【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
On_Water
Membro Novato
# jul/13
· votar


Gijun

Não achei por menos de 350 o C45, por isso disse que ia ter que pagar um pouco mais do que minha faixa de preço.

Você acha que tem muita diferença do C45M para o C40M da Yamaha?

C45M: http://www.carneiromusic.com.br/produto/777-violao-classico-yamaha-c45 m-nt

C40M: http://www.carneiromusic.com.br/produto/776-violao-yamaha-c40m-fosco

Gijun
Membro
# jul/13
· votar


On_Water
Muda a madeira que interfere no timbre. Tente ouvir no yutube o timbre dos dois.

peresmarcos
Membro
# jul/13
· votar


Gijun
po, valeu pela dica, cara! realmente, pelo que vi, esse violao parece ser muito bom! a unica coisa que ele nao me agrada é que ele nao vem com escudo, mas acho que nao seria um problema colocar um, né?
eu tbem vi um violao da Vintage no site do walmart que parece ser bem interessante e ta no preço do Hofma, mas o problema é que ele nao informa se o tampo é solido ou nao.. o modelo nao é informado tbem, só ta 'Violão Eletroacústico Vintage DreadNought Cutaway - Black'
vc por acaso conhece esse violao ou tem alguma informaçao sobre ele?
valeu, abraços!

Gijun
Membro
# jul/13 · Editado por: Gijun
· votar


peresmarcos
Escudo você pode por, pois ele é colado por cima do tampo. Fala com um Luthier que ele põe. Não sei se altera o som, mas o Luthier mesmo te informa isso.

Vou dar uma olhada nos vintage e já edito esse post aqui.

EDIT: Esse vintage é o VEC500. O tampo é sólido, mas não sei quanto a qualidade do timbre desses violões. A especificação é boa. Não vem com hard case.

http://habro.com.br/vintage/prod_det.asp?str_ID=967

Agora recomendo você ver no youtube qual mais te agrada o timbre, lembrando também que violões FOlk tem o corpo maior um pouco e tem o quesito conforto ao segurar que vc deve avaliar também. Problema é perder a promoção né?

Olha o preço do mesmo violão na cor natural.
http://www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-Musicais/Violao-Dreadno ught/Vintage/359945-Violao-Eletroacustico-Vintage-VEC500-DreadNought-C

Acredito que comprando qualquer um dos dois você está bem servido e é opção bemmm melhor que o cort usado. Gostei dos vintage, só não gosto de violão preto, mas aí já é mais gosto pessoal.

peresmarcos
Membro
# jul/13
· votar


Gijun
pois é, pelo que ouvi no youtube, parece ter um som muito bom! mas eu tbem nao curto muito violao preto.. haha
o problema é que quando fui tentar comprar o Hofma, acabou ele no estoque.. ai agora nao sei se espero pra ver se eles colocam mais a venda ou se compro esse Vintage mesmo..

Gijun
Membro
# jul/13 · Editado por: Gijun
· votar


peresmarcos
Cadastre-se no "Avise-me quando este produto chegar". As vezes no dia seguinte mesmo eles avisam.

Eu até me interessei por este vintage só não conheço ele e acho que tem que ver as opiniões de quem tem, faça uma busca no campo BUSCAR do fórum.

Como eu disse: com os dois vc está bem servido. O que vc pode tentar fazer também é tentar comprar por telefone.

EDIT: Fui ver e eles já aumentaram o preço do Vintage Black :(

Uzumaki Naruto
Membro Novato
# jul/13
· votar


Galera o violão giannini GF-1C é bom para inciante?

tchedovollosky
Veterano
# jul/13
· votar


Uzumaki Naruto

Dá uma olhada

Uzumaki Naruto
Membro Novato
# jul/13
· votar


tchedovollosky
Vlw , esse video que vc me passou me ajudou muito , eu ainda não tinha visto ele , já me decidi , eu vou pegar msm o GF1-C

On_Water
Membro Novato
# jul/13
· votar


Bem pessoal, estava decidido em comprar um Yamaha C40 Nylon, mas ai eu vi mais algumas opções e fiquei em dúvida novamente.

Seria melhor continuar com o Yamaha C40 ou comprar logo um Eletroacústico Folk? (Queria tocar mais o gênero rock, pop-rock, leve)

Desde já agradeço.

cahalisson95
Veterano
# jul/13 · Editado por: cahalisson95
· votar


Galera, estou precisando muito da ajuda de vocês :
Eu possuia um Hofma HMF-271 .. mas logo vendi, pois estava mais interessado em um modelo folk, que fosse bem acabado, e de um bom timbre, de um som mais encorpado e tal. Daí, andei dando umas pesquisadas, e encontrei 4 modelos de violão que têm me enteressado, logo, gostaria de pedir a ajuda de vocês para saber qual deles seria o melhor custo benefício, qual valeria a pena investir...

Os modelos seríam o:
Hofma HMF 250 (Que tenho um pé atrás, pois já ouvi dizer que a captação dele é descartável, em 1 ano ela morre )
Tagima Kansas
Condor SD 10
Giannini GF 2 ..
(todos tem algo em comum, o acabamento acetinado (fosco) que é um quesito que tenho ao adquirir, pois gostei muito desse detalhe no HMF 271 )

Ah, e tambem gostaria de saber se, o sistema de captação do Hofma HMF 250 é o mesmo do HMF 271 ..

Peço que me ajudem com dicas, sugestões, críticas e conçelhos .. Desde já, obrigado!

Tr4st3j4nt3
Membro
# jul/13
· votar


cahalisson95
Eu comprei o meu há um mês e pedi sugestões aqui tbm. Basta olhar as últimas páginas deste tópico. E também procurei um folk e testei alguns desses que vc está comentando.

Esses Hofmas vem duros demais, a corda vem alta por padrão. Considere gastos com luthier. Não levei eles por não ter gostado tanto do som (não que sejam ruins).

O Kansas tem um som incrível, boa tocabilidade, mas achei ele mal construído. Todos da Tagima que testei parecia que foram feitos com um desleixo monumental. Os Kansas que encontrei nas lojas sempre tinham problemas no braço, seja trastejamento, trastes desnivelados, etc. Se for levar um Kansas, olhe muito bem o produto antes, não leve a peça com defeito. Tirando esses problemas ele é um bom violão, por isso verifique minuciosamente antes de levar.

Esse Condor eu testei muito por cima, nem posso comentar sobre ele.

O Gianinni GF-2 é um ótimo violão. Bom acabamento, boa construção, mas o timbre dele é desbalanceado. Os graves dele não me agradaram.

Recomendo vc dar uma olhada no Strinberg AF65, que eu levei. O timbre dele ficando devendo nos médios (deve ser pelo cutway), mas é ótimo nos graves (o tipo de som que eu procurava mesmo). Também é bem construído e já vem com escudo, 2 roldanas, chave de regulagem, etc. Ele estava uns 50 reais mais barato que os outros. Confira ele também.

Gijun
Membro
# jul/13 · Editado por: Gijun
· votar


cahalisson95
Tomando-se em conta os preços destes violões estou vendo que vc pretende ter um violão entre R$ 500-600.

Experimente Strinberg , Ibanez e DiGiogio que também são bons nessa faixa.

Tenho maior preconceito com Tagima e nunca recomendava, mas ontem peguei num Tagima Dallas, achei excelente custoxbeneficio. Não sei se o Kansas é a mesma coisa, mas não vou te negar que pode ser uma boa também.

Quanto a Captação do Hofma ela é padrão de muitos violões, os fabricantes de violões compram o mesmo e apenas estampam seu nome. e batizam com uma nomenclatura própria. Provavelmente deve ser o mesmo do seu violão atual. É o mesmo do Tagima, não esquenta com isso. E não acho que seja descartável. Pelo contrário, por ser padrão de vários, se der problema vc encontra facilmente um para repor.

Quanto ao Hofma ser DURO, é normal, todo violão na verdade vem DURO de fábrica, uns mais, outros menos. Leva num Luthier que fica macio. TODO violão deve ser lavado num Luthier após ser comprado. Eu acho que o Hofma realmente vem mais duro que os outros, mas após ser levado num Luthier fica muito bom. Fique com seu violão uma semana por exemplo, leve no luthier e vc notará uma grande diferença.

Quanto aos modelos que vc citou, se vc achou o seu violão bom e só queria que ele fosse FOLK, o equivalente dele folk é o Hofma HMF-270. Caso contrário considere também o HMD-277.

Não sei se vc vai conseguir encontrar, nem se está na sua faixa de preço, mas me falaram muito bem o Tagima Nashville Tuner.

Estou apenas mostrando outras opções. O ideal, como sempre, é você fuçar na net, nas marcas o que vc pode levar, tentar ouvir no youtube os timbres que mais te agradaram (atenção para ver se o violão está plugado ou não) e ir eliminando as opções. E vai eliminando até chegar a umas 3 opções, no máximo 5. Vá numa loja e experimente ao vivo, veja qual tem melhor pegada e te dá mais conforto e o timbra mais agradável (cuidado nessa hora em afinar o violão antes, use o afinador embutido neles mesmo).
Compre o que mais te agradou e seja feliz.
O meu DiGiorgio BirdEye (minijumbo nylon) por exemplo fiz assim, fui na loja, experimentei, mas voltei em casa e comprei na net que estava 50% mais barato. :P

delt4
Veterano
# jul/13
· votar


Galera, alguém pode me ajudar a escolher um violão ? Procuro um modelo folk, sem captação mesmo, só para tocar em casa, não precisa ter cutway. Achei esses dois :

Yamaha FG700S R$1,200
http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/ac-g uitars/fg/fg700s/?mode=model#tab=product_lineup

Takamine G320 R$640,00
http://www.sonotec.com.br/detalhe_produto.php?id=18&marca=1&categoria= 1

Oque vc's acham ? Abraço

Gijun
Membro
# jul/13 · Editado por: Gijun
· votar


delt4
Cara, tem uma diferença de preço gritante entre os dois. O primeiro é quase o dobro do segundo. Qual seu orçamento?

Nestes dois é claaaaaaaaaaaaaaro que é Yamaha. Mas também né? São dois violões de níveis diferentes.

delt4
Veterano
# jul/13
· votar


Então realmente o yamaha passou um pouco do meu orçamento, na verdade eu gostaria de gastar até R$1000 reais, já contanto com afinador, bag, acordoamento..etc. Eu citei o Yamaha pois foi um dos único que eu achei do jeito que eu queria, com tampo sólido e sem a captação(não quero gastar dinheiro com captação pois não vou usar). Na verdade eu queria um modelo até R$1000, sem captação mesmo, não precisa ter cutway e com tampo sólido, se você souber de outro modelo e puder me recomendar, ficaria mto grato. Valeu !

Gijun
Membro
# jul/13
· votar


delt4
Vamos por partes.
Você quer sem captação, ou não importa se tem ou não. Porque por R$ 1.000 a maioria já vem com captação. Sem captação da até para conseguir uns takamines mais caros. Mas por até esse valor faça questão que o violão escolhido tenha tampo sólido.

Você NÃO quer com cuteway ou não importa se tiver cuteway?
O cuteway (aquele corte que tem no violão) ajuda a alcançar algumas notas mas interfere na acústica por haver um corte no corpo. Eu prefiro sem cuteway mas a cada dia que passa a maioria já vem com cuteway. Difícil é conseguir sem. Se você quiser sem cuteway a melhor opção por enquanto, é esse yamaha aí mesmo que vc citou. Esse Takamine que você citou o pessoal não tem falado bem


Mas há ótimas opções até esse valor.
Por exemplo o Hofma HMP-350 não passa desse valor, já vem com um hard case. Mas tem cuteway e captação.

Cort L100F ou MR710 (meso valor do Yamaha que vc citou) (Cort costuma vir com bag)
Se você fuçar dá pra pegar um Yamaha CPX500
Crafter Lite TE-CD já vem com uma bag

MillDanaho
Membro
# jul/13
· votar


Pessoal, qual o melhor violão de nylon por mais ou menos 400 (nessa faixa) Eu tava pensando no Tagima Vegas. Qual vocês sugerem? Sou iniciante.

delt4
Veterano
# jul/13
· votar


Gijun
Eu quero sem captação, pois meu primeiro instrumento é a bateria, não tenho pretensão de tocar com o violão plugado, era mais pra tocar em casa mesmo, tirar músicas, rock e pop, por isso não quero gastar grana com captação. É verdade, a maioria nessa faixa de preço são todos eletroacusticos. Sim, por 1000 reais com certeza quero um com tampo sólido :D

Sobre o Cuteway, eu não faço questão de ter, mas se tiver também seria interessando, estou mais interessado em um som de qualidade.
Por que a galera não gosta do Takamine G320 ? Aqui na minha cidade tenho um amigo que tem uns dos melhores estúdios da região, ele tem um g320 no estúdio só pra quebrar um ganho,gravar guias...etc. Ele me disse que gravou com o g320 e outro takamine de 4mil reais, diz ele que o g320 bateu de frente.

Valeu por ter dados algumas opções de violão, mas todos são eletroacusticos, e como eu disse, não qro gastar grana com captação agora. Eu esqueci de mencionar o cort earth 70, acústico, sem cuteway, tampo sólido e com um som bem folk, mas não acho ele pra comprar em lugar nenhum, ta complicado :(. Mas mesmo assim obrigado pela ajuda amigo, Grande abraço !

Tr4st3j4nt3
Membro
# jul/13 · Editado por: Tr4st3j4nt3
· votar


Tenho maior preconceito com Tagima e nunca recomendava, mas ontem peguei num Tagima Dallas, achei excelente custoxbeneficio. Não sei se o Kansas é a mesma coisa, mas não vou te negar que pode ser uma boa também.
Gijun, também testei o Dallas, e é legalzinho. Não gostei do bracinho fino, mas até que a pegada é boa. Testei um num Shopping e tava uma maravilha, testei outro numa loja e já não estava tão bom quanto o outro (escala um pouco danificada, cordas muito altas, etc). É questão de pegar um que vier sem problemas.
Mas no comparativo geral, achei o Kansas melhor, tem um som mais encorpado em comparação com o som um tanto estridente e metalizado dos Dallas (entre os Dallas que testei o som também variava, não era o mesmo som mesmo sendo o mesmo modelo de violão).


Quanto ao Hofma ser DURO, é normal, todo violão na verdade vem DURO de fábrica, uns mais, outros menos. Leva num Luthier que fica macio. TODO violão deve ser lavado num Luthier após ser comprado. Eu acho que o Hofma realmente vem mais duro que os outros, mas após ser levado num Luthier fica muito bom. Fique com seu violão uma semana por exemplo, leve no luthier e vc notará uma grande diferença.

Isso é verdade, eu mesmo levei o meu ao luthier ao comprar (os Strinbergs que testei vieram macios já de fábrica), mas os Hofmas até desanimam na hora da compra, são duros demais! De todos os que testei, todos os Hofmas eram muito sofríveis de tocar, os que vem em pior estado.

Não sei se vc vai conseguir encontrar, nem se está na sua faixa de preço, mas me falaram muito bem o Tagima Nashville Tuner.

Como eu tinha comentado antes, encontre um sem defeitos de construção e acabamento e voilá! O som dele é muito bom e vale a pena.
O problema é que ele tá saindo por volta de 700 reais.

Gijun
Membro
# jul/13 · Editado por: Gijun
· votar


delt4
Por que a galera não gosta do Takamine G320 ?

O pessoal fala que pelo valor que você compra ele dá para pegar violões melhores, que comparado aos outros Takamines ele é ruim. Que você está pagando só para estar escrito "Takamine". Que não é um Takamine de verdade (devido a alta qualidade dos takamines) E por aí vai... Eu pessoalmente nunca ouvi um.

Mas acho que era porque esse violão estava mais caro na época.

BruMarcondes
Veterano
# jul/13
· votar


Pessoal... Eu estou apaixonado por um modelo de violão muito usado pela banda Alter Bridge... E.... é lindo, acho o som lindo também, mas o preço é bem salgado e de certo fora das minhas condições. Não tenho como pagar 8 mil reais... e.e Então, nesse caso, quero trocar o meu nylon por aço, toco com o violão de aço de um amigo, e acho super macio de rifar, solar e talz. E meu violão já está velho. Queria que por favor alguém me indicasse se possível um modelo de violão entre 400,00 e 1.000,00 reais pra que eu pudesse comprar e que tivesse uma aparência semelhante ao Taylor 614ce http://www.taylorguitars.com/sites/default/files/guitars/acoustic/mode ls/Media%20browser/614ce-natural-front-taylor-guitars-large.jpg

Mas, sobre tudo, claro, mesmo que não seja muito parecido, um timbre semelhante dentro do possível na escala do preço. Busco um violão sobre tudo para gravar vídeos pro youtube com ele, no quarto, cantando e tocando. Se alguém puder me ajudar, fico super grato desde já.

donadoni
Veterano
# jul/13
· votar


Bom dia pessoal!
Gostaria que alguém pudesse me dar informações sobre esse violão:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497626595-violo-folk-vintage-mo rris-anos-70-top-rarissimo--_JM
Ele vale tudo isso mesmo? E pra vender, é difícil?

violeiro_mga
Veterano
# jul/13
· votar


Boa tarde,

To em dúvida entre um Takamine TDP 500SP e um Martin CPAK5.
Esse modelo da Takamine é fabricado e comercializado somente no Japão e um amigo que morou lá trouxe. Ele tem a captção valvulada CTP-1. Preço: 4.500

Já o Martin eu compraria novo na loja, tem a captação Fishman F1 Analog. Preço: 4.000

O que vcs acham?

jailsonNiNo
Membro
# jul/13 · Editado por: jailsonNiNo
· votar


Quero comprar 1 violão Takamine, gostei do som desse aqui...
http://www.youtube.com/watch?v=jlvA35OgPUs&feature=share&list=R D02tV3cxUblHl4

alguém sabe o modelo?

Gijun
Membro
# jul/13
· votar


jailsonNiNo
Na cabeça do violão está escrito Takamine G Series

Desconfio ser um Takamine EG530

bmandrakk
Veterano
# jul/13
· votar


Apenas pra ajudar quem pretende adquirir um violao nessa faixa de preço.
Há um tempo atras estive pesquisando sobre qual modelo comprar e em 99% dos casos a recomendação era que fosse com tampo solido...tomei isso como regra e parti pra busca de um violao que tivesse tampo solido e estivesse dentro do orçamento,cerca de R$1000.

Depois de muito pesquisar fiquei entre o CPX-700 da Yamaha, o MRF710 da Cort e Crafter DE7N.
Na loja da cidade encontrei apenas o MRF710 e o CPX500 da Yamaha...testei bastante os dois, plugados e desplugados...e acabei gostando mais do som do yamaha, alem dele ser mais bonito tambem.

Dias depois fui descobrir que o CPX500 não tem tampo solido...estranho ne?Um violão com tampo laminado, soou melhor aos meus ouvidos que o tampo solido...O que quero dizer com isso?

Não fique preso às regras...tampo solido não é sinal de qualidade do som, influi bastante nesse quesito, mas não pode ser tomado como regra, como fazem muitos desse forum...Vá até a loja, experimente,ouça,sinta!

Boa sorte e boa compra a todos!

Gijun
Membro
# jul/13 · Editado por: Gijun
· votar


bmandrakk
Várias características alteram o som do violão, não só o tampo, não adianta ter um violão de tampo sólido mal construído. Até o tamanho e formato do corpo alteram, sem falar nos tipos de cordas usadas no violão, sem falar na qualidade da madeira, que mesmo sendo em lâminado pode ser de alta qualidade. E é sempre bom comparar dentro do mesmo modelo e marca para sentir a diferença, não adianta você comparar um Takamine EG530 de tampo laminado com um Giannini GWNM4 que tem tampo sólido.

Mas compara o CPX500 com o CPX700, que tem tampo sólido, tenho certeza que você preferirá o CPX700.

Mesmo em tampos laminados há violões de alta qualidade. Como Takamines, Yamaha (os mais caros), epiphone, Fender, Taylor etc... São marcas mais conhecidas cujos violões são mais caros, mas mesmo sendo em tampo lâminado possui uma alta qualidade de construção, isso influi diretamente no som que sai. Mas a maioria das pessoas que vem aqui não tem uma boa grana para comprar um violão, então recomendamos a eles procurar ao menos um com tampo sólido, pois conforme a madeira for secando o som melhora e o som tem boa qualidade, por isso eu sempre tento colocar tampo sólido com o parâmetro, pois nos violões mais baratos acredito que a madeira usada no laminado seja sofrível, enquanto nos mais caros, mesmo laminado a madeira é de alta qualidade. claro que se eu tiver mais grana a coisa muda de figura e posso pegar de marcas mais consagradas, cujas madeiras, mesmo sendo lâminadas são de alta qualidade.

Ainda assim: Quem tem que gostar do violão é o violeiro. Não adianta pegar um de tampo sólido se você gostou mais do que tem o tampo laminado, você sempre vai querer aquele som que você ouviu, mas não comprou. Por isso a gente fala. Dê PREFERÊNCIA a um de tampo sólido, mas antes de tudo vá a loja, toque e veja o que te agrada mais. Isso que é o mais importante.

Por exemplo, o amigo acima, gostou do som do violão do vídeo que ele postou da garota tocando e cantando, se não me engano é um Takamine EG530C que tem tampo lâminado, custa mais de R$ 2.000, mas quem vai dizer que o som é ruim? Melhor que muitos de tampo sólido, mas por isso mesmo, pela qualidade de sua construção está em outra faixa de preço. E ainda mais: Ele gostou do som dele, então vai na fé e esquece o tampo sólido, o mais importante é você gostar do timbre. Você fez o certo, você foi na loja antes e tocou e escolheu aquilo que mais te agrada. E você gostar do som do seu violão, em minha opinião, é o primeiro e mais importante parâmetro para a compra de um violão.

bmandrakk
Veterano
# jul/13
· votar


E você gostar do som do seu violão, em minha opinião, é o primeiro e mais importante parâmetro para a compra de um violão.


Gijun, falou bonito e fechou com chave de ouro...

bmandrakk
Veterano
# jul/13
· votar


Tava pensando em comprar um melhor...algo em torno dos R$4000,00...o que recomendariam?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda