saída simples com trafo de microondas

    Autor Mensagem
    electrontubes
    Veterano
    # out/06


    essa semana eu pensei na possibilidade de construir um amplificador single ended(saída simples)com um transformador de microondas como saída de áudio,nessas casas de produtos usados(brecho)estão cheias de microondas entulhados por 40 reais.
    estou pensando em ligar o secundário de 2.000 volts como primário para placa da válvula e o primário de 110/220v como secundário para o alto-falante,acho que um um trafo desse deverá durar a vida toda num amp válvulado.pois super isolamento/fio para corrente alta etc:
    pelo visto a relação nesse trafo é de 18/1 ou 9/1
    vou pesquisar mais um pouco sobre esse trafo.
    eu tenho um amp que utiliza um trafo de 110/220v no primário para as placas e secundário de 12 e 24 volts como secundário,o problema desse amp foi o elevado número de válvulas para casar a impedância
    (8 válvulas 31js6 na saída)acho que trafo de microondas pode ser uma boa idéia para ser transformador de áudio.

    http://img140.imageshack.us/img140/4307/microondasyu8.jpg

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Observei o esquema que vc postou... acho que não iria funcionar, pq
    o trafo do microondas é do tipo auto-transformador, isso quer dizer o primario e secundario tem um fio em comum.

    Outro detalhe que dever ser visto.... a impedancia que esse secundario possue, pq não basta so ter a tensão do enrolamento mas tb a impedancia do mesmo sobre diferentes frequencias....

    Mas de qualquer forma ... pode ser testado .... acho que ate deva ser testado , mas é bom lembrar que o trafo não é adequado....

    Um abrço ....
    fui,....

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DANIEL_TUBES
    Daniel, observa bem, o trafo não é auto.Confunde a 1ª vista porque tem o massa do secundário ligado ao shield do núcleo.Se desligar o massa do enrolamento, fica normal.No caso do uso, eu colocaria em série o enrolamento da alta e o primário, ligando o +B no início do primário, a 2ª grade na junção dos dois, e a ponta do enrolamento de alta na placa.O secundário de 3 V eu usaria para o alto-falante.Como a relação de espiras ficaria bem mais alta(cerca de 700:1), poderíamos dizer que teriamos um trafo de 5600 Ohms/ 8 ohms com potência disponível de 25W aproximadamente...Um abraço!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Carlos

    Poxa... pela sua observação as coisas mudam de figura.... Então como eu estava enganado, creio que com a sua explicação seja mais um motivo pra se testar o trafo, quem sabe funfa heheh....

    Abraços...

    electrontubes
    Veterano
    # out/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    ligar o secundário de 3v no alto-falante seria legal para uma válvula de saída,mas acho a ligação de 110/220 como secundário mais interessante pois permitirá maior potência de saída,a diferença será só a quantidade de válvulas na saída para casar,baixa impedância será melhor para mim,pois procuro construir algo em torno de 200watts rms,e também ligando os alto-falantes em série facilitará o casamento de impedância.
    http://img264.imageshack.us/img264/4900/max1kw5.jpg
    ou
    http://img123.imageshack.us/img123/549/max2vc6.jpg

    estou pensando em dividir o secundário de 2000v em dois secundários de 1000v,assim poderia ligar em push-pull

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    uia! Que true! Nunca que eu imaginava que dava pra fazer isso!
    Testem aê!

    electrontubes
    Veterano
    # out/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    ainda desconfio que o *secundário de 110/220 pode ser ligado em paralelo,pois deve ser duas bobinas de 110+110 ligadas em série,se o fio não diminuir o diâmetro da bobina para 220v será ideal em push-pull.
    (*primário)
    será uma boa redução de custo no amp.
    imagine o preço se fosse encomendar um trafo desse,acredito que seja de 1kw ou 2kw,ainda não tenho certeza.
    abaixo esta a relação de espiras,bobina de 2000 volts como primário

    2000v/3V=666 onde 300 volts de variação na placa terá 0,45 volts no alto-falante
    2000v/110v=18 onde 300 volts de variação na placa terá 16,6 volts no alto-falante
    2000v/220=9 onde 300 volts de variação na placa terá 33,3 volts no alto-falante

    acho que o ideal seria ligar o secundário de 110v para o alto-falante pois conseguiria maior potência de áudio(viável)
    se possível seria bom dividir a bobina de 110v em duas de 55v e ligar em paralelo para o alto-falante

    um abraço

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # out/06
    · votar


    electrontubes
    E aí cara, ja testou o esquema com o trafo do microondas?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    electrontubes

    bixo .. num sei .. mas tem boas empresas q fazem trafos a preços bons ... soh procurar ... orçar ... conversar com tecnicos ... pow .. consegui baixar o custo de 50 para 28 reais com isso ...

    electrontubes
    Veterano
    # out/06
    · votar


    eu ainda vou comprar um usado mês que vêm para tirar o trafo,tive essa idéia quando eu estava indo para casa e ví um microondas jogado no lixo,achei que teria utilidade,pensei em pegar,mas desisti porque estava cansado,eu devo montar o mês vêm,depois eu descrevo a experiência.

    valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a saída simples com trafo de microondas