Americanos : Preferência ou falta de cultura

    Autor Mensagem
    Dzero
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Moderador


    E ai galera?
    Esse é meu primeiro tópico e espero poder abrir, ou melhor continuar uma boa discução aqui...
    Zapeando aqui pelo forum eu notei um tópico que perguntava: "pq a maioria doa americanos canta bem?"..entrei para ver o que havia e qual não foi minha surpresa ao encontrar criticas e mais criticas ao krinha q botou no ar o tópico.
    Bem, não tô aqui pra condenar ninguem, mas queria reformular a pergunta do cara..
    Afinal, o que a tecnica americana tem a oferecer? Tipo, eu trabalho com canto a um tempo, e sei das peculiaridades da nossa tecnica brasuca, despojada, malandra e cheia de swinge, mas, tambem conheço e admiro um bocado a técnica dos americanos, e posso afirmar que me familiarizo mais com o som vocal deles do que com o nosso (istó é, na area das vocalizações acappella e/ ou em quartetos, quintetos e similares..)
    Agora vem a dúvida... será que Temos que gostar do que é do nosso país só pq nascemos aqui? será que pensar que temos que apoiar a cultura de um lugar só porque estamos nele não pode limitar nossas perspectivas? não é muito mais fácil, ao invez de rotular as coisas de "cultura americana" ou "cultura brasileira" pegar o que serve pra gente e pronto? fica ai minha questão... Té mais...

    ..::!!DZero!!::..

    BozoCareca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Americanos : Questão de preferencia ou falta de cu

    Creio que seja a segunda opção.

    Dzero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ops... se vc entrou nesse tópico , como o Bozocareca, achando que esse "cu" é relativo ao orgão excretor (essa foi forte...hahahaha) está errado... é falta de "cultura..." o titulo do tópico foi cortado...

    BozoCareca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Agora falando sério, concordo plenamente com você. Esse nacionalismo hipócrita e irracional de muitas pessoas mais prejudica o país do que ajuda.

    Em se tratando de música, se alguma outra cultura adota uma técnica que nos pareça melhor que a nossa original, por que não tentar adaptá-la às nossas necessidades?

    O que eu acho absurdo mesmo é o fato de se acreditar que os americanos sejam melhores cantores do que nós sem nenhum fundamento prático. A exposição na mídia é um péssimo critério para avaliar a qualidade do que quer que seja.

    Dzero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Nossa.. concordo 101% com vc kra...

    Sniperage
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    poxa q mal entendido
    alguem viu akele programa da tv que passa nas madrugadas da sony, que eh um concurso tipo raul gil, que tem um kra chamdo clay q tem olho azul, outro ex-militar, um gordao, uma morena, uma loira linda etc?

    eh bem legal,
    o clay canta muito bem

    conte
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Sniperage
    eu vi esse programa mas naum assisto direto

    conte
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dzero
    Aah, o cu naum eh um orgao excretor
    auehauehaueahea
    (o chato )

    Amomusica
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dzero

    Já falei algo parecido com o que vou dizer em um tópico no OT.

    Acho que primeiro temos que valorizar o que há de bom em nossa própria cultura, pois, querendo ou não, essa é nossa identidade...

    Contudo não devemos ser preconceituosos e cegos qto a tudo ao que vem do exterior, pois eles tb têm muita coisa boa e diferente do que temos aqui. Apenas devemos a prender a SELECIONAR o que for de bom, E NÃO "COMER LIXO" como bem definiu o Renato Russo na música Geração Coca-Cola.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/04
    · votar


    Mudei o titulo do tópico para não ficar ambigüo ehehe.

    Amomusica
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    BozoCareca

    Esse negócio de dizer que os americanos são melhores que nós no canto é coisa de quem NÃO CONHECE os verdadeiros intérpretes da música brasileira, E SÓ OUVE LIXO COMERCIAL NACIONAL.

    Como já disse acima, deve ser levado em consideração o estilo musical de cada país. Não acho que todos os americanos cantem bem, mas alguns dele sabem interpretar bem sua própria música.

    Agora, tentem imaginar a Whitney Houston cantando um SAMBA ou uma BOSSA NOVA ... Será que iria ficar bom ??? DUVIDO...

    Amomusica
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ServeTheServants

    Foi bom, estava estranho...

    Children_Of_Bodom
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Nao eh questao de "os americanos cantam bem".
    a questao em si eh: os americanos tem incentivo.
    No brasil (eh. minusculo msm.) nao temos incentivo ao estudo da musica, diferentemente de varios paises desenvolvidos, como os paises europeus por exemplo.

    fernando canuto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dzero

    Cara falou tudo na abertura do tópico! Pensas como eu, pois quase apanho no outro! Tu lesses o que escrevi?

    Cara tens msn? O meu é canuto_806@hotmail.com

    BozoCareca
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Amomusica
    Esse negócio de dizer que os americanos são melhores que nós no canto é coisa de quem NÃO CONHECE os verdadeiros intérpretes da música brasileira, E SÓ OUVE LIXO COMERCIAL NACIONAL.


    O que eu quis dizer foi o seguinte: se para um determinado estilo, a técnica deles é melhor que a nossa, não vejo por que não utilizá-la ou adaptá-la. De qualquer maneira, não são melhores nem piores, são diferentes.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dzero
    e quem disse que o americano tem algum tipo de técnica vocal???aff eles não inventaram nada!!aqueles chupin!

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/04
    · votar


    Por isso eu gosto do Jackson Do Pandeiro.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/04
    · votar


    Aquele sim inventou um jeito diferente de cantar

    Dzero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Olá! tô vendo que consegui o que queria, discução civilizada... olha Fabio embora seja novo nó forum, vi alguns de seus comentários, e sei que vc manja da area.. provavelmentemais do que eu, um pirralho de 17 anos, mas, acho que se equivocou qdo diz q eles não tem o estilo de canto deles... e mesmo que nau seja "invenção deles", me refiro ao estilo que eles utilizam...principalmente no pop, as coloraturas em abundancia, as "rasgadas de voz" (acho que isso é o tal do Drive né???)... Isso não écomum por aqui, pelo menos não chega a grande massa... Acho sim que eles tem ummaior incentivo como foi dito anteriormente...onde já se viu? na Unesp (São paulo) tem 5 vagas de canto pro Brasil todo!
    Mas, enfim... sustento minha opinião... antes de dizer se é americano ou brasileiro, deveria-se perguntar se ébom ou não.. e não o inverso... se é util, que a tecnica seja até tibetana... acho que deve ser valorizada... a musica é uma unidade artistica que está acima de qualquer nacionalidade... é uma arte e nau umjogo de politica... deve ser respeitada, mesmo que vc odeie o que ouve ou discorde pelosimplesfato de alguem quis dizer algo comaquilo, ainda que sua opinião seja divergente com a docompositor, é a individualidade eexpressão artistica dele... e isso merece todo o respeito...

    ..::!!DZero!!::..

    Ps. ServerTheServants..Valeu msm pormudar o título =)

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Dzero
    A técnica de DRIVE é alemã!
    eles tem o estilo de canto deles SIM!isso é verdade, porém eles não criaram nada no canto!por que o canto é muito antigo e as técnicas são sempre as mesmas!

    Dzero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Então posso chamar de Estilo americano as técnicas comumente usadas por eles? Certo? Agora... Por exemplo o take 6, é unico no mundo todo... o que me dizem sobre??? ainda não vi um grupo vocal fazer o que eles fazem...

    Amomusica
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    BozoCareca

    Eu tb quis dizer a mesma coisa que você, ou seja, ELES NÃO SÃO MELHORES NEM PIORES QUE NÓS APENAS DIFERENTES, cantam bem o seu estilo...

    Ou seja, não há como comparar Elis Regina com Whitney Houston, na minha opinião as duas são ótimas, cada qual em seu estilo.

    Dzero
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Boa...acho que isso coloca a coisa em pratos limpos né?
    Pô me chateia ouvir comentários radicais... impensados... criticar é fácil...mas acho que é uma falta de respeito com qualquer artista julgar sua arte como boa, ruim... cada um tem seus gostos... mas a arte em si não é nem boa nem ruim... quem dá a ela significado é o ouvinte... minha intenção é dizer que enquanto não formos bons ouvintes e enquanto não aprendermos a sugar tudo de bom q todos os estilos musicais tem a oferer nunca seremos bons musicos... Abram o olho e a cabeça, esse é o primeiro passo pra conseguir crescer... Acho que as pessoa~s, em especial os musicos, nau precisam de rotulo, são o que são, cada qual é unico... =)

    ..::!!Dzero!!::..

    Amomusica
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Amomusica
    · votar


    Dzero

    Como diz um velho ditado popular "NEM TUDO QUE RELUZ É OURO"...

    Concordo plenamente com o fato de que todos os ESTILOS MUSICAIS devem ser respeitados, independentemente se gostamos ou não.

    Contudo, em todas as profissões há bons e maus profissionais, ou seja, nem todos os médicos são bons, nem todos os advogados são bons, nem todos os engenheiros são bons, nem todos os escritores são bons... e da mesma forma, NEM TODOS OS MÚSICOS SÃO BONS !

    Muitos "artistas" por aí não aparecem por terem TALENTO ou FAZEREM UM TRABALHO DE QUALIDADE, mas por imposição das gravadoras, por terem um rostinho bonitinho ou alguém na família que já é do ramo.

    Isso me causa indignação, pois a mídia enche as rádios de LIXO (pq acham que vende mais fácil, é mais COMERCIAL), e praticamente não sobra espaço para bons músicos já consagrados ou para novos talentos.

    Por esse motivo, infelizmente, tenho escutado rádio cada vez menos...

    D3Xt3R_CwB
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: D3Xt3R_CwB
    · votar


    Muita gente tbm acha q os Americanos ou outros de fora são melhores pq aparecem mais na mídia, oq eh de lá eles mostram soh oq eh bom (nem sempre) e o que e daqui so mostram MC serginho, Kelly Key e outros lixos que temos que engolir... ai eh claro q a galera vai achar q eles são melhores. O q falta aqui no Brasil na verdade eh incentivo e um pouco de bom gosto por parte da mídia em relação a nossa cultura.

    fernando canuto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Amomusica

    Por esse motivo, infelizmente, tenho escutado rádio cada vez menos...

    maggie
    Veterana
    # jan/04
    · votar


    Temos que gostar do que é do nosso país só pq nascemos aqui?

    Podemos pensar o contrário também: os americanos são na maioria das vezes mais patriotas que nós.

    Então nesse ponto eu discordo do BozoCareca, acho que ser patriota ajuda. Patriota no sentido de valorizar o País como um todo, não deixando de ver os erros.


    Daí o ponto que deu o nó no outro tópico, o desconhecimento.

    O povo brasileiro não conhece a variedade musical que nós temos aqui. Que inclui samba, forró, chorinho, maracatu, mangue beat, vanerão e tantos outros. E eu estou nessa lista também. Então antes de desprezar e dizer que somos inferiores, vamos procurar conhecer melhor o que tem de bom aqui.

    Duppy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu penso o seguinte: existem muitos musicos brasileiros bons, excelentes, assim como americanos, ingleses, chilenos, e seja da onde for... a música não possui nacionalidade, ela é universal, pode ser do estilo que for, seja ela verdadeira, será boa... cabe a nós escolher a que mais nos agrada... A midia sempre irá tentar te empurrar alguma coisa, pq ela não tá nem ai se a música é boa ou não, ela quer o teu dinheiro... assim como essas inumeras bandas que surgem a penca, eles tem como objetivo o dinheiro... e, eu acho, quando chega nesse ponto, a música pode até ser boa, mas deixará de ser verdadeira... e esse tipo de música é a unica que não me interessa.

    Abra sua cabeça...

    fernando canuto
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    FáBiO LiOnE

    Cara, teus comentários contra os americanos são feitos atraves do teu gosto e assim vc não está sendo abrangente e se detém a julgar o estilo dos outros pelos conceitos do teu estilo e isso não tem nada haver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Americanos : Preferência ou falta de cultura