MONTANDO UM VALVULADO (MESA BOOGIE)

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carlos adolphs
Veterano
# nov/10 · Editado por: carlos adolphs
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Filipe Reis
Buenas!Tem uma coisa que acontece com eletrolíticos e que geralmente o pessoal não se apercebe.Quando diz XuF x 450V, isso quer dizer que aguenta picos de 450V, sem entrar em curto.Todo eletrolítico tem uma corrente de fuga(o fator que causa o aquecimento)que vai se tornando maior na medida que vc se aproxima do valor máximo de voltagem.Se vc mantiver por muito tempo a voltagem próxima do máximo, e essa corrente se mantiver também, inicia-se um processo de aquecimento do eletrólito e que o fará se auto-destruir.Verifique que todos amplis com voltagens acima de 400V tem dois capacitores em série na entrada do filtro, para que as voltagens se somem e fiquem longe da alta corrente de fuga.Se vc colocar o mesmo capacitor após um resistor para dar a queda para as válvulas de pré, por exemplo, na continuidade do circuito da fonte, verificará que tal aquecimento não ocorre, pois a resistência no circuito da fonte, soma-se à resistência de fuga do capacitor e limita sobremaneira a corrente total, impedindo do mesmo aquecer.Para que seu 4X1 não decole, coloque em série com as seções usadas antes e depois do choke, outro capacitor simples em série.Aí fica bom.
Abcs

Filipe Reis
Veterano
# nov/10
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carlos adolphs


Ok mestre!! Então é só eu por outro capacitor em série com cada seção desse 4x1 que tá resolvido né?Abraços.

PS.: sorte minha esse bruto desse capacitor não ter explodido na minha cara...

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
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Filipe Reis
Isso aí!Abcs

Edu_Afram
Veterano
# dez/10
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nossa, tópico de 2005...
alguem lembra do seu numero de ICQ huahuaa
o meu começava com 13 e n lembro mais

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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carlos adolphs
Mestre estou pra por as válvulas no ampli pra ver que bicho dá... Mas antes resolvi por as medições aqui pra ver se todas estão normais, me ajuda nessa também por favor. Seguem as medições:

V1 V2 e V3 são as válvulas pequenas 12ax7 e V4 e V5 são as EL34 :

V1 - 1 - 290v
2- 80v
3- 0v
4&5- 2,7v
6-294v
7-90
8-0
9-2,7v

V2 - 1- 297
2- 27
3- 0
4&5- 2,7
6- 328
7- 298
8- 0
9- 2,7

V3 - 1 -288
2- 0
3- 0
4&5- 2,7
6- 292
7- 2
8- 0
9- 2,7

V4 - 1 - 0
2- 2,7
3- 0
4- 342
5- 45
6- 343
7- 2,7
8- 0

V5 - 1- 0
2- 2,7
3- 0
4- 343
5- 30
6- 344
7- 2,7
8- 0

PS.: Estou achando as tensões de filamento um tanto quanto baixas, 5,4volts isso pode a vir ser danoso pras válvulas?

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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Mestre até que enfim liguei o amp. com válvulas e tudo, só que como já era de se esperar ele não funcionou como deveria. A tensão nos pinos 3 das válvulas de saida está doida, quando ponho o multímetro ela não para um só instante fica oscilando e muito e basta retirar o par de EL34 que para de oscilar.

emaniox
Veterano
# dez/10
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Estou achando as tensões de filamento um tanto quanto baixas, 5,4volts isso pode a vir ser danoso pras válvulas?
Voce mediu com o multimetro em DC ou AC? O que ocorre com os filamentos subaquecidos é que a emissão de eletrons é reduzida. A longo prazo (muito longo) pode ocorrer problemas.

Estas foram medições sem valvulas? Os valores nas grades (pinos 2 e 7 da 12AX7) estão altos. Veja se variando potenciometro de ganho os valores se alteram para a V1. Se as tensoes foram medidas sem as valvulas, a tensão nos pinos 1 e 6 de V1 deveria ser igual ao do B+ que alimenta esta valvula. Voce colocou os capacitores de acoplamento entre os estágios? Talvez eles tenham virado um curto.

Voce esta usando bias fixo ou bias por catodo? Acho que é fixo e que vc inverteu o diodo no começo do circuito de bias. Cuidado com os eletrolíticos que estao na parte do circuito de bias, o "positivo" fica no terra.

Se possível, tire uma foto e poste aqui. FLw.

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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Voce mediu com o multimetro em DC ou AC? O que ocorre com os filamentos subaquecidos é que a emissão de eletrons é reduzida. A longo prazo (muito longo) pode ocorrer problemas.

Medi em AC

, Estas foram medições sem valvulas? Os valores nas grades (pinos 2 e 7 da 12AX7) estão altos. Veja se variando potenciometro de ganho os valores se alteram para a V1. Se as tensoes foram medidas sem as valvulas, a tensão nos pinos 1 e 6 de V1 deveria ser igual ao do B+ que alimenta esta valvula. Voce colocou os capacitores de acoplamento entre os estágios? Talvez eles tenham virado um curto.

Aquelas medições ali foram sem válvulas sim, agora já pus as válvulas mas n refiz as medições com elas ainda por que estou com medo de deixar muito tempo ligado e dar "M" saca? Mas vou checar a variação do pot sim. Capacitores de acoplamento são aqueles de 22nF que vc fala né? Ah e faltou dizer que to seguindo o esquema do MHuss JCM 800.

Voce esta usando bias fixo ou bias por catodo? Acho que é fixo e que vc inverteu o diodo no começo do circuito de bias. Cuidado com os eletrolíticos que estao na parte do circuito de bias, o "positivo" fica no terra.

o bias é fixo e eu não inverti o diodo nem os caps não... tá tudo como manda o figurino. Abração e obrigado pela ajuda.

tatus
Veterano
# dez/10
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Felipe, mede a tensão direto no transformador que vai descobrir o problema já que não há justificativa para esses 5.4V se esta usando ac para os filamentos.

Se você tivesse um trafo feito para rede 120V (como muitos fazem para compensar as quedas da nossa "excelente" rede elétrica) e um secundário de 5V e então ligasse o trafo numa tomada de 127V.
Teria mais ou menos isso aí de tensão! (2.65V + 2.65V)
É só uma hipótese de tantas, não sei que trafo esta usando.

Só para desencardo de consciência os pinos 4e5 das válvulas de pré estão soldados juntos? Você ta usando como referência o pino 9 delas?
Tira uma foto!

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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O problema não é a tensão do filamento... as válvulas estão todas acendendo e a tensão não se altera com ou sem elas, acredito que esse seja o menor dos problemas pro amp n estar com uma tensão fixa no +B. Meu trafo fui eu esmo que enrolei e está configurado assim:

330 CT 330

2.7 CT 2.7

0 50v (Bias)

emaniox
Veterano
# dez/10
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o bias é fixo e eu não inverti o diodo nem os caps não
No pino 5 deveria ter -30V +-. Isso acontece quando se inverte o bias. O bias tem que ser negativo em relação ao terra. FLw.

tatus
Veterano
# dez/10 · Editado por: tatus
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1000 desculpas então Felipe!!!!(as válvulas são suas e estão acendendo... eu não tinha que falar nada né!).
Eu li todas medições mas não sabia que podia falar só do B+.
Me perdoa!
Não sei se posso te ajudar então, nunca tive esse problema.
Mas eu retificaria com dois diodos.

Filipe Reis
Veterano
# dez/10 · Editado por: Filipe Reis
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emaniox

No pino 5 deveria ter -30V +-. Isso acontece quando se inverte o bias. O bias tem que ser negativo em relação ao terra. FLw.

Depois de consertar umas besteiras agora tenho a tnsão negativa nos pinos 5 sim! Está com -45 em cada válvula, o problema eram os capacitores de acoplamento em curto foi só trocá-los que passoua dar a tensão negativa. Inverti os fios do primário do trafo de saída e a tensão nos pinos 3 se estabilizou mas, eu continuo tendo o mesmo som estranho quando ligo o amp.


tatus

1000 desculpas então Felipe!!!!(as válvulas são suas e estão acendendo... eu não tinha que falar nada né!).
Eu li todas medições mas não sabia que podia falar só do B+.
Me perdoa!
Não sei se posso te ajudar então, nunca tive esse problema.
Mas eu retificaria com dois diodos.


Ahhh vamos lá cara.... qual é? Vc está entendendo errado oque eu quiz dizer. Mas vamos ao que interressa se quizer ajudar será bem vindo. O circuito da parte de filamentos está ligado corretamente só que o porém é que não chega a dar os 6.3v e tava querendo saber só se isso ferra com as válvulas ou não e o emaniox disse que ferraria só se eu permanecesse um longo período usando assim. E sobre retificar com diodos a tensão cairia mais ainda apos eles certo?

tatus
Veterano
# dez/10
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kkkkkkkk
Filipe, eu não tenho "altitude" moral de entrar aqui para não ajudar, deixa isso pra mulecada!
Nem manjo muito do porque mas to seguindo o que os caras que fizeram as válvulas falaram; eles escreveram lá no datasheet que é para ser 6.3V deve ser porque eles projetaram elas para funcionar legal e dar aquele som com 6.3V
Ta certo que não é pior que o "bassman o clone" que chegou aqui com 8V nos filamentos e as válvulas parecendo uns lampião no fogo médio. rsrs
Eu falei dos diodos para o B+ e não para os filamentos mas parece que com o B+ ta tudo certo né.
Eu abriria o transformador e enrolaria de novo a camada dos filamentos para ter 3.15 x 2.

carlos adolphs
Veterano
# dez/10 · Editado por: carlos adolphs
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Filipe Reis
Buenas!Ok, como o Tatus falou, se vc tem enrolamentos de 2X2,7V nos filamentos, não tem como a soma dar 6,3, não é?Para contornar isso, ou enrole para 2X 3,15V ou retifique em ponte com diodos Schottky(aqueles usados para retificação de 5 e 12 V nas fontes de computador), e coloque um capacitor de 10000uF na entrada de filtro desta tensão de filamento.Então vc terá 5,4V X 1,4 =7, 56V, que com a carga dos filamentos ligada, cairá para uns 6,2 V aprox.Ok, isso melhorou o filamento, porém o bias correto das EL34 é -37V e não -30V nem -45V, Ok?Outra coisa, sempre que vc for medir voltagens de placa ou grade, tem que colocar a entrada de sinal do ampli em curto ou, no mínimo, colocar todos os pots de volume e ganho em zero,senão mascara a leitura.Quanto à inversão dos fios do primário do trafo de saída, se estiver em posição incorreta, vc terá o famoso barulho de "motorboating"(motor de popa de lancha), caso esteja usando realimentação negativa proveniente do secundário do trafo de saída.Se não tem realimentação negativa, o efeito será oscilação de alta frequência(muito destrutiva para trafos e Alto-Falantes), que vc não ouvirá, mas seu cachorro sim...Use resistor de 8 0hms no lugar dos alto-falantes durante os testes, é mais salutar...
Abcs!

tatus
Veterano
# dez/10
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e aí adolphs!
muito massa essa ponte que você citou, eu nem fazia ideia da existência disso, valeu!

