Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      madeira influencia ou não?

      Autor Mensagem
      killerman666
      Veterano
      # fev/04 · Editado por: killerman666


      Para dirrimir de ves qualquer dúvida q ainda possa haver ( Não, não me axo o senhor da verdade por isso mesmo q leio bastante) segue reportagem feita pela "cover guitarra n°71":

      corpo(body)- numa guitarra elétrica, o corpo funciona como uma 'prancha sonora', e seu material eh fundamental
      para a resolução final do timbre do instrumento, pois diferentes madeiras vão determinar diferentes formas do corpo 'ouvir' a vibração das cordas.corpos de guitarras podem ser encontrados em grande variedades de madeiras, cada uma com sua própria característica sonora, sendo q diferentes cortes podem dotar a mesma madeira com sonoridades diversas, por variações na sua densidade e peso. mesmo assim, podemos fazer algumas considerações gerais......

      a)maple- tem grande resposta de ataque e rápido declínio da nota(decay);gera uma grande resposta do som fundamental,sem muita projeção dos harmônicos, muito utilizada para guitarras semi-acústicas.

      b)mahogany(mogno)- tem ataque macio, rico em sustain e massa; é uma madeira consideravelmente pesada.

      basswood- geralmente usada em guitarras de rock feitas para tocarem em alto volume; possui ataque moderado, com sustain constante; é uma boa madeira leve, mas com boa massa sonora final.

      ash- madeira com timbre bem caractrístico; funciona bem com single coils, proporciona excelente corpo sonoro e boa resposta de agudos.

      estas são apenas algumas opções que podem ser usadas na construção de um corpo. também é comum a combinação de madeiras - como na gibson les paul standart, que tem o corpo de mahogany e o top de maple - ganhando assim o 'melhor dos dois mundos' um peso tolerável e uma excelente resposta de agudos..



      como eu axo q o intuito desste forúm eh a troca de informação eu axei conveniente posta esta reportagem para aqueles q axam q a madeira não influencia no som final.

      Dieselboy
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      nossa tem gente q acha isso?
      é só faze um teste. Da uma batidinha na mesa da sua cozinha, no seu armario em qualquer coisa de madeira. Bateu?
      Viu como o tipo de madeira faz diferença?

      RATM
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Se vc usar EMG´s, nao vai mudar mto.

      Jean
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Dieselboy
      FOI ISSO QUE EU TINHA ESCRITO NO OUTRO TÓPICO,É SIMPLES.

      AllanFly
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Cara quanta besteira.
      O que mais têm por aí e neguinho acessando site americano e copiando informação sem o mínimo de avaliação. Eu já li umas matérias da Cover Guitarra, foram o suficiente para nunca mais comprá-la. Inclusive na seção luthier, o cara copia a matéria de um site americano na maior e faz parecer que ele foi o idealizador. Quanta vaidade....
      Cara não se pode acreditar em tudo o que está escrito. Até nas escrituras ditas sagradas estão várias aberrações. Vcs acreditam na arca de Noé? que ele conseguiu reunir um casal de cada espécie? Absurdo.

      Como foram feitas as medidas que definem uma madeira com tendo ataque macio? sustain rico? resposta do som fundamental? corpo sonoro? resposta de agudos? alto volume? hahaha... Conheço que a madeira possui um coeficiente de absorção sonora, toda matéria possui o seu. Me pergunto, vamos tocar ou usar ela como elemento para reverberação. Custa-me acreditar que o som produzido pela corda vai atravessar a pintura, se propagar pela madeira (isto acontece), tornar-se aveludado, aumentar o volume e depois ir para o captador (isto não acontece). Putz, captador não é microfone.

      Se vc colocar um pedaço de madeira e uma fonte sonora enviando sons para ela, a madeira vai absorver e refletir quantias deste sinal. Se o som agora for capturado, certamente ele será diferente do som produzido pela fonte.Isto é diferente de uma guitarra, pois o captador está cagando prá madeira.

      Os caras ficavam ouvindo e registrando estas características da madeira na guitarra? hahaha.......

      Porra vc acredita em duendes? DEVE ESTAR ESCRITO NA COVER DUENDES QUAL A RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DELES E A POTÊNCIA SEXUAL DURANTE O ACASALAMENTO.

      vC ACREDITA EM BUSH, EM BLAIR, AFIRMANDO A EXISTÊNCIA DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA NO IRAQUE? TAVA ESCRITO NO NEW YORK TIMES.

      Vc acredita que o homem evoluiu do macaco e que atualmente o macaco não evolui mais. Deveriam continuar a evoluir, não?
      Vc acredita em big bang ou que o mundo foi criado por uma inteligência superior.
      Suposições amigos, nada mais, cada um possui sua crença no que acha verdadeiro ou mais próximo da verdade, por conveniência ou por necessidade.

      Se uma revista disser que o Steve Vai antes de tocar, caga e não lava a mão depois, e por isso que o som sai mais aveludado. Vcs vão acreditar?
      Se liga cara, o nosso mundo é feito de grandes mentiras que são indispensáveis para sobrevivência de alguns. Não vai ser diferente no universo guitarra. Neste, grandes mitos, heróis, vilões, culpados e inocentes ainda aparecerão, faz parte da natureza humana.

      killerman666
      Veterano
      # fev/04 · Editado por: killerman666
      · votar


      não eh questão de acreditar ou não a revista com certeza tem muito mais crédito q vc......

      a reportagem foi feita pelo edmar luighi q eh o cara q cuida da minha guita ( pra quam não sabe ele eh o luthier do igt)e na boa confio no q o cara diz agora essa de que madeira não influencia o som cara para pra pensar no q vc dis desde q o instrumento eh instrumento que guitarra e violão são feitos de madeira c fosse assim antes de um mundo de mentiras? vivemos num mundo extremamente capitalista as fábricas iriam produzir a guita com a madeira mais podre disponível ou até outro material qualquer e a venderiam ao mesmo preço alegando q o preço está nos cxaptadores e etc pra q paga mais caro na madera c pode produzir c algo mais barato ganhar a mesma coisa e ainda por cima obter o mesmo resultado ?

      ronanpage
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      se a guitarra possuir captadores ativos (aqueles que são ligados a bateria) então a madeira nada influencia, por tanto o corpo da guitarra pode ser de qualquer especie de madeira, fibra ou metal que o som será o mesmo.

      killerman666
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      nem toda guita tem captadores ativos

      GuitarHouse
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      ronanpage
      acho q isso nao eh 100% verdade...pq o ativo, q eu saiba, eh um passivo + pré-amp

      RATM
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      AllanFly

      Nd a ver oq c disse..

      Cara, eh soh pegar uma tonante, poe um DiMarzio nakela porra, q vai sair uma merda de som.. E poe esse msm Dimarzio e poe numa guita qq de mogno..

      Faça isso depois poste oq vc achou aki, blz??

      AllanFly
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      SE VC BATER NUM PEDAÇO DE MOGNO, O SOM VAI SER DIFERENTE SE A MESMA BATIDA FOR FEITA NO PINHO (EXEMPLO). Mas o captador de guitarra não foi projetado para isso, ele não capta a fonte sonora advinda da madeira ou por ela refletido, ele capta variações no campo eletromagnético gerado (a grosso modo) e produz tensões elétricas que são amplificadas por um amplificador e estes por sua vez excitam os falantes, que por sua vez movimentam o ar que geram a massa sonora que sensibiliza nossos ouvidos (e o dos vizinhos tb). Para violões, aí sim, a história é outra, pq o som percorre cavidades e reflete na madeira alterando as carcterísticas tonais.

      Outro absurdo é falar que SÓ o EMG não considera a madeira, NENHUM CAPTADOR considera a madeira. Pq o EMG seria o único? Pq é ativo? Taí outra mentira.

      Para mim é: Madeira boa é bom para o braço e para o corpo, pois não empenam, facilitam um bom acabamento, reduzem vibrações extremas (o que pode desiquilibrar o som produzido pela corda) e não provocam alergia.

      Para quem acredita na madeira alterando o som da guita, continue assim, lute por suas convicções. Encontre argumentos sólidos e reais que comprovem tais fatos.

      Para quem não acredita, continue assim. Reflita sobre o caminho percorrido pelo som na guita e peça explicações reais sobre o fenômeno.

      AllanFly
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      RATM

      Como seria uma Tonante feita de mogno e com captadores Dimarzio?

      Jean
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      AllanFly
      A vibração da madeira com o som é fundamental para os sustain cara e nem vem querer colocar deus e puta que pariu no meio que meu voto tu não ganha.Sei que o mundo tambem é feito de mentiras!
      A MADEIRA INFLUENCIA!

      kaskudo
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      AllanFly

      existe um fenômeno chamado de ressonância, inerente a todos os corpos. cada corpo seja ele de que material for tem uma frequencia de ressonancia, que varia de acordo com a massa, densidade, rigidez, formato e etc...

      o captador nao capta a vibraçÃo SONORA da madeira, capta a ressonância entre A MADEIRA E A CORDA!


      um teste bem simples: tocar com a guitarra desligada e usando um estetoscópio... aí vc verá a diferença.

      GuitarHouse
      Veterano
      # fev/04 · Editado por: GuitarHouse
      · votar


      AllanFly
      Isso tem fundamento(empirico) ou sao "achismos"?

      Sei la, vai ver pq seu ouvido nao detectou diferencas em uma guita de MDF e uma de mogno, ou pq deduziu isso q vc falou, q seria verdade....eh aceitavel q cada um tenha uma "verdade" intrasigente dentro de si, basta saber s ela procede. Sei lá, mas em mais de 50 anos de historia da guitarra eletrica eu quase nunca tinha visto pessoas negando a influencia da madeira, acho muito estranho. Pq intao nao bastaria pegar uma madeira qualquer e por em uma les paul gibson? Ué...materia prima seria baratissima e o lucro seria maior...afinal, num seria simples a prova de que ela nao influencia e, portanto, basta usar mdf no lugar de mogno?

      :)

      RATM
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Puts..
      Eu vim do forum da krocodille pensando q soh ia ter gente q conhece de instrumentos como lah, mas agora eu vejo q existe gente burra pra caralho por aki..

      AllanFly

      Um exemplo mais facil e barato pra vc..
      Pega akele treco(PQP ESKECI O NOME..)q toca a corda A(440) como o som do telefone..

      Coloca essa porra na madeira da sua mesa, depois na madeira do seu armario..

      Depois q vc encostar na madeira, coloca o seu ouvido na madeira.
      Se vc perceber diferença no som, enfia o seu dedao no cu e roda.

      Jean
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Pq sera que tenho 3 stratocaster aqui e a unica que se sai melhor das tres é a Squire afinnity?.Então seria só por cusa dos captadores e não da madeira que é bem melhor em comparação as outras duas?

      Jean
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      RATM
      huhUHAHuahuHAHa ELE É CAPAZ DE ENFIAR o dedo no cu e não sentir diferença se entrou ou não!

      AllanFly
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      kaskudo

      Eu já falei, o som ressoa na madeira sim, mas o captador não pega essa ressonância. A não ser que vc não saiba o que é ressonância.

      GuitarHouse
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      RATM
      ele nao ta querendo dizer o som NA MADEIRA< mas sim a influencia q a madeira faz nas cordas e por conseguinte nos captadores, e nao o som q sai na madeira(ja q o captador nao eh microfone, ou seja, capta ondas eletromagneticas e nao sonoras)

      AllanFly
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      GuitarHouse
      Sei lá, mas em mais de 50 anos de historia da guitarra eletrica eu quase nunca tinha visto pessoas negando a influencia da madeira, acho muito estranho. Pq intao nao bastaria pegar uma madeira qualquer e por em uma les paul gibson? Ué...materia prima seria baratissima e o lucro seria maior...afinal, num seria simples a prova de que ela nao influencia e, portanto, basta usar mdf no lugar de mogno?

      Cara a quantos anos a arca de Noé existiu? Essa afirmativa perdura por séculos e muita gente acredita.

      Jean
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Mas o acabamento é importante e a madeira melhor é boa,se não for dar a influencia no som então pelo menos é mais confortavel.Mas então se madeira não é documento então porque uma SG tem um som mais encorpado do que um Stratocaster?

      AllanFly
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Jean
      RATM
      Coloca essa porra na madeira da sua mesa, depois na madeira do seu armario..

      Cara tú não sabe ler, leia de novo. Leia e interprete.

      Jean
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      AllanFly
      Ja entendi cara.mas por mais que ela não faça parte da onda sonora que a guitarra passa ela influencia não cara?

      GuitarHouse
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Cara a quantos anos a arca de Noé existiu? Essa afirmativa perdura por séculos e muita gente acredita

      AllanFly
      Olha a diferença. Comparar fisica com a biblia. uma coisa nao tem nada a ver com a outra.

      Putz.

      soh mudando um pouco de assunto...Como vc me explica a gravidade?como funciona isso de "um corpo puxa o outro?"

      RATM
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      Pqp, mas q forum de merda..


      AllanFly

      Blz entao!!!! Vc estah totalmente certo!!
      Mas me explica uma coisa.. Pq q qd eu colokei o cap do meio, da minha ibanez na minha fender, o som do cap mudou?!??!

      Ps: A madeira da minha Ibanez eh Basswood, a da Fender eh de Ash.

      killerman666
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      RATM

      na boa sem baixar o nível

      o cara acredita q não influencia o som beleza!!!

      agora querer comparar a influência da madeira com a arca de noé eh fogo!!!

      quanto mais a corda vibrar mais som o captador irá transmitir a corda irá vibrar muito mais dependendo da madeira do corpo!!!

      vai em qualquer loja e testa com o mesmo ampli uma epiphone sg(compensado) e uma epiphone les paul(mogno) e me diz c tem diferença no som ou não tem (detalhe as duas guitarras possuem o mesmo captador pra não dizer q a diferença está ae)!!!!!!!!!!!!!!!11

      maggie
      Veterana
      # fev/04
      · votar


      No comments.

      RATM
      Veterano
      # fev/04
      · votar


      killerman666

      Mal ae cara, mas eh q o cara faz comparações q num tem nd com nd, e o cara nao consegue explicar oq o pessu poe aki..

      GuitarHouse
      Veterano
      # fev/04 · Editado por: GuitarHouse
      · votar


      consideracao final:

      Ta. O captador nao capta diretamente o som da madeira. mas, vc tem que concordar que as cordas vao vibrar de um modo difente dependendo do meio, certo?

      Pois entao. Se o cap capta a vibracao das cordas e as cordas VIBRAM dferentemente em meios diferentes, em cada madeira que as cordas estiverem elas vibrarao diferentemente, e por conseguinte o captador ira captar ondas diferentes:

      Z(cordas)+X(madeira X) = Som X
      Z+Y = SOm Y

      Agora, se sao aveludados, secos (sinestesia fdp essa hein), agudos, etc, sao empiricamente mostrados atraves da audicao apurada e comparativa

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a madeira influencia ou não?

      305.396 tópicos 7.889.437 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital