trafo de saída (construção)

Autor Mensagem
glaucius
Veterano
# abr/04
· votar


Marcelo Vitor Paiva
olha lá no teu topico.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


glaucius
vamos por partes, o trafo q voce quer montar é o de potencia ou saída?
para testar o de potencia é fácil, verifica se não há curto entre os taps e núcleo, ai é só ligar e verificar tensões.
o de saída voce mede a resistencia entre os taps, e faz um destes calculos para converter em impedância. só depois coloca no ampli e faz testes finais.....

sou péssimo em matemática, enquanto não lembrar o que aprendi sobre equações, expressões e regras básicas, vou continuar enxendo o gordo bolso dos enroladores de trafo, que acabam enrolando eu também... :o(

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# abr/04
· votar


Esses caras que enrolam trafos são uns sacanas...

glaucius
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
o trafo q voce quer montar é o de potencia ou saída?

os dois mas primeiro eu vou montar o de saída que é mais dificil.

o de saída voce mede a resistencia entre os taps, e faz um destes calculos para converter em impedância. só depois coloca no ampli e faz testes finais.....

quais seriam esses calculos?


sou péssimo em matemática, enquanto não lembrar o que aprendi sobre equações, expressões e regras básicas, vou continuar enxendo o gordo bolso dos enroladores de trafo, que acabam enrolando eu também... :o(

não tem misterio os calculos é só pegar a formula e substituir valores,só isso.dá uma olhada nesse link que é o que explica melhor:

http://delighteddelight.tripod.com/diy.htm

esse outro eu só consegui abrir a pagina em portugues,mas nessa as fotos não abrem mas no final tem exemplo de calculos bem faceis de entender.

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://diyaudio .8m.com/Ot/ot_en.html&prev=/search%3Fq%3D%2522HOW%2BTO%2BMAKE%2BAUDIO% 2BOUTPUT%2BTRANSFORMERS%2522%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D%26ie%3DUTF-8%26oe%3D UTF-8%26sa%3DG

eu vou ver se eu acho os fios e vou tentar montar um aí eu digo como ficou.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


glaucius
quais seriam esses calculos?

gostaria de ajudar mas sou péssimo em matemática, como disse.....
alguns destes calculos que voce pegou não ensina isso?
estou arquivando todos estes "terríveis" cáculos, quando tiver tempo darei uma estudada....

abraço,

glaucius
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
alguns destes calculos que voce pegou não ensina isso?

eu vou dar uma olhada mas eu tb não sou muito bom em matematica.

mais uma perguntinha,eu peguei esses dados do trafo do hi octane que usa a EL84,tu sabe me dizer se esta certo?

imped.primario=4000 ohms

potencia da valvula=5W

corrente da placa=48mA

obs:eu achei na net dizendo que a imped.primario era de 5000 ohms mas no esquema do hi octane diz 4000 ohms,essa é minha maior duvida.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


glaucius
potencia da valvula=5W varia um pouco entre marcas;

imped.primario=4000 ohms tambem varia entre marcas, para 5000 e 5200, dê preferencia sempre em um esquema confiável;

corrente da placa=48mA tem que regular para chegar neste número

este ampli é classe A (se não me engano), então monte-o como está no esquema, e tensões terão de estar exatamente iguais ao esquema.

abraço,

glaucius
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
no esquema dele está 4000 ohms então eu faço o trafo de 4000 ohms?

vlw pela ajuda

um abraço.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


glaucius
sim, voce só muda o esquema por raras excessões (digo esquemas confiáveis, revisados), como variações de timbres alterando caps. e res. do tone stack.
e tambem ultilizando outras valvulas de potência, mas ai voce terá de estar bem preparado.

abraço,

glaucius
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
blz,vou fazer o trafo e ver no que dá.

valeu pela ajuda,

um abraço.

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


o de saída voce mede a resistencia entre os taps, e faz um destes calculos para converter em impedância. só depois coloca no ampli e faz testes finais.....

quais seriam esses calculos?

Olha, seguinte..............

Para efeitos de trafos de saida, não há impedancia consideravel no trafo. A impedancia representada no esquema é a impedancia do falante refletida no primario através de redução de DDP. Logo, o que vc tem de ver é a redução de tensão e elevar ao quadrado para saber quanto reduz de impedancia.

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


Outra coisa, se a indutancia do primario ficar pequena demais, vai cortar graves. Ao mesmo tempo, se o enrolamento do primario ficar muito longo, vai dar capacitancia e matar todo agudo.

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


hmmmm, que mais. Ah, a qualidade do entreferro dizem que é fundamental, eu não sei o spec que é necessário para esse tipo de aplicação, por isso mando sempre fazer.

Outra coisa, se vc for montar o trafo na Vertical (M) ou na Horizontal (E) pode dar muito ruido e retroalimentação nas placas da valvula dependendo da disposição no chassi.

Outra coisa, os 6,3v do heater, faça 3,15-0-3,15 para diminuir hum de 60hz

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


Ahhhhhhhhhhh,

o que vc vai fazer ainda é Single Ended. puuutz, ficou mais complicado. Tente procurar algo na net que diga como fazer o interleave desses trafos. Ele é diferenciado pq sempre recebe uma DC no primário por causa do desing do circuito de saida. Apesar da montagem como um todo ser mais simples, eu acho que se a idéia é enrolar o trafo, faça um circuito Push/Pull tipo um 18watt. O trafo é muito mais simples (e menor, e mais barato)

glaucius
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka
pois é,eu peguei num site os calculos desse trafo e calculei como está lá,mas o interleave dele eu ainda não sei como fazer,se tu puder me ajudar eu agradeço.

dá uma olhada nesse site que foi onde eu peguei os calculos:

http://delighteddelight.tripod.com/diy.htm

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


glaucius
Eu também não sei enrolar meus trafos, só sei pedir :).

Mandei um esses dias para a Lider. Dá uma olhada no site do cara, acho que sai quase o mesmo preço de comprar fio, entreferro, etc. etc. Sem contar que o cara sabe fazer. Manda o mail aos cuidados do Gilberto.

o site dele é http://www.transformadoreslider.com.br

glaucius
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
quanto sai + ou - um trafo?.....só para eu ter uma idéia do preço.

acho que sai quase o mesmo preço de comprar fio, entreferro, etc. etc. Sem contar que o cara sabe fazer

pois é,eu estou pensando nesse detalhe,principalmente pq eu nunca tive um trafo desses na mão para analisar,mas eu vou estudar bastante a respeito e ver a melhor opção

vlw,

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


Acho que para esse que vc quer montar uns 150R$ no Trafo de saida. O de power uns 70R$.

Manda um mail para o cara. Ele manja pacas. O Gilberto era dono da Wilkalson. Uma super fábrica de trafos.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
O Gilberto era dono da Wilkalson. Uma super fábrica de trafos.

cacilda!!! dessa não sabia......

glaucius
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
é meio carinho esses trafos,eu acho que construir sai bem mais barato,o problema é saber montar.

Passoka
cacildo poncio
eu li num site sobre o enrolamento bifilar e pelo que eu entendi vai o enr. primario e secundario um fio do lado do outro paralelamente,vcs sabem me dizer se é isto?

se for isso no meu caso eu calculei 2213.22 voltas o primario e 99voltas o sec. então como eu faria isso?

glaucius
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
Manda um mail para o cara. Ele manja pacas. O Gilberto era dono da Wilkalson. Uma super fábrica de trafos.

mas será que o cara me ajuda se eu perguntar algumas coisas?

eu vi que no site ele vende fio esmaltado,derrepente ele me ajuda,ou não.

ENJOLRAS
Veterano
# mai/04
· votar


Para o o pessoal da lista, monto trafos de força e saída em GEO m5. Monto amplificadores sob encomenda, alem de projetos próprios. Tenho tb válvulas 6l6, EL34,6550,KT88, 12AX7, 12AU7, 12AT7.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


ENJOLRAS
trafo saída 100w e potencia, quanto sai?
tem kt66, gz34 e ef36? se tiver, por gentileza me diga as marcas e preços....
qual end.?

gt,

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


bom, acho que até ajuda sim. parece que ele vende as peças se vc quiser enrolar o seu trafo.]

Cacildo, não tenho o preço dos trafos dele não. Aliás, ele pede pra vc mandar os specs de circuito pra ele e te retorna um orçamento

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
??????

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
ooops, pensei que vc tava pedindo os preços do gilberto.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
aproveitando, ele era mesmo dono da wilkason?

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
Passoka
aproveitando, ele era mesmo dono da wilkason?


Pelo menos é como ele me foi apresentado. E digo uma coisa, já comprei um trafo dele e é excelente.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
tb, além de muito bem acabado, funciona que uma beleza....

glaucius
Veterano
# mai/04
· votar


Passoka
bom, acho que até ajuda sim. parece que ele vende as peças se vc quiser enrolar o seu trafo.]

pois é,eu vou tentar,não custa nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a trafo de saída (construção)