Não existe valvulado de R$ 1000 feito à mão que preste.

Autor Mensagem
pedrobona
Veterano
# jan/13
· votar


Falam muito de transformadores importados e tal e tal e altos preços ,tudo bem mas me diga quem puder quais as caracteristicas eletricas que um bom transformador de saida de audio tem que ter?
QUE CARACTERISTICAS ELETRICAS voces tanto valorizam num amplificador? e mais especificamente nos valvulados?
valvulas russas ? sõa as melhores ? hahahahaha

seriam as melhores porque só a russia continua a fabricar valvulas pequenas
abaixo de 1kW de potencia?

será? como alguem falou acima "os tecnicos que leiam esse forum devem ficar assustados com o que leem " pois é eu projeto e construo amplificadores de audio de todos os tipos e aplicações a mais de 30 anos ,sou eng,eletronico com 40 anos de atividades no brasil e estados unidos e estranho muito os conceitos e opiniões emitidas aqui ,bem partem de leigos tudo bem mas mesmo assim muito estranho,muito estranho.

pedrobona
Veterano
# jan/13
· votar


Em tempo sou musico tambem amador de jazz&blues , conheço um lado e outro do assunto.

pedrobona
Veterano
# jan/13
· votar


baixo e guitarra

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


pedrobona
Vou aproveitar sua experiencia e tirar umas duvidas que fiquei. Quais as normas de segurança exigidas para amplificadores valvulados? (ABNT,imetro)
Amplificadores valvulados precisam de aterramento no GND do circuito, para não causarem choque? (montei um AX84 de 6w, e fiz a ligação do terra e do GND, depois do retificador. Tive um Tremendão que não possuía terra,um dia tocando guitarra, esbarrei a perna numa cama de ferro e quase grudei.)

Eu estava pensando em pegar um valvulado nacional, mas depois de ler o tópico, e pesquisar a respeito e normas de segurança seguida pelas empresas nacionais, não vi nada no site dos fabricantes que pesquisei.

Shapu
Veterano
# jan/13
· votar


Victorhv

AcedoAudio, Alien Amps, Pedrone, T Miranda são uns puta handmades. Acedo e Alien tem um timbre bem peculiar.

Drinho
Veterano
# jan/13
· votar


Victorhv

só conheço o t miranda e o pedrone que considero bons profissionais

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


pedrobona
tudo bem mas me diga quem puder quais as caracteristicas eletricas que um bom transformador de saida de audio tem que ter?
Acho que ninguém com conhecimento de causa vai voltar aqui pra responder não. Vc com sua experiencia poderia alimentar com uma bocado mais de info pertinente e responder a sua propria pergunta, não?!?! Seria bom!!!

[/i]QUE CARACTERISTICAS ELETRICAS voces tanto valorizam num amplificador? [/i]
Essa ficou meio estranha, caracteristica eletrica so amp???
Uhmmm, que ele ligue??
Hehehehehe!! Vc pode perceber que eu sei tocar, mas não manjo muito dessa outra parte!! hehehe!!

Abs!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
conheço um pouco e é um assunto bem legal e difícil. por exemplo, as chapas metálicas tem uma estrutura cristalina formada por grãos, que possuem um monte de características que vão influenciar no fluxo magnético, frequências,rendimento(potencia sonora/potencia total)...mas nem vou me metrer a explicar porque não sei muito,só vou levantar a bola pra alguem chutar pro gol =p
aço a gente ve na frente é tudo igual, no mocroscópio é outro mundo.

ogner
Veterano
# jan/13 · Editado por: ogner
· votar


Luiz_RibeiroSP
Mas pelo menos então existem diferenças de material e construção do transformador, por exemplo, que justifique qualidade/preço maior??

Eu sei que tem, mas a parte técnica desconheço.

EDIT: Nem me lembro se essa parte foi discutida aqui, sobre o transformador. Talvez ate tenha sido!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


ogner
sim, pois as chapas podem precisar de tratamento térmico, que pode ser feito por exemplo a 600Cº por 1h, manter isso é caro, matéria prima usada e selecionada com vários critérios. O fio de cobre tem as mesmas complexidades.

MMI
Veterano
# jan/13 · Editado por: MMI
· votar


Luiz_RibeiroSP

Tô com o ogner, não entendo disso. Mas talvez então, algum colega possa pelo menos chegar aqui e dizer: por n razões que quase ninguém vai entender, o transformador Mercury é o cara. Pior que eu tenho essa impressão, mas não sei...

Obs.: será que vamos ter que perguntar no site da Mercury sobre isso?

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Obs.: será que vamos ter que perguntar no site da Mercury sobre isso?
Não é uma má ideia!! Hehe!!

Pq é sempre ahhhh, amp de linha aquele marshall lá é mó carão!! O Handmade Zé faz um igualzinho por 1/3 do preço!!

Mas sera que o transformador é o mesmo? Sera que faz diferença o transformador no resultado final do amp? Só durabilidade, economia de energia, muda ate o timbre, alimenta melhor as valvulas???



o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
euheuhe, acho que quem sabe muito dessas coisas, não revela por varios motivos: segredo industrial, patentes, omitir que seus produtos não passam por certas etapas para garantir a qualidade.... Mas imagina só, a chapa do transformador passa por tratamento térmico que vai garantir uma serie de qualidades no produto. Para baratear um produto, um certo fabricante deixa de fazer tratamento térmico, nisso o transformador funciona, mas comparado com um Mercury, o som não é legal. Agora imagina todos os detralhes e processos caros que vão existir no imãm, bobina do alto falante,cone,transformador de saida/entrada, placa de circuito, montagem, teste, controle de qualidade.... tudo isso custa mas essas coisas o usuario não vê, o que a gente vê é dois amplificadores, um de 1.000, outro de 10.000.
Lembro que quando comecei a tocar, vi duas guitarras modelo stratocaster preta de escudo branco, penduradas lado a lado, mas com preços discrepantes, ai eu me perguntei: Porque essa custa 300R$ e essa custa 60000R$?

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Luiz_RibeiroSP
ogner

É, não dá para perguntar se eles são os melhores e o que eles fazem para serem os melhores. Mas quais as caracteristicas eletricas que um bom transformador de saida de audio tem que ter? pode ser uma pergunta ao alcance do FAQ deles, não?

Há um tempo atrás, surgiu uma dúvida aqui no fórum sobre alto-falantes, se precisavam um tempo para "amaciamento". Deu confusão, eu tinha ouvido falar que sim, uns colegas diziam que não, um fabricante nacional dizia que sim... No fim, fiquei em dúvida e mandei email para a Weber (handmades que fizeram os meus, super atenciosos), Eminence e Celestion. Todos disseram que sim, eles tinham um tempo de adaptação e mudança no timbre até "estabilizar".

Que tal, se ninguém se dispor a responder a um ignorante aqui? rs

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


É... Tem alguma coisa no FAQ da Mercury....

Se o Luiz_RibeiroSP tiver a paciência de dar uma olhada e botar em português para ignorantes, eu ficaria agradecido. hehehehehe

valeu

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


MMI
vish, mas eu sou ignorante tmb ueuehue, conversei com alguns professores da faculdade, mas eles trabalham com transformador de poste, motor... mas explicaram bastante coisa. Na conversa chegamos a algumas conclusões a respeito de transfonadores de som. na época estava montando meu AX84 e levantei a questão. vou ver se consigo alguma coisa no site e posto assim que possível pra levantar outra bola no tópico.

EDIT: lembrei de um fato, onde trabalho tem um microscópio de metalografia da década de 50 importado, ele possui uma lampada especial alimentada com 12V/500mA, este transformador tinha queimado e mandamos fazer outro enrolamento. Mandei la na Sta Efigênia onde tem alguns fabricantes. quando fui pegar o transformador o cara me perguntou onde e consegui ele, expliquei de onde era e ele me falou que se conseguir comprar a mesma chapa usada, poderia diminuir o tamanho de seus transformadores. realmente ele é menor que um convencional(chuto 30%). Meu professor falou que no Brasil existe excelentes materiais para esta aplicação, mas pelo fato de ser caro, fabricantes preferem montar seu produto com chapas inferiores e o melhor geralmente é exportado.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
achei uma explicação legal no site da Mercury, abordando o assunto
Google tradutor:

Definição amigável. A busca para o melhor tom de um amplificador de tubo de vácuo pode dar-lhe começa com o transformador de potência. A qualidade de construção e precisão de suas especificações têm um profundo efeito sobre a capacidade de elogio do amplificador de tubos de vácuo para ser executado em seu desempenho máximo. Cada indivíduo do enrolamento do transformador de potência fornece energia crítica para as necessidades do circuito do amplificador. Muitas vezes, e principalmente pela ignorância, o enrolamento de aquecimento / filamento e sua finalidade é julgado como incidental. Fabricantes de transformadores de baixo custo geralmente tornam uma oportunidade para cortar custos sobre o trabalho e os materiais aqui. Como é triste! Especialmente quando você considerar a estabilidade ea consistência da energia fornecida por este enrolamento torna-se então o padrão de temperatura para o desempenho do tubo. Você pode perguntar: "Por que toda essa coisa de energia / temperatura que está sendo apontado como importante para o meu tom de amplificador" A resposta é encontrada no tubo de vácuo em si. Os tubos em seu trabalho ampères por emissão termiônica. Isto significa que, dentro do vácuo contida neste tubo de vidro é um pedaço de metal, que é aquecido até ao ponto de incandescência dando os electrões de energia suficiente para voar fora de sua superfície. Estes elétrons fluem livre através do espaço vazio e são atraídos para um outro elemento no espaço que carrega uma carga positiva. O movimento dos electrões e a sua direcção são influenciados pela carga de outros elementos contidos também que o espaço vazio. Isto significa que a corrente está sendo realizado através de vácuo e não condutor de um sólido ou condutor de "semi" que vocês conhecem como "estado sólido". Então você prefere o seu tom a fluir através de elétrons através de vácuo ou tropeçar com sólidos e / ou semi-condutores? (. Dica: um vácuo é superior) eu só posso ver os adesivos para carros agora - "No espaço, ninguém pode mexer com o seu tom." Lembre-se, transformadores melhor fazer tubos mais feliz que melhora o seu tom.

B +: definição técnica. É um termo usado para identificar uma fonte de tensão DC com uma polaridade positiva.

Definição amigável. Por que usar o termo "B +" e não "V +"? Há muito tempo, aqueles que ponderar essas coisas se referiu a esta tensão como tensão "Bateria" ou uma "bateria" de fornecimento. Então, há quanto tempo foi isso? Bem, as raízes de engenharia elétrica moderna pode ser rastreada até cerca de 1819, quando a relação entre correntes elétricas e campos magnéticos foram descobertos. De longe, a demanda maior potência colocada no transformador de potência de seu amplificador é para B +. Daí o enrolamento B +, que praticamente determina a faixa de potência de áudio do amplificador. A qualidade deste sinuoso vai afetar a quantidade de ar o seu amplificador vai explodir através de altifalantes quando é "dimed fora" (colocar o volume no "10"). Dito isto, esta é a parte do transformador, onde os caras de baixo orçamento realmente cortar em materiais e mão de obra. Seu "bom o suficiente" abordagem trabalha com a crença de que o músico típico não podia ouvir a diferença e os trata como clientes de baixa renda. O caráter e tom de seu amplificador junto com sua potência de saída depende muito da B + enrolamento qualidade de construção.

polarização: Polarização ou melhor, de polarização de grade de um amplificador de tubo de vácuo é um influência de corrente DC para fluir a corrente no interior do tubo numa direcção específica. Tensão de polarização em seu amplificador é geralmente negativo na polaridade. Pense nisso como uma espécie de governador ou "rev limitador" para o tubo. Operação de manutenção do tubo em cheque e impedindo a sua energia de amplificação de fugir e grenading. Polarização seus tubos corretamente irá prolongar a vida geral do tubo e otimizá-los para o seu melhor tom possível.

torneira viés: Este é um único fio não isolar torneira do B + sinuosa que fornece energia para o fornecimento preconceito [tensão negativa] de seu amplificador. Esta configuração é comumente encontrada em antigos amplificadores vintage.

enrolamento viés: Esta é uma organização independente totalmente isolado enrolamento dedicada ao fornecimento de energia para o fornecimento preconceito [tensão negativa] de seu amplificador. Ela é facilmente distinguida da instalação da torneira de polarização por ter duas ligações / conexões e medir nenhuma continuidade entre este e o enrolamento B + ou qualquer outro enrolamento. Esta é a escolha preferida dos construtores de hoje ampères por causa de sua estabilidade inerente e independência das flutuações de energia potencial da B + incorre sinuosas durante a operação do amplificador.

bobina: Uma forma de bobina que é feito de material isolante, tal como Phenolic plástico ou de papel, onde é enrolada em cima do fio de modo a formar uma bobina.

estrangulamento: um filtro de alimentação de corrente, cuja indutância é usado para limitar o fluxo de corrente alternada, permitindo que o fluxo de corrente contínua. Chokes naturalmente manter um fluxo mais constante de corrente. Tensões de saída não subir tão alto como se estivessem sem este indutor no circuito; também não cair tão baixo quando comparado a um circuito de entrada capacitor de filtro. Chokes segurar a variação da tensão de saída (ondulação) para um valor relativamente pequeno.

bobina: Um número de voltas do fio isolado ferida em torno de uma forma de material isolante, que pode ou não incluir um núcleo de ferro. Algumas bobinas são suficientemente rígida para ser auto-sustentado e não necessitam de uma forma sinuosa e / ou de um núcleo para o fixar. A bobina é também conhecido como um indutor. Indutores de possuir a propriedade de ter uma oposição considerável ao fluxo de CA enquanto permitindo DC para passar através do fluxo.

Condutor: Qualquer material que oferece pouca ou nenhuma resistência ao fluxo de electrões. Exemplos:

Bons condutores =
ouro
prata
cobre
seres humanos
alumínio
mercúrio
conduzir

etc

Condutores ruim =
papel
vidro
plástico
borracha
papagaios de madeira
couro
etc

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Obrigado. Nem sei dizer se em inglês seria mais fácil, porque esse assunto para mim é meio transcedental... kkkkk

De toda forma, eu traduziria assim: não digo que só os Mercury são bons, mas eles tem as preocupações para fazerem o melhor possível. O material e detalhes técnicos fazem muita diferença no transformador sim! ;-)

Valeu

Ramsay
Veterano
# jan/13
· votar


Os melhores transformadores são os feitos com núcleos laminados em aço-silício GO (grão orientado).
Eles esquentam menos tem maior eficiência e produzem som de alta fidelidade. Mas são caros e difíceis de se encontrar.
Esse tipo de transformador é mais usado em amps valvulados estéreo Hi-Fi e dificilmente são encontrados em amps valvulados de guitarra, onde uma certa distorção obtida por saturação magnética é sempre benvinda.
O próprio Pedrone usa (ou usava) transformadores desse tipo em seus amps hi-fi stéreo.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Resposta da Mercury:

Thank you for choosing Mercury!

The characteristics are really about even order harmonic content and that is what we deliver.

No need for any doubt, we guarantee the tonal improvement or your money back, and encourage you to compare us to anyone else out there.

Here is a bit more and you can read much more on our FAQ’s page as well.



The Role of Transformers in Electric Guitar Tone

Most of us agree that amps built with vacuum tubes have superior tone. Therefore, it’s the tubes that take all the credit for great tone... right?

It is easy to see where one might get that impression. So far, the tube remains the ultimate conductor of musical signals. But in reality the tube is completely dependent on the circuitry connected to it. Consider the perfect tube hooked up to a perfect circuit. The resulting amp would have little to no distortion. Signals would pass through exactly as they came in. Nothing added—nothing subtracted. Amplified, but cold and sterile. The ideal conditions for neutering your guitar tone.

As you can see, blindly seeking design symmetry can work against us when it comes to electric guitar tone. To better understand this concept let’s compare it to rock vocalist style. Imagine in your mind your favorite singers -- do they have perfect vocals? Far from it. There’s always at least some grit or grind to their singing styles. The use of unusual vocal techniques is what makes their voices interesting and memorable. Opera is not what we’re looking for here.

On the other hand, the presence of odd harmonics in music is generally annoying. Better-sounding amps work to minimize these odd harmonics. At Mercury we design and build transformers that enable your amp’s circuitry to emphasize even order harmonics between specific frequency ranges. Our methods intentionally showcase the virtues of electric guitar tone.

To get desirable tone from a tube it must be coaxed, bothered or even irritated in some way. This is where the tubes share interdependence with the transformers. Great transformer designs are the key to provoking tubes to behave in a manner that is conducive to getting desirable tone. Having the right transformers has long been one of the fundamental insider secrets behind great tube amp tone!

Remember, your amp’s transformers are the cornerstone of its tone. Whether you’re a player or a builder, using Mercury transformers is unquestionably your best investment in superior tone, reliability and amp value.

Let me know any questions any time.

Thanks!

Patrick


Ramsay

Hum... Tem muito segredo nisso aí, hein?

Estava lendo sobre os Dumble, falam sobre fast response amplifier circuits. Começa a complicar demais para mim, rs. Melhor deixar minha curiosidade de lado e simplesmente aceitar, para blues são bons pra caramba! :-)

Obrigado!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
É complicado mesmo, os caras ainda falaram de harmônicos pares e impares. mas podemos ver como é complexo o projeto, nisso esta o custo. Diferente do cara que tem uma receita de bolo falando o desenho das chapas, como colar, quantas espiras... só sabe montar.
Mas minha preocupação é com segurança pois entrei no site dos fabricantes handmade e não vi nenhum falar sobre normas técnicas e critérios de segurança seguidos. Tive um tremendão e grudei numa cama de ferro quanto estava tocando.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Mas minha preocupação é com segurança pois entrei no site dos fabricantes handmade e não vi nenhum falar sobre normas técnicas e critérios de segurança seguidos. Tive um tremendão e grudei numa cama de ferro quanto estava tocando.

Sim, eu li, mas aí é brabo... Sei lá se tem critérios de segurança nisso aí, pelo menos que divulgem.

Li há um tempo atrás sobre aterramento e um tal de "cap da morte", explicando o uso de capacitores que quando queimam desconectam ao invés de entrar em curto, hum e um monte de coisa. Mas sei lá, não entendi nada daquilo e está muito longe da minha área.

Neste tópico os caras discutem sobre terra, hum, cap da morte, segurança, trafos... Quem sabe te ajude, ou mesmo mandar uma mensagem para os caras (antigos) que discutiam, quem sabe te ajudam por email.

Russetwolf
Veterano
# jan/13
· votar


pedrobona

Meu caro, comungo das mesmas opiniões, como dizia o velho guerreiro “No Brasil nada se cria, tudo se copia”
Essa questão dos valvulados aqui no fórum é comandada por uma turma que querem exaltar seus produtos termiônicos de 60 anos atrás como se fosse à última palavra tecnológica do 3º milênio “se é alltube é bom, se não é, não presta”. Acho que se esqueceram de avisar que tudo evolui e que os termo iônicos são as criaturas mais ante ecológicas do planeta, gastam muito cobre nos seus ultra-lineares transformadores, desperdiçam energia elétrica, são pesados entre outras mil coisas, são caros, o que é bom para quem vende e fabrica. Mas não podemos negar que eles tem o timbre e a cara do Blues e do rock, é claro, quando estes estilos surgiram só existiam os termiônicos que caracterizaram o estilo. Precisamos reinventar, não podemos mais ficar parados no tempo dizendo que a dentadura do vovô era melhor que as fabricadas hoje.
Abçs

OldBlues
Veterano
# jan/13
· votar


To puta feliz com o meu...

TheRover
Veterano
# jan/13
· votar


Victorhv
T. Miranda, Pedrone, Tubeamps e Sollo Amps.

Filcrow
Veterano
# jan/13
· votar


Eu sei que a discussão foi batida e evaporada do tópico.
Mas... as conclusões que tirei ao ler o debate foi....

Pra quem não tem condições de comprar um ampli das marcas consagradas...
Ou você enfrenta o risco de morte e compra um hand-made valvulado por um preço acessível ou se contenta em viver a vida toda com seu ampli transistorizado barato que, mesmo com boas intenções, nunca te deixa satisfeito.

Eu particularmente estou (talvez) me arriscando nesses ultimos meses...
Espero que eu tenha muitos anos de vida...

Calime
Veterano
# jan/13
· votar


Filcrow

Hoje já se acha amps valve hand made fabricados totalmente no Brasil com qualidade até superior a algumas marcas consagradas do segmento. Conheço(de usar mesmo, e algumas vezes) duas: Pedrone e Alien. Sei que existem outras, e já ter os visto, mas não posso falar pq não usei de fato.

Filcrow
Veterano
# jan/13
· votar


Calime
Amigo eu conheço todos esses fabricantes e muitos outros. Eu tenho um acedo. Meu comentário foi apenas um sarcasmo (não discordando) em relação o que foi dito desde o início deste tópico. Eu acho que você não deu uma acompanhada, mas obrigado pela resposta...

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Filcrow

Acho que não é bem isso. Eu concluo neste tópico, por enquanto, que existe uma questão de qualidade e segurança. Por exemplo, na página anterior explicaram que os transformadores tem um papel importante no som e a qualidade dele, no material empregado, na tecnologia de construção e especificações fazem toda diferença. E claro, tudo isso tem um preço, muitas peças tem que vir de fora e isso encarece o produto. Impossível um amp valvulado totalmente fabricado no Brasil, mesmo porque o Brasil não fabrica válvulas, só de válvulas (que fazem toda diferença no som) eu tenho mais do que os mil reais do título do tópico, mas isso porque tenho vários equipamentos valvulados e válvulas de reserva). Acho que até seja possível alguém construir um amp seguro e barato, mas por trabalhar com eletricidade suficiente para acabar com você, sugiro que seu amp não seja feito por qualquer Zé Ruela que te faça baratinho. Antes tocar com um som de merda do que virar um defunto torrado. Ou mesmo investir seu rico dinheirinho num amp ruim.

Infelizmente o Bertola tem toda razão quando falou algumas vezes aqui, tocar guitarra é algo caro. E acrescento, principalmente no Brasil é mais caro ainda, pior que tem espertalhões que inventam de se aproveitar disso.

Antes que me ataquem, sei que tem gente responsável que faz bons (e seguros) amplificadores aqui. É uma opção, assim como um usado também é, para quem não tem como pagar um novo.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/13
· votar


Infelizmente o Bertola tem toda razão quando falou algumas vezes aqui, tocar guitarra é algo caro. E acrescento, principalmente no Brasil é mais caro ainda, pior que tem espertalhões que inventam de se aproveitar disso.

Concordo com cada palavra.

Antes que me ataquem, sei que tem gente responsável que faz bons (e seguros) amplificadores aqui. É uma opção, assim como um usado também é, para quem não tem como pagar um novo.

Fazem sim. Eu fiquei abismado com a absurda qualidade do amp handmade que comprei. Um Alien Monster 50w. Além dos recursos do amp, o acabamento e a construção são excelentes.

Custou um valor razoável, mas se comparar com o preço de amps importados em reais, ficou muito em conta, principalmente pela qualidade do produto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não existe valvulado de R$ 1000 feito à mão que preste.