Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Assim como eu não disse que um SS é igual a um valvulado. Disse que cada um tem suas especialidades. Por exemplo, pra tocar jazz-bossa eu gosto mais de um SS que tenha um clean bom, para cortar bem as frequencias medias e agudas e obter o som que eu gosto- sem brilho, ideal para tocar jazz bossa com acordes complexos. Esse é o estilo que eu toco mais.

Depois para blues, acho que não tem nada que supere uma teleca ou strato com um valvulado Fender, por exemplo.

Para metal, eu acho que como você vai usar distorções tão pesadas que todos aqueles nuances e belezas do valvulado vão ser insignificantes, o legal é um ampli que você possa socar um monte de pedais e racks sem ficar abelhudo.

Por isso que cada dia mais musicos PROFISSIONAIS e de RENOME estão adotando simuladores de amplis como o amp Line 6 Spider

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Mas como eu não tenho grana nem pra pegar um Bandit, fico nos SS e simuladores que se dão muito bem em gravações!

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

Todos aqui acima só tem SS? Tirando o nichendrix
Eu tenho valvulados. 4 deles.

qualidade na gravação

Opa, você está convidado a entrar no tópico abaixo e identificar os trechos gravados com um valvuado - já que a qualidade NA GRAVAÇÃO lhe é tao evidentemente melhor...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245368/

(Como dito, eu gosto de valvulados, tanto que tenho os meus e não largo, mas no tópico em questão, foi quase um consenso que na gravação, no meio da mix, fica impossível de se notar a diferença. Como você está dizendo que valvulado é obviamente melhor no drive e em gravações... acho que você não terá problemas em identificar o valvulado!)

O jcm 900 é um exemplo

...de amp que clipa usando diodos. Coisa que qualquer Tube Screamer faz. Coisa que vários SS fazem, também. Puristas de válulas na verdade consideram que o jcm 900 é um exemplo de heresia, coisa do demo.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

Faço minhas as suas palavras.

Em matéria de amps, tocar é uma coisa, ouvir é outra, gravar é outra e ouvir gravação é outra mais distante ainda.

E eu sou um dos que acham os JCM 900 mais ou menos... hehehehe (foi mal!)

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


MMI
Bog

O jcm 900 é um exemplo

Lembram do tópico que fiz? http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/244383/

Aposto que até hoje tenho inimigos por ter citado o JCM900!

A coisa é séria galera!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É engraçado que debatemos sobre timbres e "feel" basicamente. Só que estamos num fórum de Música e o "santo graal" é justamente fazer música boa, que é decorrente de um monte de fatores MUUUUUITO além do equipo.

Então, quando o tópico sugere "Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic", nele já está implícito que não estamos discutindo a aplicação dos recursos, mas sim uma comparação que não traz, a meu ver, qualquer benefício em termos musicais.

Na verdade, não estamos falando sequer do caminho a percorrer e nem de como e por onde seguir. Apenas se é melhor usarmos motor Flex, Álcool ou Diesel...

Só uma pequena divagação! :)

FlOaD
Veterano
# nov/10
· votar


Toda Discução Polêmica não ira levarmos a lugar nenhum.

Tenho 2 SS ( sim, são 1 lixo e meio), porém não são Tops. Encomendei meu Acedo 296, quando vir, ai sim poderei comentar em questão de timbre.

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


FlOaD
Toda Discução Polêmica não ira levarmos a lugar nenhum.

Isso é verdade, mas mesmo assim é divertido

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Grimc: Isso é verdade, mas mesmo assim é divertido

O debate é divertido. O importante é participar!

Abs

FlOaD
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc

Isso é verdade, mas mesmo assim é divertido



Ahhhh, claro que éeeeeee. o//

SK8Boy
Veterano
# nov/10
· votar


Chega a ser ridiculo quando algumas pessoas dizem que Solid State não tem a mesma expressão de Valvulado. Quem disse isso nunca ouviu B.B. King ou Jim Hall, dois dos guitarristas mais expressivos que já vi e ambos usam amps Solid State.

Enfim, é uma discussão que não faz sentido, vamos comprar os dois e achar cada um bom na sua praia.



Corretíssimo!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP
Bendsup

Engraçado é que vocês falam que o Lab Series L-5 é um amp diferenciado, mas é um ampzinho bem baratinho, basicamente uma cruza de Polytone Mini-Brute e Roland JC-120 Jazz Chorus com um compressor embutido. É um aplificador bem baratinho por sinal, no ebay você encontra fácil um Lab Series de qualquer modelo por preços abaixo de 500 dólares.

O que noto é que os que defendem os SS contra os valvulados é pq nunca pegou um valvulado para regular e tocar nos shows em geral.

Eu tenho um Marshall JTM-60 e 3 Fender em casa (Blues Jr. Blues Deluxe e Blues Deville), já tive Laney VC30, Marshall JCM, outros Fender, Gianinni, e já passei 2 anos cuidando do home studio de um grande professor e amigo meu, quando ele foi pros EUA fazer a parte no exterior de um doutorado sanduiche, no estúdio dele o pior amp que eu tinha disponível era um Fender Bassman, tinha tudo alí, Mesa/Boogie, Vox, Matchless, Marshall, Hughes and Kettner, eram 12 amps lá e por 2 anos eles eram basicamente só meus.

Fora isso tinha uma importadora e sempre trazíamos equipamentos sob-encomenda e nesse período eu toquei em virtualmente qualquer amp top de linha que você imaginar, valvulado ou solid state, de Polytone a Dr.Z, Budda e Matchless.

Então longe de ser alguém inexperiente que não sabe regular um amp, eu tenho uma bagagem considerável. Ironicamente até agora eu fui o único a dizer que os dois tipos de amp tem vantagens e desvantagens que se você parar pra avaliar isso de forma contextualizada, fica muito claro onde um é melhor que o outro, já que considero as duas tecnologias ótimas, mas com aplicações diferenciadas em termos de timbre.

Jamais escolheria uma ou outra, pois acho importante ter as duas pro que eu procuro enquanto músico, mesmo que já há muito tempo só venha tocando em casa e eventualmente em gigs com amigos em algum lugar que eu achar interessante.

Pra mim toda essa coisa de valvulado é o melhor absoluto é conversa de quem nunca parou pra pegar um Solid State top de linha como os Polytone ou Lab Series e tirou um som com eles.

Se for comparar com Fender Frontman, Meteoro, Marshall MG e afins, qualquer valvuladinho de brinquedo meia boca é uma maravilha.

Todos os grandes guitarristas usam valvulados (na maioria) e são referência de sons.

Cara, se tu for procurar os grandes nomes do Jazz, Fusion, Progressivo, New Age, Bossa Nova e afins, acho você repensaria essa afirmação.

Valvulado reina absoluto no Rock and Roll, e mesmo isso de uns tempos pra cá vem mudando bastante com os simuladores (que são solid state também).

A dinâmica que um ampli valvulado proporciona é infinitamente superior!

Bullshit.

O efeito principal da válvula é comprimir o som e ter uma resposta de frequência não linear, duas coisas que matam a dinâmica real de um instrumento. Toda essa hype na dinâmica de um valvulado vem do fato de que ela não é natural, a compressão no som (seja de válvula ou de transistor), faz com que a resposta dinâmica diminua consideravelmente, ironicamente, deixa o amp mais sensível à respostas de palhetada, porque se tu palheta fraco, a compressão faz esse som parecer um tanto mais forte do que realmente é, se tu palheta muito forte, a válvula distorce mais sem aumentar muito o volume, porque o sinal é limitado pela compressão.

Em um solid state se tu toca baixo é realmente baixo, se tu toca alto é realmente algo, não há a priori essa compressão, isso faz como que esses amps tenham a preferência de quem prefere esse som mais puro e direto, onde o músico tem total controle do instrumento. De certa forma um SS faz a guitarra ter um comportamento mais semelhante a um violão em termos de dinâmica.

Outro fator é a linearidade, SS é muito linear, logo o som que tu ouve é o mais próximo que tu vai ouvir do som real do instrumento.

Então o que pesa é que o efeito válvulas (compressão+falta de linearidade+distorção), por mascarar o som, cria uma certa homogeneização dos sons, uma guitarra meia boca em um valvuladão pode soar uma maravilha, um SS vai mostrar todos os defeitos que você sonhar que ela tem e mais alguns que você nem sabia, por mascarar muito menos o som.

Em ambos os casos, é preciso ser bem experiente e bem dotado de técnica e musicalidade pra ter um controle real do som, mas diria que é muito mais difícil timbrar um SS do que um valvulado, não porque valvulado seja melhor, mas porque pra tocar com SS, não precisa só de um amp bom, a guitarra tem que ser boa, a cadeia de efeitos tem que ter qualidade e o músico tem que ser bom também, enfim, se você botar alguma merda no meio a merda vai sair no falante e nada vai disfarçar isso.

Se isso é bom ou ruim, depende da situação.

Por isso que em Jazz, Fusion, Bossa e afins na maioria dos casos, quem toca com valvulado é quem usa efeitos ou guitarras menos trabalhadas. Quem toca com guitarras mais tops de linha e sem efeitos quase sempre usa solid state, muitos nem isso, plugam em linha mesmo.

Enfim pra mim isso de dizer que SS ou Valvulado são ruins é como dirigir um esportivo antigo e achar muito duro e ruim de domar, na maioria das vezes o defeito não é do carro, é do piloto.

Já tive minha quota de valvulados, ainda tem mais 4 tube amps que quero, mas pra agora quero mesmo é pegar 3 dos SS que mais tem feito minha cabeça.

T-Rodman
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
termine, por favor seu raciocínio:
- Quais são os 3 amps SS que você mais curte?

Hoje, dia 25/11, eu tenho um Vox VT50 e um Fender Princeton 112+. O Vox é legal por emular amps, pra tocar em casa, no quarto, por causa do atenuador e só com ele - mas eu prefiro o Fender, mesmo usandode vez em quando um pré-amp valvulado e/ou o Guitar Rig nele. pra gravar, só uso o pre-amp e o GRK em linha.
pra mim, eu me dou por satisfeito com isso. Não me apeguei nas lendas de amps vintage, que custam por aqui mais de 10k.
Eu creio ainda que com R$ 2000 ainda tem muito amp valvulado ou SS legal - e é essa a faixa de preço que eu acho que um amp mediano deve ter.

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


T-Rodman
- Quais são os 3 amps SS que você mais curte?

Polytone Mini-Brute
Lab Series L-9 (ou L-5 ou L-7 também servem, já que a diferença é basicamente a potencia e configuração de falantes).
Pritchard Sword of Satory

São 3 amps maravilhosos, e quem fala mal de distorção de amp SS com certeza nunca ouviu um Lab Series ou Pritchard distorcerem.

EDIT: Já que falaram o JC-120, eu gosto dele, é um puta amp, muito confiável mesmo, mas só tem utilidade pra som limpo.

Existe todo um mercado de amps de boutique solid state, marcas como Evans, Pritchard, Acoustic Image, Henriksen, Evans, Bluetone, Polytone, e até mesmo de fábricas de gabinetes específicos pra esse tipo de amp como a Resdstone (com falantes feitos a mão que exploram melhor as capacidades deles).

Quero ver falar mal de SS depois de testar um desses. Agora comparar Ferrari com Fusquinha é fácil, quero ver é botar uma do lado de um Masserati ou Lamborghini pra ver se a briga não é acirrada.

PS: ia esquecendo de dizer que o Eric Pritchard foi o projetista da primeira linha de amps da PRS na virada dos anos 80 pros 90, a linha Harmonic Generator, pena que a crise pós-guerra do Iraque (a de 1991), tenha levado a PRS a abandonar a linha de amps.

Bog
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Na verdade, não estamos falando sequer do caminho a percorrer e nem de como e por onde seguir. Apenas se é melhor usarmos motor Flex, Álcool ou Diesel...

Vou até me auto-citar (de outro tópico):

no resultado final, você ouve harmonia, melodia e (completa falta de) técnica; e não válvulas, transistores e bits.

Vejo os equpamentos como brinquedos e ferramentas. Gosto deles para explorar novos timbres e nuances, mas tenho sempre em mente que a viagem vai muito além de saber se o carro tem direção hidráulica ou motor 1.0...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Bog

Exatamente o que eu penso também.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Bog: Vejo os equpamentos como brinquedos e ferramentas. Gosto deles para explorar novos timbres e nuances, mas tenho sempre em mente que a viagem vai muito além de saber se o carro tem direção hidráulica ou motor 1.0...

nichendrix

Quem "comanda" é o músico e sua música. Se a música for chata, não adianta o "timbre perfeito" pq ninguém vai ouvir!!!!!!

Abs

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Jinkxs
Não estou aqui defendendo que os SS são superiores aos Valvulados... muito pelo contrário.... mas defendo que existem situações onde um SS é suficiente.

Concordo cara!! Isto eu concordo.
Em nenhum momento disse ao contrário...apenas disse que no confronto direto, não tem como comparar ambos os amps.
Mas lógico que é suficiente.

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
Para metal, eu acho que como você vai usar distorções tão pesadas que todos aqueles nuances e belezas do valvulado vão ser insignificantes, o legal é um ampli que você possa socar um monte de pedais e racks sem ficar abelhudo.

Magina....mesa boogie é o ideal para isto. Som pesado e nitido para new metal e metal.
Qualquer outra coisa pra metal fica pesado, mas ao mesmo tempo embolado pacas. (minha opinião de novo)

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


Bog
O jcm 900 é um exemplo

...de amp que clipa usando diodos. Coisa que qualquer Tube Screamer faz. Coisa que vários SS fazem, também. Puristas de válulas na verdade consideram que o jcm 900 é um exemplo de heresia, coisa do demo.

Aff! Não sou purista de válvulas...mas falar que o Jcm 900 é heresia é assinar embaixo que não conhece amplificador. (Não disse que foi vc quem falou).

Isto é o radicalismo...a ignorância na minha opinião.
Eu tenho um Jcm 900 stack e já tive um jcm 800 por 6 meses (emprestado de um amigo enquanto trocava as valvulas do meu jcm)...e o som era praticamente o mesmo.

Cada amplificador tem sua particularidade. Quantas histórias vcs já viram que o artista encomenda vários amplificadores da mesma marca para gravação? Eu já vi um monte. No livro do Slash e do Ozzy tem isto.
Inclusive alguns amplificadores "modificados" (como o meu) podem soar melhor que os demais.

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


nichendrix
Cara...vc tem 1 milhão de valvulados e mais um milhão de SS e ainda quer pegar mais.
Como eu posso acreditar no que diz, se vc não consegue se contentar ou achar um amplificador que baste pra vc?
Claro que um valvulado ou um SS não vai atender à sua necessidade pelo visto.

Não me entende mal....eu realmente não acho SS ruim...mas não acho que há confronto direto entre ambos.

Principalmente no rock (geral, metal, pop rock, etc..) e no blues.

Agora Jazz não é o que costumo ouvir...e realmente nesta área não tenho conhecimento.

Eu falo da área que toco.

Longe de mim querer dizer o que eu não sei.

Se vcs dizem que pra Jazz serve melhor....eu vou concordar pq não entendo realmente sobre som do Jazz e suas regulagens.

Mas pra mim, em rock e blues é mto descarada a diferença.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP
apenas disse que no confronto direto, não tem como comparar ambos os amps.

Cara, como disse, você nunca tocou em um Solid State top de linha lado a lado com um Valvulado top de linha, então acho que você é que nunca teve como comparar ambos os amps.

Não sou purista de válvulas...mas falar que o Jcm 900 é heresia é assinar embaixo que não conhece amplificador.

Engraçado, quem mais fala isso é quem é técnico de amplificadores, e o motivo é simples, a maior parte da distorção do JCM900 e dos JCM800 DSL, vem de um circuito não muito diferente de um pedal de distorção, esse circuito que faz as válvulas distorcerem, logo, quem é técnico via de regra vê a distorção deles com maus olhos, pois basicamente é um amplificador com um pedal embutido pra fazer o preamp deles distorcer.

Enfim, eu gosto dos JCM900, pra mim são amps bem interessantes, eu gosto deles, embora ache eles limitados, também acho que são amps muito subestimados por muitos. O que não muda a ideia de quem realmente entende de construção de amps.

Enfim, até hoje aqui no FCC, ainda não vi esses radicais defensores da supremacia ariana dos valvulados ter argumentos pra sustentar suas opiniões. Uma rara exceção é o wiskeria, que tem argumentos para isso, embora eu não concorde com vários deles, pelo menos tem argumento pra sustentar a opinião dele.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

Aff! Não sou purista de válvulas...mas falar que o Jcm 900 é heresia é assinar embaixo que não conhece amplificador. (Não disse que foi vc quem falou).

Talvez exatamente o contrário. Esse amp é um belo exemplo de amp que não é "all tube". Aí que está a "heresia".

O nichendrix não tem, de forma alguma, 1 milhão de valvulados mais 1 milhão de SS. São apenas alguns, assim como eu. E como foi dito ali atrás, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Sim, existem desvantagens com toda certeza.

Você conhece ao menos um Polytone? Eu acho estranho sua afirmação que não há confronto direto direto, já que o maior ícone do blues atualmente (talvez...) usa um Lab-5, com um timbre fantástico. Outros tocam com valvulados. O Buddy Guy já gravou com Fender Cyber. A questão fundamental aqui é que esses (Lab, Polytone e outros que o Nic falou) são amps totalmente fora do comum por nossas terras, infelizmente.

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Grimc
Bog
MMI
MauricioBahia
FlOaD
SK8Boy
nichendrix
RoLP
Desculpem dar o meu pitaco, mas a principal diferença entre SS de boa qualidade e valvulado de boa qualidade(sim tem isso também), é aquela peça que segura a guitarra e bota a mão nas cordas, se não me engano, chamado guitarrista.Cara bom timbra até rádio de pilha, megafone e coisas assim.Já os superegos semideuses fullmastercaptains do rock precisam de 2002 pedais, simuladores, amplis de marcas variadas.O Jimmy não usava nada disso e foi o que foi.Técnica e ouvido, ouvido e técnica, isso faz a diferença.Fui...Um abração a todos!

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


RoLP
Cara...vc tem 1 milhão de valvulados e mais um milhão de SS e ainda quer pegar mais.

Cara, eu nunca tive esse 1 milhão de amps.

Eu tive 8 valvulados ao longo da vida, hoje me contento e estou extremamente satisfeito com os 4 que tenho e pra estar 100% satisfeito, tem gente que acha que eu poderia ter amps melhores ou variar mais, mas são os amps que realmente atendem minhas necessidades de todas as formas, tanto que já cheguei a vender 2 deles e depois comprei de volta.

Só falta pra mim um Vox AC30 (ou Matchless DC30 ou King Cobra) e um Mesa/Boogie (Trem-o-verb, Blue Angel ou Heartbreaker), mas isso nem é por necessidade, é fetiche, já que são amps que eu gosto muito e acho que são sons que qualquer um deveria ter (Fender, Marshall, Vox e Mesa).

Como eu posso acreditar no que diz, se vc não consegue se contentar ou achar um amplificador que baste pra vc?
Claro que um valvulado ou um SS não vai atender à sua necessidade pelo visto.


Nada haver essa afirmação, isso é só uma tentativa ridícula de usar ironia e sarcasmo para descreditar o argumento dos outros, eu pelo menos tenho argumentos e eles são bem embasados, pois querendo ou não, eles tem tanto base empírica quanto dentro do meu conhecimento técnico relativamente limitado (já que eu não sou especialista em fabricar amps... e nem você é também).

Eu não conheço esse monte de amps porque eu achei que devia ter comprado todos, eu tinha um negócio (importadora), quando meus clientes encomendavam um amp, ou guitarra, ou teclado, ou o que for, eu trazia. Lógico pra vender essas coisas eu tive que conhecer, ir atrás de informações, testar, procurar especialistas que pudessem me ajudar a orientar algum cliente em caso de uma decisão equivocada.

Enfim... eu era pago pra saber o que estava fazendo e fazer bem feito. Logo se isso me exigia conhecer bem os tipos de produtos que eu vendia, era isso que eu fazia. Afinal, eu não tinha uma loja de instrumentos, e se um cliente me encomendasse um Matchless de 4mil dólares, e desistisse na ultima hora, eu só ficava com o adiantamento de 50% do valor do produto e 2mil dólares de prejuízo, já que como não era um produto comum e nem fácil de vender, não fazia sentido eu ter parado na loja. Logo, pra mim ter o conhecimento pra orientar o cliente era uma forma de não tomar um belo de um prejuba caso ele desse pra trás no ultimo minuto.

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


nichendrix
Cara, como disse, você nunca tocou em um Solid State top de linha lado a lado com um Valvulado top de linha, então acho que você é que nunca teve como comparar ambos os amps.

Quem disse? EU já testei lado a lado com um valvulado (que não era top de linha até) e a diferença é absurda.
Me pergunta antes de tirar tuas conclusões cara...eu to aqui pra responder também.
Eu já fiz diversos testes do tipo antes de escolher o meu e inclusive passei bastante tempo com cada amplificador. Já tive SS marshall, fender, peavey e laney. Até o Jazz Chorus já tive.
E já tive os valvulados mesa boogie combo, jcm 900, jcm 800 (por um período) e um combo orange tiny (não cabeçote sozinho).
E mesmo nos menores valvulados a diferença (PRINCIPALMENTE no drive) era absurda.

Não sou um purista que caiu aqui de para-quedas tentando defender a minha teoria pq comprei um valvulado e estou feliz com ele.

Realmente testei vários SS e vários valvulados (não só em ensaio como em show e gravação)

Tenho minha argumentação principal baseada em: Teste os dois lado a lado e vcs mesmo tirem as conclusões.

Ninguém vai conseguir convencer um lado ou outro. Mas é evidente que quem está defendendo um lado e outro (generalizando) não é conhecedor de ambos os lados.

Eu defendo o valvulado pq tem mto mais som pra mim..

Vc acha que cada um tem suas vantagens e desvantagens...e eu respeito isto.
Mas eu não acho que o valvulado perca em NADA para um SS...

Somente tenha desvantagem na manutenção...pq cuidar das valvulas e trocar é facada. Mas vale a pena pra ter um som mto superior.

Respeite minha opinião ué...respeitei a tua.

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


nichendrix
eu pelo menos tenho argumentos e eles são bem embasados, pois querendo ou não, eles tem tanto base empírica quanto dentro do meu conhecimento técnico relativamente limitado (já que eu não sou especialista em fabricar amps... e nem você é também).

Aqui vc não falou nada com nada cara...
Seus argumentos são embasados num conhecimento relativamente limitado? velho...blz.

Não estou conversando e dando minha opinião pra vc ficar nervoso cara..estamos conversando de boa e vc já foi ofendendo.
Relaxa man!

Estamos trocando uma idéia sobre conhecimento e o principal de ter humildade é saber respeitar a opinião dos outros.

Eu só achei que para vc comentar de ambos os amps...tem que ter os dois...usar, viajar, gravar...etc...
Para saber a diferença total.

Só falta pra mim um Vox AC30 (ou Matchless DC30 ou King Cobra) e um Mesa/Boogie (Trem-o-verb, Blue Angel ou Heartbreaker), mas isso nem é por necessidade, é fetiche, já que são amps que eu gosto muito e acho que são sons que qualquer um deveria ter (Fender, Marshall, Vox e Mesa).

Eu já defendo que cada um tem que procurar o seu som...se vc está sempre tentando soar como vários amplificadores...compra uma pedaleira e seja feliz simulando.
Não acho necessário NENHUM músico ter tantos amplificadores bons juntos...é um luxo isto e é bacana como luxo.
Mas tira a identidade do teu som...na minha opinião novamente

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Desculpa eu me intrometer...vcs que estao discutindo nao poderiam citar as vantagens e desvantagens dos valvulados e SS's na mesma faixa de preço para diferentes estilos de musicas?

Isso ajudaria bastante a esclarescer para que nao conhece muito e tornaria o topico rico.

Eu por exemplo ouço bastante o pessoal falar "junta 3 mil e compra um valvuladao", mas será que um SS na mesma faixa de preço nao seria equivalente, ou melhor, diferente, num sentido positivo?

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


renansena777

Concordo 100% contigo...farei isto!

Eu por exemplo ouço bastante o pessoal falar "junta 3 mil e compra um valvuladao", mas será que um SS na mesma faixa de preço nao seria equivalente, ou melhor, diferente, num sentido positivo?

A resposta que eu tenho pra ti é: Vai em qualquer loja...e testa um SS e um valvulado nesta mesma faixa de preço. Vc mesmo vai entender o que estou falando.
Na faixa dos 3000....vc encontra mesa boogie dc-2, mesa boogie subway rocket, cabeçotes jcm 900, marshall jtm....de valvulados
Na faixa dos 3000 vc encontra vários marshalls top de linha valvstate, fenders, laneys transitorados.
É só fazer o teste com a mesma guitarra....e vir aqui contar.

O SS pra mim, serve para quem curte o som de pedaleira ou pedais apenas (em termos de drives)...e não quer gastar caro num valvulado.

Mas quem procura um som mais real, profissa e com ótimos drives independente de pedaleira...usar totalmente em gravações sem depender de nada...vai de valvulado.

Um tiny terror cabeçote sai usado hoje em dia (e bem conservado) por 1350 reais no mercado livre...e uma caixa bacaninha por 400.
Com 1750 (isto se vc não pechinchar) vc consegue um ótimo timbre valvulado com ótimo drive e crunch.

Ao invés de comprar laney, marshall, fender SS nesta margem de preço.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

Eu já defendo que cada um tem que procurar o seu som...se vc está sempre tentando soar como vários amplificadores...compra uma pedaleira e seja feliz simulando.
Não acho necessário NENHUM músico ter tantos amplificadores bons juntos...é um luxo isto e é bacana como luxo.
Mas tira a identidade do teu som...na minha opinião novamente


Ja eu discordo disso. Olha o the edge...o cara usa varios amps diferentes no set pra finalidades diferentes. Vai dizer que ele nao tem identidade no som?
Tem gnt que gosta de usar o clean de um amp e a distorçao do outro..e por ai vai!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic