Blindagem de cabos da rede eletrica e outros cabos de força.

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14


    Ontem fazendo umas brincadeiras com minha guitarra e meu amp jcm muiot empolgado escutando Hendrix, botei a guitarra nas costas pra tocar pelas costas e depois tocando com os dentes tb, e quando levantei a guitarra notei que ela sofreu com interferencias da rede pela fiação de deve estar passando por ali.

    Como pode esses cabos induzirem tanto, pensei em colocar eles dentro de tubos de cobre e aterra os tubos, mas tb to com outros problemas em alguns cabos de força, então se alguem souber de uma empresa que venda por metro cabos de força que aguente uma boa corrente e que sejam blindados, tipo cabo de mic balanceado, eu agradeceria muito.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Sepulkrisiun

    Cara, o problema de interferências/ruídos resultam em um sintoma, mas a causa pode ser várias.

    O tipo mais comum de ruído que atinge a rede elétrica é o de Rádio Frequência, RFI e o Eletromagnético, EMI. Os chassis dos equipamentos, bem como seus cabos de força e interligação, captam com muita facilidade estes dois tipos de interferência. Esses ruídos por apresentarem amplo espectro de freqüência são bastante difíceis de serem filtrados, principalmente se o sistema de aterramento não apresentar qualidade.

    Então você têm de eliminar por etapas, para detectar quem esta mais "infectado" por estas interferências. Algumas hipóteses ou um conjunto de mais de uma delas.

    - A guitarra funciona como uma antena, por isso você a movimentou e ela muito provavelmente captou Rádio Frequência. Uma forma de diminuir isso é blindar a guitarra.

    - Cabos da guitarra para o ampli de baixa qualidade também permitem a entrada de EMI/RFI. Usar cabos de alta qualidade.

    - Chassi do ampli. Outra antena e porta de interferências. Blindar e aterrar o ampli.

    - Se estiver usando pedais, mais uma fonte de ruídos a somar e tratar. Melhora usando baterias ou uma fonte de alta qualidade. Essas fontes de R$ 1.99, costumam ser uma bela merda.

    Contudo, se sua rede elétrica não possuir aterramento, pouco vai adiantar tudo isso, se a interferência estiver vindo pela rede elétrica.

    Caso, não tenha aterramento, e more em uma casa térrea, faça uma tomada aterrada, pelo menos onde você costuma tocar. Poderá fazer isso, espetando uma barra de cobre no quintal e levando o terra a uma tomada. É "gambi", mas costuma funcionar para esse fim.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Valeu pelas dicas, vao ajudar a galera que passar por aqui, mas aqui o problema é a indução desses fios da rede,

    Fiz outros testes aqui e era captado pela guitarra memso, o meu aterramento é impecavel e funciona muito bem, o problema que na verdade nao tem problema é a fiação da rede, eu tenho uma sala de uns 4 metros quadrados onde tenho meus equipos de guitarra, computador, mesa monitores etc... e a uns 3 metros de altura tem essa fiação da luz que é uma fluorescente dessas novas em espiral nem é forte acho que é uns 25w, na parede ao lado tenho o fio que desce do teto e vai pra chave de luz e na frente no fundo perto do pc desce as minhas tomadas com meu filtro q eu mesmo fiz com indutores , varistores e capacitores, resumo da historia, mesmo com a guitarra ligada em linha por exemplo essa interferencia é sentida com ou sem a guitarra, se eu pegar o cabo e levar perto da luz de cima no teto, bah ai vem aquele buzzzz de alta frequencia, e se eu levar perto do fio que desce na chave tb, mas a frequencia é mais grave..

    resumindo a historia pra nao prolongar mt a msg, pra nao ter nenhuma interferencia isso é bem sabido que deve se fica pelo menos um metro ou um metro e meio longe dos fios lampadas e tomadas, mas se for analizar bem essas frequencias com o guitarerista no centro da sala longe de tudo com certeza vai ficar abaixo do nivel de ruido da interface por exemplo uns -85db ou -98db, gravando em 24bits, mas ainda estão lá, e se o guitarrista for muito perto da parede vai começar a aparecer.

    Isso q eu nao queria, quero isolar essa fiação já que vou fazer toda ela nova aproveitar e fazer alguma coisa, e tem uns outros projetos q eu to fazendo aqui q eu queria usar fios longos pra alta tensão e tb vou precisar isolar, mas preciso de fios que aguentem uma corrente de pelo menos uns 5 amperes ou mais e que sejem duplos e blindados com malha de cobre ou malha que pegue solda pra aterrar um lado, deve ficar muito melhor.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    "o meu aterramento é impecavel e funciona muito bem"

    Cara, se existe "humm" ao se aproximar da fiação da parede, definitivamente o aterramento pode até ser impecável, mas eu dúvido, afinal seu texto, por sí só, é um laudo da baixa qualidade da rede elétrica em seu apto, e sendo ele novo, você deveria acionar o construtor.

    Indução não é nada mais que a interferência eletromagnética que citei acima. Aterramento não é feito para isso, mas te garanto que os cabos usados na rede elétrica são bem vagabundos e fora dos padrões exigidos pela NBR 14306.

    Em qualquer casa com cabos dentro das normas, você pode encostar a guitarra numa tomada que não haverá interferência por indução.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Meu aterramento é impecavel mesmo, eu fiz, e eu moro pra fora nao tenho vizinhos nem cidades por perto.

    Os cabos usados na rede não tem nem 3 anos são todos novos de bem grossos, nao lembro qts mm, posso ta enganado mas são de 10mm eu acho e de cobre, se isso não é padrão então sei lá, devo banhar em ouro quem sabe.kkkk....

    E fiz um teste em uma mesa muito boa q eu tenho aqui, eu modifiquei ela, da um banho em qualquer mackie, yamaha da vida, aumentei muito o ganho pra escutar e se eu encostar tipos uns 10cm ou menos ja da pra escutar um zumbido é uma mistura pelo q eu consegui escutar de uns 120hz mais alguma coisa mais aguda da fluorescente..

    A fiação foi toda feita por nós, tudo ok, não tinha nada ligado nem freezer nem ar condicionado nem nada... esses testes fiz de tarde..

    Não sei se vc tem algum equipamento valvulado, mas se vc ligar a guitarra em um "pre amp" valvulado e chegar com a guitarra perto do fio como vc disse encostar, esse problema aumenta muito.

    Se ligar em uma mesa de som comun com ganho no meio tb nao vai escutar, mas nao é meu caso.

    Em qualquer casa com cabos dentro das normas, você pode encostar a guitarra numa tomada que não haverá interferência por indução.

    Não leva a mal mas, Isso ai eu duvido mt..

    Muita gente pode ta lendo e dizer, mas o cara tá loko ta preocupado com ruido que quase nao existe, mas eu não quero, deve ter alguma forma de evitar isso.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    nao é só com a guitarra, com microfone tb acontece, claro são centimetros, mas tem indução, por menor que seja principalmente em equipamento valvulado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blindagem de cabos da rede eletrica e outros cabos de força.