Até que ponto Distorção Harmonica (THD) da rede elétrica afeta no áudio (Osciloscopio)

    Autor Mensagem
    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14


    um amigo que mora aqui perto de casa trouxe um osciloscopio e testamos aqui e pela vizinhança toda a onda da rede elétrica, e notamos uma onda um leves alterações no formato da onda, apenas alguns cantos da onda que não era exatamente perfeitos, tinha uma leve cava nos cantos, mas posso de dizer olhando por cima assim que a onda estava uns 92% boa

    Com medo de danificar o osciloscopio foi ligado apenas a poteira no fase com o osciloscopio aterrado, mas ligamos em 220volts e marcava no osciloscopio uns 560Vpico a pico marcava, bom mas pelo menos deu pra saber a forma de onda.

    Mas essa distorção mesmo que pouco pode afetar o audio dos equipamentos, preamp, amplificadores, mesas de som, interface etc?

    Pode gerar Hissssss, chiado agudo de alta frequencia?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Pode gerar Hissssss, chiado agudo de alta frequencia?


    Sim, se essa distorção for gerada por um acréscimo na rede desse componente de alta frequência ela dificilmente será filtrada pela fonte e pode contaminar a linha do áudio.

    Em geral os bons filtros de linha possuem um circuito CLC que atenuam bastante esses sinais indesejáveis.

    Abraços.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JudasTristes

    Não sei, nestes valores, o quanto poderia prejudicar. Não possuo os índices e esta medição, teria de ser feita de maneira mais precisa e com metodologia científica. Uma simples medição aleatória não significa muita coisa.

    Nossa rede elétrica não é 100% pura. Quando a nossa energia elétrica é gerada ( Tensão e Corrente ), são ondas senoidais puras.
    Porém, ao longo do seu trajeto, ao levar a energia a todos os cantos e recantos para ser consumida por todo e qualquer produto que funcione com energia elétrica a onda senoidal acaba ficando deformada pelas próprias cargas que estão alimentando e que são as impurezas que retornam à rede prejudicando equipamentos, aparelhos, transformadores que estiverem ligados nesta rede.

    Ramsay
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Que osciloscópio é esse que mede 560 volts pico a pico sem queimar??
    Tem algo errado aí nas suas medidas.

    Sugiro que tire algumas fotos das medidas e poste aqui.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: JudasTristes
    · votar


    Ramsay
    Lelo Mig
    AugustoPedrone

    Mas como posso me livrar desses ruidos de hissss, apenas com filtro no proprio circuito de audio? tem outra forma.


    Sobre o osciloscopio foi usdo na escala de div/10 com a ponteria no x10 e antes foi calibrado no 0.5v do painel, o Osciloscopio é um minipa Mo-1231 30Mhz com 400vp max.

    tb achei estranho mas foi o que marcou, mas a tensão é em torno de 220Vac medido no multimetro isso é RMS então da uns 311V pico, não entendo pq marcou tanto na tela do osciloscopio

    Ele deve ta medindo entre o terra e fase, se fosse entre fase e neutro nao marcaria normal? mas não da pra fazer isso pelo q ele disse pq o terra é o mesmo do negativo da ponteira, ai buuummm

    Ramsay
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JudasTristes

    Cara isso depende:

    Se o ruído que vc fala é um hiss, tipo um "sssss" aí não tem jeito porque esse ruído é gerado pelo próprio amplificador (normalmente amp solid-state) e então diminui os agudos do amp que resolve.

    Já, se o seu amp for valvulado e o ruído for um "hummm" (zumbido típico) então é falta de aterramento (terra) e o único jeito é vc arrumar alguma terra confiável e aterrar o chassis do seu amp valvulado, simples assim....

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: JudasTristes
    · votar


    Ramsay
    Lelo Mig
    AugustoPedrone

    diminui os agudos do amp que resolve.

    Sim se fosse só em amplificadores, mas...

    Em mesas de som, interfaces, tem esse ruido, em interfaces, tenho um problema que venho enfrentando, onde temos que ter o menor ruido de fundo possivel, mas não se pode filtrar os agudos de um canal de Overheads de bateria por exemplo, e quando eu precisar aumentar os agudos na caixa de bateria, depois amplicar compressores etc.. como fica, então como fazer pra diminuir esse ruido hisssss que fica lá no fundo, por menor que ele seja se começar a amplificar o som com plugins etc, compressores, makeupgain ai esse ruido vem a tona.

    Se esse ´problema não é da rede por causa do THD, e tb não é da fonte pq o hisss não é nem perto dos 250hz 125hz ou 60hz de humm e zumbidos de fontes... ele é em torno de 10Khz pra cima, isso é então pelo circuito em si da interface ou placa mãe, geralmente CI, ou da proria placa mãe gerando EMI ou tb quem sabe pode ser RF.. o que fazer?

    Se a interface diz que o ruido é tipo -99db, e a minha dá -85db, como melhorar esses 14db de ruido hisssss...

    Trocar capacitores isoladores de entrada por caps melhores?
    Trocar os CI5532 SMD dos canais interface?? mas o 5532 é pra ter um ruido baixissimo, tipo -125db então como pode isso?
    Conversor A/D não é pq o converssor era pra ser- 99.6db de acordo com o fabricante..

    Então só posso acreditar que seja capaciotres e ou resistores da placa mãe ou interface, EMI ou RF..?!

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    JudasTristes
    Ramsay
    Lelo Mig
    AugustoPedrone
    Buenas! Esse tal de Hiss é pior que o tal de Humm...
    Nos circuitos modernos, digitais, temos diversos problemas relacionados com o hiss, chiado geralmente gerado por duas causas principais: fonte chaveada e clock dos circuitos de amostragem dos conversores analógicos-digitais. Internamente nas mesas e nos periféricos não há muito que fazer, pois se a qualidade dos mesmos não for top de linha, isso vai aparecer. Como resolver então. Na saida da mesa para o power, coloque um analizador de espectro de freqüências e determine exatamente onde se situa esse hiss. Se por exemplo, for em 10khz, tente tirar colocando um equalizador nessa linha e cortando o 10 Khz em - 6dB. Outro recurso é após determinada a freqüência do hiss,construir um filtro de alto Q para essa freqüência e intercalar na linha de áudio. Uma maneira adequada de contornar o mesmo também é diminuindo o ganho da entrada da mesa , compensando com aumento das saida para o master( volume do strip). A correta ventilação da mesa e periféricos ajuda também, pois a agitação térmica em semicondutores é produto da temperatura e quanto maior, mais hiss. Espero ter ajudado! Abcs.

    JudasTristes
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    carlos adolphs

    Buenas, ler as suas respostas aqui é bom demais.

    Esses tipos de problemas como o hiss é a minha luta eterna aqui no meu estúdio, já tentei..

    Na fonte ATX do PC

    - Blindar cabos que levam as tensões pra placa mãe hd etc
    - Colocar capacitores maiores (todos)
    - Colocar no lugar dos junpers e redimensionar indutores
    - Isolar alguns componentes pra não fazerem papeis de antena
    - Trocar cooler por um cooler de processador desses mais modernos

    No gabinte e na placa (interface delta 1010)

    - Isolei todo ele com papel aluminio, pra fechar pontos onde era aberto
    - testei inumeras posições dos cabos dentro do gabinete, cabos maiores, cabos menores, aqui ali etc.
    - Fiz uma gaiola de aluminio pra placa 1010, com uma chapa de aluminio
    - Tirei todos os tipos de led, chaves, fiações de usb, speaker etc..
    - como minha placa mae só tem um slot pci, não pude testar uma distancia maior da palca em relação ao cooler do processador, mas já pensei em comprar uma extensão de pci e deixar ela mais longe.

    Nada resolveu... nem 1db a menos de hissss..

    Fiz uns teste com um cabo de guitarra ligado na interface e com uma parte do cabo fui encostando e chegando perto dos componentes que acehi que poderiam estar emitindo algum tipo de interferencia ou ruido EMI e cada vez q eu chegava perto do cooler do processador eu me assombrava com o Hiiss e com um zumbido que vinha bem forte... tb aconteceu quando cheguei com o cabo perto de alguns capaciotres e tb perto dos cabos da fonte, mas o cooler do processador foi o campeado de interferencia.

    Tem uma fonte da Marca Corsair, euq ueria comprar, é modular com 500W com PFC ativo, são bem caras em torno de R$300, eu tenho medo de comprar e depois abrir e ver que o circuito é praticamente o mesmo das genericas.. vai saber né..

    Minha placa mãe é uma Asus.

    Eu analisei com alguns plugins de analise de frequencia, e o chiado é uma curva que começa a aumentar depois de 3khz a 4khz e vai subindo eternamente e quando chega perto dos 14khz, até os 18khz ai esta meu problema, são uns 10 a 15db nesse ponto q eu queria diminuir apenas o ruido.. sem filtros se possivel.

    Me parece um ruido muito forte e o seu pico está acima dos 20khz mas como é muito forte eu pego uma parte desse ruido nas alta frequencias.

    Se eu conseguisse diminuir pelo menos isso eu ficaria com ruido praticamente nulo, e assim os unicos ruidos seriam dos pré amps externos.


    abs

    thigranpeio
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Cara esse eh um drama.

    Achei um belo material no site do Kinrsch. A energia vem em 2° lugar na sua classificacao de prioridades num estudio vem atras somente da acustica.

    Ele desemvolveu um aparelho que ja se encontra em varios estudios ... O Powerline if115.


    Fica a dica para uma leitura.


    Voce utilisa filtro ou condicionador de energia?

    JudasTristes
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    thigranpeio

    Pelos estudos que eu fiz e usando meus equipamentos como cobaia, não existe filtro que faça milagres, não compre nada disso, e esses problemas de Hiss de frequencias muito agudas só podem ser devido a construção da placa ou equipamentor em si, acredito que isso só termina quando troca uma Delta 1010 por uma Apollo 8, então é bem possível que o ruido caia muito, mas mesmo em uma apollo 8, se tiver loop de terra ou se tiver um transformador muito grande perto, isso pode passar pro som e o ruido de baixa frequencia é normal pois vem por indução ou pelo loop, mas do ponto de vista mais tenico é um problema de quem fez a ligação e não dos equiapametos em si.

    Acredite, hoje uso o equipamento ligado direto na rede sem filtro nenhum, e foi o melhor que consegui, e como ainda uso PC, uso apenas ele aterrado, se aterrar denovo outro equipamento que vai ligado no PC o loop é certo, isso resolve problemas de baixa frequencia, de alta freq como hiss isso não resolve de forma nenhuma sem a troca do equipamento por um outro com mais tecnologia empregada, e qualidade dos componentes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até que ponto Distorção Harmonica (THD) da rede elétrica afeta no áudio (Osciloscopio)