MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)

Autor Mensagem
Schenker
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron

Eu tive um de dois canais, o Solo 50 (o mais simples da série solo). Era muito foda, mas ele não tinha muita versatilidade, apesar da possibilidade de alterações de bias (6L6 para EL34) e tipo de amplificação do power. Ele é muito direcionado para sons pesados, nisto ele é foda, mas se quiser algo mais limpo ou distorção mais clássica ele não é dos melhores. Por isto vendi e peguei um Triaxis.

Não esqueci a opinião que vc pediu não, é que estou fazendo uma resenha para poder dar uma explicada melhor (só que esta resenha já está com 3 páginas!!).

abraços.

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Schenker
Valeu mesmo!!!
Quando a resenha estiver pronta posta aí, pq acredito que muitas pessoas devem ter esta dúvida a respeito da diferença dos canais, principalmente as que estão interessadas em montar um Mesa!!!
Só mais uma pergunta, ele tinha um ou dois tipos de retificação???

Schenker
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron

O solo 50 tem um tipo só de retificação (diodo de silicone).

Mas estas e outras coisinhas eu estou explicando melhor na resenha, ok?? vou ver se consigo postar hoje, mais tardar amanhã (é que aqui no trabalho é meio difícil de ficar escrevendo sobre estes assuntos, hehehe).

abraços.

valvulado
Veterano
# mar/05
· votar


pessoal, vocês conhecem algum programa de simulação de circuitos que tem valvulas?

Renato gomes
Veterano
# mar/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


MagoMerlin
Chegou sim!! brigadão! vc não imagina o quanto eu procurei por isso hhehehehe

valvulado
cara, só com aquelas especificações que eu te dei é possível fazer o trafo exato perfeitamente... o peregrini da www.audiolink.com.br vende trafos (eu compro com ele), inclusive ele tem um modelo que serve exatamente no dual rectifier... mas em todo caso mande um email pra ele pela página q ele vai te ajudar e te vender o trafo certo... o preço dele é meio salgado mas o serviço é o melhor q já vi...
essas especificações do núcleo, materiais, etc, só abrindo um pra ver como é. e duvido que alguém que pagou 10 mil reais num dual rectifier vai abrir o trafo pra ver como é hehehehehehe
desde que saiam as voltagens certas com as correntes certas e o trafo seja bem construído (sem ruídos, vibrações, etc) vc pode ficar despreocupado que seu amp vai ficar tinindo q nem o original :)

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


Schenker
po, esses diodos de silicone devem vedar e lubrificar o som q é uma beleza heim... hehehe


PS: mil perdões, mas eu não resisti :)

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Será que tem como colocar o pré amp do canal red do dual rectifier junto com o power do hi-octane???
O lance que o pré do dual tem umas voltagens na faixa dos 400V, que são bem maiores do que o pré original do hi-octane!!!

Schenker
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron

Kra, pelo pouquissímo que entendo de eletrônicade amplis (meu conhecimento é mais prático detocar com as coisas). Eu acho que tem sim, porque a série DC da boogie é exatamente assim, a construção dele é baseada em junção de dois tipos de amplis.

Ele possui dois canais, sendo o limpo do Mark IV e o distorcido da série Caliber (mas um pouco mais envenenada). e a parte de potência é de outro projeto, no caso do DC-3 é baseado no Vox Ac-30 (funciona com válvulas EL84).

Mas, como disse isto é opinião de um "long time user" dos amplis boogie, estas coisas mais técnicas com certeza o bofh, o cacildo e o macaco véio te respondem melhor.

Abraços

PS - não esqueci a resenha não, já tá virando quase uma tese de mestrado em amplis boogie é somente da serie Solo).

Renato gomes
Veterano
# mar/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


Red Baron
pois é... as tensões do power do dual são muito maiores q as do hi octane..
bem... teoricamente tem como fazer, mas vai dar tanto trabalho pra não mudar o som do amp q nem vale a pena...
outro problema é q o power tb influencia e muito no som do ampli...
um jeito é usar dois trafos, um pro power e outro pro pré, mas não sei quais são as implicações disso, no som, em ruídos, etc...
outra forma seria jogar uma tensão menor no pré... mas aí pra não alterar o som do amp, vc teria que alterar o bias de todos os triodos para eles trabalharem do mesmo jeito com a tensão menor... só que fazendo isso vc consequentemente vai alterar os filtros que dão o timbre do negócio.. então teria que projetar os filtros em conjunto com o bias. se tivesse só resistor nos catodos seria até facil, mas tem um monte de capacitor tb, e calcular a impedância deles pros filtros e ainda fazer os bias ao mesmo tempo ia dar tanto trabalho que nesse tempo vc já juntou dinheiro pra fazer o power original de 100W hehehehe
na minha opinião, não compensa...
fazer a EL84 trabalhar com uma tensão maior q aquela acho q não dá.. ela só aguenta uns 250v em single ended se não me engano...

eu comecei a fazer isso com um jcm800.. fazer ele com o power do hi-octane... mas aí eu mudei tanto o projeto original que desisti e fiz do meu jeito mesmo...

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Valeu Renato!!!

eu comecei a fazer isso com um jcm800.. fazer ele com o power do hi-octane... mas aí eu mudei tanto o projeto original que desisti e fiz do meu jeito mesmo...[i][/i]

Mas o pré do hi-octane não é baseado no jcm800???

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Mas o hi-octane que eu digo é o com o power octal, que usa válvulas 6L6/EL34!!!

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
O que me levou a tentar isso, foi que no site do hi-octane, www.ax84.com, no fórum, várias pessoas já pediram a galera para fazer modificações no projeto do octane para conseguir mais distorção!!!
Então, colocar o pré com o canal mais heavy do dual com power para válvulas do tipo EL34 e similares, seria bem interessante as possibildades de sons do power com válvulas como 6V6, 6L6, EL34, 6CA7, 5881, 7581, 6550, 8417, 7027, KT66, KT77, KT88!!!
Claro, sempre de olho no bias e no trafo de saída!!!
Seria um tube tester!!!

valvulado
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
o trafo de saída vou mandar fazer, pq sai bem mais barato, mas o cara da loja queria mais informações pra poder fazer ele, mas já mandei um email la no audiolink perguntando sobre o trafo.
-> sobre o trafo do power, os 340+340 , no lugar não seria 294V não? o cara da loja achou esse valor, isso por causa dos 2 diodos em série... o que acha disso?

valvulado
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
AugustoPedrone
sobre a voltagem dos capacitores, fiquei na maior dúvida de usar só capacitores de 500 ou 600VDC, o valor não seria altíssimo para algumas partes do projeto, como na parte do looping send-return, lá tem uns capacitores que seriam necessários no máximo uns 63V, pelo que vi falar o som ficaria feio, com o uso de capacitores de voltagem muito acima, o que vocês acham disso?

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


valvulado
Os capacitores não são todos de 500 e 600VDC, depende da sua função no circuito, por exemplo os de 1uF podem ser de 50VDC!!!
Se tiver alguma dúvida me diga o capacitor que te falo a voltagem!!!
Como está o andamento do projeto???

valvulado
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
Qual o seu email? ai eu te mando uma parte do projeto pro seu email pra você poder ver...
rapz, primeiro estou tirando minhas dúvidas, pra depois poder comprar tudo e poder montar tudo de boa, já estou pra comprar os trafos =)

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


valvulado
blz!!! jrobson2005@gmail.com

Tainha
Veterano
# mar/05
· votar


valvulado
Onde vc está mandando erolar seu trafo? Tbém estou precisando para dar andamento em meu projeto.

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes

Quando você montar ele, quero ser o primeirão a ver e ouvir heim !?!
Amanhã estou te mandando o MKII "B" mais novo !!!

Abraços do Mago !!!

Renato gomes
Veterano
# mar/05
· votar


valvulado
cara, pode ser sim 294v, vou te dizer pq...
eu tenho dois esquemas do dual rectifier... em um diz que o B+ é de 415v, o outro diz q é 460v... e nos dois, diz que essas voltagens podem variar 20%.
quando se usa diodo de silicio na retificação a voltagem sobe um pouco... acho que é por isso q tem esses 20% de margem no esquema...
portanto, qualquer coisa de 300 a 340 com certeza vai funcionar legal.. eu iria nos 340v.
mas pra saber exatamente, só pegando um dual original e medindo as tensões pra saber qual é a certa.

MagoMerlin
Opa!! manda mesmo! :)
eu to querendo terminar primeiro dois projetos meus q tão em andamento, um amp transistorizado de 200w e outro frankstein de jcm800 com power single ended que só falta o acabamento e resolver uma realimentação chata qdo eu coloco o volume no talo...
já tenho quase tudo montado dos dois, só falta é tempo pra terminar.
aí depois vou partir pro dual.. por enquanto to estudando o circuito.. principalmente os acionamentos do foot.

MagoMerlin
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
Eu também estou montando um JCM 800 de 50W (só falta o Chassi e os transformadores) e um triamp mas o tempo está meio escasso para dar continuidade. O triamp acho que vou fazer para vender, pois tenho um amigo que está querendo um. Mas estou melhorando o circuito lead dele, para ficar parecido com o do Mark IV com 6l6. Hehe, para mim qualquer Wattsom serve, não toco porra nenhuma mesmo, só arranho !!! hehe !!!

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


valvulado
o valor não seria altíssimo para algumas partes do projeto, como na parte do looping send-return, lá tem uns capacitores que seriam necessários no máximo uns 63V, pelo que vi falar o som ficaria feio, com o uso de capacitores de voltagem muito acima, o que vocês acham disso?

Sim, capacitores eletrolíticos não devem ser usados sob tensões muito inferiores à sua tensão especificada.

Para locais de baixa tensão, use capacitores de menor tensão admissível. Uma regra razoável é ter o capacitor para o dobro da tensão nos terminais.

Mas tenha em mente que eletrolíticos não são os melhores para áudio. Eletrolítico só serve mesmo para fonte.

Abraços.

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Esses capacitores de 1uF do pré podem ser eletrolíticos ou é melhor usar um outro tipo de capacitor???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
Esses capacitores de 1uF do pré podem ser eletrolíticos ou é melhor usar um outro tipo de capacitor??

Nesse valor pode ser Poliéster (de qq tensão) que é uma solução boa e barata. Temos ainda os de poliestireno (mais caros e raros) - qq um desses é bem melhor para áudio que os "latrolíticos".

Abraços.

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Duas perguntas, poliestireno é a mesma coisa que polipropileno???
E um de filme de poliéster metalizado seria uma boa opção no lugar dos famigerados "latrolíticos"???
Valeu!!!

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Mas no esquema do pré-amp do Dual Rectifier o capacitor de 1uF está polarizado, isso não indica que ele deva ser eletrolítico???
http://www.tubefreak.com/recto1.gif

Alguém sabe dizer o que altera no som do Dual com essas modificações, vale mas a pena o original ou o modificado???
http://www.tubefreak.com/recto2.gif

Schenker
Veterano
# mar/05
· votar


Renato gomes
MagoMerlin
AugustoPedrone
Red Baron

Putz gente, MUITO OBRIGADO mesmo pelas aulas, na verdade agora eu vejo, aliada a minha experiência de tocar e ouvir esta teoria toda, o porque dos meus boogies terem comportamentos tão distintos e o porque destes comportamentos (ah, a boa e velha junção da prática com a teoria . . .).

É que às vezes estes troços eletrônicos não entram muito bem na minha cabeça de economista . . .

Abs a todos e bom final de semana.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
Duas perguntas, poliestireno é a mesma coisa que polipropileno???

Creio que sim :)


E um de filme de poliéster metalizado seria uma boa opção no lugar dos famigerados "latrolíticos"???

Claro, vai fundo. São mais caros mas vale a pena.


Mas no esquema do pré-amp do Dual Rectifier o capacitor de 1uF está polarizado, isso não indica que ele deva ser eletrolítico???

Isso indica que o fabricante optou pelo mais barato ao invés do melhor...hehe

Red Baron
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Mas será que um de filme de poliéster metalizado de 250V não seria exagerado onde passa tensões em torno de 2V???

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Red Baron
Mas será que um de filme de poliéster metalizado de 250V não seria exagerado onde passa tensões em torno de 2V???

Os problemas de tensão só existem para os famigerados eletrolíticos.

Capacitores de poliéster não tem esses inconvenientes - basta usar um com tensão acima do esperado para o local de uso. A especificação de tensão nesses casos só diz o máximo que ele suporta.

Use sem medo e se puder compare os resultados.

Atenção - eletrolíticos podem variar em até 50% do seu valor marcado no corpo !!! Isso não presta para nada mesmo !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)