【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


Joel_ESP
Ok.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
O top é só visual ou o dela é espesso o sulficente pra mudar o timbre?
Muito pouco...
Abç

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, compre um "jack" estereo e instale como mono.

Sério? Legal! Tem alguma pegadinha pra fazer essa ligação ou é tranquilo de fazer? Digo, não tem segredo né?

Brigado! Abração!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Bereta
É simples.
Abç

Philipi
Veterano
# mar/11 · Editado por: Philipi
· votar


felipelfln
Isso é muito psicológico, já vi gente aqui no fórum falar que trocando o escudo da guitarra(somente o escudo mantendo parte elétrica e captação) melhorou o som da guitarra, imagina só, independente da marca o escudo era do mesmo material, se for assim o bom seria usar escudo de madeira, imagine a capinha dos captadores deveriam ser de madeira tbm, tirando o caso dos captadores com pólos escondidos é claro.
A diferença deve ser muito pequena a ponto de que não deveria causar preocupações.
É claro que se vc tocar com ela desplugada aew vc tem uma diferença perceptível, se vc pegar uma guitarra acústica(com a escala do tamanho da escala de uma Fender) e blindar bem ela e colocar captadores de uma Fender american standard e fazer uma gravação em linha ela provavelmente vai ter qse o mesmo som de uma Fender American Standard, eu posso estar iludido ou enganado mas é assim que eu entendo.

Mauricio Luiz Bertola
Me indique um bom selador e barato para passar no braço da minha guitarra, pois eu tive que tirar o resto de verniz que tinha pois estava qse podre o acabamento(estava preto e sujo).

mateusrrm
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Oi Bertola, td bem?
Então daki aproximadamente uma hora eu vou sair para ir comprar um par de seymours para a minha guitarra, humbuckers, e estou em dúvida sobre quais comprar. Eu toco heavy blues, classic rock, hard rock e heavy metal, e quero um cap q tenha um bom som limpo e um bom som sujo, e que consiga aguentar distorçoes mais pesadas a la iron maiden. Eu estava pensando em um SD Distorcion na ponte e um 59' no braço, mas n sei se o 59' consiga aguentar o tranco de heavy metal. Emfim, preciso de sua ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
A seladora é um tipo de verniz usado para melhorar o aspecto e proteger a madeira.
A seladora deve ser diluída com o thinner especificado pelo fabricante, nem pense em usar qualquer thinner, isso pode modificar a composição química da seladora.
Aplique a seladora usando uma boneca de pano de malha de algodão, passando sempre na mesma direção e a favor do veio da madeira, não esfregue a boneca de pano na superfície da madeira, isso pode "embolar"a seladora causando defeitos no acabamento. Pincéis bem macios também podem ser usados.
Aplique no mínimo quatro ou cinco demãos de seladora com intervalos de uma hora ou mais por demão.
A cada demão lixe com uma lixa 220, e na ultima demão lixe com uma lixa 380, isso resultará num acabamento bem liso.
Caso queira envernizar, compre verniz apropriado para aplicação sobre seladora, afinal, maioria dos vernizes não são compatíveis com seladora e podem causar reação química danificando o acabamento. Suvinil é uma marca tradicional, mas existem inúmeras no mercado, inclusive já diluídas, de boa qualidade.
mateusrrm
mas n sei se o 59' consiga aguentar o tranco de heavy metal
Cara, isso não procede....
Abçs

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como que é essa boneca de pano?
Eu quero usar somente selador, na embalagem fala a quantidade de thinner que deve ser utilizado em relação a quantidade de tinta?
Só acho bonito braço envernizado quando ele tem aquela "longarina"(reforço) de madeira(geralmente rosewood) na parte traseira do braço.

mateusrrm
Da para tocar de tudo com qualquer captação, porem alguns se encaixam melhor para certos estilos e distorções.
No seu caso até fica bom o 59 no braço e sd distorcion na ponte pela saída deles se encaixa bem e tal, porém acho que deveria usar um captador um pouco mais forte no braço(porem não tão forte quanto esse SD) e mantem esse SD na ponte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Philipi
Como que é essa boneca de pano?
Qualquer marceneiro sabe....
Como eu falei acima, pode usar pincel macio...
Sim, na lata tem.
Abç

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ok Valeu.
Abç.

Philipi
Veterano
# mar/11 · Editado por: Philipi
· votar


Será que aqueles pincel de blush não serve?
pincel de blush

Mais macio do que este não existe(creio eu).

pulgadopc
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

usei a busca mais nao achei nada sobre as novas guitarra da music man, JP50SBK , o que voce acha dela ?


Abracos !

emachado
Veterano
# mar/11 · Editado por: emachado
· votar


Bertola

Preciso providenciar uma forma melhor de guardar minha guitarra.
Hoje, deixo ela sobre um colchão de forma que somente apóie no corpo, sem que haja contato com o braço.
Desta forma não há riscos de empenamento?

Gostaria de deixá-la em pé um suporte na parede (peça em formato de Y, onde o instrumento é apoiado no início do headstock) por conta do espaço reduzido que tenho em casa.
Com este tipo de suporte é necessário também um apoio por baixo, para melhor suportar o peso? Se não houver esta "base" há riscos de danificar o instrumento?

Se não houver problemas gostaria de confeccioná-lo em madeira e algum tipo de espuma. Você recomenda?

Dei uma "maneirada" na construção da minha guita por conta de ter voltado a trabalhar, mas já estou bastante adiantado, falta colagem da escala, lixamento, geral, pintura e instalação elétrica, ou seja, a parte mais trabalhosa, a do acabamento.
Saudações

noob da guitarra
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

e eai como vai?

meu problema e o seguinte, tenho uma cort viva gold II, desde de que comprei ela estava com a intenção de colocar um captador com mais ganho na ponte pq achava ele muito fraco, fiz isso a algumas semanas coloquei um Cabrera E-Tone, sim o ganho aumentou um bom captador e talz, mas um dos motivos que coloquei ele foi devido varios comentarios daqui e de outros lugares na net tbm falar que era um captador com um "otimo" sustain, eis o fato nao deu diferença no sustain da guitarra se deu e imperceptivel, o que eu queria saber (sei que nao precisava dessa historia toda =) ) e como fasso pra aumentar o sustain dela?

OBS: ja coloquei 5 molas na ponte (dica que eu vi aqui no forum) adianto nada, ja coloquei os caps o mais baixo possivel por que dizem dar mas sustain tbm adianto nada mas enfim eis a questao!

wlw e obrigado pela paciencia.
abraas!

Mordred_Olbrich
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ae cara, eu moro em Niterói e preciso de um luthier, to afim de tirar os ruidos da minha guitarra e aumentar a tensão das cordas, vc pode fazer isso ?

Eu tenho uma Memphis da Tagima e uma Supersonic da Giannini, voo fazer isso com as duas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


pulgadopc
Não conheço...
emachado
Suporte de parede é ótimo, eu tenho vários, e confeccioná-los não é difícil; mas sugiro também comprar um bom case ou "bag" rígido.
noob da guitarra
Cara, sustentação tem limites: A do seu instrumento, de seu amp, das suas cordas, dos seus cabos e dos seus pedais....
Mordred_Olbrich
e aumentar a tensão das cordas,
Como assim? O que vc quis dizer com isso?
Abçs

fconde77
Veterano
# mar/11
· votar


Surgiu uma oportunidade de pegar um violão de 12 cordas (Di Giorgio nº 12 de 1986) por R$ 50,00... pelo pouco que pude ver terei de trocar o Nut, e pelo menos 1 tarracha, sem falar que está sem o encordoamento, então terei como analisar o som e o braço (além de aferir o braço olhando da ponte até a cabeça uso as cordas apertando na 1º e última casa e vendo se esta empenado)

Gostaria de saber se valeria uma aposta pelo instrumento em sí e se os problemas citados podem inviabilizar o reparo (Custo x Benefício)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


fconde77
por R$ 50,00...
Por esse preço? Sim.
Abç

RicardoDuarte
Veterano
# mar/11
· votar


Boas
tou a começar a fazer uma telecaster mas em casa so tenho pinho queria saber se pinho e bom para braço e para o corpo ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


RicardoDuarte
Não.
Só o Pinho do Paraná (Araucária), com o corte certo é que serve exclusivamente para o corpo.
Abç

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


Bertola minha guitarra ta uns 3-4 meses empenada ou trastejando sei la.. é les paul braço colado

vo levar no luthier amanha.. to com medo de dar algo... sera?

mano_gibson
Veterano
# mar/11
· votar


bertola,eu to em duvida entre essas guitarras aqui : uma eagle sts002 ou a condor rx20,qual vc acha melhor?
abraço

Philipi
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como eu faço para ver a saída de um captador com um multimetro?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


mano_gibson
São equivalentes...
Philipi
Isso vai depender do voltímetros, pois eles são bem diferentes....
Abç

Gmenezes
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Oi, tudo bom??

Estou pensando em fazer uma verdadeira frankenstein, e ai vc pode me dizer se isso é possivel.

Tem uma floyd rose que vem com piezo, certo?? e tambem tem aquele sistema do EVH D-tuna certo??

a pergunta é, eu posso montar esse D-tuna na floyd com piezo???
pelo que eu vi o D-tuna são uns parafusinhos .... e o leigo aqui pensou, cara .... Piezo (Petrucci), D-tuna (EVH) ... que mistura em, uma verdadeira frankenstein.

segue os links

Tech Ghost LB-63 Floyd Rose Bridge with Piezo Pickups - http://accessories.musiciansfriend.com/product/Graph-Tech-Ghost-LB63-F loyd-Rose-Bridge-with-Piezo-Pickups?sku=501686

EVH D-Tuna Drop D Tuning System - http://accessories.musiciansfriend.com/product/EVH-D-Tuna-Drop-D-Tunin g-System?sku=430690&rec=product_sim_A

Thiago Teixeira
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola.. Eu de novo..
Cara, você conhece a Cort Serie CR?
Acabei de achar na Barramusic, achei que tem um visual muito legal, e pelas especificações parece ser boa.. Link: http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_103328_1526_Guitar ra-Cort-CR-250--VB--Les-Paul--Flamed-Maple
Obrigado.. Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/11
· votar


Gmenezes
Que eu saiba, não existe ponte tipo "Floyd-Rose" com captação piezoelétrica e "D-tune".
Agora eu pergunto: Pra que uma guitarra tão cheia de coisas?
Thiago Teixeira
Não conheço....
Abçs

Agent_AAS
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, cada vez q eu acabo de treinar c/ a minha guitarra eu só passo uma flanela nas cordas para tirar o suor/gordura, principalmente na parte de baixo. De qualquer forma, depois de um certo tempo o braço da guitarra fica meio q encardido e a corda fica suja fácil fácil...

Eu queria saber se tem problema colocar um pouquiiiinho de "Veja" na flanela e passar para limpar o braço. Ah, e queria saber se depois de fazer isso eu posso colocar um lustra-móveis.

Se tiver mais dicas sobre a limpeza de guitarras agradeceria!

ABS!

d1rc3u
Veterano
# mar/11 · Editado por: d1rc3u
· votar


]Mauricio Luiz Bertola

Como vai tudo bem?

Aí vai uma pergunta ignorante:

Eu tenho uma Ibanez RG1570 que comprei usada. Ela Foi fabricada em 2004. Os Humbuckers são Dimarzio Evolution.

Me parece que ela simplesmente "Suja demais o som." Qualquer corda que troco parece que é como se eu tocasse as outras também. Fica muito difícil fazer um som limpo. E em muitas casas a sustentação das notas não dura 4 segundos.

O sustain acredito eu que seja pelos trastes gastos. (Sei lá : S )

Minha dúvida é se algum problema na guitarra pode causar esse sintoma de sujar muito o som. Parte elétrica ou coisa assim. Obrigado.

Gmenezes
Veterano
# mar/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu gosto muito do piezo, (embora não tenha) e acho o D-tune um recurso mto interesante..... ai pensei, se puder ter os dois, ai sim seria a guitarra versatil, a propria guitarra do MacGyver ....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji