【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
instrumentista
Membro Novato
# 19/jan/23 12:31
· votar


Iwakura
cara se você quer um violão pequeno que não seja estridente vá para um violão maior. É meio duro dizer isso, mas violões menores são mais agudos mesmo, o que se faz é colocar o tampo de uma madeira mais densa, como o mogno e mascarar um pouco isso, mas ainda assim vai ser difícil ter volume, projeção e graves no mesmo instrumento, é característico do tamanho do corpo.

Aproveitando, alguém já testou um Seizi mini/baby com tampo de mogno maciço?

Já testei e achei legalzinho, não é um instrumento que eu teria, na realidade acho que o menor corpo que eu teria seria bem maior que um violão baby/mini, mas em questão de timbre é honesto, projeção é de um violão pequeno, nada de mais, se for pra tocar em casa é ok.

El Juca
Membro Novato
# 19/jan/23 13:47
· votar


Boa Tarde!

Estou pesquisando para comprar um violão, e preciso de ajuda pra escolher um. Nunca toquei nada, mas pretendo começar os estudos assim que puser as mãos nele.

Estou procurando um com essas características:
- Preço até R$1.000,00;
- Clássico, cordas de nylon;
- Braço largo (tenho mãos muito grandes e dedos muito grossos);
- Fácil de fazer manutenção;
- Se possível, quero algo que possa me acompanhar por alguns anos, e não algo que eu vá querer substituir depois de passar da fase de iniciante.

Agradeço muito se puderem me aconselhar!

Iwakura
Membro Novato
# 20/jan/23 20:06
· votar


violões menores são mais agudos mesmo
Eu entendo as limitações, quero minimizar seu impacto, não suprimi-las. A conveniência do tamanho para tocar no sofá, na cama e para transporte é o fator decisivo. Agradeço pela resposta, instrumentista

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 20/jan/23 20:11
· votar


El Juca
Yamaha C45 ou C40MII

os dois estão na casa dos 850, muito bons!

Iwakura
Membro Novato
# 20/jan/23 20:14
· votar


El Juca

Irmãos Carvalho/Samuel Carvalho TS1 usado, se a inflação permitir e você encontrar um à venda. Tampo em abeto maciço, ótima projeção.

Se não, Rozini RX210, tampo em abeto maciço também. Este você pode testar em loja, tem o braço um pouco mais fino que o TS1, creio.

warto
Membro Novato
# 21/jan/23 00:30 · Editado por: warto
· votar


El Juca,

Eu iria na sugestão do guilherminhoGOD com Yamaha C40 ou C45.
São violões de entrada e com bom custo beneficio, mas nessa faixa de preço, esses modelos da Yamaha não são elétricos.
Vou discordar do colega Iwakura em relação ao Rozini, que é uma marca que tem tudo para ser referência no mercado de entrada e intermediários, porém peca muito em acabamento, colagem de cavalete e ainda o preço do produto fabricado aqui no país saindo mais caro que produtos importados da mesma categoria.

Se possível, quero algo que possa me acompanhar por alguns anos, e não algo que eu vá querer substituir depois de passar da fase de iniciante.
Isso eu acho uma coisa muito particular e relativo. Mas ainda acho que vale a pena investir num bom instrumento de entrada.

Boa sorte.

Iwakura
Membro Novato
# 22/jan/23 22:09
· votar


El Juca
Esqueci de mencionar o PHX Camerata LCS-05, que também possui tampo de abeto maciço, mas nunca toquei.

Acabo de conferir que o Carvalho TS1 custa atualmente, novo, 1500 contos, mas acho melhor que todos os outros por ampla margem. É o violão que tenho há vários anos e o único upgrade que vou fazer, se sentir necessidade, é para um instrumento de corpo todo maciço.

JulioB
Membro Novato
# 25/jan/23 20:05
· votar


Pessoal, estou atrás de um violão folk para canhoto. Qual recomendam? Os da Strinberg parecem interessantes... deixam muito a desejar comparado com Takamine ou Fender (infelizmente parece que não tem tantos modelos pra canhoto aqui no BR para estas últimas duas marcas)?

guilherminhoGOD
Membro Novato
# 28/jan/23 12:44
· votar


JulioB

Sinceramente, stringberg anda deixando bastante a desejar. Procure outra marca, gosto dos yamaha e tagima.

heber7000
Membro Novato
# 29/jan/23 16:03
· votar


alguém conhece algum violão de aço flat com efeitos inclusos parecido com yamaha transacoustic ou strinberg galaxy, mas só que no formato flat?

Iwakura
Membro Novato
# 30/jan/23 01:40
· votar


heber7000

alguém conhece algum violão de aço flat com efeitos inclusos parecido com yamaha transacoustic ou strinberg galaxy, mas só que no formato flat?

Não conheço, mas é possível comprar um captador com alto-falante interno para instalar no modelo da sua escolha. Flatsons, dá uma pesquisada.

Iwakura
Membro Novato
# 30/jan/23 01:46
· votar


heber7000
Esqueci de dizer que acompanha efeitos e que existem outras marcas.

lucianoking666
Membro Novato
# 05/abr/23 13:57
· votar


Tenho uma dúvida há tempos já; existe alguma diferença de timbre ou sustain entre as cordas com acabamento de bolinha ou acabamento clássico? Ou a diferença é somente em questão prática para a colocação? Pergunto pois percebo que a maior parte das cordas mais "top" tipo Savarez ou Augustine não possui o famoso acabamento com bolinha para cordas de nylon. Obrigado!

anderson_gesteira
Membro Novato
# 05/abr/23 14:07
· votar


lucianoking666 Eu sinceramente ainda não vi destas cordas importadas com bolinha, imagino que seja mais questão daqui mesmo. Mas o que vejo é que na prática mesmo não tem assim tanta diferença (considerando comparativo com cordas do mesmo nível) .

lucianoking666
Membro Novato
# 05/abr/23 17:46
· votar


Eu sinceramente ainda não vi destas cordas importadas com bolinha, imagino que seja mais questão daqui mesmo. Mas o que vejo é que na prática mesmo não tem assim tanta diferença (considerando comparativo com cordas do mesmo nível) . Qualquer dia acho que farei um experimento, vou comprar alguma dessas baratinhas tipo a Rouxinol, colocar com a bolinha, observar o som e depois colocar a mesma corda sem ela. Confesso que é uma mão na roda na hora de trocar, mas sempre desconfiei de bons fabricantes não se utilizarem disso. Mas obrigado pelo retorno!

FullThrottle
Membro Novato
# 11/abr/23 14:40 · Editado por: FullThrottle
· votar


Olá pessoal! Estou procurando um violão de aço, e onde estou é muito difícil achar os modelos que estou pensando nas lojas para testar. Alguém poda dar opinião, prós e contras? Procuro um violão de tampo maciço em spruce, com cutway, de preferência em cor natural, elétrico, abaixo de R$ 4000. Pensei nos modelos: - Yamaha CPX700 II: gosto dos violões de nylon Yamaha, e acho que pode ser uma opção. O modelo CPX1000 tem acabamento um pouco melhor e a captação SRT, que embora seja legal, não sei se justifica os 2 mil a mais, sendo as madeiras as mesmas em ambos. Encontrei por R$ 3800 - 4400 - Crafter HG500 e Crafter GA6N: já toquei em crafter, som bom, mas era um violão bem duro de tocar, talvez fosse falta de regulagem. Encontrei por R$ 2400 (não regulado) - 3800 (regulado) - Takamine GN71: os takamines tem nome, claro, mas já ouvi boatos de que os chineses deixariam muito a desejar. Não deve ser regra, mas quando eu comparei os violões de nylon Takamine GC3CE e o Yamaha NCX1, ambos chineses na mesma faixa de preço, achei o Yamaha superior em som e acabamento. Encontrei por R$ 3800 - 4700 Alguma opinião ou outras sugestões? Grande abraço!

Iwakura
Membro Novato
# 22/abr/23 03:30
· votar


FullThrottle Vale a pena dar uma olhada no Yamaha FGX800C.

cassiolm
Membro Novato
# 24/abr/23 10:17
· votar


Olá pessoal, Estou dando uma olhada em algum violão mini/baby/parlor/traveler em cordas de aço na faixa de 1.000 a 2.000 reais. A minha intenção é realmente algum violão interessante pra tocar rock n roll, e que seja fácil/viável para levar em viagens. Três opções que achei interessantes após minha pesquisa são: - Crafter HM-100 - apesar de não ser tampo sólido, vi uns reviews bastante "elogiosos"; - Fender Parlor CP-60S; - Tagima Fernie - da linha Canada da Tagima. Achei um anúncio bem em conta de uma peça de mostruário por 1.299,90. Queria saber alguma opinião de vocês, ou então alguma outra boa opção nessa faixa de preço. Obrigado e abraço a todos.

Iwakura
Membro Novato
# 11/mai/23 16:57
· votar


cassiolm Tem o Abalone 36 da nova linha da Tonante. O canal Violão Sincero tem um vídeo demonstrativo. Menos de mil reais, com tampo maciço. Nunca testei.

Diego Figueira
Membro Novato
# 15/mai/23 10:52 · Editado por: Diego Figueira
· votar


Bom dia pessoal. Passando aqui pra uma pesquisa de opnião. Vou comprar um violão elétrico, e estou em dúvida entre o Strinberg sd301 e o Tagima Ambience Frontier. Qual a opnião de vocês? Ps. Toco há 30 anos, tenho nível intermediário para avançado (esrtudei violão clássico), mas faço apenas um sonzinho em casa, ou em pequenas reuniões. Tenho já um violão clássico de nylon, mas quero adquirir agora um de aço. Fiquei na dúvida entre esses dois, dentre os que achei nessa faixa de preço.

marcelozyx
Veterano
# 05/jul/23 16:19
· votar


Pessoal, estou em busca de um violão novo, pois o meu Michael VM 500 e alguma coisa já não tem me atendido.
Queria gastar até uns R$ 1500 no máximo, e queria modelo folk.
Sou músico intermediário.
Estou entre essas 3 opções:
1. Cort AD880;
2. Seizi Neo Tokyo (tampo laminado);
3. Yamaha FX 310 A2.
O que acham?
Obrigado pela ajuda

ejames
Membro Novato
# 05/jul/23 23:28
· votar


marcelozyx

Cara, nessa faixa acaba que a decisão vai totalmente por critérios pessoais.

Eu já fui na loja decidido a comprar um Cort semelhante a esse, não me lembro o modelo exato mas era um sem cutaway. Todos os reviews apontavam para ele, já tinha testado antes e curtido, então parecia bem certeiro Apenas por desencargo de consciência resolvi testar outros: no final acabei levando o Yamaha, que até então nem tava na minha lista.

E não falo isso dizendo que o Yamaha seja a melhor opção, mas sim que o ideal é você testar e decidir.

Teuxmodaran
Membro Novato
# 14/set/23 00:09 · Editado por: Teuxmodaran
· votar


Pessoal, estou em busca de um violão novo:

Queria gastar até uns R$ 1250
Opções:

1.Strinberg SD201
2. DI GIORGIO F103
3. Yamaha FX 310
4.Michael VM925DT

Fiquem a vontade para sugestões.

Obrigado!

anderson_gesteira
Membro Novato
# 15/set/23 18:04 · Editado por: anderson_gesteira
· votar


Eu tenho esse violão da michael. É um baita violão, já to com ele a uns 4 anos mais ou menos e peguei ele já tinha uns dois anos de uso e não tive nenhuma dor de cabeça. Já veio bem regulado e tudo mais (tanto q troquei o rastilho por um de osso e não precisei fazer ajustes no novo rastilho nem nada). Quanto aos outros não tive contato, então não tenho como opinar sobre

matheusouriques
Membro Novato
# 27/out/23 09:57
· votar


Falae povo!

O que sugerem entre:

ROZINI RX320 x FENDER CD-60SCE

Ambos tampo sólido e mesma faixa de valor.

Valeuu

LeandroP
Moderador
# 28/out/23 09:02
· votar


matheusouriques

Eu achei o Rozini mais bonito, e me parece que o pré é melhor também (da mesma marca, com mais opções, como a inversão de fase, por exemplo). Eu ficaria com esse, embora o peso do nome Fender numa eventual revenda.

Naphow HD
Membro Novato
# 15/nov/23 19:59
· votar


Aquele modelo EAGLE EMA 433 CE NT ainda vale hj em dia? não acha review dele em nenhum lugar

Augustives
Membro Novato
# 31/dez/23 16:32
· votar


Fala galera, estou pensando em dar um upgrade já que o primeiro violão que comprei e aprendi a tocar é um violão barato, ainda estaria procurando por algo mais custo-benefício mas trazendo sim uma qualidade. Separei alguns modelos e estou em dúvida sobre qual comprar, alguém ja teve algum deles e/ou tem uma opinião?

- Yamaha APX600
- Fender CD-60SCE
- Rozini Rx315
- Seizi Ryuji

dudurlzz
Veterano
# 02/jan/24 03:59
· votar


Qual o melhor violão nylon custo/benefício na faixa dos 1000-1200?
Toco na noite, faço barzinho, restaurante, etc.
Queria um violão bom pro dia dia e que não fosse muito caro.
Abraço!!

Over-Drive
Veterano
# 23/jan/24 17:49 · Editado por: Over-Drive
· votar


Opa pessoal, atualmente tenho um crafter, modelo GA-8.
Gosto muito do violão, mas tô querendo fazer um upgrade. Gostaria de um violão Dreadnought dessa vez, mas que também seja com tampo sólido e sem cutaway, até 4500 reais. E preferencialmente com captação da fishmann.
Toco Country, Southern Rock, rock clássico e rock alternativo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda