Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# nov/10


Bom gente, quem deu uma olhada nesse tópico percebeu que a duvida do coitado do cara se transformou numa discussão polêmica e calorosa sobre Valvulados contra Transistorizados. Foram debatidos vários pontos interessantes como: versatilidade, potência, facilidade para o transporte, usabilidade em shows, fidelidade do timbre, etc. Então, resolvi trazer essa polêmica e interessante discussão para cá e deixar o tópico do Stevie em paz.


Bom gente, onde paramos? Ah sim, na dificuldade para o transporte dos valvuladões, e como as pedaleiras ou amplis menores como o Tiny Terror seriam interessantes nessa stiuação.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


como diz o começo da musica do tropa de elite

"Agora o bicho vai pegaaaa"

hauhauha

Isso de transporte é algo a se ter em mente mesmo. Mas o q mais me preocupa é a SEGURANÇA do equipamento.
Digo isso pq a maioria do povo aqui nao vai fazer shows bem organizados, em palcos legais, com rede eletrica boa, com infra-estrutura e etc.
A maioria aqui vai fazer pequenos shows em barecos que tao cagando e andando pra banda, e o pior..CHEIO DE BEBADOS em volta arriscando a vida do seu amp apoiando cerveja em cima, deixando garrafa do lado do amp...haha (experiencia propria).
E isso da rede eletrica é foda. Sexta fui fazer um show no DCE da ufpr...kct, nenhuma tomada no palco, os caras nao sabiam se era 110...e eu com o cabo do meu bandit na mao e pensando "e ai...arrisco ou nao arrisco"? haha
Graças a deus meu bandit é uma cruza de keith richards com highlander, entao ele é imortal a menos que arranquem o falante dele haha

Bog
Veterano
# nov/10 · Editado por: Bog
· votar


Grimc

Como já disse várias vezes em vários tópicos: eu gosto de valvulados. Tenho os meus e não largo. Isso é um fato.

Outro fato é aquilo que o Motoboy From Hell-SDMF comentou: a segurança. Quando trabalhei no desenvolvimento de um medidor de qualidade de energia, ficou claro para mim que o Brasil tem muitos lugares com instalações elétricas assustadoras. Mesmo aqui no Japão, o amp workhorse padrão, pau para toda obra, é o Roland JC-120. O amp é robusto, aguenta anos sem manutenção, e qualquer barzinho que tenha amp disponível para a galera tem um desses. Sem contar que o clean dele é MUITO bom, independente de ser SS ou não. Como eu não toco guitarra em público, só violão, o meu amp "principal" também foi escolhido com a robustez em mente: é um PAzinho Yamaha, desses que aguentam até chuva sem soltar fumaça.

Agora, essa discussão me dá uma sensação de deja vu... Eu até sei para onde ela vai: ou o tópico definha sem participação ou se torna uma discussão infinita como sempre, eheheha. É tipo discutir religião. =P

AugustoDamned
Veterano
# nov/10
· votar


Graças a deus meu bandit é uma cruza de keith richards com highlander, entao ele é imortal a menos que arranquem o falante dele haha

hahaha.. boa!

nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Grimc

Eu acho essa discussão meio inútil, até porque 90% do que ela acarreta é questão de gosto.

Os dois amps tem vantagens e desvantagens e pelo menos pra mim o ideal é ter os dois. Eu tenho 4 valvulados, hoje quero 3 SS pra mim para aquilo que os valvulados não dão conta de fazer.

Querendo ou não ambos tem sua utilidade, e isso nada tem haver com toda a discussão se válvula é melhor ou não. Chega a ser ridiculo quando algumas pessoas dizem que Solid State não tem a mesma expressão de Valvulado. Quem disse isso nunca ouviu B.B. King ou Jim Hall, dois dos guitarristas mais expressivos que já vi e ambos usam amps Solid State.

Da mesma forma dizem que valvulado não dá o mesmo som limpo, então quem diz isso nunca andou tocando um Twin Reverb pra ouvir o som de sino dele.

Como tem gente que diz que não rola um SS pra "metal true from hell", mas no fim, o Dimebag Darrell usava amps SS, o pessoal do Slipknot também usa.

Enfim, é uma discussão que não faz sentido, vamos comprar os dois e achar cada um bom na sua praia.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

+1 . perfeito!

RennanRdC
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Falo tudo!

AugustoDamned
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

A voz da experiência falando, meus amigos.
Leiam e aprendam! rs
+1

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

É isso aí, +1! Não tem mistério, duendes, pior, melhor...

Loiras, morenas, mulatas e ruivas. Todas tem seu charme. Eu prefiro... é... é... todas!

Abs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Loiras, morenas, mulatas e ruivas. Todas tem seu charme. Eu prefiro... é... é... todas

Essa afirmação só enaltece o que o nichendrix falou de que "as vezes é bom ter mais de um até" \o/ \o/ \o/

(ai se minha guria lê isso)

T-Rodman
Veterano
# nov/10
· votar


passa a régua. O legal mesmo é poder usufruir o melhor dos dois mundos.
Em casa, nem uso mais amp pra gravar. É tudo em linha mesmo, rs.
Pra tocar sim, SS, valvulado, o que tiver em mãos.

AugustoDamned
Veterano
# nov/10
· votar


(ai se minha guria lê isso)
Pior do que ela ler isso, é ela praticar o: "as vezes é bom ter mais de um até" \o/ \o/ \o/
Aí o bicho vai pegaaa! rs

Sobre os SS no metal.. de usar valvulado, blá blá blá... sempre ouvi isso mesmo. Mas quando comecei a escutar Pantera, li que o Dime usava Randall e tal e ficava me perguntando por que falam tanto de valvulado se esse cara tira um som do caralho com um solid state!
Realmente, ir muito pela opinião dos outros é prejudicial. Às vezes nem testar o equipamento e tirar todas as suas possibilidades de som a gente faz porque ficou influenciado por um 'dogma'.

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Todos aqui acima só tem SS? Tirando o nichendrix

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


RoLP: Todos aqui acima só tem SS? Tirando o nichendrix

Tenho um Blues Jr.

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


T-Rodman
O legal mesmo é poder usufruir o melhor dos dois mundos.

Eu penso muito nisso, eu acho que o mais importante é a musica, é tocar, amplificador, guitarra, efeitos, tudo isso é instrumento, acho que a pessoa tem que procurar o que vai dar o que ele quer ou o que a musica pede sem se ater a conceitos e pré-conceitos quanto ao instrumento que será usado.

Nisso eu acho interessante a trajetória do B.B. King, primeiro só usava valvulados, depois começou a usar um set em estéreo com um valvulado e um SS, depois ficou alternando, e finalmente se aquietou com o Lab Series dele, e mesmo assim vez por outra ele tira o Twin Reverb da aposentadoria. Da mesma forma já vi ele tocando com uma infinidade de amps Roland, Fender, Mesa/Boogie e até Marshall.

O cara usa aquilo que ele acredita ser melhor naquele momento, que melhor reflete o que ele está tentando passar e isso é o mais importante. Até porque nenhum equipamento bom, salva musica e musico ruim... heheheheheh

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MauricioBahia

Puxa, me negativaram pq eu falei que tenho um Blues Jr. :( Snif...

Eu só respondi a uma pergunta do RoLP! Esse fórum é interessante...

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Só há polêmica se há intransigência.

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Puxa, me negativaram pq eu falei que tenho um Blues Jr. :( Snif...

Eu só respondi a uma pergunta do RoLP! Esse fórum é interessante...


Muito mesmo. Dá para fazer estudo de caso de certos transtornos.

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


pra mim não existe comparação valvulados x transistors.

Um valvulado com 1 falante de 12 é viável de ser transportado. serve para tudo: gravar, microfonar, tocar em lugares pequenos, ensaiar...

a qualidade do som não se compara..

PS: vendi meu jazz chorus (praticamente novo) mês passado. to com um fender valvulado. Tambem tenho um bandit, que carrego p ensaios ou dar aula.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Eu tenho valvulado também!!! Nem ia meter a colher aqui, mas vamos para a chuva...

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


MMI

Cuidado, será negativado por falar isso!

hehe

Abs

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


Pra mim...não tem comparação entre um e outro..valvulado sempre será melhor.
Se é possível tirar um bom timbre com SS? SIM....
Mas se a mesma pessoa usar um valvulado ficará MTO melhor...

Ai vão falar..."O BB king usa um SS"..
Ele é o BB king...tem uma baita guitarra, uma baita pegada e faz 1 tipo de som apenas, que virou característico dele...e se acostumou com ele.
Mas até ele se pegar um valvulado vai ficar melhor (na minha opinião).

Já o Gary Moore, usa marshall e orange e fica com um timbre animal tb (na minha opinião mais legal)

John mayer e eric clapton tb usam valvulados...a maioria.
Isto pq só citei Blues...não citei rock...pq é unânimidade.

Já tive vários transitores...e me desculpe os fãs de SS, mas não dá pra comparar.

Enfim é a minha opinião.
Não vejo nada que um valvulado fique a desejar, já SS eu vejo um monte de coisa a começar pelo drive.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
MauricioBahia

O preconceito é tamanho que até por APOIAR os SS vcs levam negativos. haha Tipo os nazis que matavam quem desse abrigo pra judeus hahahaha

*apesar que se tivesse algum nazi por aqui ele ia gostar dos SS * (piada ruim, eu sei)

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Bendsup
a qualidade do som não se compara..

Em termos objetivos.

Não se compara a quê? Como? Por quê? Em que circunstâncias?

Defina qualidade.

MMI
MauricioBahia

Transtorno valvular.

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP

o BB king usa um ampli gibson SS que é totalmente fora do padrão... não da pra comparar com o que rola por aí.. nem com os top solid states acessíveis...e ele tambem ja usou ou usa os twin da fender...

RoLP
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad
Em todos.
Drive, qualidade na gravação, definição do som, potência (qualquer pequeno valvulado pode ser tão alto e soar melhor que muitos SS com mais potência).

Enfim..TUDO..

Tem SS bacana...mas fica bacana até alguém ligar um valvulado do lado (Se ambos souberem regular o som)

Konrad
Veterano
# nov/10 · Editado por: Konrad
· votar


.......

RoLP
Veterano
# nov/10 · Editado por: RoLP
· votar


Bendsup
Exatamente...até o SS dele é diferenciado.
Mas a galera se escora nesta opção para ter justificativa.

O que noto é que os que defendem os SS contra os valvulados é pq nunca pegou um valvulado para regular e tocar nos shows em geral.

Fica naquela do "Só tenho um SS e gosto do som"...e isto não indica que ele é melhor que um valvulado.

Todos os grandes guitarristas usam valvulados (na maioria) e são referência de sons.

E mesmo os que não usam...GRAVARAM com valvulado...sendo assim..não tem como questionar a qualidade superior de som.

Bendsup
Veterano
# nov/10
· votar


Konrad

a definição dos harmonicos são incomparáveis! Textura do som ! A dinâmica que um ampli valvulado proporciona é infinitamente superior!

De qualquer formar o cara tem que testar um do lado do outro pra entender...

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


RoLP
Drive, qualidade na gravação, definição do som, potência (qualquer pequeno valvulado pode ser tão alto e soar melhor que muitos SS com mais potência).

Tu acha o som do B.B.King mal gravado, pouco definido?

Não acha que você está incluindo fatores externos demais (microfones utilizados, sensibilidade dos falantes.... bçlablabla) na comparação poluindo a conclusão?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados vs. SolidState -> Vantagens e desvantagens- Polemic Discussion Topic