carlos adolphs
Veterano
# dez/10
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tatus
É os diodos Schottky são dispositivos de comutação muito rápida, necessário para o correto funcionamento das fontes chaveadas com frequencias de 45Khz(um diodo retificador comum não consegue retificar nessa frequencia), ou mais.Como sub-produto, o mesmo tem baixa queda de tensão interna(0,13V em média,contra os 0,8 a 1,2V dos retificadores de potência normais).Com isso, eles suportam altas correntes sem aquecer muito, devido a baixa queda de voltagem e diminuem considerávelmente a resistência interna da fonte, sendo ideais para retificação de voltagem de filamentos.Geralmente o encapsulamento é igual a de um TIP31, com dois diodos internos com os catodos interligados.Nesse caso, para fazer a ponte serão necessários 4 deles, interligando também os anodos(os dois diodos internos ficarão em paralelo).Uma ponte dessas, feita com sobras de velhas fontes de computador, aguenta brincando de 40 a 60 ampéres, com pequeno tamanho e trabalhando fria!!!Um abraço!

tatus
Veterano
# dez/10 · Editado por: tatus
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rs, show adolphs, eu dei uma pesquisada e vi o desenho dela naquela revista eletrônica num artigo do Newton C. Braga, tem vários artigos lá! Tem no site dele também, isso já foi inventado há mais de 25 anos, estou aqui me dando chibatadas nas costas.
É o super diodo"
Peguei esse lance que você falou da resistência interna dele em gráfico.
Diodo comum:
http://www.newtoncbraga.com.br/images/stories/artigos2/art0093_01.jpg
Diodos Schottky:
http://www.newtoncbraga.com.br/images/stories/artigos2/art0093_03.jpg

link direto
Isso tinha que ir para o tópico de segurança e confiabilidade dos valvulados.
Eu por exemplo nunca experimentei DC nos filamentos, acho que porque não precisei ou não queria só retificar, ou ter que colocar dissipador, regulador, etc... rs
Esse negócio trabalha até 100V. Você já regulou bias com ele, aconselha?

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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carlos adolphs

tatus

Descobri a causa dos meus problemas da pior maneira... O meu trafo de saída foi pro beleléu e tava fechando curto entre as espiras do primário pras chapas e consequentemente da chapas dele pro chassis e ai eu até que dei sorte de n ter queimado o de força também. Foi só desconectar o trafo de saida queimado pra tensões voltarem ao normal. Tenho um trafo de saída de um thunder sound aqui poderia por no lugar pra teste?

tatus
Veterano
# dez/10
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Então Filipe, eu não sou especialista mas acho que a impedância no primário para duas 6L6, (que salvo engano são as válvulas do thunder sound) é mais ou menos o dobro da impedância para duas EL34.
Capaz que funcione se você casar corretamente a impedância do falante com o secundário do trafo, ou seja, jogar um falante de 4 ohms no secundário de 8 ohms, ou um falante de 2 omhs no tap de 4; ou ainda um falante de 8 ohms no tap de 16 ohms.
Assim a carga refletida nas placas das EL34 será metade da impedância original do trafo.
O pessoal das antigas vão matar na mosca pois já conhecem o trafo.

carlos adolphs
Veterano
# dez/10
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Filipe Reis
tatus
Pode usar o trafo do Thunder sem medo.Na realidade a carga de primário entre as 6L6 e as EL34 tem uma diferença de 300 ohms apenas.Não vai dar nem pra notar.Atente bem para o isolamento dos enrolamentos dos trafos que confecciona!Vc está trabalhando com altas tensões e no caso de oscilações parasitas, os picos podem chegar a 2000V, entre o enrolamento e a carcaça.Por isso a isolação dos Wilkassom era testada até 3000V.Por isso aguentavam...

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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carlos adolphs

Mestre eu estava usando o trafo invertido e sem realimentação negativa, será que foi isso que fez meu trafo de saida queimar?

carlos adolphs
Veterano
# dez/10
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Filipe Reis
Of course...

Filipe Reis
Veterano
# dez/10 · Editado por: Filipe Reis
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carlos adolphs

O esquisito é que tem algums amplificadores quem nem realimentação negativa tem ou tem e dão a opção de desligá-la.

carlos adolphs
Veterano
# dez/10
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Filipe Reis
Não ache esquisito...O projeto é assim.As inversões de primário acontecem porque vc tem diferenças de fase entre o sinal do inversor de fase e a fase no transformador, em relação ao terra.Para ter realimentação negativa, os estágios pré tem que ter mais ganho,pois a mesma ao acontecer diminue o ganho total, então, amplis sem realimentação negativa, tem estágios com ganho menor.A possibilidade de desligar a realimentação equivale a ter a chave de HI-LOW Gain ou entradas deste tipo.Com estágios de ganho elevado, ter que ter cuidado com a montagem pois a proximidade de certos componentes pode ocasionar o acoplamento de sinal devido capacitâncias ou resistências introduzidas por loops de terra, causando oscilações parasitas de alta-frequencia, que vc vai sentir como distorção no som, acompanhado de trafos de saida entrando em curto(já viu isso alguma vez?)...Abç

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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carlos adolphs

Hahaha acho que já vi sim... ok mestre mas no caso estou pretendendo enrolar outro trafo com 2 secundários apenas 8 & 4 ohms e irei utilizar com muito mais frequência o de 8 ohms e ai? a realimentação negativa pode sair do mesmo tap que vai ao falante?

E sobre as inversões de fase?? Como eu fação pra colocar o tap certo na válvula certa? At´w hoje todos os trafos que liguei foram ligados invertidos, mas eu logo desligava por que ouvia aquele apito desgraçadamente alto e trocava os taps.

carlos adolphs
Veterano
# dez/10
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Filipe Reis
O pessoal que enrola trafos faz a experiencia do sentido do enrolamento e depois codifica com fios coloridos para sempre ligar do mesmo jeito.A realimentação vc tira de onde quiser, só tem que conformar os niveis(use um pot até chegar ao valor que dê o melhor som e depois meça e substitua por um resistor fixo.Abç.

Filipe Reis
Veterano
# dez/10
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carlos adolphs
Mestre desmontando o trafo danificado pra começar um novo pude constatar que o defeito ocorreu por falha na isolação do carretel. Tirei fotos mas não sei como faço pra postar aqui. Se alguem se habilitar a me explicar eu posto.

tatus
Veterano
# dez/10
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Felipe, é só vc ir nesse link(http://www.imageshack.us/ e clicar em upload;
quando terminar clica na foto e espera ela abrir no tamanho original, depois vc clica nela com o botão direito do mouse e escolhe copiar endereço de imagem ou copiar link,
e posta aqui clicando no simbolo onde escreve as mensagens no fórum, é o desenho do globo com dois elos de cadeados.
Quando clicar vai pedir o link e vc coloca o link da foto, depois vai pedir o nome do documento, vc pode colocar o que quiser, eu coloco o link de novo para ficar rápido.
Não precisa criar conta no site para ele hospedar a foto, no entanto assim eles apagam ela com o tempo, Se vc abrir uma conta lá que é grátis e rápido então eles não apagam, só vc pode.
Pelo menos pra isso eu servi, rsrsrs
Aproveita e tira outras fotos pra gente ver!

Filipe Reis
Veterano
# dez/10 · Editado por: Filipe Reis
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tatus
Ok! Prometo que hoje posto!

carlos adolphs

Mestre liguei o outro trafo de saida e tava tudo funcionando beleza (pelo menos a seção de power do amp...) só que com um incômodo, ao retirar a mão das cordas da guitarra saia um apito chato que acredito ser oscilação ai cai na besteira de inverter as pontas do trafo do thunder sound e o resultado foi uma das EL34 acendendo feito lanterna e logo em seguida o filamento praticamente se apagou. Agora quando ligo o amp com essa válvula elas esquenta muito mais que a outra (acho que é indício de curto interno).

Resumo da ópera:
Que alterações tenho que fazer pra por um par de 6L6WGC Sovtek que tenho aqui ? Já que hoje é domingo e eu quero continuar os ajustes finais do amp.

Dados:

450volts no CT do trafo de saída
-39v nos pinos 5

PS.: maldita hora em que eu fui inventar de inverter as pontas...

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