【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Se eu colocasse um Nut de latão eu ganharia brilho e sustain, né.. Além de ser melhor e não desgastar.. É melhor de osso ou de latão e qual a diferença deles?

dnreis
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estou separando algumas peças para montar um minifuzz. Porém eu não os resistores nas mesmas cores...ex: no projeto tem R1 - 1M (Marrom - Preto - Verde); R2 - 10 K (Marrom - Preto - Laranja), mas no site não tem resistores nessas cores, o que eu encontrei foi resistores com o mesmo valor ( 1m e 10k) mas com variação diferente (5%).
Veja

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-1m-carbono-5-14w-p-215.html

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-10k-carbono-5-14w-p-163.html

Posso usar esses resistores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


deboraiommi
Não sei...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Ganha um pouquinho mais de brilho, nada mais. A diferença é sutil.
dnreis
Pode.
Abçs

julio1324
Veterano
# mar/11
· votar


Bertola, já não sei mais o que fazer minha guitarra está trastejando na 13ª casa e não consigo arrumar...já pedi pra um cara tentar arrumar pra mim mas não teve jeito ele disse que pode ser o 15º traste que esteja atrapalhando e acho que é isso mesmo. O que devo fazer pra arrumar? E já vou dizendo que por aqui não tem luthier.

Dylan Thomas
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quanto às ferramentas usadas para refret (martelo, alicate e "lima"), têm coisa parecida no Brasil ou o lance é importar mesmo? Se sim, elas tem nomes específicos? Acho que essas três quebram o galho e o resto eu improviso.

Estou pensando em fazer um refret numa guitarra barata que não compensa mandar num luthier, já que o refret custaria metade do valor dela.

vlw

JoaoPauloGuitar
Veterano
# mar/11
· votar


Olá Bertola, levei minha guitarra em um luthier para fazer uma regulagem pois as cordas estavam fazendo um barulho de trastejamento. O luthier após verificar disse que a ponte estava desgastada e que teria que troca-la para acabar com o barulho. Gostária que você me indicasse uma ponte.
Guitarra Sx Gg1 Custom LP
Vlw!!
Abrass

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala mestre.
1)Dentre as Eagle's antigas tem aquelas com headstock estilo Fender com e sem headstock pintado, a que tem headstock sem pintura é mais nova que a outra(por volta do ano 2000), eu tenho uma(que pelo jeito é das primeiras que saíram, ela deve ter qse 20anos) do headstock pintado e o corpo dela é feito de varias emendas(umas6) de madeira(porem são emendas de cedro maciço) e a escavação é piscina o que deve tornar o copo muito frágil, e gostaria de saber se essas com headstock sem a pintura também são assim?
2)Bom vc havia me falado que as Giannini gi300 são superiores a essa Eagle, eu gostaria de saber se isso é somente no hardware(tarraxas e captação) ou toda ela(pergunto isso para ver se vale a diferença de preço entre elas), ou no que...

3)E quanto as Michael antigas e essas Washburn lyon, ária pro, Samick, o que vc me diz delas?

4)Pq algumas guitarras vem com um plástico preto embaixo do neckplate, eu tirei o da egale pois fica com cara de guitarra vagabunda, fiz certo ou errado?

Essas perguntas são pelo motivo de que quero comprar uma guitarrinha baratinha que seja descente para colocar um trio de singles que eram de uma Fernandes revival reissue 57/62(comprei pelo MercadoLivre), e não quero mexer mais nas guitarras que já tenho.
Abç.

Fisioterapeuta
Veterano
# mar/11
· votar


bertola maigo risquei minha guitarra preta com uma chave de fenda, queria saber ocmo faco para tampar este riscado fio meio fundinho e ficou branco...

tem como arrumar na boa isso?

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Fisioterapeuta
Deixa assim nada a ver, eu tbm emcucava com isso e agora me sinto libertado dessa frescura, riscadinho não atrapalha em nada e é uma marca sua na guitarra hehe.

mano_gibson
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bertola,vc deve se lembrar que eu estava pesquisando uma guitarra,eu estava em duvida entra a condor rx20 e a eagle sts001
acabei comprando a condor rx20,otima guitarra,mas eu estava pensando em colocar um humbucker na ponte,pra ganhar um peso
peso no timbre,mas dai vem a minha duvida: pra eu instalar um humbucker na ponte eu preciso mudar os pots de tom ou volume,tipo
de 250k para 500k,ou algo assim?
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


julio1324
Cara isso me parece uma necessidade de "rebatimento" de trastes. Só um luthier experiente pode fazer isso...
Dylan Thomas
Cara, esse procedimento é complexo e exige experiência... Se vc quer fazer, que fique por sua conta e risco....
Pode ser feita com ferramentas comuns: Martelo, torquês, lima, etc...
Que, aliás, é o que uso. Mas eu tenho experiência para tal...
JoaoPauloGuitar
O luthier após verificar disse que a ponte estava desgastada
Como assim? Nunca ví isso... Explique (ou peça explicação), melhor....
Philipi
a que tem headstock sem pintura é mais nova que a outra
Não, é mais antiga. Sim, també é "piscina"
Bom vc havia me falado que as Giannini gi300 são superiores a essa Eagle
Se eu disse isso, me equivoquei. Desculpe.
E quanto as Michael antigas e essas Washburn lyon, ária pro, Samick, o que vc me diz delas?
Inferiores. As Lyon são ruins, de compensado. Não compre...
Pq algumas guitarras vem com um plástico preto embaixo do neckplate, eu tirei o da egale pois fica com cara de guitarra vagabunda, fiz certo ou errado?
Nada à ver... Deixe o plástico lá. Serve como proteção e é um bom aperfeiçoamento.
Fisioterapeuta
Use uma caneta retroprojetora preta para "escurecer" o risco. E não faça mais nada.
mano_gibson
Não.
Abçs

JoaoPauloGuitar
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então ele disse que a ponte estava gasta, que com o tempo a corda foi tipo corroendo e que o barulho q parecia de trastejamento vinha da ponte, pois a corda ficava +/- solta, pelo menos foi o que eu entendi. Você tem uma explicação para isso?
E saberia me indicar uma ponte para comprar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


JoaoPauloGuitar
Cara, uma boa retífica nos carrinhos, feita com cuidado e capricho por luthier competente e com as limas certas, resolve isso. Não há, em princípio, necessidade de trocar nada...
Abç

JoaoPauloGuitar
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vou passar essa informação para ele, pois ele me disse que iria trocar parece que um dos carrinhos mas disse que eu teria que trocar a ponte pois logo o problema voltaria!
Brigado!
Abrass

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


JoaoPauloGuitar
Insisto, não há a necessidade. Trocar o carrinho é uma boa. Agora, a não ser que haja um erro de fabricação, não há por que trocar.
Abç

JoaoPauloGuitar
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah Brigadão msm!!
Tem que dar uma pesquisada msm, pois uma ponte não é muito barata ehehe vlw!!
Vou passar essas informações para ele!
mais uma vez obrigado!

dnreis
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
qual melhor tipo de resistor para o minifuzz? de 1/2w, 1/4w ou 1/8w ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


dnreis
Tanto faz...
Abç

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Desculpe talvez não foi você que me disse sobre a gi300, eu que devo ter me equivocado.
Bom eu não suporto aquele headstock pintado (mania de louco hehe), mas talvez vai ser nessa que vou ter que ir.

A Eagle que possuo não quero mais mexer (já modifiquei refiz toda elétrica e blindei e ficou mto bom o% de humm e deu certo o esquema da chave on/of para acrescentar mais 2posições, fiz o esquema de usar a chave on/off para ligar o cap da ponte direto no volume, achei bem melhor do que fazer o esquema de usar a chave para fazer ligação direta entre captador do braço+meio, se dava para ligar o pot de tone direto no volume para ficar máster dava para fazer isso tbm, e deu certo hehe, na reaa é todo mto simples qdo se trata de parte elétrica de estrato SSS)

E quero conhecer bem a captação genérica dessas guitarras para saber diferenciar melhor entre captação boa e ruim, então comprarei mais uma que como já terei a captação original em uma não terei pena de "arrancar" os captdores fora e substituir pelos da Fernandes

A ponte tbm comprei a da Fernandes e vou colocar nela, tomara que fique uma guitarrinha boa, o problema são os trastes na hora de arredondar vi que são muito fracos, pois os da Sanko que coloquei no meu violão parecem de titânio perto deles, porem não tenho saco para trocar pois da muuuuito trabalho(eu tenho uns 3 metros de sanko aqui) e eu não tenho a lima própria para emparelhar os cantos, só tenho a de arredondar e o alicate com redutor de esforço que eu usinei para cortar os trastes, aew da um trabalho temeroso para deixar os cantos "confortáveis", já estou sofrendo com o violão que tem binding mas ta ficando bom.

Tenho que fazer tudo eu mesmo pois o Luthier daqui cobra 400mangos(mais caro que o próprio violão e ainda dá para comprar várias ferramentas e ainda vários metros de traste rsrs) para uma troca de trastes e ouvi falar que os trastes que ele coloca terminam bem rápido apesar dele afirmar que usa gotoh...

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Bom eu não suporto aquele headstock pintado
Então raspe-o e lixe-o, para ficar na madeira. Não é difícil e sua guitarra ficará com uma aparência melhor...
Abç

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu fiz isso já ná minha, porem o acabamento é aquele mais grosso, foi mto difícil de tirar e depois ficou tudo desparelho e tive que emparelhar levou séculos?
Tem algum removerdor que possa me ajudar nesse processo?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Pintoff...
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

OPAA...prof...tudo certo?! ;D


Então...to com um probleminha aqui na minha squier [strato] que eu não to conseguindo resolver!!!


O negócio é o seguinte...quando eu toco a mizinha solta ela dá uma nota +/- 1/4 de tom mais alta do que o harmônico da 12ª, da nota pressionada na 12ª casa e até mesmo do que a nota 'correspondente' na 5ª casa da corda Sí!!! Essas três últimas estão afinadas iguais...mas a corda solta 'em sí' soa desafinada!!!


Eu já testei de tudo aqui...mas não consigo descobrir qual é o problema!!! Porque 'de resto' tá tudo normal na guitarra [todas as outras cordas...tarrachas...ponte...]...só a mizinha que tá dando esse problema!!!


Você tem alguma ideia do que poderia ser ou já teve algum 'caso parecido'???


Desde já...VALEU!!! ;]




Abração Bertola!!! o///

Dylan Thomas
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

blz! valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Floyd N Roses
Cara, teste a afinação na 12ª casa e na corda solta com um afinador eletrônico de qualidade e vá regulando a posição do carrinho. Fora isso, não tem o que fazer...
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, teste a afinação na 12ª casa e na corda solta com um afinador eletrônico de qualidade e vá regulando a posição do carrinho. Fora isso, não tem o que fazer...

Então...tanto a 12ª casa pressionada da mizinha quanto o harmônico dela estão 'afinados' com as demais cordas soltas da guitarra. Ou seja...a oitava da mizinha tá afinada com o harmonico da 12ª. Mas a própria mizinha solta não soa afinada com as demais! Já testei isso em vários afinadores diferentes e dá sempre a mesma coisa... =/


Eu sei que é só afinar a guitarra pelos harmonicos que fica tudo certo...mas é que eu achei muito estranho mesmo ter acontecido isso 'DO NADA'!!! Foi de um dia pro outro...sem a guitarra ter nem saido de casa que isso aconteceu!!! õ.ô


Nunca tinha visto isso da nota solta 'desafinar' com o harmônico da mesma corda!!! Não tenho nem ideia do que pode ser isso!!! °.°


VALEU aí por responder...MESTRE!!! ;D




Abraçoo!!! o///

David.H.Bispo
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, comprei uma cort viva há uns 2 meses, só que os parafusos que prendem o nut estão sem aquele sextavado, só consigo apertá-los e soltá-los com um alicate, levei pro meu luthier avaliar a guitarra, e ele disse que estava ok, mas eu queria deixar ela do meu jeito (altura, calibre das cordas e etc) e ele disse que tinha os parafusos lá, e quando eu fosse regular ele trocaria pra mim, só que eu tô sem grana pra regular ela agora, você sabe onde eu posso achar novos parafusos destes? e se eu quiser "personalizar" a guitarra (fazer uns dessenhos e tal) eu posso apenas mandar grafitá-la ou preciso passar algum tipo de verniz?
Obrigado

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# mar/11 · Editado por: Rodrigo Torresmo Takahara
· votar


David.H.Bispo
Simples, vai numa casa de parafusos, leva o parfuso do locking nut e veja se tem igual. Sempre tem. Só procurar.

Irenicus
Veterano
# mar/11 · Editado por: Irenicus
· votar


A Condor CLP II - S merece captadores Gibson ? Ou estarei investindo mal os captadores (que já possuo) ?

E no caso da Lemon Drop ?

Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji