Chiado. É minha rede elétrica.

Autor Mensagem
Jeff.guitar
Membro Novato
# dez/14
· votar


Sapopemba
Nobreak não vai resolver pelo seguinte motivo: ele não filtra sua energia, e quando não estiver usando sua energia (no caso quando ele estiver ligado na sua tomada) ele deixará a energia passar direto para seu amp, ele só iria diminuir o ruído quando ele não estivesse na tomada, e a energia que estivesse usando fosse de suas baterias... Se você comprar um filtro profissional diminuirá o ruído, mas nada resolve um bom aterramento é uma rede elétrica bem feita sem gambiarras de emendas. Palavras de um Engenheiro. =]

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


MMI,

Rasgar dinheiro é justamente o que não posso fazer atualmente! É que o ruído no amp irrita tanto, ainda mais quando se investe uma boa grana num amp bom que a gente vai pensando em soluções alternativas que caibam no bolso e aí, quando o problema não é solucionado ou surgem outros, a frustração e a raiva aumentam.

Abçs


Jeff,

Valeu pelas informações, eu pensava em usar o no-break somente consumindo a energia nele armazenada nas baterias, mas, pelo que vi, teria que gastar uma grana muito alta, já que modelos baratos não servem adequadamente.

Abçs


Hendrix,

Muito obrigado pelas instruções. Sua resposta dá um sentido prático ao tópico, dando um passo além da conclusão de que a saída é o aterramento mesmo, pois mostra como colocar em prática essa conclusão.

Com certeza muitas pessoas têm esse problema de aterramento e agora sabem o que fazer para resolvê-lo.

Abçs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Ok, um abraço e um feliz natal pra todos.

Eduardo Marin
Veterano
# ago/15
· votar


Ressuscitando o tópico.
Li todo o tópico, mas não vi a solução para as tomadas que tem somente dois pinos (neutro e fase).
Como faria o aterramento em uma pedaleira e pedais, ligados por fontes com somente dois pinos?

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Eduardo Marin

Tem interesse na resposta ainda?

Eduardo Marin
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo

Certeza. rsrs
Inclusive, notei que o chiado vai e volta. Testei alguns amplificadores e todos ficaram com o mesmo problema, creio que é a rede elétrica "boa".

eternansiedade
Membro Novato
# out/15
· votar


Li o tópico todo e realmente concordo que o Nobreak não soluciona o problema de forma definitiva, mas é um bom quebra galho. Quando faço gravações em linha em casa, tiro o pc da tomada e acabaram os ruídos.

Obviamente, se quer tocar 10 horas por dia sem o menor ruído, vai ser impossível, Mas se quer fazer uma gravaçãozinha ou dar uma estudada, ele é uma solução provisória sim, caso esteja usando desligado da tomada. Obviamente nobreaks não são baratos e esses china as baterias vão pro saco rápido, mas em tempos que todo mundo vive de aluguel em apartamento, parece um "jeitinho" ok.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Li todo o tópico, mas não vi a solução para as tomadas que tem somente dois pinos (neutro e fase).
Como faria o aterramento em uma pedaleira e pedais, ligados por fontes com somente dois pinos?


Primeiro passo: verificar se tem a haste de aterramento na entrada de energia, junto ao poste (supondo que seja casa e não apartamento). Se tiver, basta ligar um cabo de 2,5mm na cor verde e levá-lo até o ponto da tomada. Se não tiver, a forma mais simples seria comprar uma haste (em torno de R$ 25,00) e enterra-la junto ao poste.

Segundo: fazer a fiação da haste até a tomada que se pretende aterrar. Terá que seguir o caminho dos conduítes já existem ou quebrar a parede para fazer um novo (inviável)

Terceiro: trocar a tomada que tem por uma nova, com 3 pinos, sendo 2 para fase ou fase/neutro e um para o terra.

Dica: nunca, em hipótese alguma, ligue o terra no neutro (cabo azul).

Espero ter ajudado.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


ou quebrar a parede para fazer um novo (inviável)

Sobreposto também rola.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Eduardo Marin
Eu tenho este mesmo problema, de ruido intermitente. acredito que não seja culpa da instalação elétrica e sim de algum equipamento que esta sujando a rede.
No meu caso acho que é uma oficina mecânica aqui perto. torno, fresadora, furadeira, etc trabalhando e sujando a rede da vizinhança. Minha instalação tem aterramento e qualquer amp que eu ligue da ruido as vezes mas de madrugada não tem.

Eduardo Marin
Veterano
# out/15
· votar


Obrigado Pessoal.
Luiz_RibeiroSP é bem isto que acontece mesmo!
Estou desconfiado que são os chuveiros de minha vizinhança que estão fazendo isto, pois é sempre no final da tarde que isto acontece.
Estes dias atrás toquei em um hotel e não teve nada de chiado (não tinha aterramento) e estava perfeito.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Eduardo Marin

O Luiz_RibeiroSP e o Ismah poderão me corrigir, mas até onde sei, cargas resistivas (como lampadas incandescentes, chuveiros, ferros elétricos) não sujam a rede elétrica, ou pelo menos, não igual as cargas indutivas, tipo motores elétricos, alguns tipos de fornos industriais etc.

Faça um "mapeamento" da sua vizinhança. Tem alguma industria próxima? Tem alguma oficina? Algum galpão com muitas lampadas fluorescentes ligadas?

Existe uma forma de resolver isso, mas aí já não tenho tarimba para tanto.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo
Isso mesmo, o que suja a rede são motores(secador de cabelo, batedeira, liquidificador, etc), fontes chaveadas, micro-ondas...

Eduardo Marin
Pode tentar usar um bom filtro de linha para tentar amenizar, o problema é encontrar um bom filtro de linha no Brasil. O Clamper é um dos poucos que se pode chamar de filtro de linha, o preço é muito caro.

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Discordo, porque um motor na casa do vizinho não vai influenciar a sua rede elétrica, até porque as fases de distribuição de energia são separadas.

O filtro de linha Clamper não foi feito para tirar ruídos de amplificadores de guitarra, como atesta o link do vídeo abaixo:
https://youtu.be/A8O8KfrlWlQ

As únicas opções que funcionam são ou um aterramento adequado no quintal da casa, ou o uso de um condicionador de energia tipo os Furman que são caríssimos:
http://www.guitarcenter.com/Furman/M-8DX-Power-Conditioner-with-Lights -and-Meter-1273888004998.gc

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Ramsay
um motor bifásico na casa do vizinho não mas, um motor trifásico numa oficina faz. Ja vi clp não funcionar numa linha de produção porque a indústria lá na outra ponta da rede jogar harmônicos.

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
clp é o que??

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Ramsay
controlador logico programavel

Ramsay
Veterano
# out/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Ok, pode ser que um clp não funcione, mas, o foco aqui é outro, ou seja, ruídos em amplificadores de guitarras o que só pode ser sanado com uma das duas opções que eu postei acima e o resto é pura especulação.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Ramsay
Acredito que o ruído na rede elétrica, gerado por uma carga indutiva nas vizinhanças, esteja causando estes problemas no amplificador.

Eduardo Marin
Veterano
# out/15
· votar


Caramba manos.
Que problema chato.
Pode ser o chuveiro (eletrônico) sim pois quando estou tocando e minha esposa liga o chuveiro fica chiando. Quando ela desliga, fica uma lindeza.
O chuveiro está na linha 220 da casa. Já o amp e os equipamentos estão na 110. E mesmo assim acontece o fato. (creio que é por causa que as duas fases estão no mesmo neutro)
Pode ser isto?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/15
· votar


Eduardo Marin
pode sim. faça uma teste, ligue o chuveiro e depois desligue, verifique se o chiado aparece e some com ele.

Eduardo Marin
Veterano
# out/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sim, acontece isto.

Fugitivo
Veterano
# out/15
· votar


Ramsay
ruídos em amplificadores de guitarras o que só pode ser sanado com uma das duas opções que eu postei acima e o resto é pura especulação.

Ramsay, supondo que a tomada esteja aterrada eu poderia ligar um head valvulado direto nessa tomada ou vc aconselharia acrescentar algum outro equipamento? (estabilizador, no break . . .)

Soultunes
Membro
# out/15
· votar


Não vou ter saco para ligar tudo e gravar um vídeo, mas moro em apartamento onde as tomadas possuem 3 pinos e há um bom aterramento na parte elétrica do prédio.

Se ligo o amp com um cabo de força faltando o pino do terra, é uma chiadeira absurda.

Se apenas troco o cabo de força por um com 3 pinos, o amp vira outro. Obvio que amp valvulado e com volume alto traz junto algum barulho, mas nada perto do que se ouve quando uso o cabo sem o pino do terra.

É algo extremamente perceptível, só ligar com um cabo e depois com o outro.

Vou ver se um dia destes registro em vídeo, acho que é bacana para galera que tem duvidas a respeito do poder do terra hahah

Fugitivo
Como relatei acima, apenas se você estiver buscando algum tipo de proteção extra, alguma estabilização, ou um nobreak para caso a energia na sua casa acabe você continue tocando, ou seja, trabalhar na redução do ruído acredito que não façam.

Eu quero comprar um modulo da pentacustica, apenas para proteger os amps de variações bruscas de energia e eliminar ruídos da rede. Acredito eu que um aparelho destes sem ter uma boa conexão elétrica, com o terra, também não vai funcionar a contento para redução dos ruídos gerados pelo amp, acho que são muito mais complemento do que solução .

fconde77
Veterano
# out/15
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Sapopemba
Talvez esse tópico posssa ajudar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/299941/

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo
cargas resistivas não sujam a rede elétrica, ou pelo menos, não igual as cargas indutivas

Exato!

Ramsay
o uso de um condicionador de energia tipo os Furman que são caríssimos

A Oneal tem uma versão mais barata.

até porque as fases de distribuição de energia são separadas

Teoricamente meu caro. Já vi MUITOS casos de um bairro todo (o meu), pendurado numa única fase...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Continuando, porque a parada bugou e não tive como digitar mais (nem ideia do porque)...

Ramsay
até porque as fases de distribuição de energia são separadas

Teoricamente meu caro. Já vi MUITOS casos de um bairro todo (o meu), pendurado numa única fase... Pelo simples motivo de ser mais fácil de conectar ao fio de baixo. Ou seja, isso se dá pela preguiça do cara que vai realizar a conexão da casa, à rede pública.

Claro, se tu mora em cidade, com rede elétrica subterrânea, a parada é outra.

Fugitivo
supondo que a tomada esteja aterrada eu poderia ligar um head valvulado direto nessa tomada ou vc aconselharia acrescentar algum outro equipamento?

Quanto menos coisa melhor. Eu não faço uso do terra (meu amp nem tem suporte pra isso), apenas solicitei que minha rede quando arrebentou, fosse ligada ao fase superior, bem mais difícil de ligar, por isso mais limpo.

Claro, se tu mora em cidade, com rede elétrica subterrânea, a parada é outra.²

Ismah
Veterano
# out/15 · Editado por: Ismah
· votar


Aaaah mais uma coisa... Eu mesmo afirmava até poucos dias atrás que o ruído ouvido num amp é 60Hz (frequência da rede), assistindo a entrevista do Carlos "Sossego", que o Bertola me indicou por outro motivo, ele explica que é 120Hz devido a retificação, e finalmente faz sentido - meu ouvido já denunciava esse fato, mas como muitos afirmavam ser 60Hz, e nunca encontrara um contra-argumento para afirma o oposto, afirmava isso também.

E por isso, vale a verificação do capacitor da fonte!

SkyHawk
Membro
# out/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Existe a possibilidade de montar um terra de massa, usando uma estrutura de tamanho grande como um telhado, uma cerca, a propria estrutura metálica do seu prédio. Dependendo do caso onde instalar uma haste de aterramento é difícil, um terra de massa pode funcionar.

fconde77
Veterano
# out/15
· votar


SkyHawk

Não recomendo fazer o aterramento na estrutura do prédio... no tópico que acima tem um estudo que fala sobre corrosão eletrostática nas estruturas... por esse motivo as barras de terra são de cobre!
http://www.semengo.furg.br/2006/12.pdf

Eu moro perto da praia, em um prédio da déc. de 50... uma região que só existe hj pq foi feito um aterro que recuou o mar em pelo menos 200m, ou seja um solo com alta concentração de sal... Imagina se todos no prédio fizessem o aterramento na estrutura do prédio.

O aterramento aqui no prédio é distribuído pela tubulação da rede elétrica, uma vez que as tubulações e caixas são de metal, (prática comum na época, uma vez que não existia tubulações de PVC, e passar mais um fio para o terra podendo usar a tubulação era uma solução prática, inteligente e econômica).

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Chiado. É minha rede elétrica.