Chiado. É minha rede elétrica.

Autor Mensagem
Matikas
Membro Novato
# abr/20
· votar


Sério.. Aqui tem pedreiro de sobra, mas eletricista não encontro. Esses dias tive um trabalhão pra achar um encanador cara!

Sobre o trafo, vou precisar buscar alguém que trabalhe com valvulados, pois ele está precisando de algumas reforminhas. O Knob de ganho do canal clean está doido. Se eu dou um toque extremamente sútil, ele aumenta o ganho no máximo mesmo estando no 2 ou 3, se eu dou mais um toquinho, volta ao normal.

Ramsay
Veterano
# abr/20 · Editado por: Ramsay
· votar


Se der um curto no seu ampli, vai sair pelo terra e entrar no cabo da Net, por isso é um ponto de energia, no momento sem tensão, mas é. Vai... no mínimo, queimar teu modem
Lelo Mig
Cara isso que vc afirma é pouco provável que aconteça.
Há anos atrás eu estava tocando em alto volume há varias horas quando de repente deu um pipoco e estorou uma das válvulas 6L6 de um valvulado meu, seguido de um ruído muito forte e um cheiro de queimado e logo em seguida um disjuntor da caixa elétrica desarmou.
E não aconteceu nada mais que isso. O modem não sentiu nem o cheiro do que aconteceu.
Mas, mesmo que o disjuntor não desarmasse, até prova em contrário, eu acho pouco provável que a energia sairia pelo terra e entraria no conector central do cabo da net.

Se tem ruído, é porque em maior ou menor grau, está indo energia para o cabo. Como o sinal que trafega ali é "digital", é menos problemático. Todavia, nada te impede de ser rastreado, e legalmente acionado sim.
Ismah
Simplesmente não tem como eles rastrearem que eu estou usando o terra, pq afinal trata-se apenas de um ligação de terra e não de um celular.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Basta um scope, medindo de ponto em ponto a origem do ruído...
Não rei que

até prova em contrário, eu acho pouco provável que a energia sairia pelo terra e entraria no conector central do cabo da net

Mas essa é a função do aterramento... Ele te gera um ponto de 0 V (teoricamente, na prática é raro de conseguir isso), para que eventuais tensões parasitárias (seja ruído, seja um chassis eletrificado) seja canalizada para um outro ponto que não o usuário...

Matikas

Aproveita e pede pra checar se não existe a saída para 220. Alguns amps usam o mesmo trafo, com derivações centrais.

Matikas
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: Matikas
· votar



Aproveita e pede pra checar se não existe a saída para 220. Alguns amps usam o mesmo trafo, com derivações centrais.


Sim. Eu tô doido pra passar ele pra 220. Eu tô cansado e preocupado de usar o estabilizador nele, tenho a impressão que esse estabilizador também gera ruído. Mas tô sem dinheiro algum pra mandar pra uma assistência aqui em Brasília. Geralmente o pessoal aqui cobra caro pra arrumar qualquer coisa nesses valvulados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/20
· votar


Matikas
tenho a impressão que esse estabilizador também gera ruído
Esses estabilizadores não dedicados geram ruídos.
Abç

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Matikas
tenho a impressão que esse estabilizador também gera ruído.

Não só esse, mas todos os transformadores. Tem tramoias pra contornar, e reduzir, criando uma certa isolação. Em geral não resolve completamente. Então, é caso de conviver com o fato que isso acontece.

Matikas
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: Matikas
· votar


Esses estabilizadores não dedicados geram ruídos.

Realmente esses transformadores não me parecem a coisa mais confiável..

Agora também tenho ruído com os pedais (flashback delay, Reverb furhmann rv1) ligados no Loop do amplificar. Agora acho que definitivamente vou ter levar pra uma assistência.

Ismah
Veterano
# mai/20
· votar


Qual a natureza do ruído?

Matikas
Membro Novato
# mai/20
· votar


Qual a natureza do ruído?

O ruído no loop eu consegui identificar. Era um cabo de força na fonte de pedais. Estava com problema. O outro ruído provavelmente é o aterramento da minha residência.

Porém algo maior aconteceu. Quinta de noite eu estava testando estes cabos, p10, fonte, etc, e acabei tirando o cabo de fonte, p10/ desligando a fonte sem antes alterar a chave de Stand By, daí deu aquele barulhinho que há quando tiramos algo conectado sabe? Até aí tudo bem, toquei por umas 2 horas. No outro dia o amplificador ligou normalmente mas não sai som algum. As válvulas não estão ascendendo. Acho que aconteceu alguma coisa quando eu vacilei em tirar os cabos de força da fonte que estava ligando os pedais no loop sem acionar o Stand By. Fiz isso por burrice mesmo, pois fiquei um bom tempo tirando e pondo cabo pra encontrar os malditos ruídos, e encontrei, mas depois de um tempo eu já estava no modo automático..

Agora eu só estou pesquisando pra saber quais são as opções de assistências de valvulados em Brasília. Minha preocupação maior é em encontrar um técnico honesto.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


e acabei tirando o cabo de fonte, p10/ desligando a fonte sem antes alterar a chave de Stand By

Cabo P10 é o que se pluga no instrumento, o cabo da fonte é P4.

Cara, isso daí não deveria zicar o ampli, muito estranho. Se fosse isso, teu ampli deixaria de funcionar na hora. O que fode mesmo é ligar o ampli sem falante plugado, daí sim ele zoa.

Vê direito, pode ser cabo de força do ampli que não conectou direito, sei lá. Tenta desconectar tudo do ampli e deixar só a guitarra plugada nele com ele ligado, óbvio, vê se melhora.

Uma coisa que pode acontecer também é queimar fusível, alguns amplis têm fusíveis separados pra diferentes partes do ampli, daí explica o fato de ela não acender. Pode ser mal contato no conector da válvula também. Pode ser muita coisa, as vezes só de vc (literalmente) dar um tapa no ampli ele já volta, se for algum mal-contato.

Matikas
Membro Novato
# mai/20 · Editado por: Matikas
· votar


Cabo P10 é o que se pluga no instrumento, o cabo da fonte é P4.
Exato. Eu me referi ao cabo p10 e ao cabo de fonte também.

O que fode mesmo é ligar o ampli sem falante plugado
Eu definitivamente não faria isso. Realmente não entendo o por quê isso aconteceu.

Uma coisa que pode acontecer também é queimar fusível
Verifiquei o que fica perto do loop, na parte traseira do cabeçote. Está perfeito.

Pode ser mal contato no conector da válvula também.
Pocha se for, eu não sei como poderia desconectar ou mexer naqueles conectores. Eles tem um protetor de plástico bem robusto (não me refiro a capinha de metal das válvulas do pré). Um técnico de BSB disse por telefone que aparentemente pode ser fonte. Não sei como opinar em relação a isso.


Encontrei um vídeo de um cara que teve exatamente o mesmo problema. Ele estava tocando e o som parou, as luzes acendiam mas as válvulas não acendiam. Então ele abriu o cabeçote e ajustou uns cabos, mas não consegui entender muito bem o que ele fez exatamente.. Segundo ele, nunca mais teve o problema.

https://youtu.be/L4FcOEe9clU

Então decidi abrir o eu cabeçote pra checar. Acontece que em um dos cabos de conexão entre a placa e o trafo, exatamente no conector (um bastante similar a um conector tipo SATA de computadores) tem sinal de curto, pois está escurecido. Na placa, o local que conecta este cabo proveniente do trafo faz linha até o Stand By.
Será se o trafo foi pro saco?

Fiz um video..
https://youtu.be/dYYyDfjCMr0

(Devo buscar ajuda em outro tópico?)

Ramsay
Veterano
# mai/20
· votar


Matikas
Exatamente, crie um tópico com o título "Defeito no amp (Marca e modelo do seu amp) " e copia boa parte do que vc postou acima.

A julgar pelo conector escurecido, o primário do trafo de força pode ter ido pro saco.
Presumo que as válvulas nem estejam acendendo mais.

Matikas
Membro Novato
# jun/20
· votar


A julgar pelo conector escurecido, o primário do trafo de força pode ter ido pro saco.
Presumo que as válvulas nem estejam acendendo mais.


Eu abri o cabeçote e desconectei os conectores do trafo e montei de novo. Funcionou normalmente. Sobre o chiado resolvi o aterramento da minha casa e agora está perfeito. Chia apenas quando eu toco com minha squier Telecaster, mas com a LP é bem silencioso. Preciso agora apenas mandar fazer uma blindagem bacana na squier. Vou comprar fita de cobre autoadesiva e fazer a blindagem.

eloynjunior
Membro Novato
# ago/20
· votar


Dei uma lida no tópico.....e a solução seria ter o terra na tomada.

E pra quem, como eu, mora em apartamento antigo?

Alguém citou os filtros de linha Clamper e vi esse aqui no site deles.
https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

...desenvolvido para garantir uma alta atenuação aos ruídos EMI (sinais eletromagnéticos) e RFI (radiofrequência)

Será que ajuda mesmo?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


eloynjunior
Vai ajudar, SE a fonte dos ruídos for EMI ou RFI.
Se vc já se separou com aquela situação onde teu vizinho liga uma "Makita" (a serra circular) ou um aspirador de pó e o ruído daquele equipamento sai pelo falante do ampli, isso daí não será filtrado.

Aliás, eu sou técnico de eletrônica e um dos meus projetos hoje é um equipamento pra deixar a rede elétrica totalmente limpa no meu estúdio. Eu já tenho o funcionamento todo do projeto na cabeça, mas ainda não terminei de montar o primeiro protótipo pra ver se funciona.
Caso funcione, eu pretendo postar por aí nas interwebz pro povo conseguir fazer em casa, até porque os componentes não são dificeis de achar. O maior desafio, na verdade, vai ser fazer um projeto barato o suficiente pra compensar pra um leigo montar em casa, visto que um condicionador de energia custa $400.
Acho que o mais caro do meu projeto será o dissipador de calor; se a pessoa tiver paciência, as vezes tu pega umas peças boas de sucata.

eloynjunior
Membro Novato
# ago/20
· votar


acabaramosnicks

Esse problema da Makita ainda não tive.

O ruído que tenho é bem similar ao que o Alex guitar man postou na primeira página.....principalmente quando ligo o drive do amp.

Kamus23.
Veterano
# ago/20 · Editado por: Kamus23.
· votar


Bom Dia,

Quando temos um amplificador desses minis que utiliza uma fonte 9V, fonte igual de pedais, como fazer para essas fontes utilizem o aterramento da casa?

Pergunto pois geralmente essas fontes 9V não possuem o terceiro pino para o aterramento. Infelizmente não encontrei nenhuma no cenario BR com mais de 300mA.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/20
· votar


Kamus23.
Se não tem o 3º pino não tem aterramento de fato.
Mas geralmente essas fontes possuem filtragem interna.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Chiado. É minha rede elétrica.