A qualidade da madeira influencia no timbre?

Autor Mensagem
Rodolfo Guitar
Veterano
# mar/04


A qualidade da madeira influencia no timbre?

GuitarHouse
Veterano
# mar/04
· votar


usa a busca. Nessa pagina mesmo tem tipicos enooooormes sobre esse assunto polemico

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Here we go again..

Carlos Sesti
Veterano
# mar/04
· votar


Rodolfo Guitar

claro q influencia...
isso ja deu mó discussão por aqui...
ve a busca ai...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/04
· votar


Tá mais polemico que religião e politica isso daqui ahaha.
Credo, homens com pelo no saco discutindo isso é foda.

Eu acho que, sinceramente, esse negócio de que a madeira influencia ou não é só pra playboyzinho, ou então musico profissional que quer o melhor som, mas não sabe como então fica um falando que tem que comprar é captadores foderoso, e outro que tem comprar a madeira que usaram pra crucificar o cara lá.
Se o povo gosta de percentual vamos lá : 90% do fórum está cagando e andando pra isso. De 9.289 cadastrados, quantos se interessam?
E lembrando que eu posso inventar estatisticas para provar qualquer coisa hein ....

jimmypagelf
Veterano
# mar/04
· votar


Rodolfo Guitar

influencia muito, e por isso que toda as revistas falam para ir no luthier de confiança e pedir uma lista,, pois se vc tem uma les paul giannini por exemplo, que quer que sua guita fica com o mesmo som do que a do jimmy page, ai o cara troca os captadores pelos 490r e o 498t
o som não vai ficar igual,

janick
Veterano
# mar/04
· votar


de novo essa historia? pelo amor de deu
Rodolfo Guitar
USA A BUSCA MEU FILHO!

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


jimmypagelf

detalhe: o jimmy page usava na grande maioria das gravacoes fender

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


bom, eu conheço uma golnde q foi meio modificada (ponte, captadores, e algumas otras coisas) e ficou com o som bm do nivel d uma gibson (ou serah q era ibanez...) do meu colega

jimmypagelf
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido

o que? que eu saiba, era sempre em quase toda as gravações era a les paul dele, as vezes usava guitarras diferentes

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


jimmypagelf

ahhaah, tele e strato, e num amp pequenininho... ahuahau, o kra eh um mago de timbres

jimmypagelf
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido

to ligado

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


Galera, quem tem que pesquisar e saber a sonoridade das madeiras é quem faz e executa projetos de instrumentos musicais. Músicos tem é que saber tocar e pesquisar qual instrumento tem o som mais indicado para a sonoridade que deseja atingir. Se por acaso o som "da hora", como dizem os paulistas, para o gosto do cara for o de uma guitarra de compensado, de acrílico ou qualquer dos "paus com corda" que existem por aí então é isso o que importa, afinal vale a sonoridade e o gosto de cada um. Se a madeira influencia ou não no timbre eu creio que já deu para todo mundo sacar qual é a resposta mas ninguém vai comprar um instrumento pela madeira e sim pelo som do instrumento como um todo + tocabilidade + custo + liquidez + estética + outros fatores de cunho particular, então aconselho-os a não perderem tempo com uma discussão tão sem sentido quanto se perguntar se ao soltar uma maçã do lado de fora de uma janela do quinto andar de um edifício ela cairá ou não.

Para quem perguntou qual seria a minha fábrica: Expomusic, setembro, São Paulo, corredor 6 do pavilhão verde, perto da saída.

Abraços!


Jason
Veterano
# mar/04
· votar


po, chega

joris_141
Veterano
# nov/11
· votar


Respondo que não, isso é algo totalmente da sua cabeça, quanto mais caro voce pagar numa guitarra, mais seu intelectual vai produzir o timbre que voce não estiver ouvindo.

Spect
Veterano
# nov/11
· votar


joris_141
Respondo que não, isso é algo totalmente da sua cabeça, quanto mais caro voce pagar numa guitarra, mais seu intelectual vai produzir o timbre que voce não estiver ouvindo.

Respondo que você está falando besteira.

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


BAN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


joris_141
De novo cara?
Vc já está "enchendo o saco" com isso...

Slash_1989
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

nov/11












renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


joris_141

Eu queria saber quem foi o irresponsável que te disse isso pra vc vir aqui falar esse monte de besteira. Porque uma pessoa sozinha não consegue ser tão incoveniente assim!!!

herikguitar
Veterano
# nov/11
· votar


joris_141

Puts cara... Uma Nação, um Mundo pra falar a verdade, tem a certeza de que sua afirmação tá errada: Desde o início da construção de Guitarras, todos sabem que sem madeira boa, não existe guitarra boa. Se você ao menos tivesse argumentos convincentes, como vídeos mostrando exatamente o mesmo modelo de Guitarra com várias madeiras e as outras peças iguais e não tendo diferença no som, o que é praticamente impossível, nós poderiamos ter pelo menos uma discussão saudável por aqui.

Normalmente quem não costuma notar tanta diferença são os iniciantes que ainda não tem o ouvido afinado, e então compram várias Guitarras e não notam a diferença. Não sei se é o seu caso, mas até eu que tenho apenas 1 mês de Guitarra ( e 10 de Violão) sei e ouço a diferença da madeira no som resultante de várias Guitarras. É como eu te falei lá no outro tópico.

Começa a pesquisar a fundo o assunto, e entenda o assunto, antes de vir fazer uma afirmação tão improvável por aqui ou em qualquer outro lugar..

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


herikguitar
Ele não tem, nem pode ter...
Recentemente, numa discussão em outro fórum, um cara veio com essa, inclusive citando uma pesquisa acadêmica. Logo, logo vários luthiers (inclusive eu), e pesquisadores universitários (inclusive eu), mostramos que os parâmetros da pesquisa eram duvidosos.
Ou seja: Isso não é verdade.
A pergunta é: A quem interessa convencer que a madeira não influencia no timbre?
Minha resposta é clara: A empresas (e mesmo governos) que, por não investirem na preservação ambiental e no replantio florestal, querem nos convencer disso para podermos "aceitar" o fato de que muitas delas quererem lançar produtos com materiais duvidosos por conta do esgotamento das reservas de madeira do mundo.
É claro que esse rapazinho não é um "agente do capitalismo", mas boatos como esse são recorrentes...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


As guitarras sao instrumentos mais dificeis de se perceber e qualificar sua sonoridade,bons guitarristas tem a capacidade de distinguir com clareza as diferenças tonais de uma guitarra coisa que seria dificil para um baixista e assim vice e versa
medir frequencias em programa seja ele o mais top ou mais cheio de recursos tecnologicos ,nao pode ser usado como ponto de referencia
frequencias sao extensoes sonoras do timbre
eu posso gravar um baixo analogico em um programa e depois gravar outro baixo de um teclado e ter respostas de grafico de frequencias bem parecidas ,mas o timbre é que faz a diferença
os baixos sao mais faceis de se perceber seus defeitos e suas qualidades sonoras
as auteraçoes de madeiras em um contrabaixo tem uma alteraçao sonora mais expressiva por se destacar um campo de frequencia bem mais abrangente que uma guitarra e por ter frequencias que alem de ouvirmos entra um outro fator o de sentirmos
um instrumento musical é como um DNA humano uma pequena alteraçao na cadeia de contruçao é responsavel pelo seu resultado final(sonoro)
uma escala um corpo o shape do braço o shape do corpo os captadores usados a ponte o material da ponte o nut ,a posiçao dos captadores as cordas e calibre de cordas usadas
tudo isso é fundamental
podemos fazer 4 instrumentos iguais mesma maderia mesma cor xerox um do outro
eles serao parecidos em sonoridade mas serao diferentes em algumas frequencias e sustein
outra coisa é falar que os instrumentos vintage sao melhores que os novos
em alguns aspectos sim (mas nao é regra)
tenho minha versao sobre instrumentos antigos
antigamente madeiras usadas na fabricaçao de instrumento vinham de arvores nativas,arvores de grande porte tanto em altura quanto em densidade ,massa,peso
uma arvore nativa muito velha e de altura elevada de tronco grosso ,tem como caracteristica veios mais tensionados por sustentar seu grande peso ,sao madeiras mais densas com veios mais fortes
hoje as madeiras usadas na industria de instrumentos sao provenientes de reserva de reflorestamento,onde a arvore cresce muito pouco ate a medida ideal para corte nao tendo muita altura e nem muita massa seus veios nao sofreram compresao de massa por serem arvores pequenas
um braço de maple antigo proveniente de madeira nativa sao bem firmes e estaveis,hoje voce pega braços novos que a qualquer mudança de temperatura entortam com muita facilidade
apesar desta caracteristica de madeiras nativas e reflorestadas o que manda em um instrumento é sua sonoridade
existem muitos instrumentos novos com um som maravilhoso assim como existem muitos intrumentos velhos sem timbre
ja peguei muito baixo da decada de 70 que custam uma fortuna e nao tem som de nada
instrumento fabricados no japao que tem sonoridade superior a instrumentos americanos
existem muitas regras que seguimos e que adotamos ou melhor que engolimos de tanto ouvir falar repetidas vezes
e que nem sempre sao reais
nem sempre instrumento velho é instrumento bom , a gibson nao é grave por causa do mogno e sim pela sua estrutura tanto eletrica como a de shape de construçao,maple e ash nao sao as melhores madeiras para se fazer um instrumento, instrumento inteririço apesar da logica nem sempre tem mais sustein que um instrumento parafusado,existem muitos mitos que se tornaram regras seguidas de maneira alienada

herikguitar
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Podem vir com 1 trilhão de pesquisas falando que a madeira não influencia no Timbre de uma Guitarra que eu não vou acreditar...

No mais, concordo com tudo que você falou. Quem é que não quer, tirando o rapaz ali, uma Guitarra com uma boa construção, usando madeiras nobres e bem acabadas que resultem em um timbre único no meio de tantas outras?

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


herikguitar
Não precisa de 1 trilhão de pesquisas não, pois elas não chegam a lugar nenhum....
Na verdae esse garoto deve ser, ou revoltado (por não ter grana para comprar seu "objeto de desejo"), ou com tão pouca experiência que não sabe distinguir timbres.
Ou então tá querendo aparecer mesmo....
Abç

renatocaster
Moderador
# nov/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ou então tá querendo aparecer mesmo....

Então, eu vou nessa 3ª opção.

herikguitar
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é... Vontade de comprar uma Gibson eu tenho, agora dinheiro pra uma Gibson não. Se tivesse tudo na mão seria chato, o bom é aprender a tocar o instrumento e aos poucos ir sentindo a necessidade de comprar outro Instrumento. Agora quando se passa a comprar vários instrumentos e nenhum lhe agrada, o problema não é madeira, não são os caps, é o instrumentista, no nosso caso, o Guitarrista.

Tem vezes, que você bota problema nos seus equipos, mas não se toca que o problema é no maior e mais responsável equipo, aquele que fica entre a correia e a Guitarra, você!

renatocaster

Então, eu vou nessa 3ª opção

Eu também tô tentando a ir nela, hehe. Mas no caso do BAN, prefiro ficar na minha...

Abç!

felipelfln
Veterano
# nov/11
· votar


Queria que o Away Nilzer fosse guitarrista. Ia acabar com essas duvidas.

joris_141
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu admito, considero MUITO seus trabalhos como luthier, porem minha opinião sendo somente um guitarrista continua a mesma, não vejo motivos para me darem BAN pois não estou infringindo nenhuma regra da comunidade do forum cifraclub, se eu tomar BAN, todos que postarem tópicos dizendo: Qual guitarra comprar?, ou Quem sabe tocar guns? Isso sim é motivo de BAN pelo que lí. Caso estiver incomodamdo os outros, não precissam fechar o tópico, pois não estarei a continuar com o assunto, opinoes divergentes.

fconde77
Veterano
# nov/11
· votar


Sem querer polemizar um assunto tão controverso, quero que vejam esse vídeo e comentem os resultados...

http://www.youtube.com/watch?v=AuIqNmVNNuA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A qualidade da madeira influencia no timbre?