【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas

Autor Mensagem
opinduquinha
Veterano
# 25/abr/19 10:15
· votar


Sonorização para igrejas não é aconselhável utilizar única fonte sonora (frontais) potentes. Inclusive já estive nessas igrejas novas que possuem bateria e utilizam Line Array, é uma M... tive que sair em 15 minutos de missa pois o som era insuportavelmente Alto, chegava a doer os ouvidos.

O mais sensato são várias caixas laterais de baixa potência, assim o som fica "ambiente".

Ismah
Veterano
# 26/abr/19 05:23
· votar


Isso é o que tu pensa... Um problema nada tem com o outro...
O conceito de line array ainda é o melhor* para aplicações internas, já que a maior diretividade facilita. Ao ar livre, o agravante sempre é onde está o povo, talvez pelo custo envolvido, mas o melhor resultado que já tive foi com point source...

Espalhando caixas sem processamento, é cagar no pé da cruz... Muita reverberação - e em igrejas, isso já é problema! - e consequente perda de inteligibilidade...

* Na real se pensa logo stereo, o melhor é um sistema MONO, ao centro do ambiente, que pode ficar o mais equidistante possível de todos... Não importa muito se é em line ou point source, mas depende das caixas de delay, etc...

WiliamKarlos
Membro Novato
# ontem às 01:28
· votar


Galera bom dia, me deem uma ajuda por gentileza. Eu tenho uma caixa 2.1 que comprei faz um tempinho. Ela tem 2 alto falantes de 3 polegadas, e 1 de 4 polegadas (2*5W+20W). O tamanho dela é aproximadamente 13 de largura, 30 de profundidade, e 30 de altura. O subwoofer fica em baixo, e os falantes normais na frente. E tem um duto atrás.

O módulo MP3 dela queimou e eu resolvi fazer logo um upzinho. Comprei 6 alto falantes de 2 polegadas 5W e vou substituir o sub dela por 1 de 5 polegadas 30W. O amplificador vou colocar o TPA3110D2 Digital 2.1 60W. Vou fazer as ligações de modo que cada falante fique com mais ou menos 5W, e o sub vai ficar com 30W.

Como vai faltar espaço vou mandar fazer uma caixa nova. Pesquisando um pouco resolvi dobrar as medidas da caixa antiga e fazer uma mini torre, ficando 13 de largura, 30 de profundidade, e 60 de altura, e adicionaria mais 1 duto igual ao antigo. Todos os 8 falantes normais vão ficar na frente e o subwoofer na parte de baixo. Será que fica bom? Minha principal preocupação é relação a litragem(não sei calcular a necessária), não quero exagerar e queimar os alto falantes. Os alto falantes são genéricos. Desculpem a textão e desde já obrigado!

WiliamKarlos
Membro Novato
# ontem às 09:20
· votar


Salve galera! Desenhei a caixa para ter mais ou menos uma noção de como vai ficar. Acabei diminuindo a profundidade e aumentando a altura para ficar melhor. Ficou com 13,5 de largura, 18 de profundidade e 79 de altura. E ficou assim como está na imagem abaixo: Desenho da caixa

acabaramosnicks
Membro Novato
# ontem às 10:59
· votar


Bom dia.

Cara, abandone o termo "litragem" pois está errado, isso é neologismo dos brabos. É a mesma coisa que falar voltagem e amperagem, o pedreiro fala e entende, mas isso não quer dizer que está certo, o certo seria tensão e corrente, respectivamente. O correto pra "litragem" é volume interno, já que Litro é unidade de medida de volume, e o que vc quer calcular é o volume do ar que vai ressoar dentro da caixa.

Dito isso, o que queima o falante não é o volume interno da caixa, é a potência aplicada ao falante. Sabendo disso, se o falante é de 5w, vc não pode mandar mais que 5w nele pq vai queimar. O ideal é que o falante seja sempre de uma potência maior do que aquela que será aplicada. Por exemplo, potência (amplificador) de 50w, o falante tem que ser maior que 50w, de preferência o dobro, mas pode botar uns 20% a mais que não é pra dar pau, a menos que vc vá utilizá-lo próximo do limite o tempo todo, daí é melhor deixar o dobro da potência mesmo.

O volume interno afeta principalmente as frequências de ressonância da caixa e a excursão do falante. Se vc deixar um volume muito grande, a resistência do ar vai ser pequena o suficiente pro falante "andar" muito, e isso pode estragar o conjunto. Isso na teoria. Na prática, o que vemos é que, já que tua caixa não é selada (tem um duto), isso acaba alterando tudo na resposta de frequência.

Eu, no teu lugar, separaria (internamente) a caixa entre uma para os falantes menores, que vc não precisa se preocupar tanto assim com o volume interno, e uma para o sub, onde o volume interno é mais crítico e vc calcula tudo certinho.

Não tem erro, volume é altura*comprimento*largura. Se a caixa é 30x30x30 cm, transforme o cm em dm, dividindo por dez, depois multiplica tudo e o resultado fica em litros (porque L = dm³)

30cm x 30cm x 30cm
3dm x 3dm x 3dm = 27L

Pega no datasheet (ficha técnica) do sub que vc tá usando e lá vai estar especificado a "litragem" que o falante está esperando, faça a caixa com alto próximo e já era.

Quanto ao duto, daí eu já não manjo nada. O cara que domina esses assuntos é o [b]Ismah]/b], logo ele responde aí.

WiliamKarlos
Membro Novato
# ontem às 11:45
· votar


[b]acabaramosnicks[/b Bom dia mano! Me perdoe usar o termo errado "litragem" foi desatenção mesmo.
As coisa que você explicou a maioria ai eu já sei, e eu expliquei no meu post qual a potencia do meu amplificador, qual a potencia dos falantes e que eu ligaria eles de forma que não excedessem a potencia suportada. Mas mesmo assim agradeço a paciência de explicar tudo detalhadamente o que vai ajudar outras pessoas que vierem aqui com duvidas.

O alto falante de Sub é um genérico, 5 polegadas, 30W. não tenho mais nenhuma informação a respeito dele.
A caixa está dando um volume de 20 litros aproximadamente, estou pensando em dividir internamente na metade deixando 10 litros para o sub, e 10 para os outros falantes.
O duto por enquanto eu vou apenas adicionar mais um, o dobro do que tinha antes, já que o volume da caixa e a potencia também foram dobrados.

Ismah
Veterano
# há 12 horas
· votar


WiliamKarlos
Pesquisando um pouco resolvi dobrar as medidas da caixa antiga e fazer uma mini torre, ficando 13 de largura, 30 de profundidade, e 60 de altura, e adicionaria mais 1 duto igual ao antigo.

Cagou no pau... Não é assim que se faz uma caixa de som...
Dá para CHUTAR um valor baseado na caixa antiga, mas o certo é dar 5 passos para trás e começar do zero, medindo o AF...

Será que fica bom?

Novamente, precisaria medir tudo, mas com uma certa experiência vai fazer barulho, se vai ficar aceitável é loteria... Bom, é ganhar duas vezes seguidas na loteria.

WiliamKarlos
Membro Novato
# há 6 horas
· votar


Ismah, caguei mano? kkkk tentei usar algum tipo de lógica pelo menos.

Essas medições do alto falante da para fazer sem ter equipamentos específicos? Quais seriam as medições?

Em um vídeo no Youtube um carinha passou uma formula interessante rsrsr. Ex: Se o alto falante tem 6 polegadas, passando para centímetro fica 15,24 cm, ai ele soma a essa medida mais 5 sempre. Ficando 20,24, e esse seria o comprimento dos lados da caixa se ela fosse feita quadrada: 20,24x20,24x20,24 = 8,3 litros. Ai depois ele pega os 20,24 multiplica por 2 e divide por 4 = 10 centímetros, que seria o comprimento do duto e ai depois ele ainda faz outra calculo e pega o diâmetro do duto kkk.

Não deve esta muito certo ksksksk, mas achei interessante, bem que podia existir uma formula matemática genérica para simplificar os cálculos de caixa de som em pequenos projetos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】Caixas acústicas e alto-falantes - Para tentar tirar todas as duvidas