【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/19 · Editado por: Ismah
· votar


WiliamKarlos
O alto falante Subwoofer reproduz 20Hz, eu coloco no youtube um sinal qualquer 20Hz e ele reproduz normalmente.

Sim, ele deve reproduzir 0,2 Hz também, mas não quer dizer que ele esteja seguro, ou que seja eficiente... Não se efetua o corte aleatória mente. A Fc é dada por um cálculo a partir da Fb da caixa e do QTC do AF... Está no papper que postei por último, chamado "Cálculo de Caixas" nesse post

Não sei o que significa estrutura do RiR.

Significa todo o equipamento de PA, usado para sonorizar o Rock in Rio.

Não sei o que é deixar uma decada para via de graves, rsrs

Década ou decade (em inglês), significa x10 (vezes dez). Uma década, contando a partir de 20, seria 20 a 200 Hz.

que na verdade são full ranges tocam toda a frequência, como o nome já diz, full ranges.
Não exatamente, eles são feitos pra ter uma resposta ampla, mas não tem uma resposta perfeita.

Como os full ranges estão distorcendo muito os graves no volume alto, pode até danificar, eu quis fazer um corte neles de 300Hz para cima, isso teoricamente já tiraria a maioria dos graves que está fazendo ele distorcer

Já disse antes e acima... Isso é calculado e não chutado...

__________________________________________________

Por mera curiosidade, tu me mandou dois links interessantes por sinal... Se tinha a conta, por que não se deu o trabalho de calcular a Fc?

Está bem claro lá que a Fc é dada por

Fc = 1/(2πRC)

2π = constante
R = impedância nominal do AF (nesse caso)
C = capacitor (nossa variável)

Tu pode não estar notando um corte, porque talvez o próprio sistema não consiga reproduzir isso. Quero dizer, o cone se move com qualquer frequência, mas reproduzir a nível audível é outro papo...
Faça as contas mocinho...

WiliamKarlos
Membro Novato
# jun/19
· votar


Meu Deus homem, quem disse que eu não calculei as coisas, eu expliquei tudo ai inclusive coloquei os valores dos capacitores que usei e as impedâncias dos alto falantes...E ainda falei que o corte que fiz foi de 6db por oitava e você acha que eu não calculei as coisas...Em momento nenhum eu disse que eu escolhi um corte aleatório e ainda expliquei porque eu escolhi tal corte O.o

WiliamKarlos
Membro Novato
# jun/19
· votar


Como os full ranges estão distorcendo muito os graves no volume alto, pode até danificar, eu quis fazer um corte neles de 300Hz para cima, isso TEORICAMENTE já tiraria a maioria dos graves que está fazendo ele distorcer

Não tem nada chutado ai 300Hz já não tem a maioria dos graves forte, CIENTIFICAMENTE falando.

WiliamKarlos
Membro Novato
# jun/19
· votar


Tu pode não estar notando um corte, porque talvez o próprio sistema não consiga reproduzir isso. Quero dizer, o cone se move com qualquer frequência, mas reproduzir a nível audível é outro papo...
Faça as contas mocinho...


Irmão os falantes reproduzem os graves, o corte que eu estou fazendo é para TIRAR os graves.

WiliamKarlos
Membro Novato
# jun/19
· votar


Sim, ele deve reproduzir 0,2 Hz também, mas não quer dizer que ele esteja seguro, ou que seja eficiente... Não se efetua o corte aleatória mente. A Fc é dada por um cálculo a partir da Fb da caixa e do QTC do AF... Está no papper que postei por último, chamado "Cálculo de Caixas" nesse post[i][/i]

Eu já sei, empiricamente, qual é o corte que eu quero, por isso vou dispensar esse calculo que envlve o Fb o QTC e o AF.

Ismah
Veterano
# jun/19
· votar


Então boa sorte, pois não trabalho empiricamente.

WiliamKarlos
Membro Novato
# jun/19
· votar


Ok então, obrigado pelas ajudas!

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/19
· votar


alto falante de amplificadores podem ser amaciados com onda senoidal?
ou não tem necessidade!
eu sempre leio os pessoal falando em amaciamento de alto falantes, mas nunca vi falarem sobre os de amplificadores!

Ismah
Veterano
# jun/19 · Editado por: Ismah
· votar


Alto-falantes são divididos entre parte elétrica e mecânica.
A parte elétrica é constante (variações desprezíveis até a longo prazo), mas a parte mecânica não...

Se deixar um AF exposto a umidade ou ao sol, em pouco tempo as propriedades mecânicas são alteradas... É imprevisível isso tudo, mas dali nascem os AF's de kevlar e semelhantes, para uso marítimo...

Devido a essa questão mecânica, é que se precisa amaciar AF's.
Não existe amaciar amplificadores, pois são puramente circuitos eletrônicos.
No entanto um equipamento parado muito tempo, tende a oxidar em diversos pontos, como conexões e potenciômetros... Então é usual que se deixe ele um tempo longo ligado - analógicos principalmente - para que a corrente circule, e destrua essa fina camada de óxido nesses pontos, para então voltar a usar.

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# nov/19
· votar


Tenho uma Dúvida no que diz respeito a conexões entre cabeçote e caixa.
Possuo um Cabeçote Ampeg de 30W( separado de um Cubo e transformado em Head) com saída de 8 ohms. Penso em comprar futuramente um Hartke HA2500, que possui duas saídas de 8 ohms. Porém, no momento, preciso de uma caixa acústica de qualidade, pois a do meu Ampeg está estourada. Passando de certo altura, o falante parece que está furado, a caixa vibra toda. Penso em pegar um Rox Stage 2x10, mas no site diz para escolher um Jackplate de 4 ohms ou 8 ohms. Minha dúvida é: em algumas dessas escolhas, conseguiria tocar com os dois head's( não simultaneamente) sem problemas? Enquanro não compro o Hartke, eu usaria meu ampeg.

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


Não consigo compreender qual sua dúvida claramente.

Pra chegar em 4 Ohms, com 2 AF's, pela matemática, terá que usar dois AF's de 8 em paralelo. Para chegar em 8 Ohms, dá para ter dois de 16 Ohms, ligados em paralelo, ou dois de 4 em série - o menos provável.

Se a saída dos amps espera no mínimo 8 Ohms, a caixa de 8 vai funcionar de acordo com eles. Quanto as duas saídas do HA2500, pelo que lembro, elas são para usar bi-amplificação, respectivamente pra via de "altas" e pro sub, do full stack. Existe uma chave para que se use "mono-amplificação".

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


Olá! Será que eu posso instalar um Celestion vintage 30 12" de 60w num vox ad50vt de 50w?

Ismah
Veterano
# dez/19
· votar


Por que não?

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


Eu acho que não tem problema mas não sou técnico em eletrônica, nunca estudei nada do gênero. Penso que não pode instalar falante de potência menor, mas... Pode não ser tão óbvio.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/19
· votar


Silspiders
Em termos de watts, tá beleza. Só atente para a impedância. Eu mesmo uso um Celestion Vintage 30 desses aí com um amp de 50 watts (no caso, um Vox MV50).

Agora... em retrospecto, eu pegaria um Greenback. Aos meus ouvidos soa melhor que o V30 com amps da Vox. Ou o Alnico Blue, que é a opção mais tradicional pros amps estilo AC da Vox.

Ismah
Veterano
# dez/19
· votar


Silspiders

A forma de se medir potência em AF's e amps é diferente. Pode aplicar sem medo até o dobro da potência nominal de um AF...

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


Ismah
Obrigado, caro!

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


BrotherCrow

Será que custam o mesmo? É porque eu ouvi um colega de fórum comparando o Vintage 30 com outro que não me lembro no modelo e me agradou bastante o v30, manja? Será que encontro algo parecido comparando esses aí?

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


ismah
Mas é claro que a potência enviada ao falante será de 50w, né? Ou se colocar um mais potente o sim vai ser mais alto?

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


Nossa, dá até para considerar esse Greenback, mas o alnico blue está no preço de um amplificador bom! Rs

Ismah
Veterano
# dez/19
· votar


Silspiders
Mas é claro que a potência enviada ao falante será de 50w, né?

Não, mesmo que utilize o amp perto do volume máximo. A questão é que há ligeira discrepância, com base na forma como um amp é medido (com senoidal), e da forma como um AF é medido (com pink noise).

Ou se colocar um mais potente o sim vai ser mais alto?

Aguentar mais potência, significa ter maior resistência mecânica, que por sua vez implica em "ser mais duro", produzindo menos movimento, para a mesma potência aplicada. Não é via de regra, mas é provável que aconteça isso.

Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


Ismah

Valeu, eu entendi.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/19
· votar


Silspiders
Será que custam o mesmo? É porque eu ouvi um colega de fórum comparando o Vintage 30 com outro que não me lembro no modelo e me agradou bastante o v30, manja? Será que encontro algo parecido comparando esses aí?
Cara, o V30 é o falante mais "manjado" (no bom sentido) do rock. Ele te dá o som que você ouviu em um milhão de discos, e é versátil, cai bem com a maioria dos amps. Pra mim, o V30 está para os falantes como o SM57 está para os microfones: não é o melhor, mas é tiro certo se você não tem certeza de qual será a aplicação.

Por isso optei por ele: uso a mesma caixa para dois Vox, um Orange, um Marshall e um Fender, e fica bom com todos. Mas se fosse pra usar só no Vox, eu teria comprado Greenback.

O Blue é meio caro mesmo. Se não me engano é o falante que era usado nos AC30 originais.

Sobre comparações do som, vários VSTs pra guitarra tem simulação desses falantes. As simulações não são perfeitas mas dão uma boa ideia do que esperar de cada um.

Ou veja esse video do nosso colega de forum Del Rei:


Silspiders
Membro Novato
# dez/19
· votar


BrotherCrow

Esse vídeo aí que eu vi, mesmo. Então no meu Vox o Greenback fica melhor... Eu achei ele que ele puxa bem os médios e principalmente agudos. Já o V30 valoriza mais os médios e isso me agrada bastante.

Pior que eu gosto do timbre do meu, mas só sei que o falante é celestion, não sei qual modelo ainda.

Ismah
Veterano
# dez/19
· votar


Jogar um pouco de incerteza... A MultComercial tem vendido uns AF's Weber a um preço bem camarada. Não passei lá, mas lembrei desse fato.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Gostaria de comentar sobre um combo que estou pensando em fazer: ganhei um Orange crush mini (saída de 3w) que pode ser usado como pré-amplificador, ligado a um gabinete 8ohm. Então penso em usá-lo desse jeito em algumas ocasiões, ligando em uma caixa que vou comprar, Orange também, de 20w.

Qual será a potência final do som que vou obter? Vai ficar alto como um combo de 20w?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Silspiders
A potência do conjunto sempre é a potência do amplificador, ele não consegue gerar mais potência do que o limite dele. Se teu amp é de 3w, pode ligar em uma 1x12 ou em duas 4x12 que vai ser 3w do mesmo jeito. Porém, a quantidade de falantes vai alterar o nível de ruído gerado (volume do som) e o mais importante, o timbre e a maneira como o som se espalha pelo ambiente.

Não vai ficar alto como um combo de 20w porque teu amp é de 3w. Uma conta de papel de pão que dá pra fazer e ter uma aproximação é assim: pega a sensibilidade do falante (exemplo, 100dB/w). Quer dizer que vc taca 1w nesse falante e ele dá 100dB a um metro de distância (onda de 1k senoidal). Pra cada vez que vc dobra a potência, aumenta 3dB. Então a 2w esse mesmo falante dá 103dB, a 4w dá 106dB, e por aí vai.
Agora lembre-se de que quando vc usa vários falantes, a potência se divide entre eles, e a potência que vai chegar a cada um depende da ligação (série ou paralelo), daí cada um vai dar uma quantidade de dBs, que depois vão se somar ( não é uma soma simples tipo dois falante dando 100dB dá 200dB). Eu não sei como fazer essa conta, mas a aproximação que o povo faz por aí é que vc dobra a quantidade de falantes (idênticos) e dobra a área de superfície mexendo, daí aumenta 3dB também.

Pra vc ter uma noão de quanto é a diferença de 3dB, faça o teste: pega teu ampzinho e põe em cima da mesa, deixe o falante na altura do teu ouvido. Toque a um metro de distância. Quando vc dobrar a distância (2m), o volume "cai" em 3dB.

É só pra vc ter uma referência, isso são aproximações e na prática nem sempre dá o resultado esperado.

Resumo: Ligar no gabinete maior vai dar mais som, vai mudar o timbre, e (provavelmente) vai ficar mais alto, mas a potência continua a mesma. A maneira como o novo gabinete distribui o som pode fazer com que ele chegue com mais eficiência a uma distância maior, aproveitando melhor a mesma potência.

Silspiders
Membro Novato
# jan/20
· votar


Valeu, caro! Não consegui nem expressar bem, claro que a potência não muda. Só queria saber se pelo menos uma qualidade melhor de com eu ia conseguir.

Obrigado!

Ismah
Veterano
# jan/20
· votar


Continuará sendo um amp de 3 W, só que num AF de 12".
Tende a ganhar um pouco de headroom, pela melhor projeção de graves, que pede uma atenuação no amp. Sonoramente, sempre ficou a impressão de que se perderam médios (mid-scoop), mesmo atenuando o grave.

Maledito GuitarHero
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: Maledito GuitarHero
· votar


Boa tarde pessoal!

Meu auto-falante deu resto. Gostaria de saber se um Celestion Seventy 80 Ficaria bom em um Gianinni G65 de 65Watts. Se acharem que outro mais barato ou mais próximo da potencia me atenda, estou aberto a ideias, só a grana que curta mesmo. Agradeço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas