Autor |
Mensagem |
beu Veterano |
# nov/10
· votar
Ja me cadastrei no Gearsluts
lá embaixo no forum tem uma seção de convidados temporários...olha o naipe, é só o cara q produziu nirvana e smashing pumpkins, o cara q mixou discos da motown, o cara q mixou hit do michael jackson, o cara q gravou dark side of the moon...
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10
· votar
RoLP Vc se dá uma importância muito maior do que é. Não to preocupado com vc e sim com quem está lendo e tem dúvidas.
15 anos de experiência com amplificador te deu conhecimento LIMITADO da parte técnica? Puts...prefiro continuar sem isto.
Cara, tem 15 pra 16 anos que comprei meu primeiro valvulado, e tem 15 pra 16 anos que comprei meu primeiro SS.
Eu uso amps, já vendi amps, mas nunca tive muito interesse em aprender como fazer um, e pra falar a verdade conheço muito pouca gente que tem esse interesse.
Em teoria eu tenho conhecimento mais que necessário pra construir um amplificador, por conta dos cursos que já fiz que lidam com componentes elétricos e eletrônicos e até fez um preampzinho valvulado só de brincadeira, mas é muita teoria e pouca prática, nunca parei pra olhar um circuito e analisar ponto a ponto pra ver porque é daquele jeito e não de outro, nunca parei pra ver a diferença entre as 1001 marcas de capacitores, ou de transformadores, ou potenciômetros.
Pra mim quem não tem esse conhecimento, tem o conhecimento limitado sobre o tema, pois não é especialista. Mesmo tendo construindo meu preampzinho, não tive essa preocupação só peguei o projeto na net, fui na loja de eletronica perto de casa, comprei tudo que tinha, o que não tinha pedi na altana, cheguei em casa fiz, montei, ficou legalzinho, mas não gostei e dei de presente pra um amigo. Esse amigo é técnico de amps, pegou a placa, trocou basicamente todos os componentes menos as valvulas e os soquetes, meteu numa carcaça de metal, e fez um "overdrive/distortion" com preamp de Marshall.
Agora se for pra falar de tocar, de como é o som dos amps, do que eu percebi, isso eu posso falar por uma vida e não canso, mas explicar o que tá la dentro, eu só posso fazer de forma limitada.
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar
RoLP Aff...era tudo sobre o que queria conversar..Física. Muito interessante mesmo...
Pois é, eu gosto de física, você não... o problema é meu de gostar, como o problema é seu de não gostar... da mesma forma eu gosto de SS e Valvulado, você só de valvulado... pode mudar os nomes na afirmação acima que é o sentido é o mesmo.
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10
· votar
beu Gearsluts
Eu não gosto de Gearsluts, elas levam os teus pedais quando vão embora... hehehehehehhehehehee
|
RoLP Veterano |
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar
nichendrix Novamente errado. EU gosto de SS também....mas acho inferiores aos valvulados em confronto direto. Mas acho que o SS é um amp bacana...principalmente pra quem não tem grana pra um valvulado...ou pra quem gosta de pedaleira e se dá bem regulando num deste.
Estuda menos fisica e mais leitura que vc vai poder entender melhor o que falo...
É a terceira afirmação que vc faz sobre minhas opiniões e está errada.
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar
RoLP Estuda menos fisica e mais leitura que vc vai poder entender melhor o que falo...
Minha leitura está certinha, eu só estou zoando com a tua pontuação. hehehehehehehhe
EU gosto de SS também....mas acho inferiores aos valvulados em confronto direto. Mas acho que o SS é um amp bacana...principalmente pra quem não tem grana pra um valvulado...ou pra quem gosta de pedaleira e se dá bem regulando num deste.
Pois é achar você pode.
No entanto eu não encaixo em nenhuma das situações. Acho que SS e valvulados se equiparam, mas em situações diferentes, tenho valvulado.
Já tive diversos SS medianos, mas há muito tempo sou apreciador dos SS tops de linha, já passei um bom tempo com os que mais gosto e só não ainda comprei não foi por falta de grana mas porque ainda acho que não é a hora, antes disso eu quero comprar uma Full-Body top de linha pra fazer bom uso deles, mas essas aí são outros 500. Pois quando baratas essas guitarras são o preço de um carro 0km, e nem o meu eu ainda terminei de pagar.
Por fim, nunca me dei bem com pedaleira, acho algumas bem legais, mas com os outros tocando, comigo não rola, eu não tenho paciência de ficar regulando elas.
Logo, fato por fato, eu não sou nada do que você acha.
|
RoLP Veterano |
# nov/10
· votar
nichendrix
Logo, fato por fato, eu não sou nada do que você acha.
Sim e voltamos para a parte que falei antes da parte desnecessária da "física"...vc tem sua opinião e eu tenho a minha...e podemos deixar pra lá.
Pq eu tenho certeza no que falo de acordo com o que testei e conheço e vc tem certeza no que testou e conhece.
Resumindo, são gostos diferentes...e vai cair no que falo o tópico inteiro. Cada guitarrista deve ir até uma loja, testar um SS e um valvulado lado a lado...e vai entender melhor as diferenças entre os dois. Na minha opinião, vai perceber que o valvulado é melhor.
|
beu Veterano |
# nov/10 · Editado por: beu
· votar
Eu não gosto de Gearsluts, elas levam os teus pedais quando vão embora... hehehehehehhehehehee
eu achava q elas arranhavam a gente
mas sério
ninguém tem como provar que é melhor
a valvula, quando começa a trabalhar de forma nao lienar (distorcer, e vc deve saber disso) ela valoriza harmônicos pares, isso é algo muito importante na sensação sonora da nota e sua definição...mais ainda assim temos q considerar isso q vc falou:
nesse ponto cada um percebe o mundo de uma forma única, que é relativa e individual daquela pessoa e não necessariamente válida para o resto do mundo.
mas podemos ter um ponto de referência para o q queremos q é fazer música e ele seria os profissionais q tocam e gravam q tem clara preferência por valvulados. senão não haveria tanta febre por simular valvulados digitalmente.
lembre-se de q eu acho q SS tem seu lugar no meio profissional
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10
· votar
RoLP
Cara, tu já tá irritado né????
|
RoLP Veterano |
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar
nichendrix Não mesmo...to de boa...mas é que estamos dando voltas e caindo na mesma coisa que falei...à 2 páginas atrás.
Que depende de cada um para testar e gostar...e o ideal nunca é comprar só o SS ou o valvulado...e sim testar os dois antes de tomar a decisão (se o valor for equivalente).
E eu sou contra a pessoa que somente testou um dos dois e vem dar opinião de comparatividade. Acho que o certo é testar ambos e tirar suas conclusões...
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Esse tópico até me deu inspiração pra criar o:
"Strat vs. Les Paul -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic"
Vai bombar!
|
ogner Veterano
|
# nov/10
· votar
MauricioBahia
Esse nem tem nem papo!!..Nem Niche teria argumentos solidos pra defender a pífia les paul...
heheheh!!
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
ogner: Nem Niche teria argumentos solidos pra defender a pífia les paul...
Les Paul é a guitarra que mais aleja guitarristas no mundo! Pode ver que todos tem problema de coluna. Enfim, Les Paul é uma guitarra que faz mal a saúde!
Ainda bem que tem as chambered, mas aí o timbre fica uma droga!
Melhor do mundo é Telecaster! Depois que comprei, ano passado, meu pênis cresceu 5 cm!
Abs
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10
· votar
beu eu achava q elas te arranhavam
Elas arranham também, mas dependendo da hora até que é bom... mas levar pedal é covardia heheheheh
a valvula, quando começa a trabalhar de forma nao lienar (distorcer, e vc deve saber disso) ela valoriza harmônicos pares, isso é algo muito importante na sensação sonora da nota e sua definição...
Nisso há controvérsias, já que em um sinal elétrico pra haver harmônico par tem que haver o impar também, logo pra ter par, tem que ter impar. A onda quando é uma senoide não tem harmônicos, quando distorce ela tende a virar ou onda quadrada, triangular ou dente de serra, as duas primeiras só tem harmônicos impares, a ultima tem harmônicos pares e impares.
Transistor também pode gerar os 4 tipos de onda, e permitem manipulações muito mais complexas do sinal, por isso você não vê sintetizador valvulado com muita frequência, por isso é mais fácil pra um transistor simular o sinal de uma válvula do que o inverso.
Falo de energia, porque harmônico em acústica é algo bem diferente, já que é uma frequência componente do sinal sonoro que é um múltiplo da fundamental. Tanto que podem existir numa senoide, nesse caso não existe essa coisa de harmônico par ou impar.
Então muita gente contesta essa coisa de dizer que valvulado é melhor porque adiciona harmônicos pares, já que os dois o fazem, existem N tentativas de chegar a uma definição de porque essa baixa eficiência da válvula, na tradução de sinal distorcido de elétrico para acústico, gera um som mais rico que o da maioria dos transistores.
Só que aí existem muitas lendas e poucas certezas.
mas podemos ter um ponto de referência para o q queremos q é fazer música e ele seria os profissionais q tocam e gravam q tem clara preferência por valvulados.
Isso é muito relativo, como disse, existe uma gama enorme de musicas e mesmo de estilos musicais, onde usar um valvulado é quase um tabu, é algo totalmente fora da estética do estilo. O Joe Pass por exemplo, é um dos músicos profissionais mais conhecidos do mundo, é um dos grandes gênios da harmonia na música não erudita, e se tu ver ele falando de valvulado, parece até evangélico falando do diabo.
Nesse ponto o jazz é o exemplo mais clássico, porque foi o primeiro estilo em que houve uma troca em massa de valvulados por solid state. mas está longe de ser o único, no rastro dele vieram muitos, mas muitos outros músicos e as vezes estilos inteiros onde a maioria dos músicos fizeram essa troca.
Mesmo no Rock and Roll e no Blues isso acontece também, o Steve Vai usa um Solid State pra sons limpos, James Hetfield, Harren Haynes, Bonamassa, B.B. King, Albert Lee, Buddy Guy todos hoje usam sets ou com os 2 tipos de amp, isso quando não trocaram de vez um pelo outro.
E esses são só os que declaram, imagina o tanto de gravação que tem com SS que o cara nunca admitiu ou comentou? Até Jimmy Page e o Clapton usaram por um tempão amps SS no set.
Então acho que isso de dizer que é porque as referências usam, é relativo demais, depende das referências, eu ouço tudo de erudito à brega, de jazz a blues, de rockabilly a metal, minhas referências são bem abrangentes e isso muitas vezes se reflete na minha escolha de timbres, e talvez por isso eu não tenha tanto preconceito com amplificadores Solid State ou Simuladores.
Embora via de regra, meus valvulados me atendem muito bem em quase tudo que eu me proponho a tocar, se não gostasse não tinha nenhum dos 4, só não acho que são uma coisa tão absurdamente boa, que me exima de achar outros tipos de amp tão bons quanto eles e dependendo da situação, até melhores.
senão não haveria tanta febre por simular valvulados digitalmente.
Cara, essa febre é muito mais por praticidade do que por qualquer outra coisa. Nos EUA/Europa/Japão, um estúdio dos bons tem que ter muita grana imobilizada em amps e equipamentos, isso vale pros músicos, tanto que é comum gente que tem grana, compra uma porrada de equipamento e vive de alugar pra músicos, estúdios, casas de show etc, que precisem de vários tipos diferentes de equipamento em uma situação (como uma gravação ou show), mas que isso não seja frequente o suficiente pra investir na compra desses equipamentos.
Esse dinheiro poderia ser melhor utilizado em outras coisas mais essenciais, como uma mesa ou um gravador, ou um upgrade pro pro tools, mas fica lá imobilizado em amps.
Outro fator é de técnica de gravação mesmo, valvulados são muito chatos de gravar, dá muito trabalho, perde-se muito tempo procurando posição correta de microfones, procurando ajuste correto para o amp, etc, etc, etc.
E se em algum momento o musico ou produtor mudar de ideia, fazer um re-amp é um parto, porque o sinal gravado já foi processado não tem como mudar, por isso, antes da gravação não destrutiva, muitos produtores usavam um A/B Box, para enviar o sinal em linha pra outro canal e usar em caso de re-amp. Mesmo assim há outro problema nisso, já que o sinal que sai da mesa tem impedância diferente do que sai da guitarra.
Ai vem um trocinho que tu grava direto em linha, usa ele pra processar de forma não destrutiva e pra fazer um re-amp é só rodar um botão e botar o track pra rodar de novo. Claro que vira a menina dos olhos de ouro dos produtores porque facilita muito.
Nos anos 80 a forma de fazer isso era usar racks de preamps, mas a maioria não tinha com uma simulação de falantes que prestasse, então matava muito da aplicabilidade geral deles.
Esse problema começou a melhorar com a teccnologia de emulação, mas no começo o problema era o timbre que não era bom, mas isso está cada vez melhor em virtude da tecnologia de emulação, consequentemente, cada vez mais útil pra quem grava.
Isso facilita também pra ter referências, porque em geral o guitarrista não é como um tecladista que aprender a configurar de tudo um quanto, em geral ele se prende a uma marca ou outra de amp, estourando algumas, que ficam como referência, então quando o cara diz queria uma distorção que nem a do Clapton em Strage Brew, e mais fácil sacar que é um JTM45 do que ficar procurando alguma coisa aleatoriamente que dê o resultado esperado.
É só ver que no fim, os maiores usuários de simuladores, são músicos profissionais, que tem acesso aos sistemas de ponta e não aos guitar rig e amplitubes da vida. Pra eles é mais barato carregar 150 amps em uma mochila do que ter 150 amps em casa.
|
nichendrix Veterano
|
# nov/10
· votar
RoLP E eu sou contra a pessoa que somente testou um dos dois e vem dar opinião de comparatividade. Acho que o certo é testar ambos e tirar suas conclusões...
Engraçado isso, porque tu só foi em cima das pessoas que vieram falando que testaram os 2.... hehehhehehehehehe
ogner Esse nem tem nem papo!!..Nem Niche teria argumentos solidos pra defender a pífia les paul...
Pra defender a Les Paul eu não sei (embora tenha uma ou duas cartas na manga pra isso), mas pra dizer que a Strato é perfeita na mão dos outros e não na minha, tenho de sobra... hehehehhehehehe
Foda isso, adoro o som, mas o design parece que não foi feito pro meu corpo.
MauricioBahia Ainda bem que tem as chambered, mas aí o timbre fica uma droga!
Bah, eu gosto mais delas do que as non-chambered que vieram de 2001 pra cá (a exceção das custom que mantiveram o antigo padrão).
|
RoLP Veterano |
# nov/10
· votar
nichendrix
Engraçado isso, porque tu só foi em cima das pessoas que vieram falando que testaram os 2.... hehehhehehehehehe
Não fui em cima de ninguém...respondi opiniões com as minhas...
|
beu Veterano |
# nov/10 · Editado por: beu
· votar
N tentativas de chegar a uma definição de porque essa baixa eficiência da válvula, na tradução de sinal distorcido de elétrico para acústico, gera um som mais rico que o da maioria dos transistores.
Só que aí existem muitas lendas e poucas certezas.
uma das certezas é q é mais rico, não?
Nesse ponto o jazz é o exemplo mais clássico, porque foi o primeiro estilo em que houve uma troca em massa de valvulados por solid state
o Steve Vai usa um Solid State pra sons limpos
olha o que eu falei no primeiro post:
concordo mais com o ROLP, apesar de achar q pra som limpo um SS pode ser muito bom e pra instrumental o SS de alta potência dá mais headroom e pode ter um timbre mais adequado ao músico
Cara, essa febre é muito mais por praticidade do que por qualquer outra coisa.
mas poderiam ter essa facilidade sem precisar imitar amp valvulado, já q tem outros tão bons quanto. se imitam amp valvulado (colocam uma valvula de pre imitando o load de um falante como na tonelab, mais feel segundo o pod HD) por algum motivo será
vale ressaltar q os simuladores estao sendo usados na proporção inversa com q a qualidade musical dos discos caem. Comprimidos, sem dinâmica, com arranjos de muito médio pra conseguir mais RMS. É só comparar uma produção atual com um disco de até início da décadade 90 e tocá-los na mesma altura (os discos novos tem som mais altos, uma sensação de melhora na qualidade mentirosa) ou melhor, pega um cd dessa mesma época e compara com uma versão dele remasterizada pra competir com os voumes dos mp3 lançados atualmente, toca os dois na mesma altura RMS.
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10
· votar
nichendrix: Bah, eu gosto mais delas do que as non-chambered que vieram de 2001 pra cá (a exceção das custom que mantiveram o antigo padrão).
Meu post foi pegadinha! hihihihiihi E vc acreditou...
Abs
|
Grimc Veterano |
# nov/10
· votar
Na minha opinião, vai perceber que o valvulado é melhor. Como você pode opinar sobre uma possível opinião dos outros? Como eu disse, e se for um guitarrista de Jazz? No Jazz, um solid state top humilha um valvulado. O timbre gordo, meio abafado, totalmente clean e que soa lindo com acordes dissonantes, que se usa no jazz, só se obtêm com eles MauricioBahia Estou preparado para defender as stratos e metralhar os defensores de les paul ;)
|
SK8Boy Veterano |
# nov/10
· votar
QU quero ver o circo PEGAR FOGO!!!
Zuera pessoal...acho q já deu esse tópico aqui...agora vamus de Strato x Lespa(idéia do MauricioBahia). Strato Rulez!!!
|
Grimc Veterano |
# nov/10
· votar
É no blues e no rock que o valvulado brilha porém
No jazz, na bossa e outros estilos do gênero (meus preferidos por sinal), nada bate os Solid State.
É por isso que os dois estão no mesmo patamar: cada gosto tem o seu, e não existe melhor ou pior. Vou esperar respostas pra dar o close.
|
Grimc Veterano |
# nov/10
· votar
(Off Topic)
Tava pensando em criar no OT o
Windows vs. Linux -> Vantagens e Desvantagens - polemic discussion topic.
Woooooooooow ia rolar uma pancadaria tão grande...
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Grimc: Estou preparado para defender as stratos e metralhar os defensores de les paul ;)
E é mais fácil atingí-las pois, normalmente, Les Pauls não são blindadas! É bem verdade que se estiverem um bunkers de pedais Boss, o acesso será mais complicado. Eles são que nem tanques de guerra e estão por toda a parte.
Eu tenho uma Lespa infiltrada entres as Strat, treinada para soar como singles, e um Tele que pode facilitar a comunicação. Vamos nos organizar em tópicos estratégicos e destruir quem não cooperar com nossa opinião!
Guerra é guerra e salve-se quem puder!
Abs :)
|
Jinkxs Veterano |
# nov/10
· votar
Aos debatedores....
Já postei lá no início do tópico, mas como a discussão ainda rende, vou me atrever a expor algumas considerações descompromissadas:
1- Guitarristas são caras chatos. 2- Guitarristas são perfeccionistas e detalhistas. 3- Quanto mais perfeccionista o guitarrista, mais chato ele é. 4- Alguns são tão obsecados por timbres que se tornam doentes. 5- Valvulas ainda produzem os melhores timbres para guitarra. 6- Transistores e VSTs estão chegando perto, e são mais baratos... mais ainda falta um tanto (e não dão status). 7- Tubeamps são caros, mais frágeis, pesados... mas dão status. No fundo é símbolo fálico. 8- Para amadores, SS é suficiente... valvula é luxo. 9- Quem tem valvulado não troca por SS (exceções existem). Afinal.... o cara já deu upgrade no status....vai voltar atrás porque??? 10- Isso tudo no fundo é masturbação mental, sem nexo, sem sentido.... vocês tem problemas amigos.... já pensaram em procurar ajuda???
Hehehehe....
|
Grimc Veterano |
# nov/10
· votar
MauricioBahia Com certeza, saca só o meu armamento:
SX SST62 modificada (uma das minhas stratos preferidas, mesmo sendo baratinha)
Fender Telecaster Japonesa (eu acho que telecas tão mais ou menos na mesma categoria das strats, eu até gosto mais delas, heueh)
Epiphone Les Paul Standard (sim, também tenho uma lespa, mas adivinha? Com treble mod e um mod pra desligar uma das bobinas do cap)
E tou pra pegar uma Fender Strat Southern Cross- Gostei do som encorpado dessa guita! Como você disse num outro tópico, diliça!!!
|
MMI Veterano
|
# nov/10
· votar
Grimc
É no blues e no rock que o valvulado brilha porém
Vamos botar fogo aqui!
O Hetfield há muito tem no rig um Roland JC-120. Ou seja, em algumas situações, no metal, o SS brilha e é superior na opinião dele!
Ferrou...
|
Grimc Veterano |
# nov/10
· votar
MMI Eu disse blues e rock n' roll
Também tem exceções, como o BB King
|
MMI Veterano
|
# nov/10
· votar
MauricioBahia
Opa! To do lado do nichendrix, strato tem alguns problemas... E para mim é uma guitarrinha sem vergonha para soar legal, na minha mão (tem quem tire coisas alucinantes).
Vou dar o primeiro tiro!
No show épico do Paul McCartney, muitas Lespas, nenhuma strato. Mil a zero para nós! huahuahuahua
|
MMI Veterano
|
# nov/10
· votar
Grimc
Tá. Buddy Guy não conta?
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
MMI: No show épico do Paul McCartney, muitas Lespas, nenhuma strato. Mil a zero para nós! huahuahuahua
Ele deve ser endorser de Les Pauls e contratado para acabar com as Strats do universo para ter todas em seu castelo! No sossego de casa, na tranqüilidade do seu lavabo, deve ter dezenas de Strats.
É sempre assim, a verdade nunca é dita!
Abs heheh
|