【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Tivertimailaif
Veterano
# mar/11
· votar


Em uma guita com ponte tremolo, tem como colocar floyd rose sem back-box?

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sabe se tem produto semelhante de outras marcas, pois não sei se vou achar esse aqui na minha cidade?
Vlw pelos Bizu
Abraço.

Geist
Veterano
# mar/11
· votar


Vi uma coisa que me intrigou: num vídeo antigo do Steve Vai, eu vi ele com o cabo naquele buraco onde coloca a alavanca e achei estranho. Tentei na minha e nada aconteceu. Como é isso? Gostaria de saber também como faço para arrumar a altura dos caps, pois dois deles estão muito baixos. É necessário tirar as cordas?

Gmenezes
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala, mestre .... tdo bom???

Me dá mais (umas) dica(s)!!!!!

Seguinte, aquela ESP vintage plus vem com a configuração HSS, só que eu não sei que captadores estão instalados. eu queria colocar na ponte um captador bem hard rock anos 80 .... bem Van Halen.

eu andei lendo um monte de coisas, que o tão famoso "Brown Sound" é baseado nos "PAF´S" e seguindo essa linha as melhores opções seriam os;

Seymour Duncan Custom Custom / Seymour Duncan 59'
Dimarzio Norton
Dimarzio Tone Zone ???? (confuso)
Bare Knuckle VH2 (dificil de achar)
Seymour Duncan 78 model for Evenly Voiced Harmonics (dificil e CARO, mto CARO).

No youtube tem esses dois caras, o DougFCKNSteele e o lisannhodges67, tem diversos videos, são fanaticos pelos timbres e pelas guitarras EVH (hand made) e concidentemente os dois usam os SD 59' na ponte.

Seria o SD 59' a melhor opção para "Brown Sound"???

Pachenko
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quero fazer uns serviços na minha guita. Trocar 2 captadores, 4 pots (um deles push/pull), nut de osso, blindagem, nivelamento de trastes (esse o mais necessário serviço de todos) e uma regulagem final depois disso tudo. Meu luthier de confiança tá cobrando 250 reais por tudo... não achei que fosse ficar tão alto o orçamento. Sei que tu não comenta sobre preços pois é anti-ético, mas vale a pena fazer tudo isso junto?

Obrigado

FBuccini
Veterano
# mar/11
· votar


Fala Bertola, td bem?

estou com uma dúvida, quero trocar de guitarra e comprar a minha primeira com floyd rose, todo mundo fala que não se pode trocar de afiação toda hora, que ela fica desrregulada e td mais, existe alguma maneira de travar a ponte, pelo menos no dia em que eu vou tocar algo que use outra afinação, pra assim eu conseguir depois voltar a afinação normal e usar a alavanca novamente sem que a ponte perca a regulagem?
flw, abraços!

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Primeiramente, me desculpe por me intrometer no seu tópico agora, Bertola.

FBuccini

Eu compraria uma com ponte Wilkinson do Gotoh, que é flutuante, estável, mas não tem microafinção nem é chato de regular. O melhor dos dois mundos... Na Music Man do Petrucci tem uma.

abç

FBuccini
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Tem alguma indicação de guitarra com esse tipo de ponte até R$1500,00 e que seja indicada para heavy/thrash metal?

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


FBuccini

É difícil guitarra com essa ponte.. Mas vc pode montar uma. Compra todos os componentes e monta o quebra cabeça.

Volcast
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A respeito dos pedais Daddy-O da Danelectro. Li alguns tópicos antigos e vi você falar muito bem deles. Continua valendo a pena adquirir esse pedal de distorção ou é melhor pegar outro ? (Para usar em ensaios e pequenas apresentações).

Valew!

FBuccini
Veterano
# mar/11
· votar


Fala Bertola, td bem?

estou com uma dúvida, quero trocar de guitarra e comprar a minha primeira com floyd rose, todo mundo fala que não se pode trocar de afiação toda hora, que ela fica desrregulada e td mais, existe alguma maneira de travar a ponte, pelo menos no dia em que eu vou tocar algo que use outra afinação, pra assim eu conseguir depois voltar a afinação normal e usar a alavanca novamente sem que a ponte perca a regulagem?
flw, abraços!

Jandira
Veterano
# mar/11 · Editado por: Jandira
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, recentemente andei fuçando um pouco mais na elétrica das minhas guitarras e acrescentei algumas modificações na minha SX SST 57 como a ligação Ponte+Braço, a ligação em série Ponte+Meio e Braço+Meio, e por fim, um Kill-Switch. A guitarra se tornou extremamente versátil.

Atualmente além desta SX SST 57 eu tenho uma Fender American Strat Standard que gosto muito dela, mas a minha impressão é que o som da SX é melhor que a Fender, como a Fender é toda original e a SX está com um kit de Texas da GFS, creio que os captadores originais da Fender podem não ser tão bons quanto eu imaginava que seriam, você tem algum conhecimento sobre esses captadores?

Queria montar um escudo novo com uma elétrica toda nova e um set de captadores melhores com todas aquelas modificações que falei acima pra essa Fender. Você acha que vale a pena trocar os captadores originais por um set de captadores Fender Noiseless ou Custom Shop?

Abraço!

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Bertola, encomendei minha CLP2, só que surgiu as Vintage V100 e as Cort Lespaul.
Você acha que essas guitarras de preço parecido teriam uma construção diferente? Você acha que valeria a pena cancelar e encomenda da CLP2 e encomendar uma Vintage ou uma Cort Lespaul?

E tem muita diferente de timbre entre mogno e nato?

Obrigado

L.K.R
Veterano
# mar/11
· votar


Bertola, sei que não depende de você nem nada mas..

Sabe dizer se aconteceu algum problema pra não colocarem logo o tópico em fixo?

Seria muito mais fácil pra todos acessar ele.
Bom, era isso.

Abç.

Biologista
Veterano
# mar/11 · Editado por: Biologista
· votar


Edit.

Geist
Veterano
# mar/11
· votar


Tenho outra pergunta. Um cabo soltou um pedaço dentro do jack, comofas pra tirar agora? Tentei tirar os parafusos mas não consegui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


David.H.Bispo
Esses parafusos vendem em lojas de instrumentos e peças.
Para pintar guitarra, é preciso um profissional competente no assunto...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Irenicus
Existem muitos captadores nacionais bons com qualidade e custo-benefício excelentes.
Tivertimailaif
Sim, mas o braço terá que ser re-angulado.
Geist
Sobre esse lance do Vai, não sei o que é. A altura dos capts regulam-se pelos parafusos específicos para tal.
Gmenezes
Sim. Melhor pra muita coisa....
Pachenko
Sim.
Volcast
Se for o antigo, de carcaça de metal, sim.
FBuccini
Maneira de travar a ponte existe, mas isso não vai resolver o problema da afinação. Esqueceu o "lock-nut"?
LipeGuitarrero
Já encomendou, fique com essa mesmo.
L.K.R
Não faço a menor idéia...
Geist
Só retirando o "jack" mesmo....
Abçs

guizimm
Veterano
# mar/11
· votar


o tal do seiji n responde nda n?

Jandira
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala mestre, acho que você não viu minha pergunta então vou repeti-la:

Recentemente andei fuçando um pouco mais na elétrica das minhas guitarras e acrescentei algumas modificações na minha SX SST 57 como a ligação Ponte+Braço, a ligação em série Ponte+Meio e Braço+Meio, e por fim, um Kill-Switch. A guitarra se tornou extremamente versátil.

Atualmente além desta SX SST 57 eu tenho uma Fender American Strat Standard que gosto muito dela, mas a minha impressão é que o som da SX é melhor que a Fender, como a Fender é toda original e a SX está com um kit de Texas da GFS, creio que os captadores originais da Fender podem não ser tão bons quanto eu imaginava que seriam, você tem algum conhecimento sobre esses captadores?

Queria montar um escudo novo com uma elétrica toda nova e um set de captadores melhores com todas aquelas modificações que falei acima pra essa Fender. Você acha que vale a pena trocar os captadores originais por um set de captadores Fender Noiseless ou Custom Shop?

Abraço!

guizimm
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
se eu tira a capinha dos humbuckers da minha ibanez as73 muda mto o som?

Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar


Crate GT65 ou Laney TF200?
Ambos estão na faixa de R$ 1000,00
Abç.

emachado
Veterano
# mar/11
· votar


Bertola

Olá. Há algum tempo eu perguntei a você sobre madeiras brasileiras que poderiam soar próximo de um rick 4003. Você me indicou pau-marfim para o necthru e marupá para o corpo.

Eu tenho uma prancha de garapeira (amarelinho) com uma figuração bacana. Você já utilizou esta madeira em baixos? Seria interessante neste projeto baseado no 4003 ou provocaria um realce exagerado de médios?

E em guitarras, ela também pode ser interessante em um corpo de tele?

Saudações
Evandro

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Mais você acha que seria uma melhor escolha uma Vintage V100 que uma CLP2?

CidC
Veterano
# mar/11
· votar


Boa Noite!
Não estou conseguindo regular as oitavas das cordas 1E e 2B da minha strato... todas as outras estão bem reguladas, mas essa eu tento com o afinador e não chega... qual pode ser o problema? Muito Obrigado!

FBuccini
Veterano
# mar/11
· votar


Maneira de travar a ponte existe, mas isso não vai resolver o problema da afinação. Esqueceu o "lock-nut"?


então, minha dúvida mesmo é se existe alguma maneira de conseguir trocar de afinação em uma ponte flutuante, quando for necessário, nem que eu tenha que ficar sem usar a ponte até que eu volte 'a afinação normal, isso sek perder a regulagem da ponte.

Floyd N Roses
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, teste a afinação na 12ª casa e na corda solta com um afinador eletrônico de qualidade e vá regulando a posição do carrinho. Fora isso, não tem o que fazer...

Então...tanto a 12ª casa pressionada da mizinha quanto o harmônico dela estão 'afinados' com as demais cordas soltas da guitarra. Ou seja...a oitava da mizinha tá afinada com o harmonico da 12ª. Mas a própria mizinha solta não soa afinada com as demais! Já testei isso em vários afinadores diferentes e dá sempre a mesma coisa... =/


Eu sei que é só afinar a guitarra pelos harmonicos que fica tudo certo...mas é que eu achei muito estranho mesmo ter acontecido isso 'DO NADA'!!! Foi de um dia pro outro...sem a guitarra ter nem saido de casa que isso aconteceu!!! õ.ô


Nunca tinha visto isso da nota solta 'desafinar' com o harmônico da mesma corda!!! Não tenho nem ideia do que pode ser isso!!! °.°


VALEU aí por responder...MESTRE!!! ;D




Abraçoo!!! o///

BaseGuitar
Veterano
# mar/11
· votar


Bertola, tô com um problema estranho na guita, é uma Strato japonesa, se vc tocar a nota Dó em qualquer uma das cordas, em qualquer casa, a nota trasteja, mas é só com essa nota, sei que teria que levar no luthier, mas isso em geral seria causado pelo que, tensor, braço, etc ?

Abraço e mais uma vez obrigado.

iRock
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Utilizando um bloco de latão de 42mm em uma Floyd não ira restringir a "area" de alavancada, digo, o bloco não iria bater nas laterais da cavidade devido a sua espessura?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


guizimm
Fabio Seiji não está, no momento, podendo participar do fórum. Ademais, nem eu, nem ele recebemos coisa alguma para responder questões aqui. Portanto, faça o favor de ter paciência.
Tirar a capinha não muda nada....
Jandira
Acho que vale à pena sim.
Joel_ESP
Ambos soam diferentes... Creio que que vc deva testá-los... Eu, tenho preferência pelo TF200.
emachado
Nunca trabalhei com essa madeira. Mas creio que o freijó seria uma boa opção...
LipeGuitarrero
Cara, dessas Vintage, eu só conheço a SG do amigo Mauricio Bahia (que regulei), e gostei. Portanto, não posso opinar.
CidC
Desde cordas com defeito (e isso é mais comum do que se pensa!), até a forma como vc está regulando as 8ªs. Não use harmônico, apenas a corda solta e presa no 12º traste.
FBuccini
Cara, naõ tenm como ficar mudando afinação de guitarra com ponte tipo "FR" sem desregulá-la. Aliás, recomendo que vc tenha uma guitarra para cada afinação que vc usa...
BaseGuitar
Pode ser causado pela ação da corda, pela pestana, por trastes desnivelados, etc, etc. O correto é vc levá-la a um bom luthier.
iRock
Creio que não; mas só experimentando mesmo...
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji