/05
· votar


Renato Gomes

cara eu vo tenta faze uma potencia , e acho q vou partir pro rectifier,, pq eu achei os layouts da placa, tudo pronto, so num sei isso do bias,,como q se ajusta o bias ???

InfeX
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes

cara vc num tem umas dicas pra me dar,não quero morrer(nunca fiz potencias), eu estou com medo, de tomar um choque quando estiver fazendo ou fazer um terra errado e morrer tocando guitarra.

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


InfeX
cara, me manda um email que fica mais facil da gente conversar...
renatog@flashmail.com

Praxis
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes

Ae cara sou de brasilia tb, voce faz serviços em manutençao de amplis? o meu ta precisando de uma limpesa dos potenciometros. Outra coisa, vc vende amplis(replicas)? valeu!

Praxis
Veterano
# mar/05
· votar


Outra coisa, tenho um Hughes e Kettner attax 80 e ele não é valvulado, tem como fazer alguma adaptação e meter umas valvulas no pre ou na potencia dele?

valvulado
Veterano
# mar/05
· votar


InfeX
Tem como vc postar o link onde tem os layouts do rectifier pra gente?
flws

valvulado
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
cara, tambem estou interessado nessa parte sobre o aterramento, se vc for postar para o InfeX, me ajude com essa parte tbm, porque nessa parte de potencia exige muito cuidado... meu email , brunorbm@gmail.com, valeu

InfeX
Veterano
# mar/05
· votar


o link é aquele do tube town:
http://www.tube-town.de/diy/dual_rectifiers/dual_rectifier_2.html

so q so tem o layout do pre, da potencia e da outra potencia a da retificação.........e outra coisa é q tem q baixar o programa eagle pra poder abrir

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
O Marshall que você está montando é aquele igual do mhuss ???

Renato gomes
Veterano
# mar/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


Praxis
que ampli é o seu?
se os pots tão arranhando, eu te recomendo trocar duma vez... limpar é paliativo e vai acabar dando problema de novo cedo ou tarde... o melhor é vc colocar uns pots mais robustos dos que os que vieram de fábrica. não sai caro e vc não vai mais precisar esquentar a cabeça.
quanto aos amplis, eu já vendi muito pedal e to partindo pra fazer amp agora... estou montando um marshall jcm800 (todo modificado, estou quase terminando), um dual rectifier (ainda em fase inicial) e um transistorizado de 200W com distorção do GT2 (só falta acabamento).
me manda um email q a gente conversa: renatog@flashmail.com

MagoMerlin
cara, não conheço esse mhuss...
eu to montando um jcm800 Zakk Wylde signature que eu modifiquei tanto o projeto que nao é mais jcm800 hehehehe.
aumentei o ganho dele bastante, fiz com 2 canais, um clean/crunch e outro hi-gain, coloquei um circuito de boost ativado por foot switch antes do pré (estilo Rivera) , e mais um monte de outras coisas hehehehe

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


Praxis
que tem como, tem... mas vai ser tão complicado e trabalhoso que é melhor mandar fazer outro amp valvulado... essa modificação envolve muitas coisas, alimentação, etc... e essa modificação vai descaracterizar o som do seu amp todinho, que é bem legal... na minha opinião não compensa. é que nem querer colocar motor de BMW em fusquinha hehehe não estou chamando seu ampli de fusquinha pq afinal ele é um excelente amp... :) mas tendo em vista o trabalho e os gastos é melhor comprar outro carro logo, nao concorda?

Sincero
Veterano
# mar/05 · Editado por: Sincero
· votar


.

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes

Você vai fazer com as 6550 mesmo ou vai de EL34 ???
Ah, então você está no grupo do Yahoo tb. Vai ficar legal este ampli heim, depois posta umas fotos lá no grupo. Abraços !!!

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


no jcm800 eu vou de EL84! hehehe
to fazendo ele pouco potente...
pode deixar que posto fotos e sons tb!
abraços!

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Renato Gomes
No projeto do Dual Rectifier realmente vale a pena deixar as duas válvulas retificadoras?, pq no Mesa do alemão foram tiradas!
Eu sei que elas comprimem o power, mas tem grande influência no som?
Ficaria a mesma coisa deixar apenas uma, fazer estilo um Single Rectifier!!!

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
tem grande influencia no som sim.
grande parte do "som de valvulado" vem das válvulas retificadoras e dessa compressão...

o single rectifier tem esse nome não pq tem somente uma válvula retificadora e sim pq só tem um tipo de retificação, que é feita com diodos de silício..

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Renato Gomes
Mas então, se colocasse um switch com a opção entre apenas uma 5U4 e os diodos como no Dual Rectifier, vc escolhe entre as duas opções, o som teria essa compressão do power apenas com uma usando a retificadora!!!

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
dá pra fazer isso sim, o Mesa Boogie Heartbreaker funciona dessa maneira... e é com uma 5AR4 só...
mas eu não sei como ficaria essa compressão no som somente com uma... nunca fiz isso pra testar. se alguém souber dá um toque aí por favor!

e o single rectifier não tem nenhuma válvula retificadora.

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


pra que vc quer colocar somente uma? essas valvulas nao são caras.. não faz sentido algum tirar uma...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)