as vozes dos americanos são mais bonitas! por quê?

Autor Mensagem
Villts
Veterano
# mar/10 · Editado por: Villts
· votar


DaviDLisboA
por exemplo o filho do Fabio Junior .. acho a voz dele extraordinária
Eu tava citando uma porrada de cantor brasileiro na mídia e bom... mas depois dessa... close topic, por favor.

fill.zanchez
Veterano
# mar/10
· votar


Christhian
Esse pra mim é o idioma mais bonito do planeta. Vai discordar?

http://www.youtube.com/watch?v=VJGKJOe77B8


Sinceramente o que eu tenho a dizer sobre seu post é 星空のライヴに行きたい。
あとディズニーランドで聞きたいなってふと思った。絶対感動する 。 !!!

Concorda?

Edson Caetano
Veterano
# mar/10
· votar


Se estes são os tops mundiais americanos

Beyonce
mariah carey
jennifer hudson
demi lovato
alicia keys
chrisitna aguilera

Na opiniao do camarada, tenho agora, mais do que nunca, orgulho de estar no Brasil, país mais eclético do que esse não há
cantamos, tocamos, o que queremos e gostamos e que se lasque o resto, e grandes musicos, cantores ainda estão por dentro da mídia ao contrario do que pensa o sr da razão

Para escutar estas porcarias aí em cima, nem dentro de bordel de quinta categoria, vomitando ( ta vendo como gosto é que nem C. cada um tem o seu e pronto )

Imagino que a midia dita regras naquela cultura gringa tambem, porque senao a gente nao escutava tanta porcaria enlatada todo santo dia

E o pior que demos mais 4 paginas de ibope a um tópico medíocre

Tb parei por aqui

DaviDLisboA
Veterano
# mar/10
· votar


eu não estou falando do estilo destes (Beyonce
mariah carey
jennifer hudson
demi lovato
alicia keys
chrisitna aguilera )


e sim de suas potencias vocais !!!!
no Brasil naum tem nenhum atual

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


mariah carey
jennifer hudson
demi lovato
alicia keys
chrisitna aguilera )


Pra mim são um bando de vozes chatas. Não consigo ouvir nenhuma dessas.

Concordo que esse tópico não tem pé nem cabeça. Não querendo ser preconceituoso, mas isso também é proveniente da idade do autor do mesmo.

Sobre o filho do Fábio Jr, por acaso, vi ele cantando ao vivo no Faustão, no último domingo. Meu, o que era aquilo? Se eu fosse Fábio Jr, cortava os pulsos de tanto desgosto. A criatura desafinava toda hora e estava com a voz mais zuada que não sei o que... Parece que tinha gritado o máximo que podia em algum show antes de entrar no palco. Voz toda frágil e tremida, uma bosta.

Concordo, entretanto, que tem muito talento obscuro do público. Por quê? Porque a maioria dos brasileiros gosta de ouvir merda, porque é leigo (para não dizer burro) ao extremo e acha que Kelly Key e Felipe Dilon são grandes cantores. Odeio músicas industriais (aquelas que dá pra duvidar até se a voz não foi toda gerada por computador, por síntese - acreditem, a computação musical é incrível hoje em dia). E vai a massa toda nos shows dessas desgraças (que é motivo pelo qual são chamadas pra tevê, ao que me parece).

Por outro lado, também tem gente muito boa na mídia, mas, sim, acredito que têm menor espaço. Tá faltando cultura, educação e pessoas escrevendo corretamente neste país.

Aí o governo em vez de querer investir na educação básica e ajeitar toda a base dos seus cidadãos, ele quer forçar a todos terem ensino superior de péssima qualidade, criando universidades, superlotando as já existentes com o atual REUNI e fazendo de tudo pra formar profissionais de nível superior sem se preocupar se o mesmo é capaz de interpretar um texto (dificuldade muito comum entre as pessoas e que pode ser resolvida com ensino básico decente).

Portanto, músico brasileiro BOM vai ser valorizado de que jeito? Se o público tá esperando o comercial, o lógico, o previsível, o industrial, exatamente o tipo de música que produzem essas cantoras que tu citaste?

Francamente... que absurdo toda essa discussão e tu ainda querendo ter razão. Envelhece uns 15 anos (tu só tens 15), estuda bastante e vamos ver o que tu me dizes aos teus 30 sobre esse assunto.

DaviDLisboA
Veterano
# mar/10
· votar


olha a respeito do filho do fabio jr.

eu achei o timbre dele bonito
independente se ele desafinou .. se estava rouco

bom sobre estar maduro pra entender
posso afirmar que não estou totalmente certo
mas também não estou totalmente errado
os americanos (ingles e etc)
na minha opinião tem o timbre mais bonito porque...."Porque a maioria dos brasileiros gosta de ouvir merda, porque é leigo (para não dizer burro) ao extremo e acha que Kelly Key e Felipe Dilon são grandes cantores."

isso é o que eu quis dizer o tempo todo ninguém me entendeu
que eu sei que há cantores mesmo no Brasil
mas cadê eles ??? a midia não revela

e por isso alguém (eu) pode dizer isso !!

led123_del321
Veterano
# mar/10 · Editado por: led123_del321
· votar


Jattto

Teu post só confirma o que disse o criador do post hehehe...


Entendo eu que a cultura músical, ou seja, o cultivo, a transmissão e perpetuação do que é feito lá, é muito mais presente que aqui. O que o dono do post disse, pra mim, não é nenhum absurdo. Qualquer bandinha de garagem lá, desses punk melódico que tem lá, canta tudo afinadinho, dentro do tempo, segunda voz e o caralho. Esse seria o motivo principal pra explicar, por exemplo, o porquê de se ver várias vezes corais de crianças sem precisão nenhuma aqui no Brasil, que mais parece que elas tão gritando, em vez de cantar. E também, porque é mais frequente se ver um backing vocal bem feito numa apresentação ao vivo, com cantores de lá. Não to falando artisticamente, mas acredito que, tecnicamente, é muito mais viável você se tornar um músico lá fora (paises desenvolvidos culturalmente), do que aqui.

A produção musical de um povo depende não só de incentivo musical... acredito que a percepção musical, não apenas de quem cria, mas de quem ouve, tá diretamente ligada ao nível intelectual. Falaram aí que o povo só gosta de ouvir lixo... na verdade, o povo, além de, realmente, ouvir lixo, cria o lixo musical, exatamente por esses motivos. O que esperar de um povo que tem um histórico de exposição a condições culturalmente sub-humanas? Pra mim o cara que nasce nessas condições, e faz música com os dois micro tons que o seu cérebro lhe permite processar, um em cada neurônio, já é um gênio.

Ontem tava vendo um especial na TV sobre o Claudinho e Buchecha. Fiquei imaginando como seriam aqueles caras (principalmente o compositor) em outra situação, que não essa. Porque, artisticamente, eu acho eles muito bons; não pelo resultado final (não que eu ache insuportável do jeito que é), mas pelo que poderia ser. E não precisaria ter um nível de erudição muito grade não... bastava o contato, desde sempre, com outras situações. Acho sairia um resultado maior do que o que foi. Mas como eu disse, uma coisa depende da outra.

Acho também que até os que concientemente tentariam renegar o funk - ou qualquer outro estilo, sendo música limitada é o que importa - por terem um intelecto de certa forma superior (falo da construção do intelecto do indivíduo), fazem o que fazem também porque a demanda é essa. Então ou por dinheiro, ou por se convencer de que aquele é o caminho, ou pelo senso comum, o artista acaba moldando o trabalho dele daquela forma.


Resumindo a idéia principal, por isso também que o que é considarado "lixo musical", feito aqui, é diferente do que é feito lá. Por exemplo, o pessoal mais velho se lembra do Polegar (ou dominó hehehe)... Agora, comparem eles com os Back Street Boys! Esse último era afinado, cada um fazia uma voz, de certa forma eram mais bem construidas as músicas, gostando ou não delas. E tudo isso devido ao que eu falei... cultura; mesmo que você não se dedique a ela, só o fato de estar nela, já é alguma coisa. Só potencial artistico não é o suficiente.

Acho que era disso que o dono do post tava falando...

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


Timbre bonito e feio é opinião PESSOAL. Um argumento extremamente subjetivo.

Difícil entender isso?

Porra...

DaviDLisboA
Veterano
# mar/10
· votar


aéeeeeee

alguém me entendeu !!!!!

DaviDLisboA
Veterano
# mar/10
· votar


olha naum adiantaria nada um timbre belo
ou bonito (opinião pessoal)
e se produzir "um lixo musical"

que é o que acontece !!!
eu citei que acho o timbre do filho do fabio jr legal
porém no faustão ele cantou pior que o pai

eee aiii
pode se ter um belo timbre
porém
o lixo que ´´eé´produzido
é o que se ouvê

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


OMG... desisto.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/10
· votar


DaviDLisboA
Velho, na boa...

A única coisa que você fez até agora foi querer forçar as pessoas a concordar com o SEU GOSTO. Mal dá pra entender o que você escreve, amigo. O único que você 'diz que te entendeu' tentou adivinhar o que você 'quis dizer' e o que ele escreveu nada tem a ver com o tópico.

Enfim, eu não perco mais meu tempo aqui, na boa. Deixa esse tópico ir pra segunda página.

Diego Marques
Veterano
# mar/10
· votar


DaviDLisboA

Opa, rapaz!

Bom, já te falaram por aqui que essa sua admiração pelos americanos pode acontecer pelo fato deles cantarem em inglês.

Me parece também que você curte rock e pop mainstream, correto?

Bom, vamos lá:

Cada língua tem um ritmo na fala e consequentemente no canto.

A língua portuguesa é ritmada pelo número total de sílabas de uma palavra, tônicas e átonas.

A língua inglesa é ritmada apenas pelo número de sílabas tônicas de uma palavra, o que causa muita contração nos fonemas.

Resumindo: A língua inglesa soa mais "curta" do que a língua portuguesa.

Repare que muitas palavras grandes em inglês parecem monossilábicas (ex: through, heart) ou dissilábicas (darkness).

O estilo de música que você curte deve ser mais "upbeat", mais animado e/ou agressivo. Então palavras curtas cabem melhor nos arranjos vocais relativamente simples das músicas.

Já o português é uma lingua mais "demorada" para se falar, digamos assim, e por isso soa melhor em arranjos vocais que possuam notas mais prolongadas...

Eu particularmente não gosto de escutar uma ópera cantada em inglês. Repare que o italiano soa infinitamente melhor neste tipo de composição por ser uma língua latina e ter a mesma característica rítmica do português.

Dizer que o português não tem musicalidade é uma sacanagem tremenda! =(

Olha só a Bossa Nova como soa perfeita em português. Soa mais completa, mais encorpada!

Se liga nesse vídeo:



Acho que dá pra entender um pouco do que eu falei sobre como cada língua tem seu ritmo.

Apesar do Sinatra ser... bem... o SINATRA, eu particularmente prefiro a sonoridade do português cantado pelo Jobim.

Uffa! Escrevi demais!

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Diego Marques

Cara, eu tenho esse disco em vinil e em cd... por mais que digam que americano não tem gingado pra mim o Sinatra canta essa musica melhor que o Tom Jobim centenas de vezes, e não porque ele tem uma voz melhor, mas porque ele pegou o espirito da musica, essa musica tem uma letra ao mesmo tempo alegre e melancólica.

Enquanto o Tom Jobim fica cantando ela naquele estilo João Gilberto de banquinho, violão e vozes sussurradas (estilo que na época era inovador, mas ao mesmo tempo muito criticado por sinal), é um canto sem força sem expressão, o conjunto de voz e instrumento é muito expressivo, mas o canto em sí não é, muito menos é a performance do cantor, encurvado no seu violão como um quasimodo das seis cordas sério ao badalar suas cordas.

Já o Sinatra pega o humor da musica, que um cara que ama platonicamente uma jovem que passa por ele todos os dias mas não o encherga.

Ele primeiro se reclina tristemente pra frente e depois começa a cantar como quem conta uma boa lembrança pro amigo (Tom), e faz isso maestralmente, afinal o começo da musica é bem alegre (olha que coisa mais linda, mais cheia de graça ou Tall and tan and young and lovely), o Sinatra consegue passar essa imagem ao cantar muito melhor que o Tom Jobim ou o João Gilberto (aliás a Astrud Gilberto, fazia isso muito bem também), quando o Sinatra diz "ooh but I watch her so sadly'" ele fechas os olhos, faz um leve franzir de testa como se fosse algo doloroso lembrar daquilo é literalmente a cara de quem está lembrando tristemente de uma coisa boa. Ao cantar "How can I tell her I love her/Yes, I would give my heart gladly" ele tem um olhar reflexivo, triste e meio lugubre, como um cara que tomou uns whisks a mais e está a lembrar de suas magoas (algo que pela história do Sinatra nem duvido muito) e no final ele vai descrevendo novamente aquela garota tão bonita e que fez o carinha da musica sofrer tanto com aquele clima de "é meu amigo eu fiz tudo por ela e ela nem olhou pra mim" como se aceitasse que teria que se conformar com um amor platônico, e por fim quando ele está falando "And when she passes, I smile but she doesn't see" ele dá uma prolongada no smile, cantando num tom quase suspirante como se se fosse se esta ultima memória da garota de ipanema marcasse o fim de um sonho acordado e a necessidade de voltar à realidade.

Pra mim isso é cantar de verdade, quando você consegue transmitir a mensagem da musica de forma tão completa que vc consegue sentir um pouco do sentimento que levou o autor a escrever a musica. Algo que falta na grande maioria dos cantores de bossa nova daquele tempo, alguns é obvio se salvavam, especialmente as mulheres, Nara Leão, Elis Regina, Astrud Gilberto, mas a grande maioria dos homens cantava com pouca ou nenhuma emoção.

Querendo ou não, existe uma coisa que americano faz e quando faz bem (como o Sinatra) é de forma excepcional, que é toda essa coisa de usar a expressão corporal pra reforçar a mensagem da musica, é algo que vem das artes cênicas e que se perdeu aqui no Brasil faz um tempão.

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


play him off singing parrot...





SK8Boy
Veterano
# mar/10
· votar


Não tive saco pra ler todo o tópico, mas o q tenho a dizer sobre o título: RIDÍCULO!
Talento é uma coisa acultural, atemporal, não escolhe país. qdo se é bom, não existe isso de local. Agora acredito sim numa cultura mais forte e viva em contraprtida de outras q pararam e não evoluiram. Dizer q o país de Elis Regina, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Baby do Brasil, Vanessa da Matta, Roberta Sá é inferior a qualquer outro no quesito voz bonita é de uma falácia imensa.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Curly

Gostei do louro... hehehehe

Lex Vox
Veterano
# mar/10
· votar


Cada vez que eu entro nesse tópioc tenho vontade de tomar um Agarol

DaviDLisboA
Veterano
# mar/10
· votar


então não entre !!!!
é simples

brcorrea
Veterano
# mar/10 · Editado por: Moderador
· votar


Olha, sou roqueiro de alma, canto EM PORTUGUÊS na minha banda de rock e tenho que dar o braço a torcer aos cantores e cantoras nacionais. Temos ótimos artistas aqui, com vozes tão poderosas quanto bonitas. Além disso, essa história de que rock fica melhor em inglês não faz sentido. O que faz a diferença na sonoridade de uma música é a distribuição harmônica dos sons das vogais e a língua brasileira, por seu vasto vocabulário, permite grande variedade de sons a serem explorados por quem soltar o gogó. Há uns anos, assisti a um show do Pavarotti em que o Roberto Carlos fez participação especial. O que os dois fizeram em dueto foi sensacional, até para um roqueiro inveterado como eu. Outra voz muito agradável aos ouvidos é do Erasmo e, por proximidade, a do Seu Jorge. Ainda tem o Falcão do Rappa, o Sérgio Britto do Titãs, o Frejat, Marisa Monte, Fernanda Takai... Quem vai dizer a que voz do Lobão não combina com rock? E quem vai questionar o timbre tão poderoso quanto belo da Cássia Eller? Talvez essa impressão de que as vozes gringas são mais bonitas sejam simplesmente uma confusão entre beleza e excesso de produção. É fato que artistas gringos apelam muito mais intensamente para efeitos de pós-produção que conseguem auferir timbres riquíssimos e cheios de profundidade a cantores com vozes bem fraquinhas. Exemplo: a Fergie, do Black Eye Pies! Nas gravações de estúdio sua voz é de diva, mas me recordo de um certo show que eles fizeram aqui num reveillon em que a verdade sobre a voz da moça foi escancarada para milhares de pessoas. Fraca, muito fraca, além de falhada e desafinada. Foltou processamento de efeitos. Os cantores e cantoras nacionais, em geral, expõem vozes mais cruas, menos pós-processadas. Para alguns (não para mim), isso pode ser sinônimo de pobreza vocal...

Abraços gerais!

Bruno Corrêa

Editado pela moderação: Não é permitido divulgar outros sites. Leia as regras, por favor.

guschard
Veterano
# mar/10
· votar


e esse papagaio hein??? queria ter um vibrato desses
huahuauhahuahuahuahuahuahuahuahuauhuhauhahuahuahuahu

lukalmeida_bass
Veterano
# mar/10
· votar


Você está avaliando o rock, ou todos os gêneros?

El_Cabong
Veterano
# mar/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu acho que nos EUA os cantores se sentem mais impulsionados a estudar canto, se dedicar, aprimorar a técnica, porque lá os melhores é que são valorizados.

Aqui no Brasil é o inverso. Quanto mais podre, mais faz sucesso, por exemplo, quem vende mais CDs ? O Djavan ou a Joelma ?

Aí no Brasil, o carinha, aspirante à cantor pensa, pra quê eu vou estudar canto, se hoje eu já canto que nem o fulano famoso!!

... MAS!!!!
Apesar de tudo, eu ainda acho que é mais gratificante o cara se esforçar para ser bom e respeitado,
Do que não estudar e ser meia boca e famoso.

McBonalds
Veterano
# mar/10 · Editado por: McBonalds
· votar


Aqui no Brasil é o inverso.

Posso estar contradizendo o que eu disse no meu post anterior, mas acho que não é tanto assim também.

Eu vejo pelos exemplos de cantores citados aqui (principalmente pelo autor do tópico) e nenhum deles é grande coisa tecnicamente falando.

Se tratando de mídia em nível global, acho que tem mais porcaria do que coisa realmente boa (repito, em termos de técnica).

quem vende mais CDs ? O Djavan ou a Joelma ?

E nos Estados Unidos, quem vende mais CDs, Sebastian Bach ou Hannah Montana?
E na Itália, Mario del Monaco ou Eros Ramazzotti?

Essa é uma tendência mundial, não só do Brasil.
O que acontece no caso do autor do tópico é que essa admiração pelos cantores estadunidenses tem a ver com a globalização, e não necessariamente com timbres bonitos ou feios.

El_Cabong
Veterano
# mar/10
· votar


McBonalds
He He!!!
As minhas sobrinhas vivem falando desta tal de Hanna Montana, mas eu nunca me interessei em conhecer.
No caso do Eros Ramazzotti ele não é um cantor fantástico, mas pelo que se ouve, ele deve ter estudado um pouco, para pelo menos cantar afinado, etc.

O que eu quero dizer é que no Brasil acontece o seguinte: pessoas que não sabem cantar MESMO !!!! Não sabem nem o que é afinação, gravam por exemplo, funk carioca e fazem um grande sucesso.

O problema é que o povo gosta de m****!!!
Nos outros paises pelo menos a m**** é menos fedorenda!! (rs)

Tuco_Planar
Veterano
# mar/10 · Editado por: Tuco_Planar
· votar


Não li todas as respostas e pode ser que eu esteja me repetindo. Mas enfim... o Diego Marques ali em cima mencionou a diferença da língua, e acho que o caminho é por aí, embora, na minha opinião, o enfoque seja outro.

Não é só questão das palavras curtas, mas tb o fato de que o inglês é uma língua mais anasalada, que faz com que o som já saia mais impostado na própria língua falada. Isso significa que eles já têm um passo à frente dos brasileiros, que, quando aprendem a cantar, têm que aprender por onde o som tem que sair - totalmente diferente da língua falada.

Além disso, quando se canta em tons mais agudos, é preciso fechar um pouco as vogais, porque, dependendo da região em que se canta, o diafragma tem dificuldade em sustentar vogais abertas. Quando se canta em inglês, essa modificação soa natural... em português, parece forçado. Por isso que muitos bons vocalistas, cantando em português, acabam soando cafonas. Não é à toa que a bossa nova, como mencionaram nesta página, recorre a um tom quase que falado. Repare como tb é incomum sambistas usarem vibrato... fica esquisito. Acaba que mesmo vocalistas técnicos optam por jogar o som mais pra garganta mesmo quando cantando em Português, pra evitar que soe tão bizarro.

Por outro lado, não é incomum vc ver por aí vocalistas brasileiros de metal melódico que não devem nada aos gringos (cantando em inglês, no caso).

Por fim, tem um outro detalhe importante. Nos EUA e no Reino Unido, dá-se muito mais valor às artes do que aqui. Todo mundo estuda algum instrumento musical no colégio, leva-se faculdades de artes muito mais a sério... aqui é muito feito no grito. A maioria dos leigos não sabe nem que existe aula de canto! Lógico que, com poucas pessoas estudando canto, é claro que pessoas menos formidáveis acabam se destacando (isso independentemente da artificialidade da indústria da música).

Isso tudo é a minha opinião, veja bem. Muito disso eu tirei de citações de professores de canto falando coisas aqui e ali e adicionei outras coisas da minha cabeça, mas enfim... não tenho uma fonte científica pra comprovar nada. Mas acho coerente =)

T-Rodman
Veterano
# mar/10
· votar


Alguém aqui já assistiu aquele programa na gravação do Pink Floyd - Dark Side of the Moon?
Se não, vejam, principalmente na parte do "Another gig in the sky" que eles mostram o vocal seco da artista e depois com todos os filtros.

Se de um lado falta treino e escola para cantores por aqui, também falta uma melhor produção musical.

Tuco_Planar
Veterano
# mar/10
· votar


^ Verdade.

McBonalds
Veterano
# mar/10
· votar


El_Cabong
As minhas sobrinhas vivem falando desta tal de Hanna Montana, mas eu nunca me interessei em conhecer.

Você faz bem, é terrível!

O que eu quero dizer é que no Brasil acontece o seguinte: pessoas que não sabem cantar MESMO !!!! Não sabem nem o que é afinação, gravam por exemplo, funk carioca e fazem um grande sucesso.

Entendo, mas isso também existe nos EUA. Ou você acha que um 50cent da vida, Jonas Brothers ou Hannah Montana alguma vez já chegaram perto de uma partitura?

Tecnicamente, a turma do HipHop é tão ruim quanto o povo do Funk proibidão.

DaviDLisboA
Veterano
# mar/10
· votar


pelo menos eles sabem disfarça .. ou seja eles têm um equilibrio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a as vozes dos americanos são mais bonitas! por quê?