Aterramento - Entendendo um pouco sobre o assunto

Autor Mensagem
fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77


Bom pessoal, postei aqui porque foi onde encontrei a maior quantidade de dúvidas sobre o assunto.
A princípio ia escrever um post inteiro mas, por se tratar de um assunto extenso e trabalhoso vou copiar um artigo publicado no Blog "http://dicasdesomeluz.blogspot.com.br/" que com certeza vai estar bem mais completo e detalhado que eu poderia escrever.

Mas antes de começar explicando o que é o aterramento e pra que serve quero pontuar algumas questões comuns aqui no FCC.

1 - A minha rede elétrica oscila muito.
Você tem que verificar primeiro a instalação da sua residência, chame um profissional para avaliar sua instalação e propor sugestões, depois dessa avaliação e sua instalação na sua casa estando Ok, pode entrar em contato com a empresa fornecedora de energia da sua cidade reclamando dessa instabilidade que provavelmente e causada por um transformador da rede mal dimensionado

2 - Posso ligar um estabilizador, filtro de linha, Nobreak ou modulo isolador no meu amp
Poder vc pode, mas tem que ficar atendo que:
Filtro de linha: Só elimina o ruído se sua instalação residencial tiver um aterramento ativo, senão não adianta em nada e é claro for um equipamento realmente ativo e funcional, esses de encontrados em lojas de informática por R$15,00 são apenas uma extensão. Um bom filtro que conheço e confio e que não é uma facada na testa é o UPSAI FHT 1200
Estabilizador: Os equipamento próprios para áudio e vídeo funcionam bem mas são muito caros, já os de computador não acredito muito na capacidade rotulada e "EU" prefiro abrir mão dessa peça
Nobreak: Se não for projetado para áudio e vídeo não. Um adequado para uso com valvulados seria do tipo com saída senoidal pura, pois do contrário, a interferência criada pelos ditos "onda corrigida" tornaria inviável o funcionamento do ampli. Estes tipos comuns são vendidos com potências em VA, que não é exatamente Watt, pois um No-break com 900VA, não pode ser usado com mais de 650W sem queimar, além disso, a maioria dos fabricantes "mente" a potência e seria um perigo extremo ao ampli. Outro fato é que o de onda senoidal pura fica muito pesado, pois além da bateria, tem um trafo de saída enorme o que torna bem mais pesado que o ampli.
Modulo Isolador Em síntese, um transformador com razão 1:1, que é desnecessário, visto que todo valvulado que se preza já possui seu transformador de entrada, que faz o mesmo serviço. Esse aparato serve mais para dispositivos com fonte chaveada, solid-state, sem trafo de entrada. De maneira alguma substituirá o aterramento, que de fato deve estar presente na rede e não ser criado por recursos artificiais



---------------------------------------------------------------------- --------------------------
ATERRAMENTO ELÉTRICO

01 - Mas o que é o “terra”?
02 - Qual a diferença entre terra, neutro, e massa(Carcaça do Equipamento)?
03 - Quais são as normas que devo seguir para garantir um bom aterramento?

Bem, esses são os tópicos que este artigo tentará esclarecer. É fato que o assunto "aterramento" é bastante vasto e complexo, porém, aqui vai algumas normas e regras básicas.
Mas o que é o “terra”?

O aterramento elétrico (‘’Terra’’) tem três funções principais:


A – Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização (qualidade) de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas.

B – “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

C – Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.), através da corrente desviada para a terra.

Veremos, mais adiante, que existem várias outras funções para o aterramento elétrico, até mesmo para eliminação de EMI (interferências eletromagnéticas), porém essas três acima são as mais fundamentais.


Qual a diferença entre terra, neutro, e massa?


Antes de falarmos sobre os tipos de aterramento, devemos esclarecer (de uma vez por todas !) o que é terra, neutro, e massa.

Na figura 1 temos um exemplo da ligação de um PC à rede elétrica, que possui três fases , e um neutro.

Essa alimentação é fornecida pela concessionária de energia elétrica, que somente liga a caixa de entrada ao poste externo se houver uma haste de aterramento padrão dentro do ambiente do usuário.
Além disso, a concessionária também exige dois disjuntores de proteção.

http://1.bp.blogspot.com/-U834hsVHYD0/UC0h7en_VEI/AAAAAAAACw0/rvJu6Tjl 5EE/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+1.jpg

Teoricamente, o terminal neutro da concessionária deve ter potencial igual a zero volt. Porém, devido ao desbalanceamento nas fases do transformador de distribuição, é comum esse terminal (Neutro) tender a assumir potenciais diferentes de zero. O desbalanceamento de fases ocorre quando temos por exemplo o som bifásico (2 fases) ou monofásico (1 fase e Neutro) e as luzes trifásicas, ligadas em um mesmo link (transformador) .

Obs : Você pode ver se todo seu sistema esta desbalanceado ou não com um alicate amperímetro , medindo fase por fase .

Outro exemplo é um transformador que alimenta, em um setor seu, uma residência comum (fase 1) , e no outro setor, um pequeno supermercado (fase 2) . Essa diferença de demanda, em um mesmo link (transformador) , pode fazer com que o neutro varie seu potencial (flutue) .

Para evitar que esse potencial “flutue”, ligamos (logo na entrada) o fio neutro a uma haste de terra. Sendo assim, qualquer potencial que tender a aparecer será escoado para a terra.

Ainda analisando a figura 1 , vemos que o PC está ligado em uma fase e o neutro.
Mas, ao mesmo tempo, ligamos sua carcaça (terra) através de outro condutor (fio) na mesma haste, e damos o nome desse condutor de “terra” (fio terra) .


Pergunta

Se o neutro e o terra estão conectados ao mesmo ponto (haste de aterramento), porque um é chamado de terra e o outro de neutro?


Aqui vai a primeira definição:

O neutro é um “condutor” fornecido pela concessionária de energia elétrica, pelo qual há o “retorno” da corrente elétrica.

O terra é um condutor construído através de uma haste metálica e que, em situações normais, não deve possuir corrente elétrica circulante.

Resumindo: A grande diferença entre terra e neutro é que, pelo neutro há corrente circulando, e pelo terra, não.
Quando houver alguma corrente circulando pelo terra, normalmente ela deverá ser breve, isto é, desviar uma descarga atmosférica para a terra, por exemplo.

O fio terra, por norma, vem identificado pelas letras PE, e deve ser de cor verde e amarela. Notem ainda que ele está ligado à carcaça do PC.
A carcaça do PC, ou de qualquer outro equipamento é o que chamamos de “massa” (toda a caixa metálica do equipamento).

Quais são as normas que devo seguir para garantir um bom aterramento ?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma norma que rege o campo de instalações elétricas em baixa tensão. Essa norma é a NBR 5410, a qual, como todas as demais normas da ABNT, possui subseções. As subseções : 6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2, e 6.3.3.1.3 referem-se aos possíveis sistemas de aterramento que podem ser feitos . Os três sistemas da NBR 5410 mais utilizados são :


A – Sistema TN-S :
Notem pela figura 2 que temos.
O neutro é aterrado logo na saída do transformador , e levado até a carga . Paralelamente , outro condutor identificado como PE é utilizado como fio terra , e é conectado à carcaça (massa) do equipamento.

http://2.bp.blogspot.com/-sM2VMqXwXYE/UC0igAgoNtI/AAAAAAAACw8/3j2I9bYL FOY/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+2.jpg

B – Sistema TN-C:
Esse sistema, embora normalizado, não é aconselhável, pois o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. Dessa vez, sua identificação é PEN (e não PE, como o anterior). Podemos notar pela figura 3 que, após o neutro ser aterrado na entrada, ele próprio é ligado ao neutro e à massa do equipamento.

http://1.bp.blogspot.com/-_oz_X0F0pKs/UC0ikzH92QI/AAAAAAAACxE/ocK4RmvF Y7g/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+3.jpg

C – Sistema TT :
Esse sistema é o mais eficiente de todos. Na figura 4 vemos que o neutro é aterrado logo na saída e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro.

http://3.bp.blogspot.com/-CGpv-gMs60M/UC0iuDUxbeI/AAAAAAAACxM/_jXYY-lQ E4I/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+4.jpg


“Mas qual desses sistemas deve utilizar na prática?”

Geralmente, o próprio fabricante do equipamento especifica qual sistema é melhor para seu equipamento, porém como regra geral, temos:


(a) Sempre que possível, optar pelo sistema TT (fig 4) em 1º lugar.

(b) Caso, por razões operacionais e estruturais do local, não seja possível o sistema TT, optar pelo sistema TN-S (Fig 2) .

(c) Somente optar pelo sistema TNC (Fig 3) em último caso, isto é, quando realmente for impossível estabelecer qualquer um dos dois sistemas anteriores.
REGRAS PRÁTICAS DE PROCEDIMENTOS

Os cálculos e variáveis para dimensionar um aterramento podem ser considerados assuntos para “pós – graduação em Engenharia Elétrica”, por exemplo, a resistividade e tipo do solo, geometria e constituição da haste de aterramento, formato em que as hastes são distribuídas etc, são alguns dos fatores que influenciam o valor da resistência do aterramento.


Vão aqui algumas “dicas” que, com certeza, irão ajudar:

(A) - Haste de aterramento: A haste de aterramento normalmente, é feita de uma alma de aço revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m são as mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrâneos em sua instalação.

(B) - O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5W (ohms). Dependendo da química do solo (quantidade de água, salinidade, alcalinidade, etc.), mais de uma haste pode se fazer necessária para nos aproximarmos desse valor 5W (ohms).

Caso isso ocorra, existem duas possibilidades : tratamento químico do solo (que será analisado mais adiante), e o agrupamento de barras em paralelo. Uma boa regra para agruparem-se barras é a da formação de polígonos.


A figura 5 mostra alguns passos. Notem que, quanto maior o número de barras, mais próximo a um círculo ficamos. Outra regra no agrupamento de barras é manter sempre à distância entre elas, o mais próximo possível do comprimento de uma barra.

http://2.bp.blogspot.com/-t5iEIQ0Pi1o/UC0jMV2hTiI/AAAAAAAACxU/QDEXxiy_ rqk/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+5.jpg

É bom lembrar que essas são regras práticas. Como dissemos anteriormente, o dimensionamento do aterramento é complexo, e repleto de cálculos.

MEDINDO O TERRA

O instrumento clássico para medir a resistência do terra é o terrômetro. Esse instrumento possui 2 hastes de referência, que servem como divisores resistivos conforme a figura 6 .
Na verdade, o terrômetro “injeta” uma corrente pela terra que é transformada em “quedas” de tensão pelos resistores formados pelas hastes de referência , e pela própria haste de terra.
Através do valor dessa queda de tensão, o mostrador é calibrado para indicar o valor ôhmico da resistência do terra.

http://1.bp.blogspot.com/-k8BXLUZaU_4/UC0jWgjSarI/AAAAAAAACxc/PRDKPt08 e68/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+6.jpg

Uma grande dificuldade na utilização desse instrumento é achar um local apropriado para instalar as hastes de referência.

Normalmente, o chão são feitos de concretos e com certeza, fazer dois “buracos” no chão (muitas vezes até já pintado ou construído com muitos detalhes) não é algo agradável .

Infelizmente, caso haja a necessidade de medir-se o terra . Não temos outra opção a não ser essa .

Mas podemos ter uma idéia sobre o estado em que ele se encontra sem medi-lo propriamente .

A figura 7 mostra esse “truque” .

http://3.bp.blogspot.com/-Oq293ZY6vlY/UC0jeurjp5I/AAAAAAAACxk/E8BXgDjG amw/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+7.jpg


Em primeiro lugar escolhemos uma fase qualquer, e a conectamos a um pólo de uma lâmpada elétrica comum.
Em segundo lugar, ligamos o outro pólo da lâmpada na haste de terra que estamos analisando. Quanto mais próximo do normal for o brilho da lâmpada , mais baixa é a resistência de terra .

Caso você queira ser mais preciso , imaginem um exemplo de uma lâmpada de 127 volts por 100 W (Sendo a rede 127v fase-neutro).

Podemos medir a corrente elétrica que circula por ela com um AMPERIMETRO, que para um “terra” considerado razoável, essa corrente deve estar acima de 600 mA

Se você não tiver um AMPERIMETRO ou quer fazer outra medição , podemos utilizar um VOLTÍMETRO em uma escala de AC como mostra figura 7a.

http://2.bp.blogspot.com/-Mun80KRgcRg/UC0jvRUqE7I/AAAAAAAACxs/WT3mJPL1 bK0/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+8.jpg

Meça a tensão da rede entre a fase e o neutro. Em seguida, ligue uma lâmpada normal (aproximadamente 60W) com tensão correta entre a fase e o neutro , e meça a tensão sobre a lâmpada conforme mostra figura 7a.

Compare então as duas tensões medidas e calcule a diferença entre elas, que não deve ser inferior a 8% !!

Exemplo :

Numa tomada 127v (fase e neutro), ligamos uma lâmpada de 127v - 60W no terra e fase , quando meço entre terra e fase ( fig 7a) , esta tensão não pode ser menos que 8% da tensão entre fase-neutro , em torno de 10v .

Caso esteja abaixo, é sinal que o aterramento não está suficientemente bom.

Cabe lembrar a você que , essa prática é apenas um artifício (para não dizer macete) com o qual podemos ter uma idéia das condições gerais do aterramento (haste do terra) .

Em hipótese alguma esse método pode ser utilizado para a determinação de um valor preciso .


IMPLICAÇÕES DE UM MAU ATERRAMENTO


Ao contrário do que muitos pensam, os problemas que um aterramento deficiente pode causar não se limitam apenas aos aspectos de segurança, que é o mais importante.

É bem verdade que os principais efeitos de uma máquina mal aterrada, são choques elétricos ao operador, e resposta lenta (ou ausente) dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores, etc...).

Mas outros problemas operacionais podem ter origem no aterramento deficiente.
Abaixo segue uma pequena lista , caso alguém se identifique com algum desses problemas, e ainda não checou seu aterramento, está aí a dica:

- Quebra de comunicação entre máquina e PC (DMX, CPL, CNC, etc...) em modo on-line. Principalmente se o protocolo de comunicação for RS 232.

- Excesso de EMI gerado (interferências eletromagnéticas) ruídos .

- Aquecimento anormal das etapas de potência (inversores, conversores, etc...), e motorização.

- Em caso de computadores pessoais e equipamentos digitais, funcionamento irregular com constantes “travamentos”.

- Falhas intermitentes, que não seguem um padrão.

- Queima de CI’s ou placas eletrônicas sem razão aparente , mesmo sendo elas novas e confiáveis.

- Para equipamentos com monitores de vídeo, interferências na imagem e ondulações podem ocorrer.


TIPOS DE ELEMENTOS PARA ATERRAMENTO

As características químicas do solo (teor de água , quantidade de sais , etc...) influem diretamente sobre o modo como escolhemos o eletrodo de aterramento.

Os eletrodos mais utilizados na prática são:

01 - Hastes de aterramento
02 - Malhas de aterramento
03 - Estruturas metálicas das fundações de concreto.


01 - Haste de aterramento


A haste pode ser encontrada em vários tamanhos e diâmetros . O mais comum é a haste de 2,5 m por 0,5 polegada de diâmetro.
Não é raro , porém, encontrarmos hastes com 4,0 m de comprimento por 1 polegada de diâmetro.

Cabe lembrar que, quanto maior a haste , mais riscos corremos de atingir dutos subterrâneos (telefonia, gás , etc...) na hora da sua instalação.

Normalmente , quando não conseguimos uma boa resistência de terra (abaixo de 10W) , agrupamos mais de uma barra em paralelo (veja Fig 5).

Quanto à haste , podemos encontrar no mercado dois tipos básicos :

Copperweld (haste com alma de aço revestida de cobre)
Cantoneira (trata-se de uma cantoneira de ferro zincada , ou de alumínio) .
02 - Malhas de aterramento

A malha de aterramento é indicada para locais cujo solo seja extremamente seco.

Esse tipo de eletrodo de aterramento, normalmente, é instalado antes da montagem do contra-piso do prédio, e se estende por quase toda a área da construção.

A malha de aterramento é feita de cobre, e sua “janela” interna pode variar de tamanho dependendo da aplicação, porém a mais comum está mostrada na figura 8 .

http://3.bp.blogspot.com/-kXJY700bnXQ/UC0j7BbSf_I/AAAAAAAACx0/Evzs6Vd6 HeE/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+9.jpg

No caso de sonorização este tipo de elemento e mais usado em estúdio , mesmo tendo o solo uma boa resistência .


03 - Estruturas metálicas

Muitas instalações utilizam as ferragens da estrutura da construção como eletrodo de aterramento elétrico. ( figura 9).

http://1.bp.blogspot.com/-omg5TXwQUkw/UC0kGVY2BvI/AAAAAAAACx8/z9rQr1N9 fx8/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+10.jpg

Mais adiante veremos que, quando isso vier a ocorrer, deveremos tomar certos cuidados.
Resumindo, qualquer que seja o eletrodo de aterramento (haste, malha, ou ferragens da estrutura), ele deve ter as seguintes características gerais:

- Ser bom condutor de eletricidade.
- Ter resistência mecânica adequada ao esforço a que está submetido.
- Não reagir (oxidar) quimicamente com o solo.

,

PROBLEMAS COM ATERRAMENTO ELÉTRICO LIGADO AO “PÁRA–RAIOS”

Tanto os locais que empregam malha de aterramento ou as estruturas prediais, como terra, normalmente apresentam um inconveniente que pode ser extremamente perigoso : a conexão com o pára – raios .


Notem pela figura 10, que temos um exemplo de uma malha de terra ligada ao pára – raios , e também aos demais equipamentos eletroeletrônicos.

http://4.bp.blogspot.com/-80SCIBg4IxM/UC0lK02WlRI/AAAAAAAACyE/kA4IcQmK Q7k/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+11.jpg
fig – 10
Essa é uma prática que devemos evitar ao máximo, pois nunca podemos prever a magnitude da potência que um raio pode atingir.


Dependendo das condições, o fio terra poderá não ser suficiente para absorver toda a energia, e os equipamentos que estão junto a ele podem sofrer o impacto ( figura 11) .

http://4.bp.blogspot.com/-jJXE9NJj7Sk/UC0lbNXyb1I/AAAAAAAACyM/t-CaiPLe Qrg/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+12.jpg

Portanto, nunca devemos compartilhar o fio terra de pára – raios com qualquer equipamento eletroeletrônico.
TRATAMENTO QUÍMICO DO SOLO

Um aterramento elétrico é considerado satisfatório quando sua resistência encontra-se abaixo dos 10 W. Quando não conseguimos esse valor, podemos mudar o número ou o tipo de eletrodo de aterramento.

No caso de haste, podemos mudá-la para canaleta (onde a área de contato com o solo é maior), ou ainda agruparmos mais de uma barra para o mesmo terra (Veja fig 5). Caso isso não seja suficiente, podemos pensar em uma malha de aterramento.

Mas imaginem um solo tão seco que, mesmo com todas essas técnicas, ainda não seja possível chegar-se aos 10 W. Nesse caso a única alternativa é o tratamento químico do solo.
O tratamento do solo tem como objetivo alterar suas constituições químicas, aumentando o teor de água e sal e, conseqüentemente melhorando sua condutividade.


Obs : O tratamento químico deve ser o último recurso, visto que sua durabilidade não é boa.

O tratamento químico tem uma grande desvantagem em relação ao aumento do número de hastes, pois a terra, aos poucos, absorve os elementos adicionados. Com o passar do tempo, sua resistência volta a aumentar, portanto, essa alternativa deve ser o último recurso.

Temos vários produtos que podem ser colocados no solo antes ou depois da instalação da haste para diminuirmos a resistividade do solo.
A Bentonita e o Gel são os mais utilizados. De qualquer forma, o produto a ser utilizado para essa finalidade deve ter as seguintes características :

- Não ser tóxico
- Deve reter umidade
- Bom condutor de eletricidade
- Ter pH alcalino (não corrosivo)
- Não deve ser solúvel em água


Uma observação importante no que se refere a instalação em baixa tensão é a proibição (por norma) de tratamento químico do solo para equipamentos a serem instalados em locais de acesso público (colunas de semáforos, caixas telefônicas, controladores de tráfego, ou qualquer local de aceso a população ...). Essa medida visa a segurança das pessoas nesses locais.


O produto mais utilizado para esse tratamento é o Erico - gel , e os passos para essa técnica são os seguintes :


1º passo : Cavar um buraco com aproximadamente 50 cm de diâmetro, por 50 cm de profundidade ao redor da haste.

http://1.bp.blogspot.com/-qyHPjAXWJpw/UC0lq1_3twI/AAAAAAAACyU/o-ccDz_d 9t8/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+13.jpg
2º passo : Misturar metade da terra retirada , com Erico – gel.

http://1.bp.blogspot.com/-0Cf30GkzT0s/UC0lxJILUvI/AAAAAAAACyc/1R2FWsse UY8/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+14.jpg

3º passo : Jogar a mistura dentro do buraco.

http://4.bp.blogspot.com/-cBEPDKQ_OOQ/UC0l2Nq-X2I/AAAAAAAACyk/DtUz7y8z Mg8/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+15.jpg

4º passo : Jogar, aproximadamente , 25 l de água na mistura que está no buraco.

http://1.bp.blogspot.com/-kgCf5gHWNu0/UC0l95RqtNI/AAAAAAAACys/S1bz53Ch m1Q/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+16.jpg

5º passo: Misturar tudo novamente.

http://4.bp.blogspot.com/-V6djK2rAXIc/UC0mCkRHi6I/AAAAAAAACy0/7Gf6eSsp CZY/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+17.jpg

6º passo : Tampar tudo com a terra “virgem” que sobrou.

http://3.bp.blogspot.com/-0nc_bYh7cUI/UC0oLfikxnI/AAAAAAAACzE/OS0YMUb6 M8U/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+18.jpg


Podemos encontrar no mercado outros tipos de produtos para o tratamento químico (Bentonita , Earthron , etc.), porém o Erico – gel é um dos mais modernos.
Suas principais características são: Ph alcalino (não corrosivo), baixo resistividade elétrica, não é tóxico, não é solúvel em água (retém a água no local da haste).


BITOLA E CONEXÃO DO FIO TERRA

Ter uma boa haste ou um solo favorável não basta para termos um bom aterramento elétrico. As conexões da haste com os cabos de terra , bem como a bitola do cabo terra também contribui muito para a resistência total de aterramento.

No que se refere à bitola do fio terra , ela deve ser a maior possível.
Temos abaixo uma regra prática que evita desperdícios, e garante um bom aterramento.

Para:
Sf < 35 mm² ® St = 16 mm²
Onde:
Sf = a seção transversal dos cabos (fios) de alimentação do equipamento (fases).
St = a seção transversal do fio terra.

Notem que para diâmetros inferiores a 35 mm² para as fases , temos o fio terra de 16 mm² . Já para diâmetros iguais ou acima de 35 mm², o fio terra deverá ter seção transversal igual à metade da seção dos cabos de alimentação, ou seja, para cabos de alimentação 90mm² temos cabos para o terra, de 45mm² .

Quanto a conexões, devemos optar em 1º lugar pela fixação por solda do fio terra à haste . Isso evita o aumento da resistência do terra por oxidação de contato .

Caso isso não seja possível, poderemos utilizar anéis de fixação com parafusos.
Nesse caso porém , é conveniente que a conexão fique sobre o solo , e dentro de uma caixa de inspeção.

http://3.bp.blogspot.com/-QmJxA7V3FUA/UC0oXPMAR5I/AAAAAAAACzM/B_T8Whd0 -g8/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+19.jpg

EMI (Interferência Eletromagnética)

Qualquer condutor de eletricidade ao ser percorrido por uma corrente elétrica, gera ao seu redor um campo eletromagnético.

Dependendo da freqüência e intensidade da corrente elétrica, esse campo pode ser maior ou menor.

Quando sua intensidade ultrapassa determinados valores, ela pode começar a interferir nos outros circuitos próximos a ele.
Esse fenômeno é a EMI (interferência eletromagnética).

Na verdade, os efeitos da EMI (interferência eletromagnética) começaram a ser sentidos na 2º Guerra Mundial. As explosões das duas bombas atômicas sobre o Japão irradiaram campos eletromagnéticos tão intensos, que as comunicações de rádio na região ficaram comprometidas por várias semanas.

Atualmente, os circuitos chaveados (fontes de alimentação, inversores de freqüência, reatores eletrônicos, etc.) são os principais geradores de EMI (interferência eletromagnética).

O “chaveamento” dos transistores (PWM) em freqüências de 2 a 30 kHz geram interferências que podem provocar o mau funcionamento de outros circuitos próximos, tais como CPUs, e dispositivos de comunicação (principalmente RS 232).

Podemos perceber a EMI (interferência eletromagnética) em rádios AM colocados próximos a reatores eletrônicos de lâmpadas fluorescentes, principalmente nas estações acima dos 1000 KHz.

Uma das técnicas para atenuar a EMI (interferência eletromagnética) é justamente um bom aterramento elétrico, como veremos a seguir.
ATERRAMENTO NA COMUNICAÇÃO SERIAL RS232

[i]Obs : É bom lembrar que a comunicação RS232 é quase o mesmo padrão do DMX512.[/i]

Os sistemas de comunicações seriais como RS 232 são especialmente sensíveis à EMI (interferência eletromagnética) . A RS 232 utiliza o terra dos sistemas comunicantes como referência para os sinais de transmissão ( TX ) e recepção ( RX ).

Caso haja diferenças de potenciais entre esses terras, a comunicação poderá ser quebrada. Isso ocorre quando o terra utilizado como referência não está dentro do valor ideal (menor ou igual a 5W), portanto o fio terra serve como uma “antena” receptora de EMI.

Notem, pela figura 12, o diagrama simplificado do fenômeno.


http://1.bp.blogspot.com/-TvDj4LYzrfY/UC0opX_O5CI/AAAAAAAACzU/M5FezlUv QuY/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+20.jpg


Isso significa que o mau aterramento é uma “porta aberta” para que os ruídos elétricos (tais como EMI) entrem no circuito, e causem um funcionamento anormal nos equipamentos.


BLINDAGEM ATERRADA

Outra técnica para imunizar – se os ruídos elétricos é o aterramento das blindagens.

Todos os circuitos chaveados (fontes de alimentação, inversores, etc.), na sua maioria, possuem sua caixa de montagem (carcaça) feita de metal.
Essa técnica é a blindagem, que também é fabricada em alguns cabos através da malha (“shield”) (Cabos de microfones, por exemplo).

Na verdade, fisicamente, essa blindagem é uma gaiola de Faraday.

A gaiola de Faraday não permite que cargas elétricas penetrem (ou saiam) do ambiente em que estão confinadas. Ela torna – se ainda mais eficiente quando aterrada. A maioria dos equipamentos possui sua carcaça metálica, e ligada ao terminal terra.

Quando não aterramos a carcaça de qualquer equipamento, comprometemos não somente a segurança do usuário, como também contribuímos para a propagação de EMI (interferência eletromagnética).


TERRA COMPARTILHADO

Devemos evitar ao máximo a ligação de muitas máquinas em um mesmo fio terra.
Quanto maior for o número de sistemas compartilhados no mesmo terra, maiores serão as chances de um equipamento interferir no outro (figura Abaixo).


Mais tarde veremos que isso pode acontecer um fenômeno chamado de Loop de terra , que iremos discutir em um outro artigo .

http://4.bp.blogspot.com/-8_7USaExS7g/UC0o5ysKzYI/AAAAAAAACzc/YwdnwgGP 27o/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+21.jpg

Isso ocorre porque as amplitudes dos ruídos podem se somar e ultrapassar a capacidade de absorção do terra.

Obviamente esse problema surge com maior freqüência para um fio terra que não tenha uma boa resistência de aterramento ou espessura .

Para os equipamentos que possuem seu terra tratado quimicamente, ele não deve ser compartilhado com outras. Cabe lembrar que o tratamento químico , ao longo do tempo, perde sua eficiência .


CONCLUSÃO

Antes de executarmos qualquer trabalho (projeto, manutenção, instalação, etc...) na área eletroeletrônica, devemos observar todas as normas técnicas envolvidas no processo. Somente assim poderemos realizar um trabalho eficiente, e sem problemas l.

Fazer uma verificação completa do sistema de aterramento é extremamente importante para os diversos equipamentos da instalação.

Com estas “dicas” , somadas às técnicas de aterramento exploradas neste artigo , acreditamos que já esteja preparado para analise e construção do sistema de aterramento da sua empresa ou do seu equipamento .

Atualmente, com os programas de qualidade das empresas, apenas um serviço bem feito não é suficiente. Laudos técnicos, e documentação adequada também são elementos integrantes do sistema.

Obs : Jamais esquecer porém que , todo o trabalho em baixa tensão deve ser feito obedecendo às normas técnicas descritas pela NBR 5410.


Se quiser baixar este artigo sobre Aterramento Elétrico, segue abaixo as opções de links para download .

4SHARED

CROCKO
---------------------------------------------------------------------- ----------------------------

Bom pessoal é isso, não editei nenhuma parte e procurei seguir a mesma tabulações por respeito ao trabalho feito nessa postagem.
Pra quem quiser saber mais visitem o site que tem muita coisa legal é útil por lá!

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


fconde77

Excelente tópico! Parabéns e obrigado!

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Obrigado, só espero que tenha bastante participação pra não ficar como um post morto na 2º, 3º pág. onde ninguém vai.

Queria que o Carlos Adolphs ainda frequentasse o fórum pra dar uns pitacos, nem que fosse pra me chamar de "burro" e criticar tudo que eu escrevi aqui... rsrsrs

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77
boa cara! ja li o artigo quando vc me recomendou...até eu q sou ignorante nisso entendi alguma coisa!

Calime
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Queria que o Carlos Adolphs ainda frequentasse o fórum pra dar uns pitacos.

Esse kra faz muita falta aqui.

fconde77
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
é legal dar uma passeada por todo o blog, tem muita coisa sobre produção musical, video aulas, apostilas, download de revistas e muito mais.

Calime
Pois é, o Carlos além de sacar muito era paciente com as milhares de perguntas que chegavam... até mesmo as mais esdruxulas e muito participativo nos tópicos.

Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Excelente tópico!!! O triste é cobrar isso nos palcos da vida por onde passamos. Já toquei em cada lugar de gelar a espinha!!! Terra pra muita gente ainda é só poeira!

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Bereta

Obrigado Bereta.
Imagino como deve ser, pq cobrar pela apresentação já é complicado, infra-estrutura então nem se fala.
A intenção do tópico foi concentrar as principais dúvidas que vejo sobre ligação do Ampli e mostrar a importância do aterramento acabar com aquela ideia que é só enfiar uma barra metálica no quintal que o aterramento esta feito.

Marthin87
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77
Tema de extrema importância. Já favoritei pra consultas. Valeu!

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Bereta
Vlw, mas isso é só pra exemplificar o que é aterramento e que não adianta seguir a maioria das formulas mágicas que encontramos por ai... eu mesmo procuro uma solução para aterramento, mas por morar em prédio é complicado.
Vejo muita gente palpitando em fazer o aterramento na estrutura("descascar" a viga até expor as ferragens e colocar o aterramento ali) e sempre rebato sobre o risco da descida do para-raio que normalmente é bem próximo das fundações, assunto que foi comentado no artigo, e também de um possível dano estrutural... Afinal nesse "terra" sempre terá uma pequena voltagem e assim ira estimular uma oxidação acelerada do aço pela perda de elétrons.

Não posso dizer com certeza se isso pode realmente causar um dano estrutural, e ,se causar, em quanto tempo irá acontecer, são muitas variáveis e são necessários estudos mais profundos para ter dados estatísticos para afirmar e calcular e uma curva desse cenário, mas tem um artigo da UFRGS que fala sobre: Corrosão, ensaios eletroquímicos, patologia das construções pode dar uma ideia maior sobre o que estou falando.

Por esse motivo se usam barras de cobre onde a corrosão ocorre em taxas muito reduzidas diferente do aço usado na estrutura.

Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Putz...que aula =)

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Bereta

Resta saber se essa "aula", como vc diz, foi boa ou chata?!?!? rs

O lance do tópico é mostrar o que é o aterramento, sua importância e como deve ser feito com um alerta sobre algumas soluções que são sugeridas por ai.
Claro, p comentário anterior seria um UP disfarçado, mas acabou virando um apêndice do texto inicialmente publicado. rs

Ramsay
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Excelente tópico, parabéns!!
Uma coisa que eu uso e recomendo é, quando se morar em prédio, pegar emprestado o terra de uma operadora de tv a cabo.
O terra é confiável, e elimina o humm que a rede elétrica causa, principalmente, em amps valvulados que são dispositivos de alta impedância e, portanto, mais suscetíveis a ruídos provenientes da rede elétrica.

hellgod
Veterano
# jan/13 · Editado por: hellgod
· votar


fconde77
Ótimo tópico! gostei muito!
eu confundia neutro e terra hehe, obrigado pela aula!! :P

fconde77
Veterano
# jan/13 · Editado por: fconde77
· votar


Ramsay

É uma boa, pena que minha TV a Cabo e de antena e não vem com esse terra.

hellgod

Tem uma frase que uso pra gravar a posição da ligação na tomada e serviu pra não confundir mais o neutro com o terra.
Afinal existe o padrão ABNT para ligação como pode ver na imagem abaixo:

Tomada

Não Fode o Técnico

Rs

hellgod
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Tem uma frase que uso pra gravar a posição da ligação na tomada e serviu pra não confundir mais o neutro com o terra.
Afinal existe o padrão ABNT para ligação como pode ver na imagem abaixo:

Tomada


Não Fode o Técnico

Rs

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
legal legal heuaheuaheauea

Bereta
Veterano
# jan/13
· votar


fconde77

Resta saber se essa "aula" como vc diz foi uma aula boa ou chata?!?!?

Pora! Boa demais!!! =) Ótimas informações pra qualquer um!

rock_simpsom
Veterano
# fev/13
· votar


Tem uns videos interessantes aqui sobre aterramento e interferrencia.

EMI Electro Magnetic Interference

Gorund Loop


Esse aqui é bem interessante tb.

Shielding

abs

rafaelluiz
Membro
# fev/13
· votar


Não enriquece muito o tópico, mas:
- Meu Meteoro Atomic Drive 20 (dos antigos) tinha um ruído insuportável, quase não se escutava a execução da guitarra.
- Abri ele e descobri que o circuito estava aterrado na carcaça, mas ela não estava aterrada em nada. Prendi um fio 4,5mm na carcaça e enterrei a outra ponta: RESOLVIDO.
Posteriormente, fiz a ligação terra na casa, troquei a tomada, o cabo e a flecha dele por peças de três vias e deixei tudo arrumadinho, perfeito.
O que não entendo é como vendem um equipamento assim, já que era impossível usá-lo com drive, tanto o próprio quanto de pedais.

Crossqb
Veterano
# fev/13
· votar


Vishhh.....o cara postou o TCC dele aqui no forum hiuahiuahaiua!!!!
Tópico espetacular cara!!!!!!!! não li tudo pq não me interessava agora, mas tirou algumas dúvida e vou deixar marcado aqui para futuras consultas.

Valeu mesmo!!!

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


Crossqb

Obrigado, mas me tira uma dúvida... o que é TCC? rs

rafael_cpu
Veterano
# fev/13
· votar


fconde77

Excelente contribuição, amigo.
Certamente será útil para muita gente.

Gostei da aula. Parabéns!

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso (aquele trabalho científico exigido em alguns bacharelados e licenciaturas ao final do curso).

T+

fconde77
Veterano
# fev/13
· votar


Crossqb
rafael_cpu

O pior que 100% da postagem foi de uma matéria publicada em outro blog, eu só coloquei a postagem aqui para centralizar as informações, visto que é um assunto muito debatido

RaR
Veterano
# mar/14
· votar


Que tópico legal ! Estava atrás de informações sobre o terra e achei aqui. Só uma dúvida. Tentei procurar na busca mas não achei. Como faço para saber se a TV a cabo tem terra, e como ligar o ampli nele ?

fconde77
Veterano
# mar/14 · Editado por: fconde77
· votar


RaR

Algumas operadoras de TV a cabo usam um cabo RG6 com um fio terra, e parecido com um cabo paralelo com um lado menor, como esse da imagem abaixo.

http://image.made-in-china.com/43f34j00teJEFSlhkybV/Coaxial-Cable-RG6- TV-Cable-Wit.jpg

Mas operadoras que usam antena (Sky, Claro e OI etc) não usam pq não tem onde aterrar essa ponta extra.
______________________________________________________
Curiosidade e informação técnica

Recentemente fiz uma reforma no meu apartamento e por ser um prédio antigo(Década de 50) tinha pouca tomadas e até então nenhum aterramento.

Fui pesquisar a instalação do prédio, e alguns detalhes me chamaram atenção, então fui conversar com alguns profissionais da área e descobri que prédios antigos onde os conduítes e caixinhas de tomada são eram o ponto onde cada apartamento poderia pegar o seu terra... Ou seja ao, invés de passarem mais um fio só para o terra eles usavam essa tubulação como o terra(Redução de custos não é novidade). Só me restava só restava medir esse terra, então fiz a medição com o multímetro e lampada

http://2.bp.blogspot.com/-Mun80KRgcRg/UC0jvRUqE7I/AAAAAAAACxs/WT3mJPL1 bK0/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+8.jpg

O resultado foi de 89v, como não é o melhor terra do mundo coloquei apenas para meu escritório onde uso o computador e ligo meus equipamentos que usam o terra e são mais sensíveis, no caso meu amplificador.

RaR
Veterano
# mar/14
· votar


Opa, obrigado pela resposta, e parabéns pelo tópico, muito esclarecedor. Abraco!

Acetilcisteína
Membro Novato
# mar/14
· votar


Gente, pergunta noob, acabei de receber meu primeiro amplificador valvulado, um VOX AC15C1, as tomadas aqui de casa não tem aterramento, e estou procurando providenciar um, mas gostaria de saber se há um risco iminente e realmente evidente caso eu ligue ele na tomada sem aterramento (daquelas que tem o buraco do terceiro pino mas não sai fio nenhum dali!)

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Acetilcisteína

Os principais problemas são:
Ruídos tipo "Hum" - Semelhante ao ronco de 60Hz, porém mais forte e grave.
Choques - Quando colocamos a mão sobre as cordas, ponte ou outra parte metálica da guitarra e o ruído diminui pq nós estamos fazendo o papel do aterramento, ou seja se tiver uma descarga o choque e seu!!!

Acetilcisteína
Membro Novato
# abr/14
· votar


Entendi, mas tem risco real de estragar o equipamento? É que eu queria só dar uma testada nele mesmo, acabou de chegar e to na expectativa. Quanto aos módulos isoláveis, vc acha que é uma solução honesta? (contando que posso ir pra casa dos meus amigos e leva-lo sem medo de plugar o amp numa tomada pelada la)
toco somente pelo lazer, quando da marco com os amigos de tocarmos algumas musicas, mas nada que eu necessite de um super qualdiade, vc acha que compensa o modulo?

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Acetilcisteína
Risco de queimar pela falta de terra não, amplificadores valvulados são muito resistentes, e essa série de cuidados que muitos tem e mais pelo valor do equipamento do que pela fragilidade dele...
Quando aos módulos isoladores isso é jogar $ fora... leia o tópico e os links que vc vai ver a opinião de várias pessoas sobre isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aterramento - Entendendo um pouco sobre o assunto