Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic

Autor Mensagem
beu
Veterano
# nov/10
· votar


No show épico do Paul McCartney, muitas Lespas, nenhuma strato

uma questão de status, como ter um valvulado

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


beu
uma das certezas é q é mais rico, não?

Não, uma das certezas é que a distorção de um valvulado com o power distorcendo é melhor e mais rica que a de fets e outros tipos de transistores, mesmo transistores com comportamento semelhante à válvulas (sim eles existem), apresentam uma distorção que chega quase lá, mas não chega lá, sempre há uma linearidade a mais.

mas poderiam ter essa facilidade sem precisar imitar amp valvulado, já q tem outros tão bons quanto. se imitam amp valvulado (colocam uma valvula de pre imitando o load de um falante como na tonelab, mais feel segundo o pod HD) por algum motivo será

Cara, imitam não só valvulados, Roland e Polytone são 2 amps SS que me vêm a cabeça de cara e que quase sempre aparecem na lista dos amps simulados.

Agora o motivo de imitarem um valvulado, é porque ainda existem mais caras querendo um valvulado do que um SS. Querendo ou não querendo, quem geralmente usa SS, raramente tem 2, 3, trocentos amps em casa, tem um modelo, estourando 2, raramente vai procurar por muita coisa além disso, por mais variação que haja entre esses tipos de amp, eles tem mais semelhanças que diferenças.

Ao contrário de valvulados em que o mesmo amp com um par de valvulas de uma marca soa de um jeito e um par de outra vai soar de outro, onde há uma variação enorme de timbre por uma escolha minima de componentes, etc. Quem quer ter opções em valvulado pega um amp novo, em SS compra um EQ ou fica rodando knob no amp, já que via de regra a variação deles só nos pots é maior.

Enfim, os caras são tudo menos burros, fabricante de amplificador, sempre vai puxar a sardinha pro seu lado, o de simuladores promete fidelidade de simulação, quantidade e praticidade. O de valvulados promete distorções fodas e cleans brilhantes e cristalinos. Os de solid state oferecem confiabilidade, cleans de alta fidelidade, e maior controle sobre a resposta dinâmica.

O que todos eles tem em comum é a coragem de alimentar os desejos do consumidor para venderem mais. Pra isso pagam bandas pra usar, para isso usam a foto de ex-usuários mortos, para isso fazem testes fajutos, pagam gente pra ficar espalhando lendas pela internet e por aí vai.

Outra coisa engraçada é que essa febre irracional que virou quase um dogma religioso de que valvulado e analógicos são o Santo Graal do timbre é algo bem recente, até 10-15 anos atrás, quando comecei a tocar, analógicos e digitais, solid state e valvulados conviviam bem no set da maioria dos músicos (pelo menos no mundo desenvolvido).

vale ressaltar q os simuladores estao sendo usados na proporção inversa com q a qualidade musical dos discos caem. Comprimidos, sem dinâmica, com arranjos de muito médio pra conseguir mais RMS. É só comparar uma produção atual com um disco de até início da décadade 90 e tocá-los na mesma altura (os discos novos tem som mais altos, uma sensação de melhora na qualidade mentirosa) ou melhor, pega um cd dessa mesma época e compara com uma versão dele remasterizada pra competir com os voumes dos mp3 lançados atualmente, toca os dois na mesma altura RMS.

Uma coisa não tem tão haver com a outra assim, a começar que volume não se mede em RMS, nem uma medida é, é apenas um atributo de outras medidas de potência. Volume é medido em db, e embora possam ser inter-relacionados, não é algo que ocorre de forma linear.

Sobre cds, eu já fiz essa comparação, e o que vejo é que isso não é uma regra, embora seja a tendência para discos de alguns estilos.

E sobre a qualidade da musica e simuladores, isso é uma grande besteira de se pensar, como disse o MaurícioBahia, não tem instrumento ou amplificador que salve uma musica ruim. Logo se a musica é ruim, se o musico é ruim, não tem valvulado no mundo que salve.

9 de cada 10 grandes guitarristas hoje me dia usam simuladores em estúdio, existem até casos como o do Lee Rittenour, que no album novo dele tem música gravada só uma uma Boss GT-6, e na mão dele tá dando de 10 a 0 nos valvulados de muito dos músicos que tocam com ele.

Enfim, eu acho engraçado é essa postura doida do povo daqui, até parece que eu estou dizendo que valvulado é ruim. Eu achar que pra certas coisas SS ser superior não implica que eu não goste ou não veja qualidades nos valvulados. Se eu não gostasse não tinha 4 deles em casa.

MauricioBahia

Cara eu tenho medo dessa foto do Sérgio Malandro, sempre associei ela com a lenda urbana do mendigo que roubava as crianças na porta das escolas da cidade... hehehehhehehehehhehe

Grimc
Veterano
# nov/10
· votar


Ratatatatatatataatatat!!!!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


nichendrix: Cara eu tenho medo dessa foto do Sérgio Malandro, sempre associei ela com a lenda urbana do mendigo que roubava as crianças na porta das escolas da cidade... hehehehhehehehehhehe

Com certeza pegou muita criancinha!

Abs

ps. parei de desvirtuar!

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Rapaz, strato pra mim é que nem uma namorada que tive que só chegava la na base do tapinha não dói... dão mais trabalho, por isso quando chegam lá a sensação de missão cumprida é grande... mas nem sempre vc tá no clima pra isso... hehehehehhee

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Essa não conta, chupou até o caroço e diz q não gostou hehehehhehehehehehhe

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Essa não conta, chupou até o caroço e diz q não gostou hehehehhehehehehehhe

Ué... Dizem que ela não gosta da fruta...

beu
Veterano
# nov/10
· votar


Enfim, eu acho engraçado é essa postura doida do povo daqui, até parece que eu estou dizendo que valvulado é ruim

q postura? viaja não, nao falei nada de vc, só estamos argumentando


Agora o motivo de imitarem um valvulado, é porque ainda existem mais caras querendo um valvulado do que um SS

por algo será

os caras são tudo menos burros

não só os vendedores


Uma coisa não tem tão haver com a outra assim, a começar que volume não se mede em RMS, nem uma medida é

não precisa complicar né...quase todo medidor de um DAW tem a medida em db dos picos e uma medida RMS, é só equiparar essa, sem firula, pode ser no ouvido tambem, mais fácil ainda.

Sobre cds, eu já fiz essa comparação, e o que vejo é que isso não é uma regra, embora seja a tendência para discos de alguns estilos.

tendencia dos estilos q mais vendem, mais veiculam, mais empregam

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


beu
não precisa complicar né...quase todo medidor de um DAW tem a medida em db dos picos e uma medida RMS, é só equiparar essa, sem firula, pode ser no ouvido tambem, mais fácil ainda.

Cara, isso que é engraçado, porque RMS não se relaciona diretamente com volume, mais potencia, vai dar mais volume, mas essa relação não é direta e muito menos precisa, porque depende muito mais do falante do que do amplificador, sem falantes não tem nem como medir potencia RMS.

tendencia dos estilos q mais vendem, mais veiculam, mais empregam

Eu não ligo um rádio há séculos, pouco leio sobre musica da moda, logo... não tenho como saber o que esses estilos andam fazendo ou usando. Sei que de cada 10 guitarristas fodas que eu ouço, pelo menos 9 usa tanto valvulado, quanto simuladores, quanto SS.

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar


pode ser no ouvido tambem, mais fácil ainda



pouco leio sobre musica da moda, logo...

música da moda é apenas um desses estilos

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


beu: música da moda é apenas um desses estilos

Confesso que não entendi...

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


o Grimc está que é só alegria, um tópico sucesso total, rs...

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Jinkxs
Mto bom!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minha conclusão da discussão: Estamos muito bem servidos de opções. Tem pra todos os gostos!!!

Quando comecei a tocar no finas dos anos 80, ter equipo bom era caríssimo e só profissionais tinham! Variedade? Não existia, só lá fora...

Abs

Vinícius Iron
Veterano
# nov/10
· votar


Este tópico é como uma extensão desse meu, aqui, hehe.

No final, fica sendo a verdade de que tem gente que prefere valvulado ou transistorisado ou os dois, ainda que eu acredite que cada um deles teria a sua aplicação específica.

MauricioBahia

Quando comecei a tocar no finas dos anos 80, ter equipo bom era caríssimo e só profissionais tinham! Variedade? Não existia, só lá fora...

Verdade. A tecnologia da nossa música só começou a ir pra frente depois do primeiro Rock In Rio, quando os caras que vinham de fora nos ensinaram tudo sobre equipamentos. Eu não vivi essa época, mas do que eu já li e ouvi de pessoas, a qualidade tecnológica da música brasileira foi impulsionada pelo Rock In Rio.

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


Queria fazer mais uma pergunta aqui, se me permitem:

o pessoal costuma dizer que valvulados costumam ter distorçao melhor, apesar do nich ter dito que tambem existem SS's com drives legais. A pergunta é

Se o cara que aquela distorçao hi gain from hell, ele consegue com pedais(distorçao, equalizer, booster) + SS bom um som parecido com os heads valvulados tipo de 4mil dinheiros?

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


machista mode on:

ampli valvulado é que nem uma mina gata... da mais trabalho e é mais caro, mas não é por isso que vc vai ficar com a gordinha meia boca (ampli ss)...

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


renansena777

Resposta simples é: SIM. Apesar de eu não curtir o timbre do Dimebag, a quase totalidade do fórum gosta. E boa parte da carreira ele usou SS com drives ultra from hell.

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

o Dime bag usava um dos melhores amplis para distorção ss.. só que nesse caso o que vale é o cara, "ele" tira timbre de qualquer coisa... pegada monstra...

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

outra... pq a Randall ta fazendo cabeçote valvulado se já tinha aquele timbre?...

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Alguém ai já testou os amps valvulados Bugera?
Acho que é um dos poucos valvulados que nunca testei.
Alguém tem algo a dizer sobre eles?

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

usei esses amplis 3 vzs em apresentações...cabeçote com 4de12.. resolveu a parada, alem de ter ótima distorção, mas acho que eu não compraria.. ja que é pra gastar pegaria outra coisa...da pra compara com os behringer, mas perde para os peavey...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


renansena777
Se o cara que aquela distorçao hi gain from hell, ele consegue com pedais(distorçao, equalizer, booster) + SS bom um som parecido com os heads valvulados tipo de 4mil dinheiros?

Acho que até com menos que isso, não sei quanto anda os Randall hoje, mas não são nenhum absurdo de caro, e como disse o MMI, o Dimebag Darrel está de prova.

Pra quem está com pouca grana, um SS que dá um bom custo benefício pra isso são os Peavey. Não vai ser um 5150, mas satisfaz, e pra isso é mais legal que a maioria dos valvuladinhos de 1000 reais, já que eles tem uma proposta bem mais puxada pra vintage do que pra modern.

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Bendsup
Hummm valeu...bom saber.
Um amigo meu tava querendo comprar e eu não conhecia.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Bom, lá vai pedrada então. Eu acho que hoje, para quem mora em apartamento e tem problema com barulho, um dos melhores amps para tocar no quarto e estudar é o Fender G-Dec, qualquer um deles. São muito legais.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Bendsup
outra... pq a Randall ta fazendo cabeçote valvulado se já tinha aquele timbre?...

A Randall faz valvulados há pelo menos 40 anos, só com o nome Randall começou em 1970, antes disso o Bob Randall ele era presidente da Fender, e inclusive foi quem criou nomes que todos usam hoje, como Stratocaster, Broadcaster, Twin Reverb, Showman Reverb.

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
nichendrix
Valeu aí pelas opinioes
Mas eu nao sou muito fã do timbre do dimebag nao, apesar de ele ter uma pegada montruosa eu acho que comparando com os equipamentos disponiveis hoje é possivel tirar um som muito melhor. Eu curto bastante as distorçoes do KSE e essas distorçoes mais "modernas" tipo as bandas de dethcore, mas ultimamente eu desisti de tentar encontrar um timbre a lá mesa boogie ou krank sem usar um ampli desse porte huahuahuahua

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

OK. mas o que eu quis dizer é pq eles fazem amplis valvulados se tem amplis transistors de grande desempenho (pelo menos pra distorção pq o clean nao rola)...

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Bendsup

Pela mesma razão que a Fender e a Marshall também o fazem. E acabei de achar alguém do fórum que também não acha o timbre do Dimebag essa Brastemp toda. Por que não dar opções e tentar agradar mais gente? hehehehe

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Bendsup
OK. mas o que eu quis dizer é pq eles fazem amplis valvulados se tem amplis transistors de grande desempenho (pelo menos pra distorção pq o clean nao rola)...

Cara, basicamente porque é isso que 9 em cada 10 fabricantes fazem, até onde eu lembre o nome Randall embora respeitado, não era muito valorizado quando só fabricava valvulados, veio o Dimebag e começou a usar os SS, e no rastro deles outros começaram a usar modelos diversos da marca, como George Lynch e Kirk Hammet (que tem valvulados signature da marca).

Enfim, acho que é muito aquela coisa do gosto mesmo, e da empresa agradar "qualquer freguês". Até porque hoje, são poucos os fabricantes que não entraram na onda de oferecer também SS e simuladores, a própria Randall tem um simulador valvulado, é só um power com modulo para preamps baseados em amps diversos, vc compra o pré espeta no power e tem de 2 a 4 preamps simulando outras marcas.

MMI
E acabei de achar alguém do fórum que também não acha o timbre do Dimebag essa Brastemp toda. Por que não dar opções e tentar agradar mais gente? hehehehe

Eu nunca achei o timbre dele essas cocadas todas não, salvo o Great Southern Trendkill, os outros são bem padrão pra Trash Metal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic