Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09


É isso aí!
=P. Resolvi criar o quarto tópico dessa serié, o outro já tava ficando grande de mais, muito bagunçado e os nossos queridos luthiers mereciam algo novo, né?

Quem não acompanhou esses tópicos ai vão as outras versões:
Parte I
Parte II
Parte III

luquinhas12
Veterano
# dez/09
· votar


minha primeira pergunta ao bertola:

gostaria de saber se vale a pena investir numa sx sst 57,como tarrachas e caps novos
o corpo dela é sólido?

leonardobarcelos
Veterano
# dez/09
· votar


luquinhas12

minha primeira pergunta ao bertola:

gostaria de saber se vale a pena investir numa sx sst 57,como tarrachas e caps novos
o corpo dela é sólido?


Respondendo sem ser chamado na conversa:

Sim é solido, levando em conta que os outros estados físicos sao gasoso e líquido.

Jandira
Veterano
# dez/09
· votar


leonardobarcelos
Se isso foi uma piada vc é o Didi Mocó.

Jandira
Veterano
# dez/09
· votar


luquinhas12
Cara respondendo sua pergunta, a construção da guitarra é muito boa pelo baixo preço da mesma. Com certeza vale a pena sim, vai ficar uma boa guitarra. Na minha eu troquei a ponte, tarraxa, parte eletrica, captadores e o escudo, ou seja fiz um investimento mais pesado, pois acredito que ela pode ser a minha strato por muito tempo até trocar por uma fender da vida.

marcos.
Veterano
# dez/09
· votar


voce que estão ai pra responder

eu quero meio que abaixar a ponte do meu violão
pra facilitar nas casas agudas, ta muito alto as cordas
é um eagle gl36

se eu fizer isso em casa não vai zuar nada?
lixar a ponte sem experiencia aguda :D

a procupação é as oitavas zuarem.

viniciusra
Veterano
# dez/09
· votar


First Page o/

lol

Carregando
Veterano
# dez/09
· votar


oi

John Urban
Veterano
# dez/09
· votar


Abri um tópico a respeito, mas vi que aqui também posso ser ajudado, então lá vai:


Ai galera,

Vou trocar os potenciometros da minha CLP, gostaria de recomendações e dicas do melhor que posso comprar.

Eu vi esse aqui no ML:

Marca GFS.

02 potenciometros A250K
02 potenciometros A500K
02 capacitores de .022uf
01 jack
01 chave de mudanças (switch)
Diagrama de instalação (em inglês)

Caracteristicas fisicas dos potenciometros:

Furo p/ encaixe do pino/rosca: 8mm
Altura total do potenciometro: 30mm
Altura da rosca: 10mm
Encaixe do Knob: 6mm

Se possível, adaptar até um sistema de push pull. Até mesmo visar uma mudança no som, algo mais encorpado e que tenha melhor definição tanto no clean quanto no drive (sem embolar).

Abçs

luquinhas12
Veterano
# dez/09
· votar


sim primeiro vc pega os parafusos do violao e tira hehe

vc quis dizer:lixar o rastilho

e leva num luthier

e eu quis dizer se ela nao é com madeiras laminadas que nem uma epi special

viniciusra
Veterano
# dez/09
· votar


Pessoal, no tópico anterior o Bertola disse que ia viajar e só voltaria no próximo fim de semana.

Feliz ano novo !

Stieve Staley
Veterano
# dez/09
· votar


minha primeira pergunta para o Bertola ou para quem puder me ajudar.

No inicio do ano que vem, estarei iniciando a pesquisa atrás de uma guitarra modelo Les Paul.
Através da pesquisa do forum, eu vi diversos tópicos sobre a Shelter. Eu gostaria de saber se a Shelter ainda é uma marca alternativa que vale a pena se investir.
E também gostaria de saber se ela aceita bem captadores fortes como os da EMG.

DaNiLo SE
Veterano
# dez/09
· votar


Respondendo ao Stieve Staley...

Acho que isso já foi falado inúmeras vezes aqui, mas acho legal sempre repetir... Tudo vai depender do uso que vc vai dar ao seu instrumento e, principalmente o quanto de grana vc está disposto a investir.

Apesar de não ser muito experiente, toco guitarra há apenas 15 anos, posso tentar te ajudar na escolha da sua Les Paul, que são minha paixão. Les Pauls são guitarras extremamente versáteis que vc pode usar em praticamente qualquer estilo musical.

Particularmente não gosto das Shelters, já tive alguns prolemas com guitarras mais baratas um tempo atraz. Apesar de serem bem construidas, tanto as ferragens quanto a parte elétrica e os captadores não são de boa qualidade. Eu investiria em uma Condor ou, se estiver sobrando uma grana extra não pensaria 2x, Epiphone Les Paul Standard / Custom. Isso para uma Les Paul mais clássica.

No seu caso, como já vi que quer colocar cap EMG sugiro comprar uma LTD qua já tem esses caps de fábrica. LTD's são as "Epiphones" da ESP e, ultimamente, estão saido com acabamento de primeira, arrisco dizer que até melhores que as outras marcas que citei anteriomente.

Vou linkar aqui pra vc algumas sugestões do que eu compraria:

1 - ESP EC1000 LTD DELUXE - http://www.gangmusic.com.br/loja/detalhe.asp?cd_produto=911

2 - EPIPHONE LES PAUL STANDARD - http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=05478&idDept=235

3 - Condor CLP2 Les Paul Standard - http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd= 6717

Provavelmente vc encontra essas guitarras por um preço menor no Mercado Livre.

Ps: Captadores EMG em geral são captadores ativados e prescisam de um espaço no seu intrumento para a bateria, o que não é problema para Les Pauls que tem muita madeira. Outro captadores mais fortes são compativeis com as Les Pauls e qualquer outra guitarra. Mas eles vão mudar drasticamente o timbre do seu instrumento. É bom consultar sempre um Luthier antes de fazer qualquer modificação nesse sentido, assim como, tocar em um instrumento que tenha a configuração que vc deseja.

Grande abraço, espero ter ajudado de alguma forma.

Jandira
Veterano
# dez/09
· votar


marcos.
Cara, provavelmente seu rastilho é de plastico, vai no luthier fala o que voce tá querendo, ele vai fazer um rastilho de osso mais baixo de forma que a ação das cordas vai baixar e não vai trastejar nas primeiras casas, teoricamente é isso, acredito que não tenha perigo de dar algum outro tipo de dano ao seu violão.

iRock
Veterano
# dez/09
· votar


First Page \o/

A pergunta estava no tópico anterior, mas já que começou este, vmaos lá...

Mauricio Luiz Bertola

Mas e a respeito do Orage Cruch 30w? Tu acha que vale mais a pena que o Condor?

marcos.
Veterano
# jan/10 · Editado por: marcos.
· votar


Jandira
brigadaum a resposta cara :D

é um processo rapido a troca de rastilho pestana e trastes?
menos de uma semana por exemplo?

vou mandar no luthier mesmo :)

gilsao
Veterano
# jan/10
· votar


turma estou vendendo um ouco de jacaranda da bahia e pau brasil para arco de violino e o meu estoque enteresados gilsonouro@hotmail.com

Stieve Staley
Veterano
# jan/10 · Editado por: Stieve Staley
· votar


DaNiLo SE

Obrigado pela resposta cara. Era isso que eu precisava.

Agora, de todas as que vc citou, a que mais se encaixa no orçamento inicial que tenho é a condor. Mas eu sempre tive e impressão que a Condor Les Paul não fosse uma guitarra que valeria a pena investir. Principalmente por não ser feita de Mogno e de ser bem comum encontrar pessoas que falam mal desta marca. Me surpreendi com sua observação. Vou averiguar por minha própria conta (entende-se, testar. hahaha)

E sobre os Caps EMG, na verdade eu já os tenho (ganhei o kit de ativos no natal, hahaha). Mas eu não quero colocá-los na minha strato. Então aproveitarei que ganhei os caps para colocá-los numa Les Paul nova. Claro que, já conversei com o Luthier aqui perto de casa. Mas eu queria um outro ponto de vista mesmo. Obrigado.

Se alguém mais quiser opinar sobre o meu caso, eu ficaria muito agradecido.

Guguminator
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guguminator
· votar


1ª Página, que honra.

Bertola

Muda o timbre colocar aquelas capas niqueladas sobre os humbuckers?
Tipo isso: Nickel Cover

Tem alguma diferença de timbre montar o HB sobre uma base ou direto na madeira(como o Van Halen), tipo isso?


Abraços

SlasherFan
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola

se eu optasse por colocar um cap na minha guitarra nova uma Epiphone Les Paul STD qual você me aconselharia

Estilo -----> Hard rock anos 80 sempre valorizando um som distorçido com harmonicos artificiais e solos rapidos toco bastante metal tbm

notuks
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei uma Epiphone SG Custom com 3 captadores. Retirei aquele plástico de proteção que vem nos captadores e no dia seguinte reparei que os captadores do braço e meio ficaram mais escurecidos. Alguns dias depois eles continuam com essa mancha escura. Já tentei limpar mas parece ser o tipo da mancha que não sai. Estranho é que o captador da ponte ficou com seu dourado normal. Isso é normal com esses captadores "dourados"? Tem algum produto que eu possa usar pra tentar devolver seu dourado normal?

Paulo_Guitar13
Veterano
# jan/10
· votar


Bem simples pra ler rapido.
O que você me diz da Condor Les Paul LPC Set In BK
Se compara as lendarias Lemon Drops?
Abraços!Obrigado pela atenção.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


marcos.
Cara a troca do Nut e do Rastilho, se o cara tiver o osso pronto, é só fazer, ele não vai perder muito tempo, poucas horas, já o retrastejamento é um processo um pouco mais trabalhoso vai demorar um pouco mais, o luthier que confio as minhas guitarras me faz esse serviço em menos de uma semana com certeza.

HTN
Veterano
# jan/10 · Editado por: HTN
· votar


Encomendei semana passada um cabeçote "cabeça-de-tomate" 100w,e pretendo fazer uma caixa 2X12 para utilizar em ensaios e talvez bares.

A grande dúvida é que semana que vem eu vou para a china e pro japão logo depois(\o/) e gostaria de saber o negócio é comprar lá ou ser é melhor esperar e comprar os novik aqui mesmo.

ps:pretendo usar falantes de 150w

Edu92
Veterano
# jan/10
· votar


Galera, sou novo aqui!

E toco a 1 ano +/-... E comprei um Washburn WG 530...

Estava pensando em trocar os caps da ponte e do braço, mas não sei se vale a pena a guitarra...

Se tiverem umas dicas de Cap eu agradeço, toco Hard Rock e Heavy Metal

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Edu92

Compra Traditional HB para o braço e Traditional HB Hot para ponte.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


HTN
Se eu fosse ao Japão eu compraria Eminences ou alguma outra marca mais consagrada, sem querer desmerecer os noviks que são bacanas, mas não tem o mesmo nível de qualidade dos eminences, e faria um Cab pra vida toda, depois se eu quisesse trocar o head eu continuaria com essa 2x12.

Se você não quiser investir muito com esses falantes, compra algo mais legal no japão (Guitarra, EFX e etc.. haha) e compre os novik aqui mesmo.

Viics
Veterano
# jan/10 · Editado por: Viics
· votar


Olá, tudo bom?
Estou pensando em comprar uma Golden Les Paul GLD152C, a nova linha da Golden.
Só que gostaria de trocar os captadores, ponte, tarrachas e etc para deixa-la com maior qualidade.
Por enquanto, tenho em mente colocar esses dois caps nela:

Braço: http://loja.tray.com.br//loja/produto-34302-1153-captador_custom _alnico_hb__braco__diversas_cores_
Ponte: http://loja.tray.com.br//loja/produto-34302-1158-captador_custom_alnic o_hb_hot__ponte__diversas_cores_

Agora na parte de Ponte, Tarrachas, e etc, eu não tenho noção nenhuma,

Vocês poderiam me falar se os Captadores ficariam bons e me ajudar com as outras partes?
Só lembrando que a captação e todo o resto é para tocar Hard Rock.

Agradecido desde já,
Victor.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Viics
Mano, no caso destas novas Golden eu acho dispensável trocar os captadores, porque eles são bem bonzinhos. Eu aconselharia primeiro trocar as tarraxas, depois a ponte.

Viics
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao
É, eu ouvi dizer isso, vou esperar mais algumas sugestões,

Quanto as tarraxas e ponte, você tem alguma sugestão? Como eu disse, não tenho noção nenhuma nessa parte.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)