Os dois tenores com as vozes mais divinas que já ouvi!

    Autor Mensagem
    icarosantos17
    Membro Novato
    # fev/20 · Editado por: icarosantos17


    Olá! Este tópico não é dúvida ou algo do tipo. Quero mostrar à vocês um pouco do meu gosto musical e se quiserem opinem sobre os dois cantores que citarei abaixo:



    Neste primeiro vídeo trago o tenor mais impressionante que já ouvi em sua última apresentação, que apesar de ser dublada por conta da saúde do grande Pavarotti me emocionou bastante!



    Neste segundo vídeo trago um 1° Tenor (Tenor leggero) cantando a mesma música mas de uma forma diferente. Estamos sempre acostumados a ouvir a ária Nessun Dorma com muita força, volume e cantada por vozes megafônicas como a do próprio Pavarotti. O David Phelps usa toda a suavidade de sua voz em alguns trechos da ária e em outras demonstra o seu poder nos agudos, como no B 3 no final do vídeo.
    Recomendo vocês assistirem os vídeos desse cara, é espetacular.

    icarosantos17
    Membro Novato
    # fev/20 · Editado por: icarosantos17
    · votar


    Também é importante ressaltar como a ária Nessun Dorma fica mais impressionante com tenores mais ''pesados''. A apresentação do Phelps é divina, mas fica perceptível que falta um pouco mais de peso para dar mais emoção aos ouvintes, e aí que entendemos o motivo de ária ser feita para tenores dramáticos.
    Aliás, queria saber de alguém que tem competência para responder ao meu questionamento se é possível que alguém sem técnica cante esta ária, se sim deem dicas.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/20 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    icarosantos17

    Ai, ai... vamos lá. Antes de tudo, ária de ópera não é música popular e portanto não deve ser cantada como tal. São obras eruditas que tem uma bela partitura, esperando para ser seguida, ou seja, em ária de ópera não se inventa nota, não se troca nota e nem se adiciona nota. A ária é um trecho da ópera onde tem uma encenação, um significado e um personagem. Cantar a ária deve ser exatamente dar vida a este personagem, caso contrário não tem nenhum sentido.

    Aliás, queria saber de alguém que tem competência para responder ao meu questionamento se é possível que alguém sem técnica cante esta ária, se sim deem dicas.

    Claro que tem como, basta ver a gravação de Phelps. É isso que acontece quando alguém sem técnica para tal se mete com ópera. Fica ruim demais (nem vou falar dos sons abertos e da pronúncia tenebrosa).

    Pavarotti não tinha a voz para o papel, mas ficou famoso pela performance da ária isoladamente, por conta da beleza do timbre casou com a melodia incrível de Puccini.

    Franco Corelli é uma das vozes certas para o papel, talvez a mais adequada.

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    E se for falar em vozes incríveis de tenores...







    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/20 · Editado por: Tipo 8
    · votar








    Gansinho
    Veterano
    # fev/20 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Tipo 8
    Eu sou super fã do Phelps. Mas também não gostei dessa Nessun Dorma... Não sei pra que querer cantar ópera sendo cantor popular. Inclusive ele é um cantor fantástico, mas na dele.



    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    Inclusive ele é um cantor fantástico, mas na dele.

    Exatamente.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    icarosantos17

    "Aliás, queria saber de alguém que tem competência para responder ao meu questionamento se é possível que alguém sem técnica cante esta ária, se sim deem dicas."

    Amigo, acho que nem é questão de alguém ter competência para te responder, porque sua pergunta, entra no campo da subjetividade.

    Vou explicar:

    Peguemos como exemplo cantores populares, considerados bons cantores (NO POPULAR), Elvis Presley, Fred Mercury e Frank Sinatra. Todos com belos timbres vocais, poder, agradáveis, e muito palatáveis (não vou entrar em mérito técnico, não importa se "sabiam" ou não cantar).

    Agora, eu inverto sua pergunta: Você acha que Elvis, Mercury ou Sinatra poderiam cantar Nessun Dorma?

    Eu acho que cantariam, e com algumas alterações, modificações e ajustes, cantariam até de boa... E ia ficar bom?

    É aí que mora o perigo e a subjetividade.

    Provavelmente o cantor lírico, que canta em cima da partitura, e estuda técnica feito um doido, ia achar uma bosta, um sacrilégio e um esculacho.

    Já, a tiazinha, fã do Sinatra, ia ter um orgasmo.

    Não quero entrar na questão do que é ou não válido, se é ou não artístico, e se cantores populares quando fazem isso tiram a complexidade de um trabalho sofisticado ou se, ao contrário, ajudam a popularizar e levar um "gênero de elite" ao público de massa. Tudo isso é assunto discutível e com opiniões consideráveis de ambos os lados.

    Mas, poder, conseguir... até o João Gilberto poderia gravar Nessun Dorma no estilo dele. Se ia ficar bom... são outros quinhentos.

    Ou seja, você mesmo respondeu sua pergunta, ao colocar o vídeo do Phelps... ele cantou, do jeito dele, mas cantou.

    icarosantos17
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    Já, a tiazinha, fã do Sinatra, ia ter um orgasmo.


    KKKKKKKKKKKKKKK
    Entendi tudo pessoal! Valeu pelas respostas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os dois tenores com as vozes mais divinas que já ouvi!