【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hoje estourou a mizona da minha guitarra com sistema floyd rose, ela estourou na ponte, e acho que ficou um pedaço da corda dentro do carrinho pq olhando dentro dá pra ver uma bolinha, imediatamente eu soltei todas as outras cordas para não empenar o braço, queria te perguntar o seguinte:

Como eu faço para tirar esse pedaço de corda que ficou dentro do carrinho, não consigo puxar ele pq está muito pra dentro. E eu pretendo trocar somente a mizona já que as outras cordas são novas, mas já que eu tive que soltar as outras cordas será necessário outra regulagem completa ou apenas trocar a mizona e afinar deixando a ponte paralela ao corpo da guitarra? obg

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


lucas.motorbreath
Soltar todas as cordas você acabou de desrregular toda sua floyd, não empena braço nenhum com apenas uma corda quebrada ... Foi precipitada sua ação

Para remover a corda quebrada seria interessante algum objeto pontudo e fino o suficiente para conseguir empurrar a bolinha, tem umas chaves de eletrônica bem pequenas e com rigidez para empurrar...

É sim, sua guitarra precisa ter o Floyd regulado novamente, oportunidade para aprender isso

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/15
· votar


Mestre... pergunta besta. Qual a especificação da chave (tipo e medida mm polegada?) para regular tensor de Gibson Les Paul (2012) ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


lucas.motorbreath
É exatamente o que o Edson Caetano disse.....
Rei Arthur Pendragon
Não sei... Uso a que cabe... Tenhum um monte delas aqui....
Compre um jôgo e vá experimentando...
Abç

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!!! Não consigo achar a minha e agora me preocupei pro caso de precisar.

Confabulas
Membro Novato
# jan/15
· votar


Bertola, tudo bom?

Tinha uma Giannini GGX1HH encostada na casa de um tio meu e ele acabou me passando a guitarrinha. É legalzinha, acho que da pra quebrar o galho em algumas apresentações nas poucas músicas que penso que pedem um som mais "gordo" (minha outra guitarra são 3 singles) e no momento não tenho grana suficiente pra comprar outra guitarra.
Minha dúvida é, vale a pena investir em captadores nela? Pensei nos custom 57 da malagoli.
O que acha?

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto a seu Meteoro, deixe como está...
É que eu ganhei de um ex-aluno do supletivo um pedal de controle da Ciclotron (outro parceiro ideal para Tonante-Meteoro), uma espécie de DPDT. A customização incluiria melhorar a distorção do aparelho e em vez de acionar ela pelo botão no painel, acionar pelo pedal.

Observação: melhorar a distorção significa despiorar ela. Imagino que não seria algo tão complicado assim, mas a opinião de quem entende é sempre bem vinda.

Obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


Confabulas
Instale esses aqui:
Braço:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1168-captador_traditio nal_hb_braco_diversas_cores
Ponte:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1208-captador_traditio nal_hb_pro_ponte_diversas_cores
João Pedro Strabelli
Parece que tem um tópico aqui de um cara que fez esse tipo de modificação. Procure e faça...
Abçs

juniorlp
Veterano
# jan/15 · Editado por: juniorlp
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é a melhor guitarra custo benefício de 24 casas de floyde rose de entre 1000 a 2000,00 reais, me responde por favor com sinceridade q a loja vai trazer dos eua pra mim quando o dolar abaixar, se for ate um pouco mais cara q isso ate uns R$300,00 reais acho q da , pq a guitarra q tenho aqui o som n sai limpo , levei ate no luthier ela voltou 10 , sem trastejar , lixou os trastes e trocou alguns e desempenou o braço, mas quando toco a terceira corda de cima pra baixo , no 12º traste e solto ela continua tocando , , acho q isso é ressonância , e tem outras casas q da tbm , e eu abafo as cordas q n to tocando mas msm assim o som n sai limpo. O q vc acha q é o problema ? Esse é um dos motivos q quero trocar de guitarra e tbm quero da aqueles gritos doidos com a alavanca tbm
Abç

Edit olhei na loja deles e eles falaram q enquanto o dolar ta caro a scheter omen 6 fr extreme nova sai 2100 e usada 1650

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


juniorlp
quando o dolar abaixar
Ah,ah,ah... Essa foi engraçada cara....
no 12º traste e solto ela continua tocando
Isso é normal.....
Cara, tem a Ibanez GRG270DXB, tem a Jackson Dinky Archtop, tem a Fender HH Black Top FR, Schecter V-1 Plus Strat, etc
Abç

ThiagoAmorim
Membro Novato
# jan/15
· votar


Bertola,
Caso eu opte em por na minha SX SG tarrachas modernas, com a penas 1 parafuso no lugar das vintage que hoje tem nela com 2 parafusos. É simples fechar esse furo que sobra ou tem que repintar a parte de trás do headstock?
É simples?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


Edson Caetano
entendi, mas ai eu vou precisar regular apenas a floyd? deixar ela paralela ao corpo certo? de resto precisa mexer no tensor e essas coisas de novo?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


consegui tirar o pedacinho da corda que ficou no carrinho, mas como vcê disse, a floyd mergulhou na piscina, agr tem que deixar ela paralela ao corpo e infelizmente eu não sou luthier kkk

juniorlp
Veterano
# jan/15 · Editado por: juniorlp
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Com essas nomes de guitarra q vc deu fiquei na duvida entre a schecter hellraiser , schecter omen 6 fr extreme e essa jackson dinky arch top js32q quilted transp black

Qual é melhor no captador , se der uma alavancada forte n vai desafinar (ponte) e tarraxas boas? Abç

Edit: pra vc entender a loja contrabandista faz assim , primeiro eu dou os 50% do valor da guitarra ai o cara vai comprar ela la nos EUA e quando a guitarra chegar eu dou os outros 50% , eles dão 3 meses de garantia ,foi la q eu comprei minha pod hd500x por 1700,00 , enquanto na loja aqui de bh a serenata na época tava pedindo 3 mil, de agr em diante vo comprar tudo por lá

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


lucas.motorbreath
Duas saídas...
1- manda regular a floyd de novo... Caminho mais prático e confiavel

2- aprende na raça a regular... Mais díficil porém já vai estar preparado para situações futuras

LucasGuitar9712
Veterano
# jan/15
· votar


Bertola ou alguém que saiba:

Estou com uma telecaster com uma ponte Wilkinson tipo vintage e não está afinando a oitava. Já mexi no parafuso atrás do saddle e também na altura da corda, mas não muda em nada. Sabe me dizer o que pode ser?
Já regulei floyd rose e achei que conseguiria nessa ponte também, mas até agora nada. E o luthier que eu posso levar a guita está de férias e só volta mês que vem.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


LucasGuitar9712
Tente apertar o parafuso do carrinho com as cordas frouxas, elas afinadas podem estar travando a movimentação...

LucasGuitar9712
Veterano
# jan/15
· votar


Edson Caetano

Muito obrigado pela resposta, mas mesmo assim nada acontece, mesmo colocando o carrinho para frente e para trás não muda a afinação da oitava.

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim

Palito de dente e cola... corte cem rente com ajuda de um estile e pra disfarçar use uma caneta "Pilot". O acabamento não fica 100%, pra isso teria que refazer o acabamento da parte de traz do Head, e eu particularmente não acho que isso valha a pena!!!

LucasGuitar9712

Em primeiro lugar essas pontes vintage com 3 saddles (1 para cada par de cordas) é normal as oitavas não casarem 100%.
Segundo; Qual afinador vc esta usando... se for aquele que se prende ao Head vc esta perdendo tempo, use ligada a um pedal ou pedaleira ou até mesmo ligada diretamente ao PC.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/15
· votar


ThiagoAmorim
Bem simples, e nada acarreta para seu instrumento. O fconde77 já explicou como.
LucasGuitar9712
Use cordas novas, afinador de ponteiro e não use harmônicos.
juniorlp
Cara, todas são boas.
se der uma alavancada forte n vai desafinar
Tudo tem limites...
Afinal, vc quer tocar ou fazer barulhos?
Guitarras com ponte tipo FR, mesmo as mais caras exigem manutenção e cuidados, e tem restrições...
Abçs

juniorlp
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Editei la da uma olhada e a sua opinião

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


comprei uma SX SST-62 de um amigo, quero trocar a ponte dela por uma Wilkinson, alguém sabe qual modelo que entra na piscina dela já que essa guitarra não segue o padrão?

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


lucas.motorbreath

Wilkinson WVP6
Tenho ema SX e instalei essa mesma ponte sem nenhuma modificação!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jan/15
· votar


fconde77
aonde vc encontrou ela?

fconde77
Veterano
# jan/15 · Editado por: fconde77
· votar


lucas.motorbreath

Comprei a muito tempo e na época só achei no Ebay
Mas tem também o modelo Gotoh VS-VG - N na Musicware ou as pontes "Manara"... VC encontra a venda no MercadoLivre. Se não tiver anúncios da ponte mande uma pergunta por um anuncio de outro item (bloco por exemplo) informando o modelo da guitarra e tente encomendar.

CCNFriedman
Membro Novato
# jan/15
· votar


Olá mestres,blz??Estou interessado em trocar a buxa que prende as cordas,(ou como chamam em ingles ''string ferrules''),por uma de cor preta,afinal estou dando um up na guita e subistituindo todo o hardware por um de melhor qualidade e na cor preta.


Minha duvida é,qual tamanho de buxa escholer?Tenho uma ESP/LTD V-300,e ao que parece as buxas regulares de telecaster(que sao as mais comuns) nao caberiam nem na metade da espessura da minha guita.

Abcs

fconde77
Veterano
# jan/15 · Editado por: fconde77
· votar


CCNFriedman

Os ferrules não transpassam o corpo, no caso da sua guitarra ela tem 2 tipos de ferrules diferentes... um para o topo, outro para a parte de traz.
- Ferrules do Top

- Ferrules da parte de traz

Fábio Santiago
Veterano
# jan/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fiz a troca da gibson worn cherry, como vc me aconselhou no forum de comprar guitarra.

O corpo dela tem câmaras e é bem leve, a ponto do braço pender pra baixo com a correia, o timbre desligado é bem alto.

Percebi um problema com microfonia, com drive carregado em volume alto, e menos graves se comparado, com minha outra gibson, e um chiado que não é de terra lembra o chiado de single coil, mas os captadores estão com a impedância correta no multímetro., ela é com o gibson quick conect.

Será que peguei uma gibson zuada?

Depollo
Veterano
# jan/15
· votar


Boa tarde!

Fiz a pergunta no tópico para quem quer comprar guitarra mas acredito que aqui é mais adequado. Estou a procura de uma guitarra para montar as ferragens e captadores que já possuo.

Poderiam me informar se a guitarra Cort X-1 FR comporta uma ponte floyd rose Gotoh sem necessidade de adaptações?

Obrigado!

fconde77
Veterano
# jan/15
· votar


Depollo

De cara terá de mexer nos encaixes dos pivôs.. os da Gotoh são mais "gordinhos"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji