【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 21/nov/23 14:28
· votar


NeoRamza
Eu uso as chinesas e funcionam muito bem.
Abç

Delson
Veterano
# 22/nov/23 10:34
· votar


NeoRamza
Fazendo desse jeito não fica muito irregular?

Até que não. Se você pintar o traste com aquelas canetinhas, dá pra ter um controle legal sobre o que você está desbastando. Depois eu finalizo com lixa 400 (ou até mais grossa um pouco) fazendo o seguinte: Pego um pedaço de EVA mais grosso (tipo aquelas lixas de pé, ou mesmo uma Havaianas usada), coloco a lixa na borda desse EVA e passo longitudinalmente, pra ir suavizando as curvas. Depois vou aumentando o grão da lixa, mas passando em cada traste individualmente. Finalizo com lã de aço (que é POLÊMICA), mas pra mim funciona. Não gosto muito de usar ferramentas elétricas nos trastes. Talvez por inexperiência.

zeddzinho
Membro Novato
# 23/dez/23 00:01
· votar


pessoal, pra guitarra soar mais afinada com a entonação das oitavas, é mais importante trocar a ponte ou mexer com o braço da guitarra? ja regulei a ponte da tagima, mas ainda me incomoda um pouco...

ejames
Membro Novato
# 25/dez/23 17:53
· votar


zeddzinho
pessoal, pra guitarra soar mais afinada com a entonação das oitavas, é mais importante trocar a ponte ou mexer com o braço da guitarra? ja regulei a ponte da tagima, mas ainda me incomoda um pouco...

Não há necessidade de trocar ponte a não ser que hajam problemas de construção. Entonação é mera questão de regulagem.

makumbator
Moderador
# 26/dez/23 09:40 · Editado por: makumbator
· votar


zeddzinho

Entonação é questão de regulagem. É uma combinação entre regulagem da ponte, regulagem do nut (que afeta muito a entonação nas primeiras casas), regulagem de altura (ação) das cordas, regulagem de altura dos captadores (pois se eles grudarem demais nas cordas afetam em como elas se comportam) e por fim regulagem de braço (pois braço muito desregulado e torcido pode afetar a afinação em determinadas regiões da escala).

Uma coisa importante que muita gente esquece é fazer a regulagem de oitavas com cordas novas (ou pelo menos sem estarem super desgastadas). Cordas muito velhas costumam dar tons falsos em determinados pontos, e afetam a checagem.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 30/dez/23 10:56
· votar


zeddzinho
Siga as dicas do makumbator.
E evite cordas velhas em sua guitarra.
Abç

krixzy
Veterano
# 12/abr/24 19:45
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, onde posso comprar ponte floyd rose ou gotoh original? Andei procurando em alguns sites, encontrei alguns anuncios no ML, mas não senti muita confiança de ser original.

JJJ
Veterano
# 12/abr/24 21:17
· votar


krixzy

encontrei alguns anuncios no ML, mas não senti muita confiança de ser original.

Hoje em dia não dá pra confiar mais em nenhum produto que não seja de loja muito conhecida ou de loja da própria fábrica. Usados então, ferrou... a gente vai ficar sempre com a pulga atrás da orelha!

Efeito colateral da propaganda que a galera fica fazendo de produto falso, dizendo que não tem nada de mais (incluindo alguns luthiers). O resultado é isso aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji