Dúvidas contrução de trafo de saida com duas 6l6

    Autor Mensagem
    Sherek_transformer
    Veterano
    # set/09


    Olá sou novo no Forum
    Sou eletronico e estou na empreitada, para
    enrolar alguns trafos de saida, achei um programa que me pareçe muito bom, ele é italiano e recomendo a vocês o nome é wintrafo.
    Porém tenho algumas dúvidas, para que possa melhor utilizar o programa:
    acho quevocês podem me esclarecer, Ex:
    1) a impedância de um plate a outro um transformador pp, com duas 6l6 seria
    6000ohms ou 3800ohms?
    2) A densidade de corrente utilizada nos calculos seriam 2,5 A mmq ou 1.0?

    3)o software tambem pede como dado a indução magnetica, sei que single end seria
    de 0,4 até 0,7 , mais um Pp classe ab1, qual seria, a indução magnética, Eu
    estou usando chapas comuns.

    Eu fiz 1 trafo, e na primeira bati na trave, ele apresenta pouca distorção
    harmônica,fiz sanduicheis dos primários e secundário, dividi cada o primario em 5 camadas.

    Alguem sabe algo sobre o tema?

    tiratron_1982
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Olá Sherek_transformer, tenho um willkason ultralinear projetado para 6l6 e o mesmo tem 6.6k de primário. Num outro projeto meu, utilizando 6l6, coloquei um com 4k que gera uma sensível distorção harmônica.
    As outras questões não me sinto apto a responder, mas espero ter ajudado!! Att

    tatus
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cara, da uma olhada nesse arquivo aqui,
    http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-val vulas-em-SE-e-PP

    * Ele usa densidade de corrente de 2,5 A/mm².
    Tô na mesma empreitada mas ninguém respondeu ainda se confere, porém o livro de referência de quem fez o tutorial é muito bom e o cara que fez também manja pra caramba de eletrônica, olha aqui: http://www.py2bbs.qsl.br/news.php

    Agora, quanto as 6l6, pelo que eu tenha estudado, isso depende de vários outros fatores também.
    Se olhar no datasheet "Ei" - 6l6 verá que eles testam as válvulas com diferentes cargas, p. ex:

    em classe AB1 com;

    360V na placa e 270V na grade n°2 , usam transformadores de:

    6.6K e 3.8K;
    com 6.6K a potência é de 26,5W,
    com 3.8K é 18W,

    a distorção é de 2% em ambos os casos.

    "No pino 4 (grade n°2) da válvula, no primeiro exemplo a corrente é maior, 15mA, contra 11mA do segundo exemplo."

    Já em classe AB2 sob a mesma voltagem de placa variam-se alguns outros valores, p. ex:
    225V na grade, 6K de resistência e potência de 31W.
    270V na grade, 3.8K de resistência e potência de 47W.
    2% de distorção em ambos os casos.

    "Agora acontece o inverso com a corrente da grade n°2, no primeiro caso é de 11mA e no segundo é de 16mA."

    Conclusões:

    A potência depende muito mais da corrente que vc vai deixar no pino 4 e das tensões do que da carga do OT na placa, por isso veja qual vai ser a potência do ampli para calcular o OT antes de sair enrolando, independentemente se vai ser 6.6K, 6K ou 3.8K.

    Veja que na primeira comparação a maior potência é dada sobre um OT de 6.6K e na segunda comparação a maior potência acontece sobre o OT de 3.8K.
    Isso significa que com duas 6l6 você pode ter desde +/- 18W até +/- 47W, oque faria mais diferença no resultado final do ampli do que a carga que vai utilizar no primário, inclusive quanto a distorções.

    Olhe no site valvestate na secção OT e repare que para a mesma válvula ele tem modelos com dois ou três primários diferentes.

    Sou novatão mesmo, espero ao menos ter dado um "up" no tópico para você.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    http://br.dir.groups.yahoo.com/group/valvuladosbrasil/
    nesse grupo ai tem muito trafo

    A.Sim
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: A.Sim
    · votar


    Citando tatus :

    Cara, da uma olhada nesse arquivo aqui,
    http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-val vulas-em-SE-e-PP



    Olá. Esse texto é a cópia de um email meu, que está no site do Luciano. Sugiro aos interessados que verifiquem a nova versão do texto que está no site e foi revisada.

    Ramsay
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    A.Sim
    Interessante o link, mas, não acrescenta nada de novo ao que foi dito pelo Matec.

    Eu acho que principalmente em amps do tipo Marshall, nos quais a distorção ideal vem tanto das válvulas de potência, quanto as do pré, na construção do trafo de saída, a qualidade das lâminas e as dimensões são fundamentais, e é por isso que os transformadores de saída "Drake" sempre caracterizaram o som característico dos amps Marshall da década de 80.

    A.Sim
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: A.Sim
    · votar


    Olá, Ramsay :

    De fato, a citação não ficou boa e eu alterei o texto anterior para que ela fique mais clara. O link citado pelo colega tatus aponta para uma cópia parcial em pdf de um email que escrevi em 2001, quando participava do grupo ews1.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas contrução de trafo de saida com duas 6l6