【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# 20/jun/19 01:13 · Editado por: Ismah
· votar

WiliamKarlos
O alto falante Subwoofer reproduz 20Hz, eu coloco no youtube um sinal qualquer 20Hz e ele reproduz normalmente.

Sim, ele deve reproduzir 0,2 Hz também, mas não quer dizer que ele esteja seguro, ou que seja eficiente... Não se efetua o corte aleatória mente. A Fc é dada por um cálculo a partir da Fb da caixa e do QTC do AF... Está no papper que postei por último, chamado "Cálculo de Caixas" nesse post

Não sei o que significa estrutura do RiR.

Significa todo o equipamento de PA, usado para sonorizar o Rock in Rio.

Não sei o que é deixar uma decada para via de graves, rsrs

Década ou decade (em inglês), significa x10 (vezes dez). Uma década, contando a partir de 20, seria 20 a 200 Hz.

que na verdade são full ranges tocam toda a frequência, como o nome já diz, full ranges.
Não exatamente, eles são feitos pra ter uma resposta ampla, mas não tem uma resposta perfeita.

Como os full ranges estão distorcendo muito os graves no volume alto, pode até danificar, eu quis fazer um corte neles de 300Hz para cima, isso teoricamente já tiraria a maioria dos graves que está fazendo ele distorcer

Já disse antes e acima... Isso é calculado e não chutado...

Por mera curiosidade, tu me mandou dois links interessantes por sinal... Se tinha a conta, por que não se deu o trabalho de calcular a Fc?

Está bem claro lá que a Fc é dada por

Fc = 1/(2πRC)

2π = constante
R = impedância nominal do AF (nesse caso)
C = capacitor (nossa variável)

Tu pode não estar notando um corte, porque talvez o próprio sistema não consiga reproduzir isso. Quero dizer, o cone se move com qualquer frequência, mas reproduzir a nível audível é outro papo...
Faça as contas mocinho...

WiliamKarlos
Membro Novato
# 20/jun/19 11:55
· votar

Meu Deus homem, quem disse que eu não calculei as coisas, eu expliquei tudo ai inclusive coloquei os valores dos capacitores que usei e as impedâncias dos alto falantes...E ainda falei que o corte que fiz foi de 6db por oitava e você acha que eu não calculei as coisas...Em momento nenhum eu disse que eu escolhi um corte aleatório e ainda expliquei porque eu escolhi tal corte O.o

WiliamKarlos
Membro Novato
# 20/jun/19 11:57
· votar

Como os full ranges estão distorcendo muito os graves no volume alto, pode até danificar, eu quis fazer um corte neles de 300Hz para cima, isso TEORICAMENTE já tiraria a maioria dos graves que está fazendo ele distorcer

Não tem nada chutado ai 300Hz já não tem a maioria dos graves forte, CIENTIFICAMENTE falando.

WiliamKarlos
Membro Novato
# 20/jun/19 11:59
· votar

Tu pode não estar notando um corte, porque talvez o próprio sistema não consiga reproduzir isso. Quero dizer, o cone se move com qualquer frequência, mas reproduzir a nível audível é outro papo...
Faça as contas mocinho...

Irmão os falantes reproduzem os graves, o corte que eu estou fazendo é para TIRAR os graves.

WiliamKarlos
Membro Novato
# 20/jun/19 12:01
· votar

Sim, ele deve reproduzir 0,2 Hz também, mas não quer dizer que ele esteja seguro, ou que seja eficiente... Não se efetua o corte aleatória mente. A Fc é dada por um cálculo a partir da Fb da caixa e do QTC do AF... Está no papper que postei por último, chamado "Cálculo de Caixas" nesse post[i][/i]

Eu já sei, empiricamente, qual é o corte que eu quero, por isso vou dispensar esse calculo que envlve o Fb o QTC e o AF.

Ismah
Veterano
# 21/jun/19 01:25
· votar

Então boa sorte, pois não trabalho empiricamente.

WiliamKarlos
Membro Novato
# 21/jun/19 13:20
· votar

Ok então, obrigado pelas ajudas!

felipe bento pereira
Membro Novato
# 24/jun/19 15:56
· votar

alto falante de amplificadores podem ser amaciados com onda senoidal?
ou não tem necessidade!
eu sempre leio os pessoal falando em amaciamento de alto falantes, mas nunca vi falarem sobre os de amplificadores!

Ismah
Veterano
# 24/jun/19 19:55 · Editado por: Ismah
· votar

Alto-falantes são divididos entre parte elétrica e mecânica.
A parte elétrica é constante (variações desprezíveis até a longo prazo), mas a parte mecânica não...

Se deixar um AF exposto a umidade ou ao sol, em pouco tempo as propriedades mecânicas são alteradas... É imprevisível isso tudo, mas dali nascem os AF's de kevlar e semelhantes, para uso marítimo...

Devido a essa questão mecânica, é que se precisa amaciar AF's.
Não existe amaciar amplificadores, pois são puramente circuitos eletrônicos.
No entanto um equipamento parado muito tempo, tende a oxidar em diversos pontos, como conexões e potenciômetros... Então é usual que se deixe ele um tempo longo ligado - analógicos principalmente - para que a corrente circule, e destrua essa fina camada de óxido nesses pontos, para então voltar a usar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas